Transformação digital imobiliária: o que você precisa saber?

Publicado em 24 de agosto de 2021

A transformação digital já faz parte do mercado imobiliário e, para conquistar bons resultados, sua imobiliária precisa se adaptar ao contexto

A pandemia de covid-19 potencializou o processo de digitalização de serviços. Dessa forma, a transformação digital imobiliária chegou ao setor, exigindo que as empresas se adequassem ao novo contexto.

Em busca de atendimento ágil e de serviços on-line, os consumidores do mercado imobiliário estão cada vez mais exigentes. Por isso, sua imobiliária e seus corretores de imóveis precisam estar preparados para as novas demandas.

O processo de transformação digital imobiliária é essencial para as empresas do setor, mas não é algo simples. A implementação demanda planejamento e estratégias, que, posteriormente, vão levar às ações e às mudanças.

Se você tem dúvidas sobre a transformação digital no mercado imobiliário, continue leitura, pois, nesse artigo, você vai conferir o significado do conceito, tudo que é necessário para implementar os processos em sua imobiliária e, é claro, suas vantagens.

O que é transformação digital imobiliária?

De maneira geral, a transformação digital pode ser definida como o processo de implementação da tecnologia em uma empresa para a otimização e a melhora dos desempenhos da corporação como um todo.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não está ligada somente à implementação de tecnologia. O processo é muito mais complexo, uma vez que envolve mudanças estruturais em toda a empresa.

Em outras palavras, é possível dizer que investir em transformação digital é algo muito além de ter um site otimizado e de um blog para a geração de conteúdos. As mudanças atingem todas as estruturas da empresa e, por isso, são radicais.

Mesmo que o processo de transformação digital seja complexo, isso não significa que apenas empresas de grande porte possam realizá-lo. A verdade é que todas as imobiliárias precisam passar pela transformação para se adequar ao mercado e ao consumidor atual.

Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não é um processo único. Isso porque ela integra algo maior, que é chamado de progresso tecnológico. Este, por sua vez, é composto de três fases: a digitização, a digitalização e, enfim, a transformação digital.

imagem mostra as mãos de uma mulher digitando em um notebook com icones que fazem referência a tecnologia sobrescrevendo a imagem

Digitização

O primeiro passo para que uma empresa atinja o progresso tecnológico é a digitização. Essa é a etapa na qual a corporação altera seus processos, que passam de analógicos para digitais.

O principal objetivo dessa fase é assegurar que os processos da empresa – da imobiliária, nesse caso – se tornem mais efetivos e mais seguros. Um dos exemplos que podem ser citados é a coleta de dados.

Antigamente, era comum coletar informações de clientes em papel. Hoje, é sabido que esse método é pouco eficiente e nada seguro e, por isso, as ferramentas digitais são mais do que bem-vindas.

Na sequência, a empresa deve passar pela fase de digitalização. É nessa segunda etapa que as mudanças tecnológicas devem ocorrer em todos os setores da empresa – desde o departamento de RH (Recursos Humanos) até o departamento de TI (Tecnologia da Informação).

É no processo de digitalização que a cultura e a estrutura da empresa começam a mudar. Com isso, um novo modelo de negócio passa a ser formulado e definido pelas atuais condições e processos.

Transformação digital

A terceira e última etapa é, enfim, a transformação digital. É nessa fase que os resultados da digitização e da digitalização vão aparecer e, dessa forma, será possível estruturar novos processos.

Como implementar a transformação digital em minha imobiliária?

Agora que você já conhece a definição de transformação digital e que já sabe este conceito integra um processo ainda maior, chegou o momento de aprender como começar a implementar as ações em sua imobiliária.

Conforme citado anteriormente, a aplicação da transformação digital não é simples, mas, para garantir o lugar de sua empresa no futuro, você vai precisar investir nas mudanças em algum momento.

Comece pelo departamento de TI

Você já sabe que a transformação digital não está relacionada apenas à tecnologia. Diante disso, é importante que você comece pelo departamento de TI, mas não direcione as ações do profissional para a conquista de resultados.

A transformação digital imobiliária deve ter como objetivo a qualidade dos serviços e, também, a satisfação do cliente.

Mesmo que você comece o processo de transformação pelo setor de tecnologia, é importante se lembrar de que todos os departamentos precisam se adequar e, para isso, precisam estar alinhados entre si.

Imagem de uma mão masculina apontando para tela de um tablet que está sobre uma mesa de cor cinza

Invista em processos automatizados

A automação de processos deve ser uma busca constante em sua imobiliária se seu objetivo é implementar a transformação digital na empresa. Por isso, é essencial que você automatize o máximo de tarefas possíveis.

O principal objetivo de automatizar processos é favorecer a produtividade de todos os funcionários e, com isso, potencializar os resultados da empresa de forma geral.

Não se esqueça da comunicação interna

Pode parecer estranho falar sobre comunicação quando o assunto é transformação digital. Entretanto, esses tópicos estão interligados, especialmente quando se trata da comunicação interna.

Como a transformação digital é um processo complexo que vai reestruturar toda a empresa, todos os colaboradores precisam conhecer as informações e os acontecimentos.

Nesse sistema, é importante, ainda, que as equipes se unam para estruturar projetos multidisciplinares, que podem contribuir – e muito – para a implementação do processo de transformação digital.

Acompanhe as tendências do mercado e os comportamentos dos consumidores

Nunca se esqueça de que a transformação digital deve estar alinhada aos seus clientes. Por isso, você nunca deve deixar de considerar os comportamentos de seus consumidores, uma vez que eles tendem a mudar com o passar do tempo.

Além disso, é imprescindível que você acompanhe as tendências do mercado imobiliário, para que possa estar em consonância com as inovações. Nesse sentido, é importante acompanhar os concorrentes e verificar o que eles estão fazendo.

Imagem de um homem com um celular na mão esquerda e com uma caneta na mão direita. A mão direita está apontando para uma tela de computador

Quais são as vantagens da transformação digital?

Para que você comece a implementar os processos de transformação digital em sua imobiliária, confira a lista abaixo, que traz as principais vantagens de investir na inovação:

  • > Aumento nos níveis de satisfação do cliente;
  • > Aumento nos níveis de eficiência dos processos;
  • > Redução de custos em diversos processos;
  • > Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • > Mais segurança em todos os processos.

Gostou desse conteúdo? No próximo mês volto aqui na B2B Stack para falar mais sobre mercado imobiliário e tecnologia. Até breve!

Publicado por Manoel Gonçalves Neto

Imobiliarista há mais de 14 anos, Manoel Gonçalves Neto é founder e CEO da Arbo Imóveis, marketplace do mercado imobiliário que simplifica as transações para locatários, proprietários, administradores e compradores de imóveis. A Arbo é responsável pelo marketing e pelas estratégias de venda de grandes empresas, como JHSF, Apex, Grupo Avantti e muitas outras imobiliárias do Brasil.


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