Saiba se o Senior ERP é o ERP ideal para sua empresa

Publicado em 13 de maio de 2021

A automatização dos processos de gestão empresarial vem crescendo nos últimos anos graças às necessidades das empresas de colher e analisar dados cada vez mais precisos todos os dias para sua estruturação e crescimento. Para te auxiliar, o Senior ERP traz soluções e atualizações que prometem fazer alcançar a tão esperada organização de sua empresa.

Com a pandemia de COVID-19 e a adoção de diversas empresas ao home office, realizar a gestão de toda a empresa poderia ficar mais difícil se não fossem as tecnologias presentes no mercado. 

Tecnologias como os ERPs, permitem integrar todos os setores da empresa para que se tenha um controle centralizado e eficiente. Além disso, essas ferramentas são feitas sob medida e você pode escolher os módulos mais apropriados para seu modelo de negócio.

Pensando nisso, veremos neste texto, o que são os ERPs, como eles podem beneficiar sua empresa como um todo, te apresentaremos o Senior ERP e realizaremos uma comparação entre ele e outras duas ferramentas bastante conhecidas e importantes do mercado de softwares.

O que é ERP?

ERPs (Enterprise Resource Planning), em português, Planejamento de Recursos Empresariais, são ferramentas tecnológicas desenvolvidas para uma gestão integrada e sincronizada de todos os setores da empresa, e que atendem a todos os portes e segmentos corporativos.

Essas importantes ferramentas conectam desde os setores financeiro, contábil, jurídico e recursos humanos, até o comercial, marketing, operacional, estoque e logística, dando uma ampla visão sobre a situação da empresa e facilitando as tomadas de decisões.

Além disso, integrar estes setores em apenas uma plataforma é a forma mais eficiente de evitar que ocorram desencontros de informações e dados que podem ocorrer se cada setor utilizar ferramentas de gestão diferentes uma da outra.

As maiores características deste tipo de ferramenta é a automatização de processos, e também, a atualização em tempo real de todos os dados inseridos na plataforma escolhida, já que funcionam, em sua maioria, de forma online e contam com armazenamento em nuvem.

Os ERPs foram criados com objetivos de reduzir falhas operacionais causadas pela realização de processos repetitivos, que até então eram feitos de forma manual, otimizar o tempo gasto nestes processos de gestão, aumentar a segurança das informações das empresas e otimizar custos.

No geral, os ERPs podem ser adquiridos através de módulos, essenciais e complementares, isso significa que você só pagará pelo que realmente precisar em sua empresa, e conforme o aumento da sua demanda e o desenvolvimento da corporação, você pode adicionar mais módulos para obter cada vez mais assertividade em sua gestão.

Vamos a um exemplo prático sobre o funcionamento dos ERPs: o setor comercial faz uma venda, o produto vendido será baixado automaticamente no estoque, a logística de entrega será calculada e o valor da venda será computado no fluxo de caixa.

Os setores financeiro, contábil e jurídico iniciarão os processos de emissão de notas fiscais, cálculos de tributos, cálculos de lucros, e com isso, terão assertividade no controle das contas a pagar e a receber.

Enquanto isso, o setor de marketing conseguirá reconhecer os produtos mais vendidos, e também aqueles produtos que demoram a sair do estoque, podendo assim criar campanhas para alavancar as vendas dos produtos que mais precisam de atenção.

Já o setor de recursos humanos, conseguirá gerenciar os processos burocráticos de folha de pagamento, segurança do trabalho e ponto eletrônico, por exemplo, e enviar automaticamente estes dados para o setor que realizará o pagamento dos valores aos funcionários.

Utilizando um ERP, você sabe exatamente onde investir e quando investir, evitando custos e despesas desnecessárias em determinados momentos. Os ERPs promovem o desencadeamento de diversas ações, que em conjunto, se tornam mais assertivas e eficazes para um processo de gestão sólido.

Por que realizar a gestão da sua empresa com um ERP?

Os ERPs facilitam todos os processos de gestão, de todos os setores da empresa, e principalmente, auxiliam na padronização destes processos, trazendo mais transparência e confiabilidade por parte de todos os colaboradores envolvidos.

A segurança dos dados também é um dos maiores focos dos ERPs, que investem sempre no aperfeiçoamento de inteligência artificial e machine learning para fornecer aos seus usuários o ambiente mais seguro possível, evitando perda ou vazamento de informações.

A automatização dos processos é sem dúvida o maior benefício que os ERPs proporcionam, já que computam os dados automaticamente e te darão relatórios precisos com todas as informações cruzadas, organizadas e sólidas de todos os setores, seja individualmente ou em conjunto.

Tudo isso faz com que você economize tempo pois terá todos os dados em apenas um lugar, contando com a tecnologia para colher, calcular e apresentar seus resultados, e a partir disso, você pode focar nas estratégias que serão adotadas para investimentos, aumento da produtividade e da receita da empresa.

Senior ERP o que é?

Senior ERP

Senior ERP é uma ferramenta para automatizar os processos de gestão empresarial, capaz de integrar os diversos setores da empresa e cruzar seus resultados para que se obtenham análises exatas de sua situação atual, sendo que estes dados coletados pela plataforma são atualizados em tempo real e armazenados em nuvem.

Com o Senior ERP, você otimiza os processos de gestão a fim de evitar falhas, economizar tempo e custos, e por consequência, aumentar a produtividade da empresa, além de contar com qualidade e segurança das informações.

Alguns dos diferenciais do Senior ERP são a possibilidade de gerenciar conciliações bancárias de forma automática e obter uma previsibilidade de suas movimentações e receitas a partir das ferramentas de fluxo de caixa.

Outro diferencial é que o Senior ERP conta também com a ajuda da Sara, uma assistente virtual movida por inteligência artificial, que permite a conversa entre usuário e software, facilitando a pesquisa de respostas.

Senior ERP faz integrações com outras plataformas via API, desta forma, os sistemas, softwares e outras soluções que já são utilizadas em sua empresa se conectam para que ocorra o compartilhamento e coleta de informações, mantendo todos os dados em apenas um lugar.

Empresa Senior Sistemas

A Senior é uma das maiores empresas desenvolvedoras de sistemas para gestão de empresas do Brasil, fundada em 1988 em Blumenau (SC), e que iniciou seus trabalhos produzindo uma solução para processamento de folha de ponto, evoluindo até as soluções fornecidas atualmente.

Hoje, oferecem ferramentas ERPs, e também para gestão de pessoas, CRM, gestão de armazenagem, gestão de transporte e soluções financeiras para pequenas, médias e grandes empresas.

A empresa Senior ganhou diversos prêmios ao longo de sua trajetória, e entre eles estão 2 prêmios de melhores fornecedores para RH de 2020, além de 1 prêmio do segmento de gestão integrada em 2019 e 7 prêmios do evento Grandes & Líderes – 500 maiores do Sul, promovido pela revista Amanhã.

Funcionalidades do Senior ERP

As funcionalidades presentes no Senior ERP estão separadas em módulos. Abaixo, veremos quais são estes módulos e algumas funcionalidades presentes nos mesmos:

Controladoria:

  • Gestão de obrigações fiscais, em nível municipal, estadual e federal;
  • Adequação de arquivos fiscais às exigências SPED;
  • Gestão de impostos.

Finanças e Faturamento:

  • Gestão de recebíveis;
  • Gestão de contas a pagar;
  • Gestão de tesouraria;
  • Movimentação de caixa;
  • Geração de crédito para fornecedores e clientes;
  • Conciliação automática;
  • Emissão de boletos;
  • Identificação de pagamentos online;
  • Baixa automática de títulos;
  • Emissão de notas fiscais de entradas e saídas.

Manufatura:

  • Planejamento Avançado de Produção (APS);
  • Manufacturing Execution System (MES);
  • Manutenção preditiva;
  • Rastreamento da cadeia produtiva;
  • Gestão da engenharia de produção;
  • Chão de fábrica.

Suprimentos:

  • Gestão de compras;
  • Cadastro de fornecedores;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de armazenagem;
  • Inventário de estoque.

Vendas:

  • Gestão de pedidos de vendas;
  • Criação de orçamentos;
  • Análise de crédito;
  • Atração e retenção de clientes com o CRM integrado;
  • Gestão de processos de logística.

Serviços:

  •  Gestão de serviços;
  • Gestão de insumos e recursos;
  • Gestão de assistência técnica;
  • Gestão de garantia;
  • Gestão de contratos recorrentes.

Outras funcionalidades:

  • Agrupamento e gestão de filiais;
  • Gestão de logística;
  • Agendamento de tarefas;
  • Importação de arquivos.

Todas as funcionalidades permitem a criação de relatórios em diversos formatos para que se tenha a maior assertividade no momento de analisar os resultados.

É bom lembrar que além dessas funcionalidades gerais, existem as funcionalidades específicas para cada segmento de negócio, que podem se encaixar perfeitamente em sua empresa.

Para quem o Senior ERP é indicado?

Senior ERP é indicado para empresas que desejam automatizar seus processos de gestão, de todos os portes, e dos seguintes segmentos:

Comparações

Agora vamos comparar o Senior ERP com outras duas soluções: Totvs ERP e SAP ERP, e analisar suas diferenças e semelhanças para te auxiliar na escolha da melhor plataforma.

  • Senior ERP x Totvs ERP

Comparando o Senior ERP com o Totvs ERP, vemos que ambos oferecem essas ferramentas de gestão para determinados segmentos de empresas, portanto, ambos ainda não abrangem todos os modelos de negócios.

Ainda com relação aos segmentos atendidos pelas duas plataformas, podemos citar que o Totvs ERP atende alguns segmentos além dos atendidos pelo Senior ERP, como educacional, saúde, jurídico e hospitalidade.

Ambas as soluções são adquiridas por módulos, o que faz com que sua empresa economize, gastando apenas com o necessário.

Todas as funcionalidades básicas de um ERP estão presentes nas duas plataformas, como controle de contas a pagar e a receber, controle de estoque, gestão de vendas, entre outras, alterando apenas as funcionalidades específicas para os determinados segmentos.

Algumas diferenças são relacionadas à solução de CRM que não é nativa no Totvs ERP, ou seja, é necessário adquirir o CRM a parte para integrar com o ERP, ao contrário do Senior ERP, que já possui solução CRM integrada, e também quanto a inteligência artificial, que no Totvs ERP também não é integrada, em contrapartida, o Senior ERP já conta com essa tecnologia.

No geral, as duas plataformas são bastante semelhantes, inclusive na praticidade de utilização, fornecimento de suportes e treinamentos e integrações via API.

  • Senior x SAP ERP

Vamos iniciar a comparação entre Senior ERP e SAP ERP dizendo que este segundo pode ser utilizado por empresas de todos os portes e segmentos, ao contrário do Senior ERP, porém, a implementação da solução é mais complexa, então as médias e grandes empresas podem ser mais beneficiadas com o SAP ERP.

Quanto às funcionalidades básicas de um ERP, ambos contam com ferramentas para gestão de contas a pagar e a receber, gestão de fluxo de caixa, gestão de tesouraria, mas o SAP ERP não possui CRM integrado como o Senior ERP, sendo necessário aquisição à parte, e também não conta com ferramentas de previsão orçamentária como o Senior ERP possui.

A maior diferença entre as duas plataformas está na utilização. Por ser uma plataforma nacional, o Senior ERP pode ser mais fácil e intuitivo de ser usado em comparação com o SAP ERP, e não são necessários muitos manuais para entender sua lógica.

Você pode ver mais sobre o SAP ERP em nosso guia completo da ferramenta, e entender um pouco mais sobre suas funcionalidades e benefícios. 

Conclusão

Como vimos, os ERPs são softwares indispensáveis na gestão de uma empresa, e você não pode deixar de pensar na possibilidade de implementar essas ferramentas em seu negócio.

Contar com métodos antigos e com os que são realizados manualmente, têm grandes chances de não trazer assertividade, além de demandar de um grande tempo que pode ser otimizado com a utilização das ferramentas tecnológicas.

O Senior ERP oferece aos seus usuários bastante praticidade em sua utilização, além de ser intuitivo e prometer fácil implementação.

Com o Senior ERP você consegue centralizar todo o processo de gestão de sua empresa, integrando os setores, e dispondo de análises precisas para te auxiliar nas tomadas de decisões rápidas e exatas, alcançando metas e resultados de forma estratégica e otimizando custos.  

Veja nossa categoria completa de ERPs no portal B2B Stack, faça comparações, e veja as avaliações dos melhores softwares do mercado.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados