Por onde começar na hora de fazer outbound?

Publicado em 16 de agosto de 2022

Por onde começar na hora de fazer outbound

As estratégias de marketing utilizadas por uma empresa para vender seus serviços afetam fortemente seus resultados. Utilizar as técnicas adequadas de acordo com o perfil do seu negócio permite que ele alcance as melhores marcas dentro do mercado.

Neste artigo, descomplicamos o conceito de uma das estratégias conhecidas no mercado, o Outbound. Preste atenção às próximas linhas e entenda mais como e quando usar esse recurso em suas vendas. Fique até o final, pois temos um presente imperdível para você alavancar suas vendas e garantir o sucesso do seu negócio!

Para começar, devemos definir: O que é Outbound?

Por onde começar na hora de fazer outbound (1)

O Outbound consiste basicamente no conjunto de estratégias de prospecção ativa de clientes para uma empresa. Durante esse processo, podem ser  lançadas “iscas” a um grande público, sem necessariamente focar apenas nos clientes com interesses compatíveis aos serviços da empresa. Assim, o papel dessas empresas é ativo, procurando possíveis clientes através de ações como propaganda em massa ou contatos direcionados, entre outras formas de persuasão.

Para facilitar o seu raciocínio, pode-se comparar o inbound como uma ação de lançamento de uma rede em um mar cheio de peixes, com a expectativa de conseguir pescar um tipo específico de peixe, enquanto no outbound você estaria pescando com um arpão, ou seja, mirando no peixe mais adequado para seu perfil de cliente ideal

Diferenças entre Inbound e Outbound 

Para entender melhor o processo de Outbound, é essencial ter contato também com seu antônimo, o processo de Inbound.

O significado da palavra em inglês “Outbound” é “saída”, enquanto o significado de “Inbound” é “entrada”. Através dessa tradução, já é possível interpretar qual o foco de cada um dos processos. Enquanto o Inbound funciona de maneira passiva, o Outbound é uma metodologia ativa de prospecção de leads, na qual quem vai até o cliente é a empresa, e não o contrário como ocorre no Inbound.

Outbound Marketing

Como dito no início, o outbound marketing define um conjunto de estratégias de abordagem mais ativa, com objetivo de passar uma mensagem e criar um relacionamento com o público.

Podemos citar, como exemplos do outbound marketing, ações como:

– Cold mails e cold calls;

– Entrar em contato com leads para agregar valor e, posteriormente, oferecer sua solução.

Quando devo utilizar essa estratégia? 

Geralmente, o outbound é indicado em situações em que:

– Sua empresa já definiu exatamente com qual perfil de cliente deseja trabalhar;

– Sua empresa está inserida em um nicho bastante específico do mercado;

– Sua empresa tem uma solução estruturada que sana determinadas dores do público.

Como fazer Outbound no meu negócio? 

Agora que sabemos o conceito dessa estratégia e em quais condições deve ser aplicada, que tal aprendermos um pouco sobre como você pode aplicá-la em seu negócio?

Antes de começar a apresentar os passos principais para realização de Outbound, é importante lembrar que existem dois formatos principais de aplicação.

O primeiro é a abordagem por telefone, a famosa cold call, que todos nós já conhecemos. Já a segunda, atualmente considerada mais eficiente em chamar atenção de potenciais clientes, são os cold mails, contato com os clientes feito através de troca de mensagens, sejam elas por correio eletrônico ou redes sociais, como o Linkedin.

Abaixo listamos alguns passos para a utilização do Outbound em seu negócio:

Definição do seu perfil de cliente

Você conhece a expressão “Tempo é dinheiro”? Essa frase representa uma grande verdade para o mundo corporativo. Em um sistema ativo de prospecção, é necessário que o tempo seja otimizado através da definição precisa do perfil de cliente que a empresa deseja alcançar. Isso evita o investimento errado em clientes com baixo potencial de sucesso na finalização das vendas. 

Desenvolvimento de listas de segmentação constantes 

Após a definição do perfil de seus clientes, é o momento de investir no trabalho de Inteligência Comercial. Este setor será responsável pela elaboração e fornecimento de listas de prospecção à equipe comercial da empresa.

Essas listas de segmentação podem ser desenvolvidas a partir dados do mercado, listas de clientes, indicações, ferramentas específicas, entre outros. O indispensável é que estejam dentro do perfil ideal para a realização do Outbound e que estejam dentro do volume ideal de abordagens, de modo a abastecer o funil de vendas.

Criação de modelos de prospecção 

Além da lista de potenciais clientes, antes de iniciar as abordagens, é importante que a empresa tenha modelos para prospecção. A criação de templates de mensagem e ligação que possam ser adaptados de acordo com os detalhes de cada contato, porém que mantenham as mensagens principais e os CTA bem definidos. Tome cuidado para oferecer uma abordagem consultiva e não mais uma mensagem ou ligação na vida de seu lead.

Estabelecer uma cadência de contato 

O processo de vendas Outbound necessita de um cuidado especial em cada fase. Nas diferentes fases do processo, o executivo de vendas responsável deve fazer contato sempre que haja informações importantes para o negócio a serem passadas.

Geralmente, os primeiros contatos são feitos pelo SDR (Sales Development Representative), que estuda a probabilidade de sucesso da venda. Após essa etapa, depois de confirmada a alta probabilidade de aquisição desse cliente, quem assume as ações é o executivo comercial.

Durante esse caminho, a combinação de diferentes meios de contato é interessante de ser feita. Podem ser agendadas reuniões presenciais, por videochamadas, ligações, e-mails, entre outros. Porém, para que esse processo flua, é necessário que essa cadência de contato tenha sido previamente planejada, possibilitando melhores resultados.

Frequente testagem, análise e aprimoramento das ações 

Seguindo um planejamento de cadência de contatos, utilizando modelos de prospecção e definindo corretamente o perfil de clientes que sua empresa busca, é possível colocar em ação a estratégia do Outbound.

Porém é indispensável que você registre todas as etapas desse processo em seu sistema de CRM, de modo a identificar se todos os seus detalhes estão sendo úteis e o caminho esteja sendo percorrido de maneira efetiva. Através do registro de todas as ações realizadas, é possível localizar mais facilmente qualquer ineficiência do processo e propor maneiras de melhorá-lo, permitindo que a empresa esteja sempre em uma constante busca por melhores resultados.

Democratizando a Prospecção Ativa 

Lembram que no início prometemos um presente a vocês? Pois bem, chegou a hora!

A Speedio Academy disponibiliza todos os cursos de maneira gratuita. Isso acontece por conta de seu propósito ser a democratização da prospecção ativa em todo o país.

Através da realização dos cursos oferecidos, você pode expandir seus conhecimentos e alcançar novos níveis em sua carreira. Imperdível, não é mesmo? É importante ressaltar que a plataforma também não seleciona o público que terá acesso aos cursos. Seja você profissional da área, iniciante ou até mesmo alguém apenas com curiosidade e disposição, pode ter acesso a um conteúdo de fácil entendimento e de muita qualidade para ampliar seus conhecimentos.

Além da gratuidade, outro benefício é que a Speedio Academy disponibiliza certificação para todos os cursos concluídos na plataforma. Portanto, caso haja interesse em aprender mais sobre o método de Outbound, tendo contato com especialistas e acesso a informações privilegiadas, você não pode perder a chance de conhecer a Speedio Academy.

Conclusão 

Quanta coisa aprendemos ao longo deste artigo, não?

Passamos pela definição da estratégia de Outbound, descobrimos qual o melhor cenário para o uso desse método, conhecemos os passos para sua estruturação e, por fim, tivemos a oportunidade de conhecer uma plataforma repleta de conteúdos de valor sobre o assunto, e o melhor, de maneira 100% gratuita!

Como vimos anteriormente, a Speedio Academy dispõe de 3 opções de cursos gratuitos focados em prospecção ativa para alavancar seus negócios e colocá-lo no caminho certo em busca do sucesso da sua empresa! Acesse o link e se inscreva já!

Sobre a Speedio Academy

A Speedio Academy é uma plataforma de educação criada pela Speedio. A ideia para sua criação surgiu da necessidade das empresas brasileiras de saber mais sobre outbound e como fazer a prospecção ativa na prática. Sabemos que adquirir conhecimento é uma das únicas formas de que ocorram mudanças efetivas no mundo onde vivemos.

Através da Speedio Academy, você tem acesso às melhores e mais detalhadas informações do que é e como fazer Outbound da forma ideal para seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil investir em prospecções mais eficientes, que tragam resultados mais expressivos. Isso será possível realizando o curso WTF is Outbound disponível na plataforma.

Outra opção de curso disponibilizado pela Speedio Academy é o Outbound.io. Neste curso, são apresentadas e detalhadas técnicas de eficácia comprovada usadas pela própria Speedio, além de explicação de como aplicá-las no seu negócio.

O terceiro curso da plataforma que aborda a temática de Outbounds é o Atlas.io. Nesse curso é ensinado como utilizar a plataforma da Speedio na realização de prospecção ativa.

Sobre a Speedio 

A Speedio é especialista em geração de leads B2B, facilitando a vida de sua empresa na hora de montar listas para prospecção ativa. Através da tecnologia desenvolvida pela Speedio, você consegue potencializar os resultados de sua empresa através do fornecimento de dados de qualidade e, com isso, otimização de tempo.

Com a ajuda da Speedio, seu processo de outbound pode ser facilitado e seus leads melhor abordados pelo fornecimento dos dados corretos.

 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados