Campanha de reengajamento: 5 dicas para torná-las um sucesso

Publicado em 2 de fevereiro de 2023

Imagem representa campanha de reengajamento

No mercado corporativo, sai na frente quem sabe converter as oportunidades em vendas reais. Com elas, os resultados tão aguardados passam a aparecer, pois grandes conexões são feitas com leads e clientes. Por outro lado, o que fazer quando existem sinais de desinteresse no caminho?  A resposta está na campanha de reengajamento. 

Antes de explicar um pouco mais sobre essa tática de marketing digital, é necessário pontuar que para uma marca ou empresa, a evolução no relacionamento com o público-alvo só acontece por meio de um olhar estratégico que envolve a gestão efetiva da base de dados de contatos. 

Ao realizar esse processo, o uso das ferramentas de e-mail marketing e automação será eficiente.  Do contrário, o único resultado que irá aparecer é acúmulo de dados antigos e sem utilidade. 

Mas claro que não é isso que você deseja, e nem nós. Portanto, continue acompanhando esse conteúdo, caso você tenha o desafio constante de promover reengajamento para a base de contatos do seu negócio. 

Nós iremos ajudar você a fazer do jeito certo! 

O que é uma campanha de reengajamento?

Assinantes que não interagem com as suas campanhas de e-mail prejudicam a sua entregabilidade, ou seja, a sua capacidade de chegar à caixa de entrada. Atualmente, provedores como Gmail e Outlook analisam esse cenário e ao notarem que as suas mensagens são ignoradas de forma constante, elas são direcionadas para a temida pasta de lixo eletrônico. 

Imagem representa características do e-mail para campanha de reengajamento

Por isso, a importância de ações com esses assinantes que não demonstram interesse com o seu produto/serviço ou, por algum motivo, não abrem os e-mails que você envia.  Para mudar esse cenário negativo, as campanhas de reengajamento são pensadas, justamente,  para reconquistar os clientes ou prospects desengajados, atraindo de volta esses contatos para a sua empresa, loja, etc. 

Quando utilizar uma campanha de reengajamento?

Agora que você já entendeu o que é reengajamento, leve este ensinamento para toda a sua jornada empresarial: é mais barato manter os clientes atuais do que sair por aí buscando novos, o que pode custar até cinco vezes mais caro! 

Imagem de um mocinho se esforçando com a sua campanha de reengajamento

Por isso, ao constatar que existem assinantes desengajados na sua base de dados, siga em frente! Identifique quais são os contatos inativos da sua lista e procure segmentá-los, separando-os por tipo e período de inativação. Logo após, crie um e-mail para cada público que deseja alcançar novamente. 

5 Dicas para tornar a sua campanha de reengajamento um sucesso

Agora que você já sabe o que é uma campanha de engajamento e, de forma prática, o que fazer para estruturá-la, nós vamos revelar 5 técnicas que são o grande segredo para uma campanha de reengajamento de sucesso. 

 Confira:

Utilize storytelling 

Imagem representa a estratégia de storytelling para campanha de reengajamento

Uma história bem contada prende a atenção de qualquer pessoa. E para que isso aconteça, nada melhor do que uma campanha de reengajamento que reforce a relação entre clientes e marcas, lembrando-os do porquê começaram a engajar para início de conversa e de que forma a marca é importante na vida de cada um. 

Neste contexto, agradeça pelo apoio, comente sobre compras anteriores e os bons momentos que elas deixaram na lembranças, além de mostrar novidades que podem despertar o interesse. Use o histórico de compras para entender isso! 

Ao enviar o e-mail, pense em algo personalizado para escrever no assunto. Isso é a primeira coisa que o assinante irá ler e o impacto fará com que ele abra o e-mail. 

 Agregue valor ao seu conteúdo

Incentive o assinante a abrir o e-mail, mostrando o que ele pode ganhar em troca ao realizar a ação, ou seja, ofereça valor que pode ser financeiro, como códigos ou cupons de desconto ou vá além, utilizando o poder das palavras.

Fale que ele será o primeiro a saber das novidades, dê dicas ou ofereça posições de destaque. Mude o mindset de “vender é o que importa” e tenha empatia. Afinal, o que te convenceria se estivesse no lugar do cliente? 

 Utilize diversos canais de relacionamento

Ainda que o e-mail seja um dos focos da sua estratégia, note que alguns consumidores preferem interagir com as marcas em outros canais. Em um primeiro momento, entender isso pode parecer desafiador, mas lembre-se que é melhor manter as interações do que o cliente ir embora para sempre. 

Imagem representa campanha de reengajamento

Assim, considere dar mais destaque para as redes sociais da marca e aproveite para incluir o uso do SMS nas ações. Com estes canais, utilize códigos promocionais exclusivos que incentivem o cliente a procurar a marca novamente. 

Realize pesquisas de satisfação

Entender as dores e preferências do público-alvo é um requisito fundamental e, para isso, o uso das pesquisas de satisfação reforçam para o cliente que ele tem o poder de escolha, inclusive, sobre o recebimento de e-mails da sua empresa.

Se o motivo do cancelamento da inscrição for a alta frequência no recebimento de e-mails, as pesquisas permitem o compartilhamento de preocupações, sem precisar cancelar a assinatura. 

Sempre forneça opção de cancelamento de assinatura

Por último, mas não menos importante, fornecer a opção de cancelamento é um aspecto essencial e que ajudará a manter a boa reputação do seu remetente, além de proteger a entregabilidade e colocar a empresa em conformidade com as leis gerais de proteção e segurança de dados. 

Não force, e respeite a escolha. Assim, você terá a certeza que ninguém ficou por obrigação, e sim, porque desejam receber  o conteúdo oferecido. 

Conheça a empresa Validity que oferece soluções para campanhas de e-mail 

Líder mundial no fornecimento de soluções de inteligência para e-mail marketing e gestão de dados de CRM, a Validity permite o uso de dados confiáveis como uma importante vantagem competitiva para o seu negócio aproveitar  as oportunidades que a caixa de entrada oferece. 

Logo validity

Assim, é possível alcançar mais pessoas, fortalecer a comunicação e a segurança do seu programa de e-mail. Tudo por meio de soluções como o Everest, um programa utilizado por mais de 10.000 profissionais no mundo todo. 

Vantagens ao adquirir o Everest

Solução everest para campanha de reengajamento

O Everest é uma plataforma de sucesso de e-mail que fornece insights cruciais de e-mail marketing, além de entregabilidade, para que as empresas possam aumentar seu alcance, ampliando ainda o engajamento e a eficácia geral de suas ações.

Outro destaque do Everest é a geração de insights, orientações e dados exclusivos para você aproveitar e não perder nenhuma oportunidade de negócio, identificando áreas de risco e resolvendo os casos de mais urgência. 

As listas da sua base serão validadas por meio de integração com o programa que vai identificar endereços imprecisos ou inexistentes, evitando o desperdício de tempo e recursos durante a jornada.

Além disso, você contará com um programa exclusivo de certificação do remetente  construído com principais provedores do mundo digital. Tudo com a finalidade de contribuir para a boa reputação do seu remetente e a melhorar as taxas de entrega.

Conheça outros benefícios dessa solução da Validity para o seu negócio! Agora é possível ficar nas principais posições da caixa de entrada do e-mail, enquanto os usuários estão ativos.

A sua empresa não merece ir para o lixo eletrônico, e sim, ficar no topo para ser vista. Lembramos que o Everest se integra aos principais provedores de serviços de e-mail (ESPs) e oferece um serviço universal de ingestão de dados para que você possa trabalhar em uma única plataforma.

 

Já teve contato com a ferramenta ou quer a opinião de quem usou na prática? Então confira as avaliações do Everest no Portal B2B Stack.


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