Mentimeter: O que é e como criar apresentações interativas

Publicado em 30 de março de 2022

Se você está procurando ferramentas para criar apresentações interativas para engajar equipes, alunos e até mesmo clientes, o Mentimeter é uma das opções disponíveis no mercado.

As apresentações em slides ajudam qualquer estratégia a se tornar mais efetiva, pois sabe-se que os conteúdos visuais contribuem mais com a memorização e aprendizado das pessoas do que os que são apenas escritos.

estudos que estimam que os recursos visuais são processados pelo cérebro cerca de 60 mil vezes mais rápido do que os textos, e que são gravados na memória por um longo prazo.

Com as apresentações em slides isso não é diferente, pois as pessoas tendem a gravar e aprender cerca de 400% a mais quando são utilizados recursos como gráficos, tabelas, infográficos, imagens, diagramas e outras formas visuais juntamente com os textos.

Unindo esses recursos à possibilidade do público interagir com as apresentações, então, pode-se aumentar significativamente não só o engajamento dessas pessoas, mas também o fomento de ideias e discussões, o que leva os apresentadores a criarem planos de ação cada vez mais consistentes levando em consideração todas essas participações.

Por isso, contar com ferramentas como o Mentimeter é uma boa estratégia para criar apresentações relevantes para qualquer tipo de público e finalidade, e você vai entender mais sobre essa solução ao longo deste conteúdo!

O que é e para que serve o Mentimeter?

Logo da empresa Mentimeter. O logo possui formas ao lado esquerdo que possuem diversas cores e tamanhos.

Mentimeter é uma plataforma colaborativa para criar apresentações que permitem a interação em tempo real das pessoas que estão assistindo através de quizzes, enquetes, perguntas e respostas.

No Mentimeter você pode criar apresentações com textos, imagens, gifs e emojis, coletar as respostas e opiniões dos participantes e exportá-las ou compartilhá-las para analisar os resultados.

O Mentimeter é indicado tanto para as apresentações presenciais, pois o público pode interagir através do seu próprio celular, quanto para os trabalhos remotos e home office.

As apresentações criadas no Mentimeter são acompanhadas de um código de acesso para que os respondentes de uma enquete ou quiz possam interagir do smartphone ou navegador, sem a necessidade de se logar ou se cadastrar na plataforma.

Imagem com dois quadros mostrando imagens de uma menu horizontal acima e de uma pessoa com um celular na mão e nele, o aplicativo do Mentimeter rodando

Basta inserir o código no local indicado, seja no APP para dispositivos móveis ou no browser, para abrir a apresentação e interagir com ela.

Como funciona o Mentimeter?

O Mentimeter é uma plataforma de apresentações que pode ser usada gratuitamente ou a partir dos seus planos pagos.

Para criar uma apresentação é necessário se cadastrar no Mentimeter para obter acesso ao seu painel de criação.

Em todos os planos, inclusive no gratuito, é possível criar apresentações ilimitadas, desde que não sejam com perguntas interativas, pois este tipo de slide possui limitações conforme o plano escolhido.

Em todos os casos, a plataforma também permite que você receba respostas ilimitadas da sua audiência.

Dependendo do plano, você poderá estilizar o layout dos seus slides por completo, com diferentes cores, fontes, backgrounds, e até obter temas customizados para não precisar começar do zero, incluindo recursos para personalizar os slides com as características da sua marca.

O Mentimeter também oferece recursos de moderação de respostas, na qual você pode aprová-las antes de serem mostradas ao público, e de controle de acesso, quando for utilizado em equipe.

A plataforma faz diversas integrações com outros softwares, permitindo que você sincronize seus trabalhos com outras ferramentas que já utiliza, como Zoom, PowerPoint e Microsoft Teams.

Vale ressaltar, que embora o diferencial da Mentimeter seja a possibilidade de criar pesquisas, enquetes e quizzes em apresentações, a plataforma permite criar slides comuns, podendo editá-los em colaboração com outras pessoas e compartilhá-los de várias maneiras, como por e-mail, link e QR Code.

Acompanhe nos próximos tópicos como funciona cada funcionalidade do Mentimeter.

• E aproveite também para dar uma olhada na categoria completa de softwares para colaboração e produtividade no portal B2B Stack, que te ajudam a ter equipes de alto desempenho.

Apresentações ao vivo no Mentimeter

O Mentimeter oferece ferramentas para que você faça votações ao vivo através das suas apresentações, com opções de inserir perguntas de múltipla escolha e imagens como forma de resposta, além de poder criar desafios de vários pontos, para assim, conseguir engajar seu público e obter insights em tempo real sobre diversas áreas.

As respostas poderão ser acompanhadas de várias formas e até mesmo de maneira segmentada, sendo que você também pode visualizá-las em rankings.

Word Cloud ou nuvem de palavras no Mentimeter

Imagem de uma nuvem de palavras feito no Mentimeter. Uma nuvem de palavras é a junção vertical e horizontal de palavras que sentido no projeto

O recurso de nuvem de palavras (ou wordle, word cloud, word collage ou tag cloud) do Mentimeter organiza e destaca as palavras mais usadas pelo público em suas respostas durante uma apresentação, e até mesmo apresenta os emojis mais usados para responder.

Assim, os apresentadores conseguem visualizar rapidamente os tipos de respostas que obtiveram e gerar discussões.

Na nuvem de palavras, as palavras vão sendo filtradas e apresentadas em tempo real para o público e apresentadores.

Quizzes

Você pode criar quizzes em uma apresentação com o Mentimeter, estimulando os participantes a demonstrarem seu conhecimento sobre um assunto, ou o quanto estão alinhados em um projeto, por exemplo, funcionando, inclusive, em tempo real.

A plataforma disponibiliza vários templates de quizzes pré-definidos sobre diversos assuntos e matérias escolares.

Q&A

Imagem de um bloco onde o usuário pode escrever ou pesquisar sobre propostas no mentimeter

O recurso Question and Answers (Q&A) do Mentimeter é indicado para criar slides de perguntas e respostas e enquetes para votação.

Essa funcionalidade também permite que os participantes façam perguntas aos apresentadores, inclusive de forma anônima.

Pesquisa

Imagem de vários gráficos  mostrando números de uma pesquisa e a frente um celular com o aplicativo no Mentimeter

Com o Mentimeter você consegue criar questionários e pesquisas nos seus slides, com a possibilidade de inserir formulários, para coletar os feedbacks de todos os participantes.

Você não só pode visualizar as respostas, mas também consegue baixá-las e exportar os resultados para outras ferramentas de análises.

Também é possível segmentar as respostas de múltipla escolha para identificar tendências e demonstrar resultados mais facilmente.

• Você também pode se interessar pelo conteúdo: Saiba o que é SurveyMonkey e como fazer pesquisas online.

Quanto custa o Mentimeter?

Como foi dito anteriormente, o Mentimeter oferece uma opção de plano gratuito de forma vitalícia, que permite a criação de apresentações ilimitadas.

No plano gratuito você poderá criar até 2 slides com perguntas por apresentação, e até 5 slides com quiz, também por apresentação.

As opções de planos pagos são o Basic, custando $ 11,99/mês/por apresentador, o Pro, custando $ 24,99/mês/por apresentador, e o Enterprise, um plano que pode ser customizado conforme as necessidades da empresa.

Todos os planos pagos permitem a criação de slides ilimitados com perguntas e quizzes.

O Mentimeter também possui opções de planos com preços diferenciados para a área da educação.

Neste caso, o plano Basic custa $ 8,99/mês/por apresentador, o plano Pro custa $ 14,99/mês/por apresentador e o plano Universities pode ser customizado para instituições de ensino.

Para quem o Mentimeter é indicado?

O Mentimeter é indicado para qualquer pessoa, empresa, profissionais da área de eventos, como palestrantes, professores ou estudantes, e todos que precisam fazer brainstormings, pesquisas com um determinado público, votações, medir a satisfação de clientes, coletar opiniões e obter insights sobre qualquer projeto.

Dica B2B Stack: Como usar o Mentimeter grátis

Para usar o Mentimeter grátis, entre na plataforma e faça seu cadastro clicando em “Cadastre-se”;

Imagem da página inicial do Mentimeter. A imagem mostra o logo da empresa a esquerda no canto superior

Você pode criar sua conta manualmente, inserindo nome, e-mail e criando uma senha, ou você pode entrar mais facilmente se conectando com sua conta do Facebook, Google, ou via SSO;

Formulário de acesso com opção de acesso via conta google e facebook acima, campo para preenchimento no meio e botão de cadastro abaixo

Os próximos passos serão para você contar um pouco mais sobre os seus objetivos ao utilizar o Mentimeter. Então, informe se você utilizará a solução para trabalho, educação ou outra finalidade, seus objetivos, e escolha o melhor plano para suas demandas;

Montagem com três telas do Mentimeter

Por fim, você já terá acesso ao seu painel para começar a criar suas apresentações;

Imagem da página inicial do Mentimeter com um desenho de um notebook ao centro

Inicialmente, ao lado direito do seu painel você terá as ferramentas para escolher o tipo do seu template e conteúdo.

Entre os modelos estão templates para questionários de múltipla escolha, de nuvem de palavras, competição por quiz, imagem, vídeo, questões de 100 pontos, formulário, e mais.

Ao escolher o melhor template, você poderá convidar as pessoas que participarão da elaboração dos slides. Essa função só está disponível para usuários Pro.

No botão de compartilhar você poderá definir quem vai interagir com os seus slides e ver resultados dos questionários. As opções de interação podem ser para todos que possuírem o link, código numérico ou QR Code, ou deixar como privado.

Nessa área você também encontra o link para coleta e divulgação dos resultados, pode definir quantos dias ele ficará disponível, além de contar com um botão para embedá-lo onde você precisar.

Vale ressaltar que tudo o que for feito no painel vai sendo salvo automaticamente na nuvem do Mentimeter. E outro ponto é que todos os recursos estão em inglês, então, para alterar para português você precisa mexer nas suas configurações.

Imagem de um menu de opções para que o usuário escolha como utilizar a solução

No seu painel você terá as ferramentas necessárias para criar seus slides, personalizá-lo, importar mídias do seu dispositivo, configurar as formas de visualizar as perguntas e respostas, reagir às edições realizadas, entre outros recursos. Então, é só se familiarizar com elas para ir construindo seus slides da maneira que precisar.

Imagem da página inicial do portal B2B Stack sendo editada no Mentimeter

Como criar nuvem de palavras no Mentimeter

O template para criar nuvem de palavras no Mentimeter pode ser escolhido no seu próprio painel, na opção “Word Cloud””;

Imagem mostrando a criação de um mapa de palavras

Ao escolher este template, você poderá inserir uma pergunta e definir até quantas palavras os participantes podem enviar para sua nuvem de palavras, isso na aba “Content”.

Você também pode inserir uma imagem a partir dessa aba caso queira.

Depois, você pode personalizar os detalhes do seu template em “Customizar”;

Imagem com destaque em quatro botões localizados no menu a direita da imagem

Nessa área, você terá botões para encerrar o prazo para o envio das palavras, para ocultar a barra de instruções que fica na parte superior do seu template, ocultar ou mostrar os resultados, alterar a forma de visualização do layout, e outras funcionalidades disponíveis para usuários beta e Pro;

Imagem mostrando as opções do menu de customização do slide

Ao finalizar a customização do seu layout e ter definido sua pergunta, compartilhe o link ou código da sua apresentação para que os participantes possam enviar suas respostas.

Os participantes, então, acessarão seu link e os campos para que eles insiram suas palavras aparece da seguinte forma:

Imagem de campos para preenchimento das informações

Neste exemplo, eles poderão enviar até 5 palavras ou termos com até 25 caracteres, e ao clicar em “Enviar”, os resultados aparecerão automaticamente na sua apresentação;

Imagem de uma nuvem de palavras em criação no Mentimeter

À medida que os participantes vão enviando palavras, sua nuvem de palavras vai se ajustando conforme as quantidades de vezes que uma palavra aparece, e vão sendo destacadas conforme a força que elas possuem. Depois, você pode baixar os resultados para usá-los conforme as necessidades.

Alternativas ao Mentimeter

Como você viu, o Mentimeter é uma ferramenta de criação de slides focados na interação com o público através de perguntas e respostas, quizzes, enquetes e pesquisas.

Mas, há outras alternativas que você também pode usar para essa finalidade, e é sobre elas que vamos falar agora.

E se você quiser encontrar ainda mais softwares para transformar sua empresa digitalmente, automatizando e dando eficiência para todos os seus processos, no nosso portal B2B Stack reunimos milhares de ferramentas, devidamente categorizadas, para facilitar sua busca pelas melhores opções do mercado.

Você ainda conta com mais de 9 mil avaliações de usuários reais, que expõem suas opiniões sobre os softwares que utilizam, e todos os anos elas são cruciais para o B2B Awards, evento da B2B Stack que reconhece e premia os softwares mais bem avaliados durante o ano.

Ainda dá tempo de você se se inscrever no B2B Awards que irá acontecer este ano, e vai premiar os melhores softwares de 2021! Você não pode perder!

Por agora, conheça as seguintes soluções para criar slides interativos:

  • AhaSlides;
  • Slido;
  • Kahoot!.

AhaSlides

Logo da empresa AhaSlides. O logo possui um desenho de um balão de mensagem com diversas cores o contornando

AhaSlides é uma plataforma para criação de apresentações interativas, que foi fundada com o objetivo de tornar as pesquisas em eventos mais dinâmicas e eficientes, sem que os participantes precisassem levantar as mãos para opinar sobre o assunto.

Assim, os usuários do AhaSlides podem criar slides com questionários para que seus espectadores consigam respondê-los diretamente por seus smartphones, facilitando também a contagem dos resultados.

Como similaridades ao Mentimeter, podemos citar que a AhaSlides permite que você utilize modelos de templates de votação, questionário, Q&A e de nuvem de palavras, e todas as interações e acompanhamento dos resultados acontecem em tempo real.

Como principal diferença, podemos citar que o AhaSlides possui um modelo de layout de roda giratória, na qual os participantes conseguem acessar e girar dos seus próprios aparelhos para obter bônus, por exemplo.

Imagem de uma roda de cores com campos vazios

Outra diferença é que o AhaSlides permite a edição colaborativa de slides, assim como perguntas e quizzes ilimitados mesmo no plano gratuito oferecido pela plataforma.

Os planos pagos do AhaSlides custam a partir de $ 4,95/mês, considerando o faturamento anual e até 50 participantes ao vivo nas apresentações, e a partir de 1,95/mês para os planos educacionais.

Slido

Logo do Slido na cor verde

Slido também é uma plataforma de criação de apresentações interativas, e assim como a Mentimeter, permite a aplicação de enquetes, quizzes, competições, nuvem de palavras, pesquisas e perguntas e respostas em tempo real.

A ferramenta de análise Slido Analytics permite que você entenda dados sobre o seu público, como os tópicos pelo qual eles mais se interessaram e se engajaram, e compartilhe os resultados em forma de infográfico para apresentá-los de maneira profissional por e-mail ou rede social.

O Slido é indicado para escolas e uso corporativo em reuniões remotas, presenciais ou híbridas, webinars, conferências e outros encontros, e oferece um plano gratuito.

Já os planos pagos do Slido custam a partir de $ 12/mês, considerando o faturamento anual, mas também possui opções de planos personalizados para grandes empresas e instituições de ensino.

Kahoot!

Logo do Kahoot na cor roxa

O Kahoot!, diferente das outras plataformas, não é específico para criação de slides, mas possui funcionalidade de criação de apresentações interativas.

O Kahoot!, na verdade, é uma plataforma voltada para o aprendizado lúdico, através de jogos que podem ser construídos para os mais diferentes assuntos e disciplinas escolares ou treinamentos de colaboradores.

No Kahoot! você poderá criar, então, slides com quizzes, nuvens de palavras, perguntas e respostas, questionários, perguntas de verdadeiro ou falso, entre outros modelos, para fazer brainstormings, coletar feedbacks, promover discussões e obter insights em tempo real.

O Kahoot! também possui uma opção de plano gratuito com algumas limitações, e seus planos pagos custam a partir de $ 10/usuário/mês para usuários iniciantes, e possui planos personalizados para empresas e diferenciados para eventos únicos.

Se quiser saber mais sobre o Kahoot!, você pode acessar nosso conteúdo completo aqui!

Já usa ou utilizou alguma das ferramentas citadas ao longo deste conteúdo? Aproveite para deixar sua avaliação no B2B Stack, maior portal brasileiro de busca e avaliação de softwares!

Conclusão

Conhecer ferramentas que te ajudam a engajar pessoas pode fazer uma grande diferença no seu negócio, e neste conteúdo você conheceu algumas delas: Mentimeter, AhaSlides, Slido e Kahoot!.

Em resumo, essas plataformas permitem criar apresentações interativas, onde todos os participantes de uma reunião, palestra ou até mesmo nas salas de aula podem enviar perguntas, competir em quizzes, dar opiniões em enquetes, fazer brainstormings, e se sentirem realmente parte importante de um projeto.

Além disso, as apresentações interativas auxiliam na memorização de conteúdos, podendo tornar aulas, treinamentos e processos de capacitação mais eficientes e dinâmicos.

Agora que você conhece mais sobre o Mentimeter, saiba que no portal B2B Stack você encontra mais de 23 mil softwares para automatizar todos os seus processos corporativos! Então, não deixe de navegar pelo nosso portal para mudar de vez sua forma de contratar softwares!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados