Saiba o que é SurveyMonkey e como fazer pesquisas online

Publicado em 6 de janeiro de 2022

Coletar feedbacks de clientes e funcionários tornou-se uma estratégia muito benéfica para qualquer tipo de negócio, e plataformas como a SurveyMonkey são indispensáveis para isso.

Saber como está o desempenho da sua empresa do ponto de vista dos clientes e dos seus próprios colaboradores pode trazer inúmeras recompensas.

Isso porque ao fazer pesquisas de satisfação internas e de NPS você consegue identificar onde seu negócio está falhando no que diz respeito à experiência proporcionada a todo o seu ecossistema empresarial, assim como é possível saber o que todos os envolvidos mais gostam.

Dessa forma, o primeiro benefício a ser percebido com a implantação da cultura de feedbacks é a redução de custos, uma vez que você elimina o que não é bem visto, e passa a investir mais esforços e recursos no que realmente está dando certo.

Além disso, os feedbacks dos funcionários são importantes fontes para diminuir as taxas de turnover do seu negócio, que geram gastos excedentes e perda de tempo com processos de demissão e recrutamento e seleção de novos funcionários.

Com a pandemia de COVID-19, ainda, vieram milhares de outras preocupações:

Como está a saúde mental dos seus colaboradores? Os trabalhadores em home office estão com dificuldades de adaptação? Os novos funcionários contratados estão engajados com a sua cultura organizacional?

E seus clientes? Preferem ter uma experiência de compra 100% digital, presencial ou híbrida? O que seus concorrentes estão fazendo de diferente para atrair mais seguidores, leads e clientes nessa crise sanitária global?

Tudo isso e muito mais questionamentos devem ser levantados para que você consiga tomar decisões baseadas em fatos.

Entenda, então, como é possível fazer isso com o SurveyMonkey e saiba como identificar oportunidades valiosas com seus feedbacks coletados.

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O que é SurveyMonkey?

Logo do SurveyMonkey. A imagem é um desenho da silhueta da cabela de ma Macaco de cor verde

SurveyMonkey é um software para criar diferentes tipos de pesquisas e questionários, que pertence à empresa Momentive, especializada em gerenciamento de experiências.

O objetivo do SurveyMonkey é dar voz à clientes e colaboradores para que as empresas de todos os portes e segmentos possam obter insights para melhorar seus produtos, serviços e até fortalecer o relacionamento com seus funcionários.

São mais de 20 milhões de perguntas criadas na plataforma respondidas diariamente. Além disso, ela é utilizada por grandes marcas, como Johnson & Johnson e Cisco.

Embora pareça evidente que a cultura de feedbacks precisa ser implantada em todos os tipos de negócio, aqui no Brasil ela é considerada o maior problema da gestão brasileira, segundo dados de uma pesquisa realizada em 2020.

Cerca de 20% dos trabalhadores entrevistados no estudo responderam que não recebem avaliações constantes dos seus gestores.

Isso porque, conforme o especialista André Fischer, professor da FIA, no Brasil “temos uma cultura que não vê com bons olhos qualquer tipo de avaliação”.

O que pode-se notar na cultura das empresas brasileiras, ainda conforme especialistas, é que muitos líderes impõem suas orientações como verdade absoluta, o que assusta e desencoraja os colaboradores no ambiente de trabalho, que acabam reprimindo suas sugestões e opiniões sobre o que vivem diariamente.

Do lado do sucesso do cliente, conforme dados divulgados, cerca de 63% dos profissionais de CX coletam feedbacks de clientes para investirem no aprimoramento dos seus produtos e serviços.

E ainda mais, 77% dos clientes entrevistados em outra pesquisa, têm uma percepção positiva sobre as empresas que pedem e aceitam seus feedbacks.

Portanto, se sua empresa ainda não adotou essa estratégia, saiba que está ficando para trás e isso pode impactar negativamente os resultados do seu negócio.

Como funciona o SurveyMonkey?

Imagem de um desenho de uma tela de computador de cor verde. A tela mostra gráficos

Para usar o SurveyMonkey você precisa criar sua conta na plataforma e escolher um dos planos disponíveis, que pode ser individual ou para equipes.

Vale ressaltar que todos os planos permitem criar e enviar questionários ilimitados, e há opção de inscrição gratuita.

Você consegue utilizar o software de forma colaborativa, inclusive em escala, com outras pessoas, contando com recursos de segurança para dar permissões de visualização e edição dos questionários criados.

No SurveyMonkey você poderá criar suas próprias pesquisas e enquetes, seja para clientes ou colaboradores.

Depois, você consegue compartilhá-las por e-mail, chat, redes sociais e outros canais de comunicação, e analisar os resultados para melhorar suas tomadas de decisão.

O SurveyMonkey também faz integração com várias outras plataformas, como Salesforce, Microsoft Teams, Zoom, Google Drive, entre outras, e no plano Enterprise, você ainda conta com documentação de API para integrar ainda mais aplicações.

Assim, é possível importar, exportar e combinar dados automaticamente, e trabalhar em sincronia com outras ferramentas.

Suas pesquisas podem ser completamente personalizadas, desde o layout, cores e fontes até inserir o logo da sua marca e escolher entre dezenas de temas.

Como o SurveyMonkey contribui com pesquisas de mercado?

Imagem com seis blocos mostrando gráficos com informações atraladas para exemplificar como o SurveyMonkey trabalha

Fazer pesquisas de mercado frequentemente é uma prática que te ajuda a entender todas as características e cenários do mercado onde você está inserido.

É possível compreender as estratégias que seus concorrentes estão usando e onde estão se destacando, assim como estudar os hábitos e interesses dos seus potenciais clientes.

Com isso, você consegue identificar oportunidades para melhorar produtos, serviços, atendimento, entre outros parâmetros que interferem na experiência do seu consumidor final, bem como no reconhecimento da sua marca e crescimento sustentável.

Para fazer suas pesquisas de mercado, a SurveyMonkey oferece ferramentas para criar questionários personalizados, e usa inteligência artificial para analisar as respostas e fornecer insights sobre tendências, gargalos existentes e necessidades do seu público-alvo.

Os temas dos questionários podem ser os mais variados, conforme os dados que se deseja analisar.

Além disso, você pode optar por começar com um modelo pré-definido de questionário, disponibilizado pela própria SurveyMonkey, ou personalizá-lo do zero.

Você consegue criar pesquisas para entender, por exemplo, como aprimorar o desenvolvimento do seu produto, para segmentar seu público, saber quem é seu consumidor final e até mesmo para fazer pesquisa de preços.

Por fim, caso tenha dificuldades, você pode obter ajuda de profissionais para criar suas pesquisas, fazer traduções e desenvolver os relatórios de análises necessários.

Como usar o SurveyMonkey para engajar funcionários?

Imagem com seis blocos mostrando artigos sobre diversos assuntos dentro do SurveyMonkey

Os colaboradores muitas vezes estão na linha de frente do negócio, e com uma cultura onde eles não têm voz, também não são capazes de se enxergar como parte importante e relevante da corporação, e acabam oprimindo suas próprias opiniões e sugestões que podem ajudar em seu crescimento.

Por isso, engajar colaboradores é essencial para mantê-los motivados e vestindo a camisa da empresa, podendo torná-los grandes defensores da sua marca.

Para que você crie suas pesquisas e dispare internamente, o SurveyMonkey disponibiliza vários modelos pré-definidos na área de recursos humanos.

Entre as pesquisas internas que você pode criar estão:

  • Envolvimento dos funcionários com a cultura organizacional;
  • Coletar feedbacks e sugestões dos trabalhadores;
  • Pesquisas de recrutamento para contratar o profissional certo;
  • Sondagem sobre o coronavírus;
  • Percepções sobre o home office e/ou retorno ao trabalho presencial;
  • Avaliação sobre líderes e equipes;
  • E especialmente, pesquisas de satisfação com o ambiente de trabalho.

Ao final, você consegue acompanhar todas as respostas e analisar todos os dados para entender como aprimorar a experiência também dos colaboradores e estimular o aumento da produtividade dos profissionais.

Como o SurveyMonkey pode coletar feedbacks de clientes?

Imagem com seis blocos mostrando artigos sobre diversos assuntos dentro do SurveyMonkey

Imagine que você tem um produto que precisa de muitos ajustes porque os clientes não estão gostando e se engajando, ou ainda, estão o avaliando mal.

Qual é a outra forma de aprimorá-lo, se não ouvindo quem realmente importa: seu público-alvo?

Sem fazer pesquisas com leads e clientes não há como entender o que realmente os deixam felizes e satisfeitos.

Além disso, sem questionar ou dar importância às avaliações do seu público, você e suas equipes podem perder tempo tentando consertar algo que não tem valor significativo para o consumidor final, e acabar deixando passar detalhes importantes que realmente agregam valor ao seu negócio.

As pesquisas que você pode criar na SurveyMonkey para disparar para os seus contatos podem abranger:

  • NPS;
  • Avaliação de produto;
  • Pesquisa de satisfação de clientes B2B;
  • Avaliação de plataforma;
  • Preferência de atendimento;
  • Impacto da COVID na interação dos seus leads e clientes;
  • Informações demográficas.

Também é possível criar pesquisas para entender o que seus espectadores acharam de um evento, além de outros questionários que permitam aos seus consumidores realmente participarem do crescimento do seu negócio.

Outras pesquisas que você pode criar no SurveyMonkey

Além das pesquisas de mercado e de avaliações da satisfação de funcionários, leads e clientes, você também pode criar questionários:

  • Para área da saúde, que ajudam a personalizar melhor o atendimento aos pacientes;
  • Para times de marketing entenderem o desempenho das suas campanhas diante do público-alvo;
  • Para ONGs, que ajudam a entender opiniões de doadores, voluntários e da comunidade no geral;
  • De pesquisas acadêmicas online, com acompanhamento dos resultados em tempo real;
  • Realizar pesquisas em escolas, entre professores, pais, alunos e funcionários, que auxiliam no planejamento do currículo escolar e avaliações de cursos.

Quanto custa o SurveyMonkey?

O SurveyMonkey possui 4 tipos de planos individuais e 3 tipos de planos para equipes, além do SurveyMonkey Audience, uma solução para quem não possui uma lista de respondentes.

O SurveyMonkey Audience permite que você defina quem é seu público, escolha o número de respostas que precisa e, então, você cria as perguntas ou deixa por conta da plataforma.

Neste caso, a solução envia para pessoas com o perfil indicado e cobra um valor por resposta. O orçamento precisa ser feito na própria plataforma.

Quanto aos planos individuais, é possível usar o SurveyMonkey gratuitamente no plano Básico, ou, por R$ 109/mês no plano Standard, R$ 88/mês no Avançado e R$ 255/mês no plano Premium.

Já os planos SurveyMonkey para equipes abrangem:

  • O Equipe Avançado, que custa R$ 68/usuário/mês, a partir de 3 usuários;
  • O Equipe Premium, custando R$ 170/usuário/mês, também a partir de 3 usuários;
  • E o Enterprise, que precisa ser consultado com os especialistas por conta dos seus recursos personalizados.

Conclusão

A cultura de feedbacks tem sido cada vez mais benéfica dentro das empresas.

Graças a esse tipo de estratégia é possível entender toda a percepção que clientes e funcionários têm sobre o seu negócio, além de servir como base para criar planos de ação e alavancar seus resultados e receita.

Isso porque coletar feedbacks, e não só aplicá-los, é uma forma de economizar custos com produtos ou serviços ineficazes para os clientes, bem como com a demissão de colaboradores desmotivados e contratação de novos colaboradores para substituí-los.

Além disso, servem para a realização de pesquisas de mercado, na qual você consegue identificar oportunidades nas estratégias dos seus concorrentes e empresas de sucesso.

Para saber a opinião dos seus leads e clientes, assim como dos colaboradores, é preciso contar com plataformas como a SurveyMonkey.

O SurveyMonkey é um software que te auxilia na criação de pesquisas, questionários e enquetes dos mais variados temas, inclusive para realizar pesquisas de mercado, e depois, permite que você acompanhe de perto e analise seus resultados.

Isso faz com que você obtenha insights ricos de todos os aspectos do seu negócio, sobre diferentes pontos de vista, o que torna a comunicação com clientes e colaboradores mais sólida e transparente, além de trazer mais engajamento.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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