A transformação digital já faz parte do mercado imobiliário e, para conquistar bons resultados, sua imobiliária precisa se adaptar ao contexto
A pandemia de covid-19 potencializou o processo de digitalização de serviços. Dessa forma, a transformação digital imobiliária chegou ao setor, exigindo que as empresas se adequassem ao novo contexto.
Em busca de atendimento ágil e de serviços on-line, os consumidores do mercado imobiliário estão cada vez mais exigentes. Por isso, sua imobiliária e seus corretores de imóveis precisam estar preparados para as novas demandas.
O processo de transformação digital imobiliária é essencial para as empresas do setor, mas não é algo simples. A implementação demanda planejamento e estratégias, que, posteriormente, vão levar às ações e às mudanças.
Se você tem dúvidas sobre a transformação digital no mercado imobiliário, continue leitura, pois, nesse artigo, você vai conferir o significado do conceito, tudo que é necessário para implementar os processos em sua imobiliária e, é claro, suas vantagens.
O que é transformação digital imobiliária?
De maneira geral, a transformação digital pode ser definida como o processo de implementação da tecnologia em uma empresa para a otimização e a melhora dos desempenhos da corporação como um todo.
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não está ligada somente à implementação de tecnologia. O processo é muito mais complexo, uma vez que envolve mudanças estruturais em toda a empresa.
Em outras palavras, é possível dizer que investir em transformação digital é algo muito além de ter um site otimizado e de um blog para a geração de conteúdos. As mudanças atingem todas as estruturas da empresa e, por isso, são radicais.
Mesmo que o processo de transformação digital seja complexo, isso não significa que apenas empresas de grande porte possam realizá-lo. A verdade é que todas as imobiliárias precisam passar pela transformação para se adequar ao mercado e ao consumidor atual.
Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não é um processo único. Isso porque ela integra algo maior, que é chamado de progresso tecnológico. Este, por sua vez, é composto de três fases: a digitização, a digitalização e, enfim, a transformação digital.
Digitização
O primeiro passo para que uma empresa atinja o progresso tecnológico é a digitização. Essa é a etapa na qual a corporação altera seus processos, que passam de analógicos para digitais.
O principal objetivo dessa fase é assegurar que os processos da empresa – da imobiliária, nesse caso – se tornem mais efetivos e mais seguros. Um dos exemplos que podem ser citados é a coleta de dados.
Antigamente, era comum coletar informações de clientes em papel. Hoje, é sabido que esse método é pouco eficiente e nada seguro e, por isso, as ferramentas digitais são mais do que bem-vindas.
Na sequência, a empresa deve passar pela fase de digitalização. É nessa segunda etapa que as mudanças tecnológicas devem ocorrer em todos os setores da empresa – desde o departamento de RH (Recursos Humanos) até o departamento de TI (Tecnologia da Informação).
É no processo de digitalização que a cultura e a estrutura da empresa começam a mudar. Com isso, um novo modelo de negócio passa a ser formulado e definido pelas atuais condições e processos.
Transformação digital
A terceira e última etapa é, enfim, a transformação digital. É nessa fase que os resultados da digitização e da digitalização vão aparecer e, dessa forma, será possível estruturar novos processos.
Como implementar a transformação digital em minha imobiliária?
Agora que você já conhece a definição de transformação digital e que já sabe este conceito integra um processo ainda maior, chegou o momento de aprender como começar a implementar as ações em sua imobiliária.
Conforme citado anteriormente, a aplicação da transformação digital não é simples, mas, para garantir o lugar de sua empresa no futuro, você vai precisar investir nas mudanças em algum momento.
Comece pelo departamento de TI
Você já sabe que a transformação digital não está relacionada apenas à tecnologia. Diante disso, é importante que você comece pelo departamento de TI, mas não direcione as ações do profissional para a conquista de resultados.
A transformação digital imobiliária deve ter como objetivo a qualidade dos serviços e, também, a satisfação do cliente.
Mesmo que você comece o processo de transformação pelo setor de tecnologia, é importante se lembrar de que todos os departamentos precisam se adequar e, para isso, precisam estar alinhados entre si.
Invista em processos automatizados
A automação de processos deve ser uma busca constante em sua imobiliária se seu objetivo é implementar a transformação digital na empresa. Por isso, é essencial que você automatize o máximo de tarefas possíveis.
O principal objetivo de automatizar processos é favorecer a produtividade de todos os funcionários e, com isso, potencializar os resultados da empresa de forma geral.
Não se esqueça da comunicação interna
Pode parecer estranho falar sobre comunicação quando o assunto é transformação digital. Entretanto, esses tópicos estão interligados, especialmente quando se trata da comunicação interna.
Como a transformação digital é um processo complexo que vai reestruturar toda a empresa, todos os colaboradores precisam conhecer as informações e os acontecimentos.
Nesse sistema, é importante, ainda, que as equipes se unam para estruturar projetos multidisciplinares, que podem contribuir – e muito – para a implementação do processo de transformação digital.
Acompanhe as tendências do mercado e os comportamentos dos consumidores
Nunca se esqueça de que a transformação digital deve estar alinhada aos seus clientes. Por isso, você nunca deve deixar de considerar os comportamentos de seus consumidores, uma vez que eles tendem a mudar com o passar do tempo.
Além disso, é imprescindível que você acompanhe as tendências do mercado imobiliário, para que possa estar em consonância com as inovações. Nesse sentido, é importante acompanhar os concorrentes e verificar o que eles estão fazendo.
Quais são as vantagens da transformação digital?
Para que você comece a implementar os processos de transformação digital em sua imobiliária, confira a lista abaixo, que traz as principais vantagens de investir na inovação:
- > Aumento nos níveis de satisfação do cliente;
- > Aumento nos níveis de eficiência dos processos;
- > Redução de custos em diversos processos;
- > Aumento da produtividade dos colaboradores;
- > Mais segurança em todos os processos.
Gostou desse conteúdo? No próximo mês volto aqui na B2B Stack para falar mais sobre mercado imobiliário e tecnologia. Até breve!
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4 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments