Como tornar a experiência do cliente positiva no pós-venda de assinaturas

Publicado em 14 de junho de 2022

Como melhorar a experiência do cliente no pós-venda de assinaturas

Que o cliente é parte importante de toda transação, todos sabemos. Contudo, muitas vezes as empresas esquecem que a vivência positiva do cliente com a empresa pode significar futuros negócios lucrativos.

A pandemia mudou o que conhecíamos como experiência do cliente. A demanda de serviços e vendas virtuais aumentou consideravelmente, expandindo também o mercado para as empresas e oferecendo um novo ambiente para os negócios.

Com tantos aplicativos de avaliação e a necessidade emergente de existirem páginas nas redes sociais para todo tipo de negócio, há também um grande movimento de avaliações na web. Ao mesmo tempo em que temos as avaliações positivas virtuais, temos também as críticas, e isso traz uma necessidade de evidenciar a boa experiência dos consumidores, para que o retorno e a exposição da empresa seja sempre positivo.

Dessa forma, é claro que o uso de softwares influencia e pode melhorar a experiência do cliente.

Mas você sabe o que é a experiência do cliente? Siga no artigo para descobrir mais detalhes.

O que é experiência do cliente?

Como melhorar a experiência do cliente no pós-venda

Experiência do cliente, ou Customer Experience, é o nome que se dá para as impressões que alguém vai ter a partir de um contato ou interação com uma empresa.

Ela vai além do atendimento ao cliente, que se foca mais na metodologia pontual da prestação do serviço ou da venda. A experiência abarca todo o processo de interação entre a marca e o consumidor, desde quando ele a encontra até a conclusão do negócio.

É muito importante para o cliente experimentar essa relação mais próxima e personalizada, porque isso pode elevar para uma boa relação de pós-venda, que tem o intuito de fidelizar o consumidor. Essa relação precisa ser iniciada pela empresa, que deve se manter em contato com o cliente, sempre criando uma relação única na qual o usuário se interesse não apenas pelo produto, mas pela marca e pelo que ela pode lhe proporcionar.

Características que definem a experiência do cliente positiva 

Claramente, os dois elementos básicos de uma definição de experiência do cliente são percepção e interação.

Percepção diz respeito ao que o cliente percebe da empresa, ou seja, a maneira como ele verá o desempenho da equipe e dos funcionários e quais informações poderá concluir a partir disso.

A interação é a maneira como se dá o relacionamento e a comunicação do cliente com as pessoas da organização. Nessa hora, muitos pontos devem ser levados em conta, como educação, tempo de resposta, disposição em tirar dúvidas e resolver problemas, entre outros.

Todas as áreas da empresa precisam estar de olho na experiência do cliente, mas a área financeira exige um cuidado especial, principalmente se trabalhar com pagamentos online.. A desorganização pode gerar uma comunicação de cobrança, que muitas vezes é desnecessária, o que leva ao afastamento do cliente.

Porém, são muitos os fatores que também atrapalham a percepção e a interação dos clientes. E é nesse contexto que os softwares ajudarão, uma vez que fornecem as ferramentas necessárias para tornar esses dois itens ideais.

Conheça, a seguir, quais softwares podem te ajudar a melhorar a experiência do cliente, e quais pontos eles podem ajudar a sua organização!

Quais softwares podem ser utilizados para melhorar a experiência do cliente 

Como já mencionamos no artigo, os softwares podem ser os seus maiores aliados quando se trata de tornar a experiência do cliente a melhor possível!

Eles permitem que você organize as demandas, não perca as informações dadas pelo clientes, evite falhas de comunicação, não atrase nas entregas, entre muitas outras vantagens!

Dessa maneira, utilizar os softwares corretos é o que falta para tornar o seu relacionamento com seus clientes o melhor possível.

Contudo, antes de iniciarmos a lista, precisamos ressaltar que você deve fazer uma lista própria, levantando as necessidades pontuais da sua empresa. Não adianta você contratar um software extremamente completo se você precisar de poucos pontos de manutenção.

Por outro lado, também não faz sentido a contratação de um que não atende completamente às suas necessidades. Portanto, liste o que a sua empresa precisa melhorar no relacionamento com o cliente, se é organização, disposição, entre outros.

Em seguida, procure nas opções que serão listadas os itens que você preparou. Isso é o que te ajudará a otimizar a escolha do software ideal!

Tendo isso em mente, sigamos para a lista.

1- Fatura Simples 

A Fatura Simples é uma plataforma de crescimento para empresas que trabalham no modelo de planos recorrentes. A principal entrega da ferramenta é a gestão de toda a operação de vendas e cobranças de forma integrada e automática, além de cuidar de cada etapa do faturamento, incluindo a emissão de nota fiscal.

Ela oferece também a estrutura ideal para uma gestão focada no crescimento do negócio, libertando a empresa das rotinas financeiras repetitivas que travam a operação.

A Fatura Simples ganhou o segundo lugar na categoria Gestão de Cobranças, no B2B Awards, a principal premiação de softwares B2B da América Latina.

Você pode clicar aqui e saber mais sobre o software!

2 – Zendesk 

O Zendesk é um software de gerenciamento de experiência do cliente. A sua proposta gira em torno de garantir uma boa conversa com o cliente, de maneira que seus serviços são praticamente todos voltados para prestar um atendimento eficiente, humanizado e completo.

Seu diferencial é que ele permite o diálogo com o cliente a qualquer hora e através de qualquer plataforma que eles prefiram.

Além disso, o Zendesk oferece diversas soluções para empresas de pequeno a grande porte. Isso permite que você escolha o plano que melhor se adequa à necessidade da sua empresa em específico.

Você pode saber mais sobre o software clicando aqui!

3 – NeoAssist

O NeoAssist foi criado com o propósito de melhorar o atendimento e relacionamento das empresas com o cliente, funcionando de maneira muito parecida com o software anterior.

Ele oferece ferramentas modulares, de maneira que você tem a opção de contratar apenas os itens que a sua empresa precisar realmente. Os demais, que não fizerem sentido para serem contratados, não precisam entrar no orçamento.

Entre suas principais funções, destacam-se os atendimentos por Whatsapp, autoatendimento, chat, gerenciados de Instagram e telefonia através do serviço de nuvem.

Você pode saber mais sobre o software clicando aqui!

4 – Harmo Feedback Intelligence 

O Harmo Feedback Intelligence é um software que foi desenvolvido para incentivar os gestores a tomarem as melhores decisões possíveis através do oferecimento de dados concretos.

A sua principal função é a avaliação das métricas do e-commerce das empresas, de maneira a permitir a visualização mais clara do que tem causado problemas na experiência do cliente. Com os apontamentos, a sua empresa pode desenvolver maneiras de melhorar os processos que estão em déficit.

A Hamo Reputação também é uma ferramenta dentro do software, que acompanha na web o que os clientes estão falando sobre a sua marca. Assim, você fica sabendo a opinião real dos consumidores.

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5 – Octadesk 

Esse software tem o propósito de trazer automação para o atendimento, de maneira a permitir que o cliente seja atendido com muito mais eficiência e velocidade. Essas soluções abrangem tanto a área de vendas quanto atendimento em si e marketing.

O Octadesk fornece opções de integração com outros sistemas, trazendo mais atendimentos e vendas online através de plataformas variadas. Seu serviço de destaque é a personalização de mensagens para serem enviadas aos clientes quando o contato ainda está no início.

6 – Freshdesk 

A Freshdesk traz uma variedade de soluções bastante extensa que tem o objetivo principal de fazer com que a sua empresa crie uma conexão verdadeira com o cliente. Isso é útil não apenas para a venda, mas contribui imensamente para a fidelização do cliente.

As opções giram em torno de escolhas entre centrais de atendimento, chatbots feitos com Inteligência Artificial ou a conexão dos canais de atendimento.

Isso agiliza todo o processo de comunicação, e permite que haja mais organização no processo como um todo.

Você pode saber mais sobre esse software clicando aqui.

7 – Track.co

O Track.co gira em torno das questões de geração de relatórios e análises métricas da experiência do cliente com a sua empresa. Dessa maneira, você obtém relatórios reais do que os clientes estão pensando.

Isso permite a análise crítica e a adaptação do que a empresa está oferecendo de maneira a tornar a experiência com o cliente mais agradável.

Como melhorar a jornada do cliente no pós venda (h2)

Apesar do primeiro contato ser algo fundamental para as empresas, é necessário pensar a longo prazo. Dessa maneira, é necessário avaliar se o cliente retornará ou não, quais motivos que resultaram nisso, entre outros.

Dessa maneira, ressaltamos que é necessário pensar em fidelizar o cliente. Esse processo começa no primeiro contato, mas deve prosseguir como um relacionamento real, em que o contato eventual precisa existir, não apenas na hora da prestação de serviço.

Assim, separamos algumas dicas para te ajudar com esse processo. Confira-as:

Invista em onboarding 

O Onboarding é simplesmente um método que consiste no fornecimento de suporte por parte da empresa, considerando ciclos que giram em torno de 3 a 6 meses. Isso tem o objetivo de fornecer análises comportamentais. 

Acompanhe as etapas 

Se a sua empresa vendeu um serviço, por exemplo, pergunte sobre como está sendo a implantação, se a equipe tem dúvidas, entre outros.

Unifique a comunicação 

Não se comunique com o mesmo cliente por vários acessos diferentes. Isso é ruim, pois demonstra um pouco de desorganização por parte da empresa, que não mapeia a situação da comunicação no geral.

O ideal, inclusive, é que seja majoritariamente o mesmo funcionário que dialogue com o cliente, para criar uma maior identificação com a marca.

A melhor maneira de tornar a experiência do cliente positiva 

A jornada de tornar a experiência do cliente a melhor possível não é algo fácil para nenhuma das empresas do mercado. Pelo contrário, está cada vez mais difícil não apenas atrair os clientes, mas fidelizá-los de maneira a construir um relacionamento verdadeiro com a empresa.

Dessa forma, queremos ressaltar que o uso de softwares é essencial para tornar todo o processo o mais certeiro possível!

Dentre os softwares que citamos, queremos trazer destaque para a Fatura Simples, não apenas pela premiação recebida, mas também porque acreditamos que a organização no pagamento é um dos pontos mais delicados e estratégicos para fidelizar o cliente, mostrando todo o profissionalismo e qualidade da empresa.

Assim, se você acredita que a sua organização precisa de uma revolução no relacionamento com os clientes, basta clicar aqui e descobrir como a Fatura Simples te ajudará com isso!

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


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