Inteligência de mercado: como expandir seu negócio

Publicado em 20 de dezembro de 2021

Você já parou para pensar que seu negócio pode não ir bem ou estar estagnado por não usar a inteligência de mercado para planejar todas as suas outras estratégias?

Ou ainda, por estar contando com a sorte para atrair clientes ao invés de usufruir das análises de dados precisas que norteiam os planos de ações?

Se você faz parte de uma dessas empresas que ainda não utilizam dados para as suas tomadas de decisão e ainda insiste em estratégias ineficazes para tentar vender mais, saiba que você está perdendo dinheiro, oportunidades e ficando para trás.

Isso porque os anos de 2020 e 2021 demonstraram que os hábitos dos consumidores estão mudando e tendem a ficar cada vez mais digitais, e com isso, os negócios estão correndo para se adequarem a essas novas demandas.

Um estudo da Accenture, o Business Futures, que buscou identificar sinais de mudanças dentro dos negócios por conta da pandemia, demonstrou que 88% dos entrevistados julgam que o uso de conjuntos de dados avançados e analytics será importante para o seu sucesso no futuro.

Outra estatística divulgada pela Finances Online revela que 52% das empresas globais já utilizam análises de dados avançadas e preditivas.

Estimativas indicam que o gasto global com o mercado de big data e análises de negócios pode chegar a US$ 216 bilhões até o fim de 2021.

Não dá mais para fugir! Para se destacar no mercado e manter sua empresa em pleno funcionamento, é preciso aderir de vez à inteligência de mercado, e vamos mostrar ao longo deste conteúdo como você pode fazer isso.

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O que é inteligência de mercado?

Imagem de um computador com gráficos e vários balões de conversa, de diferentes cores saindo dele. Os balões possuem desenhos como notebook, saco de dinheiro, fámilia, um olho humano, mouse, mapa mundi e um relógio. A imagem representa a análise feita no Economapas,  inteligência de mercado.

Inteligência de mercado é uma estratégia da área de marketing que tem como objetivo aumentar as vendas a partir do mapeamento e segmentação do mercado onde você está inserido. Isso, através da coleta, tratamento e armazenamento de dados.

Essa estratégia envolve desde o levantamento dos hábitos de consumo do seu público-alvo até análises socioeconômicas e dos concorrentes, para obter insights e criar ações de marketing, e até comerciais, adequadas para o crescimento constante do negócio.

Um dos pilares da transformação digital, que também é conhecido como cultura data driven é o uso de dados para tomar decisões, e isso tem um porquê:

Uma vez que você implementa a inteligência de mercado no seu negócio, você passa a definir melhor seus objetivos e metas do futuro com base nas análises dos cenários antigos e atuais, além de economizar tempo e dinheiro com campanhas ineficazes.

Esses são alguns segredos de organizações muito bem consolidadas, como a Amazon, uma das empresas que mais investe em coleta e tratamento de dados para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.

E quem já começou a implementar a inteligência de mercado na empresa, pode aprimorar e aprofundar ainda mais essas análises, coletando mais dados com ferramentas de geomarketing como a Economapas.

Como funciona a inteligência de mercado?

Para que você entenda como funciona a estratégia de inteligência de mercado vamos exemplificar alguns dados que você pode coletar e transformar em idéias para as suas campanhas:

  • Características do seu público-alvo e onde ele está localizado;
  • Hábitos dos consumidores na internet;
  • Erros dos seus concorrentes que você pode transformar em acertos;
  • Renda média do seu público-alvo, ideal para precificação e estimativa de consumo;
  • Melhor local para abrir um negócio, franquia ou filial, ou ainda para construir um empreendimento imobiliário.

Essas são apenas algumas das análises que podem ser obtidas com a inteligência de mercado, e pode até parecer assustador lidar com os altos volumes de dados que chegarão ao seu negócio, mas é aí que entra a importância de escolher a ferramenta certa para te apoiar.

Todo esse processo de coleta, processamento e armazenamento de informações só pode ser realizado com uma plataforma especialista em tratamento de dados.

A Economapas, por exemplo, é capaz de extrair dados demográficos e socioeconômicos de fontes confiáveis, públicas e privadas, fazer um cruzamento das informações, organizá-las para te entregar como insights e assim, você começar a criar seus planos de ação de marketing.

Além disso, também é possível cruzar dados dos concorrentes, e gerar leads para negócios b2b com a obtenção de dados completos de CNPJs.

Por que usar a inteligência de mercado no seu negócio?

A cultura data driven precisa ser cada vez mais estabelecida entre as empresas brasileiras para alavancar a recuperação da economia pós-pandemia.

Essa adequação pode impulsionar até 20% da receita da empresa e 30% da eficiência operacional, e com o uso das ferramentas certas você ainda consegue expandir territorialmente o seu negócio.

Isso é possível graças à centralização de dados bem traçados e de fácil acesso em uma ferramenta como a Economapas, por exemplo, e da autonomia sobre as fontes de pesquisa utilizadas para obtê-los.

Com a inteligência de mercado seu negócio não fica dependente apenas das vendas casuais, mas vai atrás dos clientes certos e na hora certa, aqueles que estão mais aptos a comprar.

Não é que essas vendas não sejam importantes, mas hoje, especialmente com os novos hábitos dos consumidores, mais importante do que o volume é a qualidade das vendas e a experiência proporcionada ao cliente, que pode se tornar cada vez mais personalizada conforme o seu perfil.

Com isso, você tem uma previsibilidade de receita e resultados, e consegue estudar diferentes cenários para se adequar rapidamente às mudanças.

Os dados são uma forma de aprender com o que deu errado no passado, tanto internamente quanto olhando para outras empresas do seu segmento, e aprimorar estratégias para ganhar vantagem competitiva.

Outros motivos para implementar de vez a inteligência de mercado no seu negócio são:

  • Atração de novos leads mais qualificados;
  • Redução de custos com métodos ineficazes;
  • Eliminação das falhas operacionais;
  • Inovação de produtos e serviços baseando-se nos reais interesses do público-alvo;
  • Conhecimento sobre as regiões onde o seu negócio pode ser melhor sucedido.

Quem pode usar a estratégia de inteligência de mercado?

Todas as empresas podem, e precisam, utilizar inteligência de mercado atualmente para basear suas tomadas de decisão, independente do tamanho.

Os principais segmentos e times que se beneficiam com a estratégia são:

  • As franquias e varejos;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Consultorias e agências publicitárias;
  • Equipes financeiras, de marketing e vendas;
  • Departamentos de expansão.

É muito importante que os empreendedores tenham em mente que usar a inteligência de mercado desde o início do seu negócio pode evitar perdas financeiras e otimizar tempo para focar em expandir suas atividades de maneira sustentável.

As empresas que já estão no mercado há um tempo também precisam se adequar à estratégia o quanto antes para melhorar seus processos e ganhar mais autoridade e reconhecimento no seu segmento.

Como criar um projeto de inteligência de mercado?

Agora que você sabe o que é inteligência de mercado, pode estar se perguntando como começar a implementar essa estratégia.

Por isso, a B2B Stack vai dar algumas das dicas mais importantes para que você possa começar ou aprimorar suas técnicas.

Mudança de mindset

A mudança de mindset é o primeiro passo para quem quer ter um sistema de inteligência de mercado no seu negócio, ou para fazer com que a estratégia funcione.

Isso porque não adianta contratar ferramentas tecnológicas, por exemplo, mas continuar com o pensamento das empresas tradicionais.

É preciso que todos, independente do nível hierárquico em que se encontram na empresa, entendam o porquê de fazer e as consequências trazidas por essas inovações.

É uma mudança na cultura e comportamento de todos, de gestores à operadores, e envolve treinamentos constantes para alinhamentos e trocas de conhecimento.

Conhecer seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é fundamental para nortear a criação de todas as suas campanhas de marketing e seus objetivos.

Para isso, a Economapas busca e disponibiliza informações como a classe social do seu público e dados regionais, como escolaridade e faixa etária dos residentes de uma determinada região.

Também é possível gerar leads b2b com o levantamento e tratamento de dados como a quantidade e concentração de mais de 22 milhões de CNPJs, segmentados por CNAE, incluindo suas informações financeiras e o contato dos negócios que podem ser seus potenciais clientes no território desejado.

Com a Economapas suas campanhas de marketing são direcionadas com assertividade, conforme a estimativa de consumo do seu público-alvo e outros parâmetros que se quer alcançar, seja para um negócio que tenha atividade em apenas uma cidade ou para expansão territorial, com análises de mercado e estudos de viabilidade.

Análises de mercado

Imagem de uma tela posicionada inclinada para direita com um mapa ao centro.  inteligência de mercado

As análises de mercado devem abranger, além das análises das características e interesses do seu público-alvo, outros dados de concorrentes e até mesmo de fornecedores.

Este é um dos grandes diferenciais em um negócio, pois a economia que você terá ao fazer parcerias e compras com possíveis fornecedores mais próximos pode ser convertida em benefícios para os clientes.

E quanto aos concorrentes, é necessário compreender quais são seus pontos fortes e fracos para identificar oportunidades e se adequar à elas.

Essas análises são fundamentais para entender a viabilidade de abrir um negócio em uma determinada região e de como construir diferenciais em meio a outras empresas já consolidadas no local, e para isso, as ferramentas de geomarketing como a Economapas são grandes aliadas.

Geomarketing

Imagem de um mapa mostrando diversas cores simbolizando como funciona o Geomarketing na Economapas.  inteligência de mercado

O geomarketing é uma estratégia de marketing que visa alcançar de forma assertiva um determinado público por meio de análises regionais cruzadas com as comportamentais, e que pode visar também a expansão territorial de um negócio.

A Economapas é uma ferramenta de geomarketing e inteligência de dados e mercado que oferece todos os recursos para levantar informações para essas finalidades, incluindo a disponibilização de mapas de calor que demonstram a melhor área para abertura de um negócio do seu segmento.

Com a plataforma você será capaz de conhecer os hábitos de consumo do seu público-alvo conforme vários dados regionais, fluxo de passantes em uma região e os concorrentes que já estão ativos, para que assim, possa personalizar suas campanhas de marketing.

Como coletar e tratar dados de inteligência de mercado?

Imagem com quatro tipos de dispositivo: 'monitor, tabler, celular e notebook. Todos com gráficos do Economapas

Escolher a ferramenta certa para te apoiar em todo o planejamento até a coleta e tratamento de dados conforme as necessidades e objetivos do seu negócio é essencial para implementar a inteligência de mercado.

A Economapas é uma empresa de tecnologia da informação, Big Data e inteligência de mercado especializada em geomarketing, responsável por gerar e disponibilizar mais de 20 milhões de leads e pelo processamento de mais de 28 milhões de dados a nível nacional.

Com o objetivo de te auxiliar no uso de dados como estratégia de tomadas de decisão e geração de leads b2b e b2c, na Economapas você pode personalizar o território e áreas onde deseja realizar suas análises de mercado, e obter milhares de informações comportamentais, socioeconômicas, de concorrência e de viabilidade de abertura de negócios em 5.565 cidades do Brasil.

A Economapas está disponível para todos os tipos de dispositivos: móveis ou desktops. Assim você consegue monitorar seu público, concorrentes e pontos comerciais de qualquer lugar.

• Caso queira conhecer mais sobre a Economapas, basta se cadastrar e aproveitar seu teste grátis por 7 dias!

Conclusão

Hoje em dia não dá mais para estruturar campanhas de marketing de maneira ineficaz, caso contrário, a concorrência acirrada pode te fazer perder vendas e dinheiro.

Tomar decisões baseadas em diversos dados de mercado no marketing é o que chamamos de inteligência de mercado, que visa analisar o mercado do qual sua empresa faz parte para assimilar insights significativos sobre como aumentar as vendas.

Pensando nisso, direcionar suas campanhas de forma assertiva significa utilizar ferramentas de big data e geomarketing como a Economapas, que não só te ajuda a conhecer o perfil de consumo, renda e comportamental do seu público-alvo, mas também as estratégias de marketing dos seus concorrentes locais.

A Economapas é ideal para micro, pequenas, médias e grandes empresas, de varejo, do setor imobiliário, financeiro, agências publicitárias e muitas outras, que querem implementar a estratégia de inteligência de mercado como forma de geração de leads qualificados ou expansão territorial.

Isso porque com a Economapas você consegue personalizar suas campanhas, ofertas, produtos e serviços conforme diversos dados socioeconômicos e da concorrência, de imóveis para empreendimentos, além de estudar as regiões onde seu negócio pode ser mais procurado.

Se você ainda não conhecia a Economapas, saiba que na B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, você encontra mais de 20 mil soluções para otimizar milhares de outros processos empresariais. E você ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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