A sua startup vai afundar por falta de clientes? Veja 3 dicas para evitar que isso aconteça

Publicado em 9 de setembro de 2021

Acho que não é novidade nenhuma que vivemos em uma era onde a concorrência é gigantesca, o marketing e o crescimento de uma Startup podem realmente parecer muito difíceis.

Aliás, o cenário de Marketing anda tão turbulento com o fluxo constante de novos entrantes, que a impressão é de que 2 novas Startups aparecem a cada uma que falha.

Mas isso já não é realmente nenhuma novidade, certo?

O Mundo V.u.c.a., ou Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo está aí pra comprovar isso.

Em quase 20 anos de trabalho com comunicação, confesso que nunca tive um trabalho simples com nenhum cliente ou empresa onde trabalhei.

Sempre acontece algo que atrapalha a simplicidade daquilo que a gente põe no papel.

E aqui na minha empresa, o Growth Labs (growthlabs.com.br), nós trabalhamos com foco em gerar crescimento sustentável para nossos clientes e deixar esse mundo um pouco menos complicado pra eles.

Por isso, posso te assegurar, nada é tão simples assim.

Mas também posso te garantir, que pra tudo existe uma saída.

E esse é o motivo pelo qual eu quero trazer para você algumas ideias que podem ajudar o seu negócio a conquistar novos clientes e não perder os clientes atuais.

Os principais motivos de falha de uma startup

É óbvio que queremos que você fuja dessa grande massa de startups que não consegue encontrar mercado para crescer.

Segundo uma pesquisa feita com empresas que falharam nos Estados Unidos, são 20 os principais motivos para que uma startup falhe miseravelmente até fechar por falta de dinheiro…

A parte boa é que boas estratégias de Growth Hacking e o Marketing Científico resolvem todos eles.

Na verdade, nove entre 10 empresas que fracassam o fazem por conta da sua incapacidade de crescer rapidamente enquanto estão em estágios iniciais do negócio.

Por isso, embora seja alta a concorrência, é importante chamar atenção do seus futuros clientes para o seu mercado esquecer um pouquinho aquilo que acontece do lado de fora, ou seja, eliminar o ruído da concorrência.

E por mais angustiante que isso tudo possa parecer pra quem ainda está pensando em ter uma Startup pra chamar de sua, não é impossível acelerar e sustentar o crescimento rápido de uma empresa em estágio inicial se ela usar as ferramentas e a mentalidade certa…

Siga essa lista curta para adquirir e não perder clientes:

Dica número um

Crie uma lista de espera.

Se você está no meio digital há algum tempo ou se segue os grupos certos, provavelmente já deve ter ouvido dizer que o dinheiro está na lista, certo?

Bom, isso se aplica às técnicas de crescimento acelerado de uma startup por ser uma estratégia poderosa de obtenção de novos prospects.

Se você não tiver dinheiro, tenho certeza que vai ser simples conseguir uma ferramenta gratuita para te ajudar a reunir os dados dos seus futuros clientes.

Aliás, existem ferramentas que você pode usar sem gastar um centavo, como o Mailchimp, que te permite ter listas de até 2k leads de graça, ou o sendinblue, que te possibilita ter até 9k leads, sem gastar nem um centavo.

O motivo de usar uma estratégia como essa é que criar um pré lançamento do seu negócio gera antecipação e se você fizer direito até um fomo (fear of missing out).

Não perde essa oportunidade!

Dica número dois

Fale com o seus clientes atuais.

Vamos supor que você teve um lançamento bem sucedido e a recepção do seu produto foi um sucesso total.

O que você não pode fazer agora é descansar sobre os louros.

Seus clientes ficam desanimados sobre você e a sua marca quando não tem suporte suficiente para que eles tirem as dúvidas ou resolvam o seus problemas rapidamente.

Na verdade, esse é o motivo de cancelamento de 67% assinaturas nos EUA, segundo essa pesquisa aqui.

As pessoas ficam frustradas e como resultado abandonam o seu produto assim que acham algo melhor.

E como você garante que isso não vai acontecer?

Você oferece suporte ao seu cliente em tempo real. Você dá atenção a ele. Dá carinho.

Isso é verdade principalmente se você trabalha com o mercado de software as a service.

Dica número três

Use e abuse de canais parceiros.

Construir uma base de clientes é muito difícil por si só.

Quando você pensa em fazer isso sozinho sem aproveitar os mercados que já atingem o público que você quer alcançar, esse trabalho fica ainda mais difícil.

Então uma dica pra você que está tentando alcançar sem sucesso o seu público ideal, é:

encontre o seu público dentro de outras empresas.

Assim que souber quais são essas empresas, faça parceria com elas para que elas divulguem o seu produto.

É como se você não começasse do dia um, mas do dia 500, entende?

Esse é um dos melhores hacks que eu conheço para aumentar o seu volume de clientes da noite para o dia, e que usei em um case bacana no Growth Labs alguns anos atrás para bater as metas de vendas de um ano em apenas 2 dias.

Então, não se esqueça, essas são apenas algumas dicas interessantes, mas o mais importante é que você tenha empatia pelo seu cliente.

Assim, você é capaz de lançar o seu produto e colocar ele pra rodar da forma certa.

E aí, gostou? Quer ouvir mais dicas como essa?

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Publicado por Anderson Palma

Anderson Palma é Publicitário, Cientista do Marketing, especialista em jornada do cliente com mais de 16 anos de experiência em Comunicação dentro de agências e empresas de diversos portes, tanto aqui quanto no exterior. É colunista do Mundo do Marketing e B2B Stack e Professor na Tera, Gama Academy e Comschool, Mentor no Founder Institute, Inovativa Brasil e Ace Startups e Palestrante nos maiores eventos de Marketing Digital e Growth Hacking do país. Siga ele nas redes sociais!


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