Gestão de contratos de locação: Saiba como o Kenlo Locação pode auxiliar a sua imobiliária.

Publicado em 11 de outubro de 2023

A gestão de contratos de locação é uma prática essencial para otimizar e simplificar toda a parte burocrática dos processos de locação, gerando vantagens competitivas no concorrido setor imobiliário. A gestão inclui principalmente a reunião de documentos, coleta de assinaturas, estabelecimento de prazos e negociação de garantias.

No entanto, sua importância vai além da redução de burocracia. Ela também assegura que todas as partes cumpram suas obrigações contratuais: desde o pagamento de aluguéis até a manutenção adequada do imóvel e o respeito aos prazos acordados.

Isto posto, as soluções de software imobiliário da Kenlo propõe a simplificação da gestão de contratos. A empresa promove a digitalização tão necessária para o setor por meio de diversos recursos, como o uso de assinaturas eletrônicas, controle financeiro rigoroso e alertas automáticos.

Como Funciona a Gestão de Contratos de Locação?

A gestão de contratos de locação acontece a partir da implementação de determinadas práticas e técnicas com o objetivo de otimizar e reduzir ao máximo toda a parte burocrática do processo de locação, envolvendo, por exemplo:

  • Reunião de Documentos;
  • Coleta de Assinaturas;
  • Estabelecimento de Prazos;
  • Negociação de Garantias;
  • Serviços Agregados.

Por que a Gestão de Contratos de Locação é importante?

A gestão de contratos é uma ação fundamental para que todas as partes envolvidas cumpram suas obrigações conforme estabelecido no contrato de locação, englobando o pagamento dos aluguéis, a manutenção adequada do imóvel e o respeito aos prazos acordados.

Sem uma gestão adequada, essas obrigações podem ser negligenciadas, trazendo problemas para ambas as partes.

Um outro aspecto importante da gestão de contratos é o controle financeiro, pois através de uma boa gestão, as imobiliárias fazem um acompanhamento rigoroso das finanças relacionadas às locações, incluindo o registro e a supervisão dos pagamentos de aluguel, taxas e despesas associadas. 

Essa transparência financeira contribui não apenas para a parte financeira do negócio, mas também oferece mais segurança para todos os envolvidos no contrato de locação. 

Por isso, a gestão de contratos precisa ser colocada como uma prioridade, sobretudo para garantir o bom funcionamento das locações e para proteger os interesses de proprietários e inquilinos.

Contar um software eficaz de gestão de contratos é  um enorme avanço para as imobiliárias que desejam evitar erros e cumprir as obrigações legais nos diversos contratos que gerenciam.

Imagem de um homem segurando um tablet. Imagem relacionada a CRM imobiliário e gestão de contratos de locação

Conheça o Kenlo Locação e otimize a sua Gestão de Contratos.

A Kenlo oferece uma plataforma moderna e eficiente, que simplifica a gestão de contratos de locação. É possível personalizar diversos tipos de contratos, preenchê-los automaticamente e acessar um dashboard completo para controle financeiro.

Além disso, o Kenlo Locação oferece alertas automáticos para reajustes de contratos, garantias e seguros, para manter a sua imobiliária constantemente atualizada.

Principais Benefícios em utilizar o Kenlo Locação para a gestão de contratos

A gestão de contratos em parceria com o Kenlo Locação traz uma série de vantagens envolvendo a organização, agilidade e segurança das etapas do processo. Dentre os principais benefícios:

  • Organização Aprimorada: O Kenlo Locação mantém todos os documentos de locação organizados e acessíveis em um só lugar, evitando a perda de informações importantes.


  • Assinaturas Eletrônicas: A plataforma permite o uso de assinaturas eletrônicas, tornando o processo de assinatura de contratos expressivamente mais rápido e eficiente.

  • Controle Financeiro Aprimorado: O dashboard de controle financeiro da Kenlo oferece visibilidade completa sobre as finanças referentes aos contratos de locação.

  • Alertas Automáticos: O Kenlo Locação fornece alertas automáticos para datas críticas, como reajustes de contratos e vencimentos de seguros, evitando esquecimentos.

  • Padronização de Documentos: Outro recurso importante  é a padronização de documentos, estimulando que todos os contratos sigam um formato consistente e de fácil compreensão.

Boas Práticas na Gestão de Contratos de Aluguel

Realizar uma gestão de contratos eficiente envolve práticas específicas no dia a dia da organização, sobretudo aquelas que envolvem os documentos relacionados, prazos e obrigações.

Com o Kenlo Locação, as boas práticas ganham um ótimo aporte tecnológico para agilizar os diferentes processos e deixar a sua imobiliária um passo à frente no caminho para a digitalização do setor imobiliário.

Nesse sentido, podemos citar como boas práticas:

Comunicação Eficiente e Registro de Documentos

Mantenha uma comunicação clara e eficaz com as partes envolvidas nos contratos de aluguel, incluindo inquilinos, proprietários e fiadores para evitar quaisquer mal-entendidos e conflitos futuros.

Além disso, registre e acompanhe as solicitações de manutenção e reparos feitas pelos inquilinos, que o imóvel seja mantido em boas condições e que as obrigações contratuais sejam cumpridas.

A solução da Kenlo permite a organização e o armazenamento de todos os documentos relacionados aos contratos, tornando o processo de comunicação mais eficiente e seguro.

Análise de Riscos

É importante realizar uma análise completa dos riscos associados a cada contrato de aluguel. A Kenlo faz o acompanhamento da solvência financeira dos inquilinos, notifica sobre prazos e vencimentos de contratos, e assegura a conformidade com as regulamentações locais.

Acompanhamento de Reajustes: 

Além de realizar reajustes anuais nos aluguéis, faça um acompanhamento regular das tendências de mercado, certificando-se que os aluguéis permaneçam competitivos e justos, contribuindo para a retenção de inquilinos de longo prazo.

Conte com o dashboard de controle financeiro da Kenlo, que permite o acompanhamento detalhado dos pagamentos de aluguel, taxas e despesas relacionadas para um melhor planejamento dos reajustes.

Treinamento da Equipe: 

Confirme que sua equipe estará bem treinada na utilização das soluções Kenlo e nas melhores práticas de gestão de contratos. Colaboradores bem informados e treinados podem extrair o máximo benefício da ferramenta a fim de prestar um serviço de alta qualidade aos clientes.

Logo da Empresa Kenlo

Conclusão

A gestão de contratos de locação é uma prática que, ao ser bem sucedida, acarreta em diversos benefícios e vantagens competitivas – desde a redução de riscos legais e financeiros, até o aprimoramento do controle financeiro.

Para alcançar esses benefícios de maneira efetiva, é essencial contar com uma solução moderna como o Kenlo Locação, que, para além dos benefícios relacionados ao processo de digitalização do mercado, promove boas práticas na gestão de contratos, como a comunicação eficiente, análise de riscos, acompanhamento de reajustes e treinamento da equipe.

Ao adotar essas práticas e utilizar o Kenlo Locação, as imobiliárias podem garantir o bom funcionamento das locações e proteger os interesses de proprietários e inquilinos.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados