Saiba como criar um site gratuitamente pelo Wix

0
129
wix

O marketing digital vem sendo uma estratégia para divulgação de empresas cada vez mais utilizada devido à facilidade de acesso à internet que temos hoje em dia. Por isso, ferramentas como a Wix têm sido bastante procuradas por negócios que estão iniciando suas atividades ou que ainda não utilizavam dessa fonte rica para captação de clientes.

Por ser uma estratégia de atração de clientes menos invasiva que o outbound marketing, que visa resultados mais rápidos, o inbound marketing tende a ser mais bem visto por consumidores que buscam produtos ou serviços na internet, já que esse método torna a jornada de compra mais confortável e agrega mais conteúdos de qualidade.

Patrocinado

Segundo uma pesquisa Content Trends de 2019, as empresas que adotam o marketing de conteúdo como estratégia de divulgação, recebem 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que os negócios que não investem nessa estratégia. 

Ainda segunda essa pesquisa, 97,3% dos respondentes consomem conteúdos online, sendo que 89,1% fazem este acesso via smartphone.

Por isso, ter uma plataforma online para divulgação de produtos, serviços e disseminação de conteúdos relevantes, que seja otimizada tanto para desktop quanto para dispositivos móveis, é parte fundamental para a conversão de visitantes em clientes efetivos. 

Vamos ver então, como funciona a Wix, suas vantagens e como você pode criar um site rapidamente utilizando esta ferramenta.

O que é o Wix?

Wix é uma plataforma para criação de sites, blogs, landing pages, lojas virtuais, logos e páginas de produtos, que disponibiliza ainda funções avançadas de SEO e possibilidade de otimização de sua plataforma para desktop e dispositivos móveis, para sua página ser bem ranqueada no Google.

Você pode começar a criar sua plataforma a partir de uma página em branco, ou utilizar e editar um dos mais de 500 templates gratuitos disponibilizados pela Wix.

A Wix oferece também hospedagem gratuita e domínios personalizados, assim como endereço de e-mail personalizado conforme o domínio escolhido, e certificado SSL em sua plataforma para que sua marca ganhe confiabilidade e visibilidade.

Criando sua plataforma na Wix, você terá a possibilidade de captar e-mails de potenciais clientes e gerenciá-los de forma organizada, ficando dentro da LGPD, e criar campanhas de e-mail marketing para nutrir seus leads e clientes, e assim, fidelizá-los com conteúdos relevantes.

A plataforma Wix é bastante intuitiva, portanto, não precisa ter experiência com desenvolvimento para conseguir criar um site personalizado.

Mas, caso você não consiga criar sua plataforma ou não tenha tempo para isso, respondendo a algumas perguntas da Wix, a própria inteligência artificial da plataforma cria a página para você de acordo com as suas necessidades.  

Para ficar ainda mais profissional, você consegue criar uma página de login protegida para seus usuários.

Com as ferramentas disponibilizadas, você conseguirá adicionar à sua plataforma diversos meios de pagamento e pagamentos offline sem precisar pagar comissão de produtos vendidos à Wix. 

Além disso, ainda é possível criar cupons e descontos para seus clientes, personalizar regras de envios e de impostos para diferentes destinos.

As ferramentas de design são bastante avançadas, sendo possível editar backgrounds e cores, criar animações, adicionar efeitos de rolagem, inserir imagens, vídeos e músicas, contando ainda com fontes ilimitadas.

Você também pode adicionar botões personalizados de suas redes sociais e integrar uma série de aplicativos através do APP Market e APIs.

Como se cadastrar no Wix?

Para se cadastrar no Wix, acesse a plataforma e clique em “Entrar”;

wix

Você poderá se cadastrar manualmente, inserindo seu e-mail e criando uma senha, neste caso, ao digitar os dados clique em “Registrar-se”.

E também pode optar por entrar na plataforma com sua conta do Facebook ou do Google.

wix

A Wix te fará algumas perguntas para que possam identificar suas necessidades ao criar seu site. 

Entre essas perguntas estão para quem é o site, se é para você, para um cliente, para a empresa que trabalha ou outra pessoa, se o site será para negócios, blog, loja virtual, música, web design, saúde e bem estar, portfólio e CV, restaurantes, eventos, fotografia, hospedagem ou outros, e se você já tem experiência com criação de sites.

Você pode responder a essas perguntas logo de início clicando em “Vamos lá”, ou optar por responder depois clicando em “Pular”; 

wix

Patrocinado

Após responder às perguntas, você poderá optar por deixar a inteligência artificial da Wix criar o site para você, ou escolher seu próprio template e começar suas próprias configurações.

wix

Quais as vantagens de criar um site no Wix?

Como vimos, a plataforma Wix disponibiliza uma série de ferramentas para criar e personalizar páginas web, o que já é uma grande vantagem, pois você consegue deixar sua plataforma com os aspectos de seu negócio.

Abaixo listamos mais algumas vantagens para que você identifique se essa é a melhor opção para sua empresa:

  • Domínio Wix gratuito ou domínio personalizado;
  • Possibilidade de montar galerias de mídia;
  • Pode ser usado gratuitamente ou caso precise de mais funcionalidades, os planos têm bom custo-benefício;
  • A plataforma é bastante prática e intuitiva, o que facilita a criação de suas páginas;
  • É possível sincronizar a plataforma criada com o Google Agenda para organizar tarefas, agendamentos e eventos;
  • Você pode adicionar múltiplos colaboradores, que podem escrever e fazer a gestão dos conteúdos de sua plataforma;
  • Caso você seja músico, é possível criar um player personalizável e permitir que seus usuários escutem, compartilhem e comprem suas músicas sem pagar comissão;
  • Possibilidade de realizar upload de vídeos do Youtube, Vimeo ou Facebook;

Mais vantagens para quem utiliza eventos como estratégia de busca de clientes:

  • Possibilidade de criação e envio de convites;
  • Criação e acompanhamento de listas de convidados;
  • Venda de ingressos, na qual é possível configurar preços e formas de pagamento;

E algumas vantagens para bares, restaurantes e lanchonetes:

  • Criação e customização de menus com imagens e preços;
  • Possibilidade de aceitar e gerenciar reservas.

Como criar um site no Wix?

Após o cadastro na plataforma, você poderá escolher seu template para iniciar a criação de seu site.

Você terá inúmeras opções de temas, sendo que poderá buscar por novos, mais usados ou pesquisar por nome, ou ainda buscar entre as categorias definidas pela plataforma;

wix

Ao escolher seu template ideal, passe o mouse por cima dele para habilitar a opção de edição. Então, clique em “Editar”.

Você também pode clicar em “Ver” caso queira visualizar o template inteiro antes de editá-lo;

Patrocinado

Ao abrir o template em sua tela, na parte superior você encontrará alguns menus:

  • Na linha de botões 1, você terá opções de salvar sua página após personalizá-la, visualizar a página durante o processo de criação, área para recebimento de feedback, botão para publicar sua página, bem como para duplicar a página ou transferi-la e histórico do seu site.

Também possui área de configurações gerais, para conectar-se a um domínio, solicitar uma conta de e-mail personalizada com seu domínio, fazer upgrade de plano, acesso a ferramentas de SEO, configurações de acessibilidade, nitidez, de redes sociais, personalização de página de erro 404, integração com o Google Analytics, entre outras.

Nas opções avançadas você pode adicionar seu próprio código JavaScript, obter recursos de desenvolvimento e conectar APIs.

Você também terá um menu para encontrar e contratar um parceiro que te auxilie na criação de seu site, além de uma central de ajuda;

  • Na linha de botões 2, você pode alternar entre suas páginas e personalizá-las para desktop e mobile;
  • Na linha de botões 3, você tem atalhos para publicação de seu site, salvamento e visualização;
  • Na linha de botões 4, você pode desfazer ou refazer ações, diminuir o zoom da página, ferramentas como linhas de grade, réguas e camadas e campo de busca dentro do editor. 

Patrocinado

No menu posicionado ao lado esquerdo, você terá as seguintes ferramentas:

  • Na aba menus e páginas, você poderá personalizar os menus de sua página e transições, inserir âncoras, links e pastas e adicionar páginas;
  • Na aba background da página, você personaliza cores do plano de fundo, insere imagens e vídeos;
  • Em adicionar, você terá opções para adicionar e personalizar textos, imagens, botões, inclusive de redes sociais, faixas, galerias, decorações, elementos interativos, listas e grades, gerenciador de conteúdos, adicionar blog e loja virtual, entre outras ferramentas;
  • No gerenciador de temas, você poderá editar as cores e fontes da página;
  • Em adicionar aplicativos, você tem acesso ao APP Market da Wix para adicionar aplicativos à sua página, como feed do Instagram, Shippo, PayPal, entre outros APPs de marketing, vendas online, serviços e eventos, mídia e conteúdo, design e comunicação.
  • Em mídia, você pode fazer upload de imagens a partir de seu dispositivo, Instagram, Facebook, Google Drive ou Google Fotos e possui ferramentas para aprimorá-las e também criar seus próprios vídeos;
  • Na aba comece seu blog, você poderá criar um blog para postagem de conteúdos relevantes para seu público-alvo, e assim, prospectar mais clientes.

No menu que se encontra do lado direito, você terá a barra de ferramentas para edições rápidas, como alinhamento de textos ou mídias, bem como sua rotação, igualar tamanhos, deletar, copiar e colar;

É legal observar também, que todos os objetos presentes em seu template são clicáveis e editáveis, funcionando com o sistema de arrastar e soltar.

A criação do site é bastante intuitiva. Todos os ícones possuem descrição, você ainda conta com central de ajuda, e aí, é só personalizar sua página conforme seus objetivos.

Planos e preços do Wix

Para empresas, a plataforma Wix possui 3 tipos de planos: Business Básico, Business Ilimitado e Business VIP. Todos estes planos permitem que você inclua em sua plataforma pagamentos online e as assinaturas devem ser anuais.

  • Business Básico: custa R$ 29/mês, com largura de banda ilimitada, 20GB de armazenamento, até 5 horas de vídeos e suporte 24/7;
  • Business Ilimitado: custa R$ 39/mês, também conta com largura de banda ilimitada, 35GB de armazenamento, até 10 horas de vídeos e suporte 24/7;
  • Business VIP: custa R$ 69/mês, com largura de banda ilimitada, 50GB de armazenamento e horas de vídeos ilimitadas.

Conclusão 

No momento em que estamos, onde o comércio eletrônico vem crescendo a cada dia e a concorrência é fervorosa tanto para estabelecimentos físicos quanto virtuais, é de suma importância ter um marketing digital eficiente e diferenciado.

Apresentar seus produtos e serviços na internet e nutrir seu público-alvo com conteúdos relevantes e de qualidade, assim como ter uma plataforma de navegação que ofereça uma boa experiência para o usuário, são formas de conquistar clientes e fixar sua marca no mercado.

Mas, estruturar essas estratégias de marketing pode demandar de muito tempo, que nem sempre é possível de se disponibilizar com a correria do dia a dia.

Para isso, existem plataformas como a Wix, que oferece todas as ferramentas para criação de sites, blogs, landing pages e lojas virtuais de forma prática e intuitiva, para que você consiga oferecer um catálogo completo aos seus clientes rapidamente, com a cara do seu negócio, e sem necessidade de contratação de profissionais da área de desenvolvimento.

Em um mundo em que a transformação digital está cada vez mais crescente, dê uma olhada em mais ferramentas de inbound marketing no portal B2B Stack e descubra diversas maneiras de atrair e converter clientes.