Entenda o que é Business Intelligence e para que serve o Power BI

Publicado em 21 de junho de 2021

Power BI

Processar grandes volumes de dados dentro de um negócio é uma tarefa que não parece ser tão simples, mas que é extremamente necessária para quem almeja um crescimento sólido. A partir de Business Intelligence, é possível tratar estes dados de forma estratégica e trazer os melhores resultados para dentro da empresa.

A Inteligência de Negócios é fundamental para avaliar os processos internos da empresa, comparar com a concorrência, combinar estes dados com análises sobre o comportamento e hábitos de clientes, e assim, conseguir construir uma base de dados que auxilie a empresa em todas as suas tomadas de decisão.

Claro que este foi apenas um exemplo de como usar Business Intelligence para melhorar os resultados do negócio, mas, essa estratégia ainda pode ser combinada ao Power BI, à Data Science e diversos outros métodos de análises e tratamentos de dados.

Vamos ver então, o que é BI e Power BI e como a aplicação dessas técnicas e ferramentas maximizam os resultados dos negócios. 

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, é um conjunto de técnicas para coletar, armazenar, organizar e estruturar dados, a fim de avaliar todos os indicadores que são relevantes para a empresa e aplicar essas análises nas tomadas de decisões.

O BI se tornou indispensável para definir prioridades, encontrar os melhores planos de ação em qualquer área que seja dentro do negócio e tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Seja para análise financeira, de vendas, de sucesso do cliente, de concorrência, ou qualquer outro tipo de análise, é preciso ter uma base de dados organizada e eficiente.

É um processo realizado em etapas: coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de dados.

Respectivamente, cada etapa tem como função:

  • A definição do objetivo da coleta de dados, identificando quais são os verdadeiros pontos relevantes que devem ser levantados nesta primeira fase, e assim, realizar uma limpeza nesses dados de acordo com o objetivo pré-estabelecido;
  • Organizar os dados levantados a partir das métricas que se deseja avaliar e ter um painel de controle onde se consiga visualizar e comparar esses dados, e ainda, modificá-los, caso necessário;
  • O compartilhamento dos dados levantados e analisados com os setores competentes, para determinarem juntos os planos de ação que podem ser tomados para alcançar o objetivo de acordo com esses dados;
  • O monitoramento constante dos dados e das estratégias planejadas para que se tenha tempo hábil de modificá-los caso ocorra alguma mudança no cenário interno ou externo.

Com uma base de dados sólida e a aplicação de BI, é possível reunir informações importantes sobre características de concorrentes, experiências e necessidades de seus clientes, obter previsões, entre muitos outros dados que formarão insights para o planejamento de estratégias assertivas em todos os departamentos. 

Dentro das técnicas de BI, podem ser empregadas ferramentas tecnológicas para que este tratamento de dados seja mais preciso e otimizado.

Essas ferramentas precisam ser flexíveis para que se consiga adaptá-las a cada indicador que se deseja analisar.

Business Intelligence tem bastante semelhança com Data Science, embora o primeiro utilize dados do passado para gerar insights de curto e médio prazo, enquanto o segundo utiliza cálculos matemáticos para prever grandes resultados do futuro.

Ambos podem e devem ser complementados para otimização dos dados analisados.

O que é Power BI?

Power BI

O Power BI é uma solução desenvolvida pela Microsoft para potencialização do BI com o uso de ferramentas tecnológicas que automatizam o processo de coleta e tratamento dos dados de acordo com o que se deseja analisar de forma combinada com os objetivos que se deseja alcançar.

O Power BI é capaz de integrar grandes quantidades de dados vindos de diversos bancos de dados e de milhares de linhas de tabelas, realizar sua limpeza, centralizar essas análises em apenas um painel de controle e gerar relatórios e gráficos destes dados sensíveis em conjunto.

Desta forma, é possível gerar insights a partir de uma visão panorâmica do negócio e com auxílio de Inteligência Artificial, também ajuda a identificar padrões de comportamentos internos e externos e avaliar quais investimentos podem trazer melhores resultados, tudo baseado em dados.

O Power BI pode ser utilizado a partir de seu desktop ou dispositivos móveis, o que possibilita analisar e tratar dados de qualquer lugar e a qualquer momento.

Além disso, faz integração com diversas outras soluções de colaboração e produtividade da Microsoft, como Microsoft Teams e o Office 365, melhorando a comunicação entre equipes e a transparência dos dados.

A relação entre Power BI e Business Intelligence

Business Intelligence e Power BI se complementam para fornecer a melhor qualidade dos dados e insights.

Enquanto o BI é um conjunto de técnicas, o Power BI é um conjunto de ferramentas que facilitam a aplicação dessas técnicas de BI dentro do negócio, organizando todos os dados em apenas um lugar.

O Power BI também oferece a possibilidade de gerar dashboards e relatórios, com armazenamento em nuvem, para acompanhamento e gestão das principais métricas de BI.  

A diferença entre Power BI e o Excel

O Excel é um aplicativo da Microsoft que organiza dados em linhas e colunas, sendo possível a inserção de uma série de funções de cálculos, e a criação de gráficos desses dados para sua melhor visualização.

Já o Power BI, concentra dados de diversas fontes automaticamente, inclusive de ferramentas de Big Data, e os analisa em tempo real de forma conjunta, de acordo com os parâmetros estipulados. 

Embora o Excel forneça uma série de recursos, fica difícil analisar com velocidade os dados inseridos em grande escala, o que torna o modelo de Power BI mais facilitador neste processo, já que analisa e constrói modelos de dados complexos, e também garante uma análise mais aprofundada de todas as variáveis. 

O Power BI também é mais flexível em suas configurações e relatórios, e permite filtragens de dados cruzados. 

Power BI e a disseminação do mindset “Data Driven”

Trabalhar em cima de dados é essencial para o fortalecimento e crescimento do negócio. Não existe “achismo” na gestão de processos, ou pelo menos, não deveria.

É preciso se escorar em dados para dar embasamento nas tomadas de decisões. 

Será possível decidir em qual área da empresa investir sem analisar ao menos quanto lucro ou quanto prejuízo este setor oferece?

Ou ainda, será possível saber como melhorar a experiência do seu cliente sem ter dados sobre o que ele acha de seu atendimento ou produto?

Para que se consiga planejar qualquer ação relacionada a qualquer área da empresa, é necessário reunir uma série de informações que mostrem como está a situação atual do departamento e que forneçam uma previsão de como pode ficar após a adoção de determinada medida.

O mindset Data Driven está diretamente ligado ao uso de tecnologias para orientar as tomadas de decisão baseadas em dados.

O Power BI auxilia nesta cultura de mindset Data Driven fornecendo toda a estrutura e organização necessárias para armazenar dados, comparar variáveis e obter uma série de análises por período, setor, tipo de estabelecimento, entre muitos outros parâmetros que sejam relevantes para o negócio.

Além disso, permite a construção de dashboards, espaços analíticos fundamentais para o estabelecimento desta cultura, e o compartilhamento destas análises com todos os envolvidos nestes processos para estimular a troca de informações, e assim, conseguirem planejar juntos as próximas ações. 

Alguns dos principais softwares de power BI

No portal B2B Stack você encontra uma série de soluções tecnológicas, consegue comparar ferramentas e ver as avaliações dos usuários reais, que auxiliam na busca pelo melhor software.

Alguns dos principais softwares de BI que você encontra no portal são:

Entre outros.

Vale ressaltar que para escolher a melhor ferramenta, é necessário realizar um estudo em seu negócio para identificar quais dados precisam ser tratados, e assim, adequar a melhor solução.

Conclusão 

Para que uma empresa tenha vantagem competitiva no mercado é necessário utilizar Inteligência de Negócio, ou BI, para tratar dados que influenciam diretamente nas tomadas de decisão.

Independente do setor ou porte da empresa, a importância da análise de dados vai além de saber quais ações devem ser tomadas para melhorar resultados, também é importante para estabelecer uma cultura de organização de dados que servirá para curto, médio ou longo prazo e para não repetir erros do passado.

O Power BI ainda é uma ferramenta, totalmente ligada ao BI, que deve ser utilizada para tratar estes dados de forma centralizada, reunindo todas as informações de diversos meios e para gerar relatórios concisos, dando mais assertividade nas análises.

Além disso, permite que você compartilhe dados com outros colaboradores para dar maior transparência aos resultados, e principalmente, para trabalhar em insights de forma conjunta, reunindo diversas experiências e perspectivas.

Aproveite agora para dar uma olhada na categoria completa de BI no portal B2B Stack, e encontre a melhor ferramenta para te auxiliar na gestão de seus dados.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados