Topic Clusters: Entenda como essa estratégia pode gerar tráfego e leads para o seu site

Publicado em 7 de novembro de 2022

Imagem representativa do Topic Clusters

O principal desafio do profissional de marketing de conteúdo é identificar quais são os temas mais relevantes do seu setor de atuação e conquistar um ótimo rankeamento do seu conteúdo nos mecanismos de buscas.

Para que isso aconteça é importante entender o conceito de Topic Clusters, pois essa ferramenta pode impactar significativamente no rankeamento do seu site e trazer grandes benefícios quando bem aplicadas.

Benefícios esses que são desejados por todo profissional do marketing, como o aumento do tráfego orgânico e a geração de leads por meio das estratégias de conteúdo.

Continue lendo o artigo para entender o que é Topic Clusters e como aplicar essa estratégia em seu site.

O que são os Topic Clusters?

O termo Topic Clusters é uma estratégia de SEO muito utilizada para a aplicação de conteúdos estratégicos e na organização dos diversos temas que estão presentes em sites. 

O Topic Clusters surge para suprir a necessidade dos leitores de encontrar conteúdos relevantes e que sejam  completos, esses mesmo leitores estão em busca de uma boa experiência de leitura. Por isso, quanto melhor a experiência do usuário maior serão as chances dos algoritmos do Google conseguirem identificar esses aspectos e rankear melhor o seu site.

Para entender melhor o que se trata o Topic Clusters, veja o exemplo a seguir.

Você vai a um supermercado comprar carne, batatinha, cenoura e pão para o dia seguinte, todos esses são itens diferentes e por isso precisam de um armazenamento adequado, para orientar e facilitar o seu processo de compra as farmácias separam esses produtos em setores.

Imagem representa a divisão de setores de um supermercado

Temos o setor do açougue onde fica a carne, o setor de frutas e verdura onde facilmente será encontrado a batatinha e a cenoura e o setor da padaria onde ficam os pães, biscoitos, bolos, quitandas e entre outros.

Quando os produtos estão organizados em setores essa ação facilita que o consumidor encontre o produto desejado mais facilmente. Os sites seguem essa mesma lógica ao organizar as suas informações de forma lógica e intuitiva.

As aplicações em sites para organizar o conteúdo acontecem pelo denominado Topic Clusters que visam organizar as páginas e os conteúdos do seu site de forma estratégica, pensando sempre na lógica do leitor que precisa achar algo específico de maneira rápida e simples.

Com a aplicação de Topic Clusters o leitor do seu blog consegue navegar de forma rápida e otimizada.

Como aplicar uma estratégia Topic Clusters

O Topic Clusters é uma excelente ferramenta para os profissionais de marketing de conteúdo que querem e precisam deixar o seu conteúdo mais bem estruturado. Os sites em geral possuem estruturas básicas como a página principal, páginas institucionais, serviços ou produtos, informações importantes e entre outras.

Imagem representativa de Topic Clusters

Para organizar a estrutura do conteúdo de um blog normalmente são utilizadas as chamadas categorias, ou seja, os sites possuem agrupamentos de temas de acordo com o tema geral. 

Aqui no blog da B2B Stack temos diversas categorias como tecnologia, vendas, eventos e muito mais, se produzirmos um conteúdo sobre o evento da B2B Adwords 2021, ele com certeza entrará na categoria de eventos.

Mas, a categoria de eventos pode e deve receber outros temas além dos eventos que envolvem a B2B Stack, como por exemplo como organizar eventos, quais os eventos mais importantes para a tecnologia e entre outros.

Após estruturar a categoria do seu site é importante aplicar a estratégia de Topic Clusters dentro do seu post. Por isso é importante produzir conteúdos completos que se relacionem com a sua área de atuação, pois esse post será o seu principal conteúdo com um melhor rankeamento.

O conteúdo mais profundo pode ser considerado um post pilar que contém vários links para outro conteúdo do seu blog, através da utilização de links internos, essa ação faz com que os leitores fiquem mais tempo em seu site consumindo conteúdo relevante e relacionados com o tema central.

Essa estratégia de Topic Clusters torna a experiência do leitor ainda melhor e mais otimizada, afinal, ninguém mais possui tempo para procurar conteúdo em diferentes sites, por isso invistam em posts completos e que atendam a necessidade do leitor.

O que é um Post Pilar?

Para a aplicação da estratégia Topic Clusters funcionar é importante utilizar o post pilar. O Post Pilar são conteúdos que dão base para o conteúdo geral do seu site, esse post normalmente possui a palavra-chave mais genérica e fornece links para outro conteúdo que são semelhantes. O conteúdo pilar deve gerar links para os clusters e vice-versa. Por essa razão o Post Pilar possui alto valor para os sites.

Vejamos o exemplo da B2B Stack. Aqui no blog temos o texto o dicionário do mercado B2B, esse é um post pilar que possui linkagem interna para outras categorias do site, a principal característica desse conteúdo é a densidade de informação, visando assim suprir todas as dúvidas do leitor sobre as siglas do mundo B2B.

O que são post satélites

Os post satélites funcionam como o sistema solar, com vários planetas ao redor do Sol. Por exemplo, um post sobre o LinkedIn e como os profissionais e empresas podem utilizar essa ferramenta para se destacar, pode ser um post pilar e a partir dele surgem outros micro-conteúdos, como por exemplo, como produzir conteúdo para o LinkedIn, estratégias para vendas e muitos mais.

Utilizamos o post do LinkedIn porque ele é denso, ou seja, possui informações básicas, intermediária e complexas, possibilitando que haja uma abordagem do assunto com maior precisão e clareza. Os post satélites também possuem ótimos benefícios para os leitores que muitas vezes estão em busca de algo muito específico, dessa forma, os post satélites são a grande solução.

Como os Topic Clusters impactam o SEO?

O primeiro impacto do Topic Clusters em seu site é na experiência do usuário que terá maior fluidez e facilidade para encontrar determinado assunto. Sabemos que atualmente o algoritmo do Google consegue interpretar as informações dentro do site, por isso quanto melhor estruturado melhor será o seu desempenho.

Link Building

Com a construção de conteúdos estratégicos de acordo com o seu nicho de atuação e um site bem estruturado, saiba que o seu site pode ser mencionado em outros portais de forma orgânica. Isso deve-se ao fato de que os conteúdos bem estruturados se tornam referência para o mercado.

Você também pode aproveitar os diversos benefícios dos links Building, que inclusive podem ser utilizados como moeda de troca, ou seja, você menciona um site relevante em seu conteúdo e esse site menciona o seu portal no conteúdo deles.

Essa troca de Links Building é muito vantajosa para aumentar a audiência do seu público e se torna conhecido no mercado, quanto maior a menção do seu site melhor será para reputação da sua marca.

Tráfego orgânico

A conquista de tráfego orgânico em um site acontece devido a diferentes variantes, como a palavra-chave escolhida entre a genérica ou a cauda longa, qual é o volume de buscas. Para realizar a busca de palavras-chave você pode utilizar sites especializados que fornecem informações precisas sobre cada palavra e assim ter um melhor rankeamento, umas dessas ferramentas é o ubersuggest.

Por isso, busque se alinhar com as tendências de buscas do mercado e estruture o seu site da melhor forma possível, pois, dessa forma aumentará as chances do seu conteúdo aparecer nas primeiras páginas de busca do Google.

Quando um texto é bem estruturado os leitores tendem a valorizá-lo, gerando maior engajamento e compartilhando entre outras pessoas, fator como esse colabora para o aumento do tempo dos leitores em seu site e conversão de leitores em leads.

Entenda o que é Pilar Page

Algumas pessoas ainda confundem o Post Pilar com a Pilar Page, porque apresentam alguns aspectos semelhantes. A Pilar Page é uma página destinada a um conteúdo mais extenso, contendo o máximo possível de perguntas realizadas pelos leitores.

A Pilar Page visa sanar todas as dúvidas do leitor sobre determinado assunto, já um blog post comum normalmente busca responder algumas dúvidas básicas sobre determinado assunto. O Pilar Post possui maior taxa de conversão, por se tratar de um conteúdo completo que estimula o leitor a guardá-lo ou compartilhar.

Se a sua Pilar Page for desse modelo você pode pensar em disponibilizar uma versão em PDF para estes leitores. Esse é um momento ideal de captar leads qualificados através dos dados que os usuários deixam para baixar o documento.

Essa ação aumenta a sua taxa de conversão e este pode ser um excelente lead para receber atualizações do seu site, como newsletters e se tornar um leitor assíduo do seu conteúdo.

Benefícios do Pilar Page

Organização

Os sites que possuem uma estrutura organizada torna as páginas relacionadas entre si, facilitando que o leitor encontre o conteúdo desejado e consiga navegar entre os conteúdos de forma mais fluída.

Geração de leads

Os profissionais de marketing realizam diversos planejamentos para obtenção de leads, e quanto mais qualificados forem melhor, por isso a estruturação da Pilar Page é importante, pois através da produção de conteúdo de alto valor, ou seja, são aqueles conteúdos que possuem relevância para o leitor. 

Imagem de SEO do Topic Clusters

Quando a sua empresa já possui autoridade e reconhecimento na qualidade e produção de conteúdo, a equipe de marketing pode adicionar CTAs para converter o leitor em lead, essa ação pode ocorrer através de ebooks, apostilas que possam ser baixadas para que o leitor deixe os seus dados.

Através desses dados a equipe de marketing consegue realizar pesquisas de satisfação, entender as demandas dos seus leitores e usuários da sua plataforma, além de conseguirem aumentar a taxa de conversão do lead por conta da sua maturidade com o negócio.

Conclusão

Durante a leitura desse artigo conseguimos entender o que são Topic Clusters e como essa ferramenta pode ser um diferencial estratégico no seu site. 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o Blog da B2B Stack e saiba mais sobre estratégias de marketing que podem melhorar o desempenho do seu negócio.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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