Tray: Saiba como funciona esta plataforma de e-commerce

Publicado em 16 de fevereiro de 2022

Todos sabem que as vendas no comércio eletrônico decolaram entre 2020 e 2021, e tendem a continuar em alta em 2022 e nos próximos anos. Neste conteúdo você vai conhecer uma das soluções de e-commerce que tiveram grande importância neste período: a Tray, plataforma da Locaweb para criar e gerenciar lojas virtuais.

Quem não pensou em criar um e-commerce nos últimos 2 anos que atire a primeira pedra.

Brincadeiras à parte, os números do comércio eletrônico são impressionantes.

Segundo dados divulgados do índice MCC-ENET revelaram que mesmo que 2021 não tenha sido um ano com medidas tão restritivas em relação à pandemia, no geral, a alta do e-commerce no Brasil foi de 48,41% quando comparada a 2020.

Isso significa que mesmo com estabelecimentos físicos funcionando, parte dos consumidores estão realmente preferindo fazer compras online.

Globalmente, as vendas no varejo eletrônico totalizaram cerca de 4,9 trilhões de dólares em 2021, e tendem a aumentar para aproximadamente 7,4 trilhões de dólares até 2025.

Sendo assim, escolher as melhores ferramentas de e-commerce disponíveis no mercado faz toda a diferença para que os empreendedores do comércio eletrônico possam aumentar sua receita e visibilidade online, mantendo o mercado aquecido.

Por isso, continue acompanhando este artigo para saber todos os detalhes da Tray e como a plataforma pode auxiliar seu negócio online.

O que é Tray?

Logo da Tray. O nome é escrito na cor azul marinho e a letra 'Y' tem um desenho de um carrinho de compras

Tray é uma plataforma de comércio eletrônico fundada em 2002 por Willians Marques, e que começou despretensiosamente por uma dificuldade percebida pelo seu fundador: a escassez de softwares de gestão de vendas online na época.

Ao longo dos anos a Tray foi crescendo e se desenvolvendo, chamando a atenção da Locaweb e se integrando à empresa em 2012.

Hoje, a Tray faz parte do ecossistema Commerce da Locaweb, que reúne uma série de soluções e serviços de gestão, meios de pagamento e impulsionamento das vendas online, na qual fazem parte plataformas como a Vindi, Bling ERP e Octadesk. Ecossistema este que aumentou sua receita líquida em 108,2% no 4T20 em relação ao 4T19.

A Tray é uma plataforma indicada para pequenas empresas, grandes corporações, e até mesmo para quem trabalha com vendas como pessoa física.

Além disso, também serve para os estabelecimentos que ainda só possuem pontos de vendas físicos e querem expandir seus negócios para os meios digitais.

A Tray permite a criação e gestão integrada de lojas virtuais dos mais diversos segmentos: alimentos e bebidas, esporte e lazer, beleza, livrarias e papelarias, moda e acessórios, saúde e bem-estar, petshops, eletrônicos e mais.

Entre os recursos da plataforma estão lojas de temas e aplicativos, ferramentas de marketing, soluções de logística e integração com os principais marketplaces do país.

E mais, para quem é iniciante em e-commerce, a plataforma oferece suporte, onboarding, vídeos com instruções de uso da plataforma e parceiros certificados para apoiar negócios.

Como funciona a Tray

Para usar a Tray é necessário adquirir um dos planos pagos da plataforma, que falaremos sobre os preços mais adiante.

Você pode usar tanto um CNPJ quanto seu CPF para se cadastrar, desde que todas as informações estejam transparentes e regulares.

Também é possível utilizar um domínio que você já tem, ou, registrar um novo domínio e hospedar sua loja virtual nos próprios servidores Locaweb. Com o plano pago, em pouco tempo sua loja já pode entrar no ar.

Ao contratar um plano você poderá utilizar a Tray pelo seu navegador ou no APP disponível para iOS e Android, o que permite a gestão da sua loja de qualquer lugar.

Além de criar sua loja virtual na Web, você pode desenvolver um aplicativo mobile para ela, um recurso adicional que pode ser adquirido por R$ 99/mês.

Saiba mais nos próximos tópicos como funcionam as funcionalidades disponibilizadas pela Tray.

Design e layout da loja virtual

Imagem de um site feito no Tray A imagem mostra diversos quadros com imagens e uma legenda em cima

Um dos pontos principais ao criar uma loja virtual é pensar no design e layout da plataforma, que precisa ser o mais fluido possível para oferecer uma boa experiência para o usuário e se tornar relevante para ele.

Com a Tray você pode planejar o design da sua loja do zero, adicionando seus próprios elementos, ou utilizar a loja de temas da plataforma para escolher um modelo pré-definido, pago ou gratuito, e editá-lo conforme as características da sua marca.

A plataforma permite também que os mais familiarizados com programação criem layouts com HTML e CSS.

Produtos

Assim que você obtiver acesso ao seu painel de controle da Tray, você poderá cadastrar e gerenciar seus produtos.

Na plataforma é possível cadastrar e organizar seus produtos em categorias, definir seus preços, adicionar imagens e informar as quantidades de cada produto em estoque para que a ferramenta possa contabilizá-los a cada venda.

Meios de pagamento

Na Tray você pode criar sua própria página de checkout transparente e integrar os principais ggateways de pagamento: Cielo, Rede, GetNet, Wirecard e Yapay.

A plataforma também fornece uma lista para que você escolha os meios de pagamento que prefere aceitar, podendo optar por PIX, boleto, cartões de crédito e débito, PagSeguro, PayPal, e possui até mesmo a opção do cliente pagar com Mercado Pago e retirar sua compra na loja.

Recursos de Marketing e SEO

Depois de cadastrar seus produtos, cuidar do layout da sua loja e integrar seus meios de pagamento, será o momento de promovê-la, certo?

Os recursos de marketing e SEO da Tray permitem que você promova seus produtos nas redes sociais, e também os divulgue direto no Google Shopping, de forma automatizada, uma vez que a plataforma gera um arquivo xml com todas as informações dos seus produtos conforme as regras de classificação do Google.

Outros recursos abrangem o envio de newsletters, programação de banners, promoções em lote e uma página de notícias sobre a loja.

Além disso, você consegue otimizar todos os conteúdos das suas páginas para SEO: títulos, meta tags, redirecionamento de páginas, e mais.

Redes sociais

Uma vez que você criar sua loja virtual, você poderá integrar seu catálogo às mídias sociais e mantê-lo atualizado automaticamente para criar campanhas, fazer marcações de produtos em postagens, criar anúncios nessas redes e habilitar os pixels tanto do Facebook quanto do Instagram.

As ferramentas de redes sociais da Tray também fornecem dados do comportamento dos seus seguidores para que você crie campanhas cada vez mais assertivas, além de direcionarem seu cliente diretamente para a sua loja para finalizar as compras.

Gestão de vendas

Para gestão das suas vendas, a Tray disponibiliza um painel de controle que garante a gestão de impostos e tributos da sua loja, e apresenta gráficos de desempenho, com dados como:

Valor total em vendas, quantidade de visitas, taxa de conversão, vendas aguardando pagamento, as que faltam a emissão de nota fiscal, quais estão aguardando entrega, resumo semanal, horários das vendas, produtos mais vendidos e os mais visualizados, e mais.

Você também consegue fazer a gestão dos seus clientes e criar maneiras de engajá-los e fidelizá-los, pois a plataforma permite disponibilizar brindes por valor de compra, gerar cupons de troca e de descontos, criar programas de fidelidade, descontos progressivos, listas de casamentos, entre outras possibilidades.

Além disso, a plataforma oferece ferramentas para que você possa recuperar carrinhos abandonados, coletar avaliações dos seus consumidores, e caso você queira, é possível criar um programa de afiliados para que outras pessoas possam vender seus produtos através de um link de afiliado.

Logística

Outro recurso da plataforma Tray é a gestão de logística.

Com essas ferramentas você pode simular fretes, prazos de entrega, ter uma tabela de fretes própria, configurar suas preferências de envio e contar com mais de 10 opções para enviar os pedidos de clientes.

Comunicação com o cliente

Além de poder integrar ferramentas de atendimento na sua loja, você também pode se comunicar diretamente pelo WhatsApp com os clientes.

É possível integrar este canal de atendimento para atualizar seus clientes sobre pedidos, prestar suporte, enviar novidades e promoções.

O botão de WhatsApp fica disponível diretamente no seu painel.

Suporte e Onboarding

A Tray disponibiliza uma série de vídeos e tutoriais de utilização da plataforma, com textos, vídeos e imagens explicativas.

No entanto, se você ainda precisar de suporte, dependendo do plano escolhido você pode ter ajuda de profissionais por e-mail, ticket ou chat.

Migrar para a Tray

Você também pode migrar sua loja virtual já existente para a Tray, caso ela ofereça recursos mais atrativos do que sua plataforma atual.

A migração é gratuita e você pode importar suas informações por Excel ou realizar os cadastros manualmente, sendo que você não perde a indexação dos produtos no Google.

Integrações

A Tray faz integrações com diversos outros softwares para que você obtenha processos integrados, automatizados e sincronizados.

Você poderá integrar sua loja virtual com ERPs, ferramentas de e-mail marketing, soluções de logística, CRMs, softwares de atendimento e help desk, entre outras possibilidades.

Mas, o principal, é que a plataforma também permite que você integre sua loja virtual aos principais marketplaces, como os da B2W, Mercado Livre, Magazine Luiza, Madeira Madeira e Amazon.

Tray Corp

Para as grandes lojas virtuais, a plataforma oferece o Tray Corp, que contém recursos mais avançados.

O Tray Corp é indicado para os mercados B2B e B2C, sejam indústrias, marketplaces ou clubes de assinatura.

Suas funcionalidades abrangem split de pagamentos, para dividir valores de forma correta para fornecedores e parceiros, gestão de cobranças recorrentes, implementação com uma equipe profissional e área de sucesso do cliente para que você tenha apoio em todas as suas estratégias.

Dica B2B Stack: Como usar o Tray

Uma vez que você criou sua conta na Tray, você terá acesso a um painel bastante intuitivo para começar a configurar sua loja.

Um passo a passo que pode ser seguido se baseia em:

  1. Cadastrar as categorias dos seus produtos em “Produtos”;
  2. Na mesma aba, você já pode cadastrar os produtos que irá vender;
  3. Depois, você pode se preocupar com o design e layout da sua loja. Para personalizá-la, você vai utilizar a aba “Minha loja”;
  4. Caso queira, você já conseguirá fazer as integrações com os marketplaces desejados na aba “Marketplaces”;
  5. Por fim, depois de divulgar sua loja pela aba “Marketing” você poderá usar a aba “Vendas” para visualizar todas as vendas realizadas, os status de cada uma, assim como os canais de onde os clientes vieram, seus dados cadastrais e automatizar o envio das suas mercadorias.

Imagem do painel de controle do Tray

Quanto custa a Tray?

A Tray possui diferentes tipos de planos, entretanto, nenhum deles é gratuito e não é disponibilizado período de testes grátis.

Para saber na prática como funciona a solução, você pode acessar a Loja Demo de teste da plataforma para visualizar seus recursos e possibilidades de configurações.

Os planos Tray são:

  • Iniciante, no valor de R$ 49/mês;
  • Básico, no valor de R$ 99/mês;
  • Avançado, custando R$ 199/mês;
  • Profissional, no valor de R$ 499/mês;
  • Exclusivo, que custa R$ 749/mês.

Eles podem permitir o cadastro de 100, 500, 1.000, 5.000 ou de produtos ilimitados, respectivamente, de 10.000 visitas à visitas ilimitadas, todos eles cobram 1% de comissão em pedidos realizados pelos marketplaces, e no caso do plano Exclusivo, é cobrado também 0,99% de comissão por pedido na loja virtual.

Já os planos Tray Corp precisam ter os valores consultados com especialistas, exceto o Exclusivo, que custa R$ 749/mês + 0,99% do faturamento.

Conclusão

Como você já deve imaginar, o futuro e o caminho de muitos segmentos de negócios é o digital.

Com os novos hábitos de compras dos consumidores, disponibilizar vários canais online para vender seus produtos será fundamental para aumentar as possibilidades de vendas.

A Tray, portanto, é uma plataforma que te ajudará não só a criar uma loja virtual, mas também a integrar vários canais de vendas, bem como a promover seus produtos tanto nas redes sociais quanto no Google Shopping, trazendo mais visibilidade à sua marca.

Além disso, você conta com ferramentas de SEO para deixar sua loja otimizada para o motor de busca do Google, e pode integrar muitas outras ferramentas para obter trabalhos e análises sincronizadas.

Precisa conhecer mais soluções inovadoras como a Tray? Então, navegue pelo B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, e descubra mais de 23 mil ferramentas para otimizar todos os seus processos corporativos!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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