Tecnologia na advocacia: como advogados saem na frente

Publicado em 17 de julho de 2018

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Com a transformação digital, muitas profissões que tinham em suas rotinas práticas rudimentares e repetitivas foram obrigadas a adotar a tecnologia para otimização e aumento de produtividade. Uma das principais delas é a advocacia e, pensando nisso, trouxemos aqui um guia sobre o assunto.

 

O desenvolvimento da tecnologia vem transformando o dia a dia de inúmeros profissionais. Com advogados, isso não é diferente. Surgem cada vez mais recursos e ferramentas de tecnologia na advocacia.Hoje advogados e escritórios se deparam com ferramentas de inteligência artificial e big data. Na chamada advocacia digital, profissionais contam com soluções robustas para enfrentar um mercado cada dia mais competitivo.

Diante desse cenário, no entanto, o futuro do mercado jurídico ainda é uma questão para muitos profissionais. Afinal, quais são os impactos da tecnologia na advocacia e o futuro do mercado jurídico? Quer entender como os advogados saem na frente? Então, não deixe de conferir!

Das fichas de andamento aos softwares jurídicos

Durante um bom tempo, o andamento processual, controle de publicações e até a redação de peças jurídicas eram feitos manualmente. Com a chegada dos editores de texto e planilhas, o advogado começou a operar com as primeiras ferramentas tecnológicas. No entanto, a rotina de trabalho ainda era totalmente mecânica e boa parte das atividades eram centralizadas totalmente no advogado.

Com a chegada dos softwares jurídicos, essa realidade se transformou. Por meio dessas ferramentas, os advogados passaram a automatizar uma série de rotinas, ganhando em agilidade e produtividade. Além disso, os softwares possibilitaram a segmentação da gestão. Hoje, o atendimento do cliente, execução de serviços jurídicos e cobrança, são áreas autônomas na maioria dos escritórios e não ficam centralizadas apenas no advogado.

Os softwares, sem dúvida, trouxeram grandes mudanças o mercado jurídico. Atualmente, existem diferentes ferramentas com as mais diversas funcionalidades atendendo necessidades e perfis diferentes, tanto de escritórios quanto de profissionais.

Dos softwares aos robôs

A evolução da tecnologia na advocacia, no entanto, não parou apenas nos softwares. Atualmente o advogado tem à sua disposição ferramentas que utilizam tanto a inteligência artificial quanto recursos de big data para aprimorar os serviços jurídicos.

Utilizando robôs, por exemplo, os advogados já conseguem obter uma análise precisa de milhares de documentos em apenas alguns segundos. Este tipo de análise, somada à geração de relatórios, permitem que o profissional possa tomar decisões muito mais assertivas, em menos tempo.

Por meio da Jurimetria, um recurso de big data que vem ganhando espaço na advocacia, profissionais conseguem avaliar as tendências e o posicionamento tanto de juízes quanto de tribunais. Usando softwares de análise específicos, o advogado tem à sua disposição uma série de dados que permitem a construção de teses mais assertivas, aumentando a sua probabilidade de resultados para o cliente.

Chatbots e atendimento ao cliente

Em um mercado cada vez mais competitivo, muitos escritórios já perceberam a importância de se investir em uma boa experiência para o cliente. Como a advocacia envolve a prestação de serviços pontuais, uma boa experiência gera recomendações e novos clientes, fazendo com que o trabalho de prospecção demande menos esforços.

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Nesse cenário a tecnologia também se tornou uma aliada da advocacia. Com o uso de chatbots, escritórios conseguem automatizar o atendimento, proporcionando mais agilidade e satisfação ao cliente.

Usando robôs instalados nos sites ou aplicativos de mensagens, os escritórios conseguem responder a dúvidas comuns, além de direcionar o cliente para um profissional específico, caso haja necessidade. Não por outra razão, os chatbots são uma ótima ferramenta que vem auxiliando também o trabalho os sócios. Como muitos costumam se focar no atendimento, com uso dos chat bots, os sócios passam a ter mais tempo para as questões estratégicas do escritório.

Advocacia digital: o futuro do mercado jurídico

Hoje advogados e escritórios contam com recursos que garantem mais agilidade e praticidade. E, já que produtividade se tornou um diferencial competitivo nesse mercado, todo advogado deve estar atento às mudanças, buscando sempre as melhores ferramentas para o seu dia-a-dia. Ao menos, se quiser sobreviver.

 

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Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


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