Otimização SEO: como a Duda ajuda sites a rankear no Google

Publicado em 21 de julho de 2022

Otimização SEO como a Duda ajuda sites a rankear

Você com certeza já ouviu falar de SEO. Ele é uma das principais estratégias do marketing digital, e refere-se ao posicionamento na busca orgânica do Google. Entre as melhores posições estão os links que mais são vistos pelos usuários, refletindo de maneira real nas vendas e nos resultados.

Isso só é possível quando se aposta em uma boa estratégia de SEO, de maneira a posicionar o site no topo das buscas. São muitas as vantagens para os que optam pelas estratégias corretas de SEO.

Entre elas, estão:

  • Ganho de autoridade no mercado: estar no topo das opções para um link buscado é fundamental, uma vez que isso passa autoridade para seus clientes. Mostra que, dentre todas as opções, a sua marca exerceu destaque e isso, invariavelmente, reflete uma excelência que a maioria das empresas quer e precisa.
  • Receber mais visitantes: Boas práticas de SEO aumentam a chance do usuário passar mais tempo no seu site, e isso reflete em maiores resultados.
  • Maiores chances de conversão: com um público maior, fica óbvio que você terá maiores chances de conversão. Em um exemplo simples, quanto mais pessoas virem o seu blog post, você terá mais chance de alguém clicar nele e conhecer a sua empresa.

O SEO é indispensável para as empresas, e o maior problema aqui é que as boas práticas de SEO são extremamente difíceis de serem alcançadas. Há uma complexidade envolvida que chega a ser desanimadora, uma vez que até o nome dos arquivos das imagens que estarão no site precisará ser calculado para que o Google o analise e considere digno do topo.

Além disso, pense na quantidade de pessoas e de conteúdos que são gerados por dia. O altíssimo volume torna o posicionamento ainda mais difícil de ser alcançado. Dessa maneira, o SEO é necessário, mas ao mesmo tempo mostra-se extremamente complicado e difícil.

Nesse contexto, é bom saber um pouco mais sobre ferramentas que giram em torno do posicionamento, e como elas podem ser usadas para tornar o seu site um dos líderes nas buscas.

O que são os motores de busca? 

Otimização SEO como a Duda ajuda sites a rankear no Google

Motores de busca são sistemas que são formados por muitos algoritmos de inteligência artificial. O propósito desses motores é justamente rastrear, indexar e rankear os conteúdos na web, exibindo-os na ordem que descrevemos no item anterior.

Eles também são chamados de buscadores, mecanismos de pesquisa, sites de busca, entre outros. O objetivo primordial desses algoritmos é oferecer as respostas certeiras ao que o usuário está procurando.

O Google exerce um destaque absurdo de 91,86% entre eles. 

Como funcionam os motores de busca 

Os motores de busca funcionam, majoritariamente, com três etapas:

Crawling 

Esse processo diz respeito ao rastreio de conteúdo da web. Isso é feito por robôs de inteligência artificial, chamado pelo Google de Googlebot. Eles seguem os caminhos apontados pelos links, sempre buscando novas páginas e atualizações que agradem seu código.

Indexação 

A indexação é a próxima etapa. Ela diz respeito ao processo de indexar as páginas rastreadas. Em outras palavras, elas vão para os índices de busca, como se fossem livros organizados em prateleiras.

Lá, os websites ficam organizados de acordo com as informações que apresentam, como tempo de carregamento, palavras-chave, entre outros.

Ranqueamento

Esse processo é o último, e funciona de uma maneira completamente literal. Ele diz respeito à organização das inteligências artificiais, que encontram e organizam os conteúdos que já estão indexados. A tão falada ordem de aparecimento na página é definida nesse momento.

Esses três mecanismos funcionam de maneira muito certeira no objetivo de fornecer a melhor experiência possível ao usuário. Esse processo é constante, e acaba por melhorar o posicionamento das páginas nos buscadores.

Como otimizar esses mecanismos? 

Veremos, a seguir, algumas dicas que auxiliam muito na otimização desses organismos.

1) Usar palavras-chave com estratégia 

Isso é essencial para alcançar um bom posicionamento. Avalie quais produtos ou serviços são oferecidos pela sua empresa, pontue o que será falado de cada um e entenda quais reforços contribuirão para atrair novos visitantes para o site.

2) Maneire no tamanho das URLs 

A verdade é que esse ponto é muito importante para o SEO. O título do artigo não precisa estar inteiro lá, e o Google, hoje, considera relevante os conteúdos que possuem links menores e mais objetivos.

3) Uma vez assim, para sempre assim 

Muito cuidado para não alterar o link permanente da sua URL. Alterar uma URL antiga de uma página faz com que se perca todo o histórico de tráfego que o Google possui, de maneira que ele a verá como uma página nova. Isso é muito perigoso, porque na prática funciona como perder tudo que você havia conquistado até o momento!

4) Cuidado com o título 

O título da página é muito importante para a otimização pelos motores de busca. Ele é a primeira coisa que seus clientes lerão, e se ele estiver desalinhado com o conteúdo, dificilmente trará o resultado que você almeja.

Algoritmos do Google: o que são e como acompanhar? 

O algoritmo do Google é um dos principais algoritmos de busca no mundo. Ele é quem fica por trás dos mecanismos de pesquisa, e é responsável por fazer a filtragem e entrega das informações das páginas, de acordo com buscas individuais e ranqueamento.

Mas, se você entende um pouco de tecnologia, você com certeza sabe da velocidade incrível que as coisas acontecem. Dessa maneira, é necessário dizer que o algoritmo muda muito rápido, e são diversas as organizações que o cercam para tornar a experiência do cliente a melhor possível.

É importante acompanhar essas atualizações para garantir uma adaptação para o bom posicionamento dos links. Esse acompanhamento pode acontecer simplesmente por ficar ligado em perfis de profissionais que mexem com o assunto, ou até mesmo atento às notícias da plataforma.

Como o SEO e os mecanismos do Google funcionam? 

O algoritmo do Google, em específico, é uma combinação de operações que são responsáveis por definir a classificação dos links em seu próprio site. Ele funciona através da hierarquização, que é dada por critérios que visam tornar os conteúdos cada vez mais relevantes.

Existem, aproximadamente, 200 fatores de rankeamento no algoritmo do Google. O posicionamento nas páginas principais se dá pela combinação entre eles. Apesar do Google nunca ser extremamente aberto em relação aos seus métodos, é possível distinguir seu funcionamento em dois pilares:

On page 

Os fatores de rankeamento on page são referentes ao que está presente em sua própria página, como conteúdo, título, meta descrição, imagens, URL, entre outros.

Através da avaliação da página, o Google rankeia diversos fatores e visa entender o que suas páginas estão dizendo, para que a indexação mais pertinente seja feita. É importante ressaltar também que há fortes provas de que o Google também utiliza técnicas para entender como é a experiência do usuário, como tempo gasto na página.

Off page 

Se os fatores on page eram elementos dentro da página, o off page é justamente o contrário. Ele diz respeito à otimização da autoridade do site perante aos usuários dos demais sites da web.

Dentro desses fatores estão a quantidade de backlinks, diversidade deles, menções feitas à marca, buscas diretas, entre outros.

Ferramentas de otimização para SEO (h2)

Confira as principais a seguir:

1- Google Analytics 

Essa obviamente não poderia faltar na lista. Ela é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas dentro do marketing digital, e atua apontando muitas métricas de análise de tráfego e desempenho.

Assim, é possível ver dados sobre audiência, número de visualizações, entre outros.

2 – Keyword Explorer 

O Keyword Explorer é uma ferramenta que visa auxiliar na escolha das palavras-chave, analisando as demais páginas de acordo com o posicionamento no Google.

3 – Duda 

A Duda foi especialmente desenvolvida para profissionais e agências digitais. Seu posicionamento de mercado é ser “o construtor de sites que você pode chamar de seu”. Um de seus diferenciais é trazer justamente a criação de sites com preocupação do SEO e suas otimizações.

Dessa maneira, a Duda contribui ativamente para auxiliar na construção de sites que estarão atualizados com os algoritmos, contribuindo para seu posicionamento de SEO, sem requerer grandes esforços das marcas.

Mas e esse tal de Core Web Vitals? 

As métricas Core Web Vitals é o nome dado a um conjunto de métricas que foram criadas pela equipe do Google, com o objetivo de medir como é a experiência dos usuários nos sites.

Elas vieram com o objetivo de serem utilizadas com as demais métricas envolvidas nas pesquisas de experiência. Seus três indicativos principaissão:

  • Carregamento
  • Interatividade
  • Estabilidade Visual

É possível enxergar os Core Web Vitals como indicadores úteis para o Google de que o seu site funciona ao reter e atrair usuários, otimizando a experiência de navegação dos usuários.

Conclusão 

Se você leu o artigo com atenção, com certeza percebeu que fazer SEO é bastante trabalhoso. São muitas maneiras de fazer otimizações e é difícil para as empresas estarem sempre ligadas nas atualizações e nas melhores práticas para alcançarem um bom posicionamento no rankeamento do Google.

Nesse contexto, a Duda é uma das líderes no mercado em produção de sites que têm pontuação boa nos Core Web Vitals.. A plataforma oferece:

  • Otimização de imagem e vídeo
  • Ótima velocidade do site
  • Pré-carregamentos ativos críticos para melhor velocidade de carregamento
  • Serviço de ativos estáticos usando uma política de cache eficiente

A Duda fornece muitas otimizações automáticas que podem fazer uma diferença expressiva para que os seus conteúdos alcancem o desempenho de SEO merecido. Se você tem o sonho de se ter um site vencedor, faça um teste grátis para  para conhecer essa plataforma inovadora de criação de sites. 

 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


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