Advocate Marketing – Crie defensores para sua marca.

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O conceito de advocate marketing, ou marketing de defensores, se trata de uma forma de transformar os seus clientes fiéis em geradores de venda. Com isso em mente, elaboramos um guia para ajudar empresas com esse processo de fidelização.


O que é Advocate Marketing?

Conhecido também como “marketing de defensores”, o advocate marketing trata-se de uma forma de transformar seus clientes de sucesso, em seus maiores vendedores, e que apesar de ser uma estratégia integrada ao marketing B2B, pode ser adotado por qualquer perfil de empresa.

Era conhecido antigamente como “marketing boca a boca”, onde uma pessoa recomendava um serviço ou produto a outra fazendo com que a empresa se tornasse conhecida. Hoje, na era da tecnologia, o “boca a boca” passou a ser a internet e as redes sociais. E nada mais justo do que as empresas que realmente se destacam na tratativa com o cliente e na qualidade de seus serviços, terem cada vez mais visibilidade.

Assim como as reviews negativas de uma empresa podem acabar com a sua reputação, o marketing de defensores faz com que a marca cresça e ganhe cada vez mais credibilidade no mercado. Tendo em vista a velocidade com a qual consumimos informação hoje, basta pesquisar pelo nome de uma empresa ou produto em algum buscador, que será possível encontrar opiniões de usuários em diversas redes diferentes.

Por onde começar?

O primeiro passo é que os benefícios propostos pela empresa estejam 100% alinhados com a experiência que os clientes vivenciam. Ou seja, se propor algo para o seu cliente que não conseguirá cumprir, este com certeza não será um de seus embaixadores.

O próximo passo é o engajamento. Além de entregar o que foi prometido, é necessário conhecer bem o perfil de seu cliente e se manter engajado, sempre com um suporte adequado para as suas dúvidas e necessidades.

Produzir encontros ou eventos onde seus atuais e futuros clientes possam se reunir, é algo que fará com que as qualidades de sua empresa e dos serviços prestados se disseminem mais rapidamente. Publicação de depoimentos em seu site, redes sociais e principalmente portais de avaliação, como o B2B Stack, também fazem toda a diferença.

Quando você diz ao seu cliente que o seu produto é bom, isso causa uma boa impressão, mas quando é o seu cliente que está dizendo isso, o impacto positivo triplica de tamanho!

Quem confia, permanece.

Esta semana aconteceu em São Paulo a terceira edição do ERP Summit – o maior evento da América Latina sobre softwares de gestão. Nós estivemos lá e conversamos com o Ulisses, diretor de TI da MXM. Um exemplo de sucesso sobre marketing de indicação, há mais de 28 anos trabalhando desta forma e crescendo utilizando basicamente apenas a indicação de seus clientes.

Confira no vídeo abaixo.

Comece por aqui!

O crescimento do marketing de defensores, fez com que surgissem plataformas especializadas nisso. Além do Google e do Facebook, hoje temos sites pensados exclusivamente nas avaliações positivas dos usuários, normalmente destinados à nichos específicos (viagens, gastronomia, experiências, softwares etc). Onde o usuário vai encontrar todas as informações que precisa em um só lugar, através de opiniões deixadas por usuários reais.

Possui algum software e quer iniciar com o marketing de indicação? Cadastre sua ferramenta em nossa plataforma, colete reviews de seus usuários e crie embaixadores para o seu produto através do B2B Stack!

Conheça mais aqui.