A nova maneira de gerir negócios imobiliários

Publicado em 10 de julho de 2020

Capa palestra Bruno Loreto

Bruno Loreto, managing partner na Terracotta Ventures trouxe em sua palestra para o B2B Imobi Conference sua visão sobre a nova forma de se gerir negócios imobiliários e o futuro das proptechs e construtechs. Também estabeleceu um panorama geral da situação do mercado brasileiro em relação à outros países.

Com a constante mudança do mercado imobiliário, o surgimento de proptechs e construtechs tem sido um dos grandes eventos quando se considera inovações e perspectiva de crescimento para o futuro. Cada vez mais, empresas que atuam em um modelo tradicional e antigo estão procurando as startups como solução para se manter competitivo. 

Bruno Loreto, Managing Partner, na Terracotta Ventures, trouxe para o B2B Imobi conference, o maior evento de transformação digital no setor imobiliário da América Latina, a sua experiência sobre esses e outros assuntos em um produtivo bate-papo.

Assista a palestra na íntegra abaixo.

Loreto deu uma visão geral sobre o momento de negócios como proptechs e construtechs. “Acho que ainda estamos no início da curva, tem muita coisa pra acontecer. É um setor que estava começando a recuperação antes da pandemia. Naturalmente a demanda por negócios digitais tende só a crescer. Além disso, o volume de negócios estão começando a atingir a maturidade, ainda estão fora do radar do público. Tem muita empresa para despontar.”

Ele comentou também a situação atual do mercado em comparação a outros países, mencionando que, apesar do atraso característico, ainda existe um grande otimismo para o crescimento.

“Aqui no Brasil temos sempre a posição de ver algo acontecendo fora, para então aplicar. Falo que estamos no mínimo 3-4 anos atrasados em relação aos outros mercados. Os grandes cases daqui do país, tem sempre um benchmark de quem começou a fazer primeiro. De fato, estamos atrasados mas a evolução tem sido fantástica. Uma vez que o processo ganhou força, o ritmo do que está acontecendo está bem acelerado e os investimentos provam isso.”

O mestre de cerimônias do evento, Lucas Madalosso, questionou Bruno Loreto sobre essa nova tendência de empresas estabelecidas do setor investirem em startups e suas motivações. 

“Cada vez mais vemos empresas do setor investindo em startups. As motivações para isso são diversas: tem as corretas, aquele que investe para conectar com o seu negócio e então trazer inovação, transformação digital e acelerar o seu desenvolvimento. Tem outros investidores que tem mais o olhar de ‘vou investir nessa empresa que vai crescer muito, posso ajudá-la e vou ganhar lá na frente’. 

“Mas também tem as motivações erradas, pessoas que investem por que o vizinho ou o concorrente está investindo – e não tem processo, gestão, uma forma de avaliar o negócio. Por isso eu sempre recomendo você avaliar o por que você quer investir em uma startup”, adicionou.

A importância do equilíbrio 

Em relação ao futuro incerto do setor imobiliário com a digitalização, Loreto afirmou que não vê a possibilidade do fim completo das práticas antigas – e acredita em uma mistura das formas de se atuar.

“De fato existe uma grande incerteza sobre o futuro desse mercado. É sempre difícil prever, mas acreditamos em tentar interpretar os sinais. O desafio é tentar entender o que tem maior ou menor dimensão. Vivemos em um ambiente de muita polarização e eu não acho que é nada disso. Penso que é uma mistura das coisas que vão construir o futuro.”

Por fim, também comentou o poder que as ferramentas digitais dão para os profissionais autônomos, que atualmente já não precisam necessariamente se unir a uma imobiliária para atuar. “Para o mercado imobiliário, tem muitas frentes que estão muito claras para nós. Viemos de um cenário de muita fragmentação do setor de locações, sem esse player central e acho que agora passaremos por um nível maior de consolidação. Acho que cada vez mais a figura dos profissionais independentes vão ter mais força. Hoje pela internet eu consigo gerar cliente, e gerar lead, sem a necessidade de uma imobiliária.”

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Imobi Conference discute setor imobiliário

Esse bate-papo aconteceu no B2B Imobi Conference, o maior evento online sobre transformação digital no setor imobiliário da América Latina. Foram mais de 20 horas de conteúdo trazidos pelos maiores nomes da área, abordando diversos assuntos como digitalização, marketing digital, big data e muito mais.


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