PicPay: conheça os detalhes desta solução de pagamentos

Publicado em 1 de setembro de 2021

Banner com o logo do Picpay do lado esquerdo e uma imagem de uma garota com um cartão de credito a direita

A PicPay é uma carteira digital facilitadora das transações de compra e venda, tanto físicas quanto virtuais.

Em 2019 a PicPay gerou uma receita líquida de cerca de 338 milhões de reais, e até o início de 2020 já havia atingido aproximadamente 14 milhões de usuários.

Para as empresas, as carteiras digitais surgiram como uma forma de atrair e fidelizar clientes a partir da diversificação dos meios de pagamento disponibilizados.

Conforme pesquisa da Statista, em 2020, cerca de 55% dos e-commerces pesquisados no Brasil já aceitavam as carteiras digitais como forma de pagamento, e 45% dos usuários das lojas virtuais responderam que pagaram por suas compras através delas.

Acompanhe este texto para saber os detalhes sobre uma dessas carteiras digitais: a PicPay.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é PicPay?

PicPay é uma fintech brasileira de pagamentos e serviços financeiros, fundada em 2012, com mais de 50 milhões de usuários e aceita em mais de 5 milhões de estabelecimentos.

Além da carteira digital, recentemente a plataforma de pagamentos lançou seu cartão de crédito e serviços de empréstimo.

Através do PicPay é possível realizar e receber pagamentos, transferências, PIX, enviar links de pagamento, parcelar boletos, fazer saques na rede Banco24Horas e controlar o saldo da sua carteira diretamente no aplicativo.

Além disso, possui um marketplace integrado ao seu próprio aplicativo, a PicPay Store, para conectar lojistas aos consumidores, permitindo que as transações de compras online sejam realizadas diretamente nele, com o saldo da carteira PicPay.

Como funciona o PicPay?

Para entender como funciona o PicPay, é necessário saber primeiramente o que é uma carteira digital.

Carteira digital

A carteira digital, também conhecida como e-wallet ou digital wallet, é como se fosse uma carteira física onde você guarda seu dinheiro e cartões de débito e crédito, só que na internet.

Ela armazena os dados dos seus cartões ou o dinheiro depositado nos aplicativos para dispositivos móveis, como é o caso da PicPay.

Desta forma, para realizar um pagamento tanto em estabelecimentos físicos quanto no e-commerce, você não precisa estar com o dinheiro na mão ou com o cartão físico para concluir a transação.

Tudo é realizado de forma eletrônica, por celular, tablet, smartwatch ou outros dispositivos.

Visto isso, agora vamos compreender como funcionam as transações pelo PicPay.

Primeiros passos no PicPay

Para utilizar o PicPay, tanto pessoas físicas quanto jurídicas precisam realizar seu cadastro na plataforma ou no APP.

Então, o cadastro passa por uma análise e quando aprovado, todas as transações podem ser realizadas pelo próprio aplicativo ou por cartão de crédito, caso solicitado.

Depósito de valores na carteira digital PicPay

Você pode adicionar dinheiro à sua carteira digital PicPay através de TED ou boleto bancário.

Se optar pelo TED, você só precisa copiar os dados da sua conta PicPaY que aparecem no APP e colar no aplicativo do seu banco, ou ainda, direto no caixa eletrônico do banco que será utilizado para esta transação.

Se o processo for realizado dentro do horário comercial, o valor cai em sua carteira PicPay em até 3 horas.

Caso seja feito fora do horário comercial, o valor entra no próximo dia útil.

E se você optar por depositar dinheiro por boleto, no APP PicPay você consegue emitir esse boleto e pode realizar o pagamento pelo aplicativo do seu banco, casas lotéricas ou agências bancárias.

O saldo da sua carteira, neste caso, será atualizado em até 2 dias úteis.

Como são as transações de pagamento no PicPay

Quando você tem uma carteira digital as transações de pagamento são realizadas 100% dentro do seu aplicativo.

Por reunir tanto seu "dinheiro em espécie" quanto dados do seu cartão de crédito, débito e virtual, você poderá escolher entre essas quatro formas de pagamento no momento de finalizar sua compra.

Portanto, ao comprar um produto em um estabelecimento físico que aceite PicPay, este pagamento será realizado por QR Code diretamente nas maquininhas de cartão Cielo, Getnet ou Rede do lojista, e o valor é descontado direto de uma das formas de pagamento cadastradas em sua carteira digital.

Já nas compras online, geralmente os sites que aceitam pagamentos por carteira digital possuem uma opção específica, onde ao clicar, você pode carregar os dados do seu cartão virtual, que utiliza o saldo da sua carteira para pagar a compra, ou do cartão de crédito.

Qual é a taxa do PicPay para empresas?

Ao passar a aceitar PicPay em seu estabelecimento, não serão cobradas mensalidades, anuidades ou adesão.

As taxas da PicPay somente são cobradas em cima de cada transação recebida, e podem variar conforme as condições comerciais acordadas, como o tempo escolhido para recebimento dos valores, por exemplo:

Para receber em 1 dia útil após a transação, a taxa pode ser de 1,99%, em 30 dias úteis, a taxa pode ser de 1,56% e em 80 dias úteis, a taxa pode ser de 0,99%.

Todavia, a PicPay oferece Taxa Zero por 30 dias para novas empresas que se cadastrarem na plataforma.

PicPay: como usar no comércio?

O aplicativo PicPay possui diferentes recursos de cobrança para utilizar nos comércios, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Acompanhe!

PicPay Empresas

Imagem de um celular com o aplicativo do Picpay

O PicPay Empresas pode ser utilizado em micro, pequenas, médias e grandes empresas para receber pagamentos, precisando apenas do CNPJ e endereço para cadastrar-se.

Você pode habilitar seu aplicativo para ficar visível no mapa de lojistas da PicPay, desta forma, quem utiliza essa solução de pagamento consegue te encontrar facilmente.

No APP PicPay existe uma aba específica para cobrar clientes, na qual possui opções de receber por QR Code ou emitir e enviar links de pagamento nas redes sociais, por e-mail ou por outros canais de comunicação.

Os pagamentos por QR Code também podem ser realizados através das maquininhas da Cielo, Rede ou GetNet.

Outros pagamentos que você tem possibilidade de aceitar são por débito ou cartão de crédito, inclusive sem maquininha, e vender parcelado em até 12 vezes, neste caso, com taxas que vão de 5,57% a 25,57% dependendo do prazo.

E caso você precise pagar boletos, o limite para pagamento de boleto por dia é de R$ 5.000, e no acumulado de 30 dias, o limite é de R$ 10.000,00.

PicPay Pro

Imagem de um celular com contorno verde e um circulo simulando uma lupa focada no nome 'Picpay PRO'

A conta PicPay Pro foi desenvolvida para autônomos, liberais, microempreendedores e comerciantes, já que não exige um CNPJ ou outras burocracias para receber pagamentos.

Ela pode ser habilitada pelo próprio aplicativo que você já utiliza, sem cobrança adicional, apenas uma taxa de 2,99% por transação.

Estão disponíveis como meios de pagamento QR Code, QR Code impresso e por redes sociais, links de pagamento e cartão de crédito à vista ou parcelado, sem maquininha, das bandeiras American Express, Visa, Elo, MasterCard e Hipercard.

Todas as transações recebidas têm seus valores depositados diretamente na sua carteira PicPay, que possui rendimento diário de 120% do CDI automaticamente, e seu saldo pode ser utilizado como quiser.

PicPay E-commerce

Imagem de um notebook ao fundo com um QRcode no centro da tela e o logo do Picpay acima e uma mão com um celular a frente.

Os e-commerces também podem usar a PicPay para receber pagamentos em suas plataformas fazendo a integração via API.

O cliente, portanto, poderá selecionar o PicPay como forma de pagamento ao finalizar uma compra em sua plataforma e pagar com facilidade por QR Code caso esteja usando um computador.

Se ele estiver utilizando um celular, ele escolhe o PicPay, que é aberto automaticamente, confere o pedido e finaliza a compra.

Os três primeiros meses são gratuitos para receber, sem cobrança de taxa de adesão e de cancelamento.

Após este período, apenas uma taxa é cobrada, a de intermediação, variando de 3,89% e 5,89% dependendo do prazo que você deseja receber pela venda.

Não são cobradas mensalidades, taxas de saques, taxas por transação, nem custos de setup ou por faturamento mínimo.

PicPay Assinatura

Imagem com um celular a frente e um notebook atrás. O notebook mostra o painel do Picpay

As assinaturas recorrentes são tendências que têm se mostrado muito eficientes para aumentar as vendas.

Através do PicPay Assinaturas você pode montar seus próprios planos de cobranças recorrentes ao qual a única taxa cobrada é de 1,99% por pagamento recebido.

Ao assinar o plano, o cliente terá o desconto do valor diretamente em sua carteira no mesmo dia do mês em que a assinatura inicial foi feita.

Vantagens do PicPay

As carteiras digitais trouxeram muita facilidade para os pagamentos online por centralizar todas as ferramentas necessárias para gerenciar essas transações.

São bastante práticas tanto para os comércios quanto para profissionais autônomos e pessoas físicas, isso porque reúne diversos meios de pagamento em um só lugar, como:

  • > Cartão de crédito;
  • > Cartão virtual;
  • > Dinheiro;
  • > Boleto bancário;
  • > Transferências (TED);
  • > QR Code;
  • > Links de pagamento;
  • > PIX.

Na PicPay, todas essas formas de pagamento estão disponíveis tanto para quem paga quanto para quem recebe.

E outra vantagem é que todas elas podem ser gerenciadas em tempo real e utilizadas através de um único aplicativo.

Quem trabalha com vendas não precisa ter maquininha para aceitar cartões, já que as transações podem ser feitas pelo celular.

Mas, caso você tenha uma, ela pode estar apta para aceitar PicPay.

Mais uma vantagem é que a PicPay não cobra anuidade ou taxa de adesão, apenas as taxas das transações recebidas, e no caso dos e-commerces, apenas a taxa de intermediação.

Por fim, você pode expandir ainda mais suas vendas utilizando o PicPay Assinaturas para criar, receber e gerenciar planos recorrentes.

O que os usuários dizem sobre o PicPay?

Imagem do selo do B2B swards. O selo é redondo com o fundo em azul e possui uma faixa a frente com os dizeres 'TOP 5 DE CATEGORIA'

Na B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, usuários reais de soluções como a PicPay deixam suas avaliações para auxiliar outras pessoas a escolherem as melhores ferramentas para seu negócio.

Em nosso portal, a PicPay possui média de avaliação 4.8 de 5 estrelas, sendo sua maior nota em facilidade de uso, seguida de funcionalidades, custo/benefício e suporte ao cliente.

Veja o que os usuários mais gostam na PicPay conforme suas avaliações:

"Facilidade para poder fazer uma transação monetária em qulquer situação.
Simples para receber de terceiros sem taxa.".

"Gosto do Picpay por que é muito fácil de usar e resolve situações de pagamento que antes eram difíceis de resolver.".

"Primeiramente pelo cashback e também pela variedade de opções de compra, como por exemplo créditos para Steam, pagar boleto e ainda parcelar e também usar em estabelecimento o saldo da conta ou pagar com cartão de credito.".

Dê uma olhada também nos problemas que os usuários resolveram utilizando PicPay:

"Facilidade para enviar dinheiro para a equipe remota.
Ajudou muito no engajamento do time.".

"Divisão de valores da quadra de futebol com os amigos. Agora é fácil e rápido de acertar.".

"Já aconteceu de precisar pagar um boleto e como no momento não tinha o dinheiro parcelei no cartão de credito.".

Por fim, os usuários também citaram pontos a melhorar no PicPay:

"Facilidade para criar multiplos pagamentos.
Exemplo, distribuir cash para a equipe que vai participar de um evento.".

"O que eu menos gosto é que na minha cidade é muito difícil de encontrar esclarecimentos que aceitem.".

"Infelizmente tem um bom cashback, mas tem que ficar atento como proceder para receber na aba de notificações.".

Agora, aproveite também para deixar sua avaliação em softwares, plataformas e aplicativos que você já utiliza no seu dia a dia!

Dessa forma, você contribui com o aprimoramento dessas ferramentas e as deixa no topo do ranking das mais bem avaliadas do mercado!

Conclusão

A PicPay é uma carteira digital que abrange os principais meios de pagamento que podem ser disponibilizados ao cliente, como débito online, cartão de crédito e QR Code, inclusive com cobranças recorrentes.

Ao permitir pagamentos pela PicPay ou outras carteiras digitais, tanto no estabelecimento físico quanto no virtual, além de melhorar a experiência do cliente em sua loja pela praticidade das transações, você ainda consegue expandir suas vendas por atingir mais públicos, principalmente os mais jovens.

A PicPay é indicada para empresas de todos os portes e segmentos e também atende às necessidades dos profissionais autônomos e liberais, que podem ser favorecidos com menor burocracia na hora de receber seus pagamentos.

Agora que você sabe o que é a PicPay, veja também a categoria completa de ERP e gestão financeira na B2B Stack para aplicar ainda mais eficiência na gestão do seu negócio!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados