Plano recorrente: Os perigos de clientes inadimplentes para planos recorrentes

Publicado em 1 de julho de 2022

plano recorrente cliente inadimplente

Se você faz compras frequentes no meio virtual ou utiliza algum serviço online, você provavelmente sabe o que é plano recorrente. Talvez você não o reconheça pelo nome, mas há grandes chances de que você use esse serviço sem saber que o faz.

Basicamente, o plano recorrente, ou pagamento recorrente, é um pagamento contínuo pela prestação de um serviço que é requerido pelo negócio. Na prática, ele funciona como uma mensalidade, em que é acordado por quanto o valor será pago enquanto o cliente utiliza o serviço contratado.

Na maioria das vezes, esse acordo é um período mínimo para a utilização do serviço em questão, que será passível de multa caso o prazo seja cancelado antes do estipulado. O método de pagamento também será oficializado, com diversas opções para tal.

Contudo, existe um grande vilão do plano recorrente: o cliente inadimplente. Siga no artigo e saiba quem são os clientes inadimplentes, e por que eles representam tamanho risco para as empresas que oferecem planos recorrentes.

O que são clientes inadimplentes? 

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Um cliente inadimplente é um consumidor que não cumpre os pagamentos devidos, seja por um produto ou serviço comprado. Isso é possível de acontecer mesmo com as cobranças automáticas dos planos recorrentes: havendo falta de crédito disponível ou débito em conta no cartão que foi feita a assinatura.

São diversos os motivos que levam os consumidores à inadimplência. Falta de organização, problemas financeiros, esquecimento, entre outros. O fato é que 4 em cada 10 brasileiros estão inadimplentes, é o que apontou um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Dentro desse cenário, é necessário tirar esclarecimentos sobre o assunto, principalmente valendo para empresas, que podem ser afetadas de maneira muito negativa por clientes inadimplentes.

Diferença entre clientes inadimplentes e churn 

O Churn é uma métrica capaz de indicar o quanto a empresa teve de perdas contratuais em um período determinado de tempo. Ele pode ser voltado para a perda do número de clientes (parâmetro mais popular), ou pode ser voltado para a perda de receita, como é o caso do MRR Churn. Esse último corresponde à soma dos valores financeiros dos clientes da empresa que não renovaram o plano recorrente após o fim de seu prazo.

Em suma, ele é a perda de clientes, e pode acontecer por diversos motivos. Entre eles estão o aumento de preço, o desalinhamento de expectativas, a falha no atendimento ao cliente, entre outros.

Por outro lado, clientes inadimplentes são clientes que não estão cumprindo com o contrato acordado. Mas é necessário ter em vista que ele ainda não foi finalizado, e que o que torna o cliente inadimplente é a falta de compromisso com os pagamentos do plano recorrente.

Por que os clientes inadimplentes são prejudiciais para a saúde financeira de um plano recorrente? 

A seguir, listaremos alguns motivos que tornam os clientes inadimplentes extremamente perigosos para as empresas que oferecem planos recorrentes.

Antes de começarmos, é necessário levar em conta que a inadimplência no plano recorrente é mais comum do que se imagina. Por isso, quando falamos sobre esse assunto, é necessário que as empresas saibam que está envolvido um grande percentual dos clientes, e um alto volume de caixa.

É impossível ter previsão sem investimento 

As empresas possuem, em seu fluxo de caixa, o controle de todas as despesas e receitas. Por meio disso, é possível verificar se os novos investimentos são, ou não, possíveis.

Nesse cenário, clientes inadimplentes geram dificuldades para a previsão de receitas. Dessa maneira, a empresa que oferece o serviço não possui a segurança que é necessária para fazer a realização de novos investimentos. Isso contraria as iniciativas e possibilidades de negócios.

Não é possível expandir sem receita 

Da mesma forma que foi pontuada no item anterior, clientes inadimplentes não trazem segurança para o caixa. Assim, eles tornam a previsibilidade do fluxo de caixa impossível, fazendo com que seja muito mais difícil a empresa crescer.

Isso acontece porque é necessário se ter investimentos e segurança para arcar com antigos e novos compromissos da empresa. Outro risco que é muito possível é a empresa precisar diminuir seu valor para arcar com as despesas que a inadimplência no plano recorrente gera.

Contas não fechando ao fim do mês 

Apesar de ser mais fácil para grandes empresas terem um valor de reserva, os novos empreendedores tendem a passar problemas com as contas ao fim do mês. E essa falta de controle financeiro é gerada pela instabilidade no pagamento que os clientes inadimplentes trazem.

Por isso, é preciso buscar meios de garantir a segurança do valor de entrada ao fim do mês, gerando a estabilidade que as empresas precisam para ter sua posição garantida no mercado.

Quebra de expectativa e previsão de caixa 

O fato é: planos recorrentes, na teoria, geram uma previsão de caixa, ou do valor que será recebido pela empresa ao fim do mês. Agora, pense que esse valor é reduzido pela metade, quando 50% dos seus clientes estão inadimplentes. Você talvez terá que recorrer a um empréstimo, pois a previsão de contratos assinados na teoria trazia previsões específicas.

Desgaste no relacionamento com o cliente 

Ninguém gosta de cobrar, e ninguém gosta de ser cobrado. Inclusive, a falta de tato dos funcionários na hora de fazer a cobrança pode ser algo que prejudique para sempre o relacionamento com o cliente. Isso significa que o contrato pode acabar sendo cancelado, e a empresa perderá de vez o valor de caixa que essa pessoa poderia trazer.

Dicas para lidar com clientes inadimplentes 

Você já conferiu acima todos os perigos que os clientes inadimplentes trazem para as empresas que possuem planos recorrentes. Dessa maneira, é necessário seguir algumas dicas para evitar a inadimplência, e como lidar com esses clientes. Confira abaixo:

Conheça bem seu público 

É extremamente necessário pensar no público ideal para os seus clientes, e dentro desse público, buscar conhecer seus hábitos de consumo.

Assim, você adequa a sua comunicação e estratégias para melhor atender a esse público. Por exemplo, qual meio de pagamento é mais indicado, quais dias são melhores para a cobrança, entre outros.

Dessa maneira, você oferece opções que diminuem as chances de inadimplência.

Construa uma comunicação efetiva 

Conhecendo o seu público, você adequa toda a sua comunicação, através de notificações, por exemplo, para a linguagem mais adequada para ele. Dessa maneira, é possível construir uma regra de cobrança mais constante e eficiente.

Ofereça desconto para pagamentos antecipados 

Essa estratégia de oferecer benefícios para os clientes que pagarem antes do prazo de vencimento é uma maneira excelente de evitar clientes inadimplentes para planos recorrentes.

Ofereça variadas formas de pagamento 

A verdade é que quanto mais formas de pagamento você oferecer, maiores serão as chances de receber em dia sempre. O requisito mínimo é oferecer cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário e PIX.

Mantenha um histórico de pagamentos 

Manter esse histórico atualizado e a longo prazo pode te apontar os clientes que mais costumam atrasar pagamentos, ou deixar de fazê-los. Dessa maneira, você poderá evitar investir nesse tipo de cliente ou trabalhar maneiras e comunicações que auxiliem na resolução do problema.

Faça a automatização dos seus processos de cobrança 

A cobrança recorrente automatizada, que é utilizada em escolas, academias, serviços como a Netflix, é uma maneira muito prática e fácil para evitar a inadimplência.

Nesse cenário, mesmo que o cliente esqueça de pagar o serviço, ele terá o valor descontado automaticamente, de maneira a não poder burlar o contrato. Isso é bom para a sua empresa, mas também auxilia muito no caso de clientes desligados ou esquecidos.

Além de receber os pagamentos de maneira automática, a sua empresa ainda poderá oferecer maior flexibilidade no pagamento, contando com ferramentas que auxiliem na cobrança sem prejudicar o relacionamento com o cliente.

Como a Fatura Simples pode ajudar nessa questão? 

A Fatura Simples é uma plataforma de pagamento recorrente que integra a Gestão de Vendas e Cobranças, com emissão de boletos e nota fiscal eletrônica, link de pagamento, notificação automática de cobrança e área do cliente. Ela oferece:

Contratação online: através da Fatura Simples, você cria sua página de venda, personalizando a identidade de acordo com a sua empresa. Assim, os clientes poderão ter agilidade no processo de compra do seu plano, acessando o link de pagamento que você pode disponibilizar em seu site e redes sociais.

Área do cliente: essa área permite que o cliente tenha mais autonomia, podendo atualizar informações de cadastro, acessar histórico de faturas, gerar segunda via das cobranças e renovar ou, nos piores casos, cancelar as assinaturas. Dessa maneira, é entregue uma experiência completa, em que o cliente é o centro da operação.

Recebimento em dia: através da Fatura Simples, você recebe em dia, sem passar por stress com clientes inadimplentes. A sua empresa não precisa nem se preocupar em fazer cobranças, uma vez que a inteligência artificial faz todo o trabalho operacional de acordo com os parâmetros que você definir na régua de cobrança .

Painel de gestão: esse painel faz com que os gestores possam visualizar o controle de recebimentos. Quanto foi recebido, quanto falta ser acrescentado ao caixa, monitoramento das recorrências e suporte para tomada de decisões.

Integração a outros sistemas: A Fatura Simples possibilita integração com sistemas de gestão (ERP), vendas para facilitar a gestão e operação do seu plano recorrente.

Se você quer acabar com os problemas vindos de clientes inadimplentes, você precisa escolher a Fatura Simples para revolucionar as suas cobranças!

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Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


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