Saiba como usar o Miro para otimizar o home office

Publicado em 4 de janeiro de 2022

A transformação digital nas empresas tornou-se realidade com a adoção do home office em muitas delas. Ferramentas de colaboração, como o Miro, ganharam espaço dentro dos negócios, e saber como cada uma delas funciona é fundamental para compreender qual é mais adequada às suas demandas.

Alguns dados do panorama da pandemia de COVID-19, relacionados às mudanças que ocorreram nos modelos de trabalho durante o período, demonstraram que uma parte da força de trabalho das empresas está bem otimista quanto ao home office e uso da tecnologia.

Um exemplo disso é que cerca de 87% dos entrevistados da pesquisa citada acima disseram que gostariam de ter acesso gratuito a treinamentos técnicos.

Além disso, cerca de 82% desejavam obter uma capacitação em negócios.

Qualificar os profissionaispara o uso de tecnologias que auxiliam não só nas demandas do trabalho remoto mas também no presencial, é um dos segredos de empresas de sucesso, que estão conseguindo crescer em ritmo acelerado nesta nova era digital.

Então, saiba como funciona o Miro, uma das opções disponíveis no mercado, que aumenta a produtividade de equipes, especialmente em home office.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Miro?

Logo do Miro com três formar alinhas e de cor azul marinho. O fundo da imagem tem a cor Amarela como predominante

Miro é um quadro branco digital colaborativo que você pode usar para dar forma às ideias e projetos individuais ou em equipe.

Com o Miro é possível criar quadros com imagens, formas geométricas, marcadores, textos e outros recursos interativos, ideal para fazer brainstormings, roadmaps, mapas mentais, acompanhar a jornada do cliente, entre muitos outros fluxos de trabalho.

Além disso, o Miro faz integração com outras ferramentas, como Jira, Trello, Zoom e Slack.

Dessa forma, você consegue centralizar os principais recursos para tocar seus projetos e tarefas.

O Miro é indicado para equipes de design, marketing, vendas, recursos humanos, desenvolvimento de softwares, entre outras, assim como pode ser utilizado em salas de aula e em projetos de educação, por alunos e professores.

Como funciona o Miro?

Imagem do painel do Miro. a imagem mostra três blocos, uma de cada cor(na ordem: Azul, rosa e amarelo), centralizados com setas os interligando. Esse blocos mostra uma fluxo e abaixo deles a diversos blocos com passos ou informações sobre os processos dos blocos coloridos

O Miro é um software na nuvem, que pode ser usado a partir de uma conta gratuita ou por um dos seus planos pagos.

No entanto, o plano gratuito possui funcionalidades limitadas e permite a edição de até 3 quadros ativos.

Enquanto isso, os planos pagos oferecem quadros ilimitados, inclusive quadros privados, e recursos avançados de segurança corporativa.

No Miro é possível convidar pessoas para colaborarem nos seus quadros em tempo real, além de contar com modelos de quadros pré-definidos para poupar tempo na sua construção.

Os modelos de templates do Miro permitem criar diversos tipos diferentes de quadros e cards, e até mesmo fazer webinars e reuniões online. Outros exemplos são:

Uma dificuldade que pode ser percebida por quem não tem familiaridade com este tipo de solução é que o APP Miro está em inglês. Porém, é uma ferramenta intuitiva, com ícones que ajudam na identificação de cada função.

Quais os benefícios do Miro para equipes em home office

Já falamos muito aqui no blog sobre a importância da tecnologia para automatizar e padronizar processos corporativos, especialmente com a chegada da pandemia.

Essas estratégias são valiosas para as empresas que querem ter um crescimento sustentável mesmo em meio às crises, altas e baixas do mercado, além de ficar livre de falhas operacionais, e para conseguir se adaptar rapidamente às mudanças.

No portal B2B Stack, por exemplo, você encontra mais de 23 mil softwares, além de mais de 9 mil avaliações de usuários reais dessas ferramentas, para transformar seu negócio digitalmente de forma menos árdua e com apoio dos melhores especialistas em softwares do mercado.

O Miro é uma das soluções da categoria de colaboração e produtividade
, que contribui com os trabalhos em equipe e até para organização pessoal, que tem potencial para fazer com que todos produzam mais e em menos tempo.

Além disso, ferramentas como o Miro são flexíveis e podem se adequar a diferentes demandas, de profissionais autônomos e freelancers a grandes equipes.

É possível também centralizar documentos e arquivos importantes para que sejam encontrados com mais agilidade.

Mas, acima de tudo, esse tipo de ferramenta fornece transparência entre todos os envolvidos em um projeto e permite o compartilhamento de ideias e proporciona melhora na comunicação.

Dica B2B Stack: Como usar o Miro

Agora que você viu como o Miro funciona na teoria, dê uma olhada em como utilizá-lo na prática.

Você vai saber como criar sua conta grátis e entender melhor suas funcionalidades. Acompanhe.

Como criar uma conta grátis no Miro

Para criar sua conta no Miro, ao entrar na plataforma clique em “Criar conta gratuita”;

Imagem da página inicial do Miro. A imagem possui cor de fundo branca com dizeres ao centro sobre o produto. Acima, á um menu horizontal com o logo da empresa do canto esquerdo, um menu

Você pode efetuar um cadastro manual ou entrar com a sua conta do Google, Facebook, Apple, Slack ou do Office 365;

formulário para primeiro acesso na plataforma Miro. O formulário possui campos para inserção de nome, email de trabalho e senha. Abaixo desses campos há informações para que o usuário leia os termos de uso e concorde ou não. Mais abaixo a um botão azul para que o usuário clique para começar  agora

Depois, você vai responder a 7 questões sobre você, seu trabalho e organização. Entre as perguntas estão:

  • Qual é o nome da sua equipe;
  • Se você vai usar o Miro para uso pessoal, corporativo ou educacional;
  • Qual é o seu tipo de trabalho / com o que você trabalha;
  • Quantas pessoas trabalham na sua equipe;
  • Se você já utilizou uma ferramenta como o Miro antes;
  • Onde você conheceu a ferramenta;

Formulário para preenchimento de interesses sobre o que o usuário fará dentro da plataforma. Campos como tipo de uso estão dentro do formulário apresentado

Você pode optar na próxima etapa por convidar os membros da sua equipe por e-mail ou copiando o link do quadro, ou deixar para mais tarde;

Imagem com um quadrado com um campo no meio para que o usuário compartilhe em canais como Slack e Gmail o uso do miro e os convide para utilizar também. A imagem tem a cor branca de fundo e detalhes em azul como o botão de enviar a solicitação localizado na parte debaixo da imagem

Por fim, para finalizar seu cadastro será necessário informar o tipo de projeto que você vai executar inicialmente no Miro, como:

  • Reuniões online ou Workshop;
  • Estratégia e planejamento, como criação de campanhas;
  • Criar tarefas com metodologia ágil;
  • Pesquisa e design;
  • Mapeamento e Diagramação;
  • Brainstormings;

Imagem com seis blocos alinhados no padrão 3X3 mostrando informações com textos e ícones do que o usuário pode realizar através do Miro

Então, você poderá escolher um entre as dezenas de templates pré-definidos para começar seu projeto.

Imagem mostrando como o usuário pode começar a utilizar o Miro. Ao centro, exemplos de como os cards podem ser inseridos na tela como workflow, timeline, roadmap, etc.

Como criar um quadro no Miro

Primeiro, dê uma olhada no design do painel do Miro para entender todas as suas funcionalidades. Com a ferramenta é possível:

  • O compartilhamento da sua tela com outras pessoas;
  • Fazer reuniões online por vídeo;
  • Reagir aos quadros criados;
  • Criar notas adesivas e de lembretes;
  • Usar emojis nos quadros;
  • Criar cards de tarefas, bem como atribuí-los e mencionar outros colaboradores com "@"
  • Fazer o upload de arquivos do seu dispositivo, por URL, da web, do OneDrive ou Dropbox, entre outras fontes;

Imagem exemplificando como são criados os fluxos dentro do Miro. O fluxo parte da esquerda para direta e possui nove quadrados interligados nas cores laranja, rosa, azul e verde.

Mas, antes de criar um quadro, é preciso escolher o melhor template para o seu projeto.

No nosso exemplo, vamos criar um quadro para organizar lembretes básicos em um e-commerce que está iniciando suas atividades.

Para isso, vamos usar um modelo de quadro que disponibiliza várias notas já pré-definidas, apenas para inserir as informações;

Montagem constituída de duas imagens anilhadas horizontalmente. A da esquerda mostra como o usuário pode criar um board no Miro e a da direita como o usuário pode gerar um brainstorm junto a solução

Ao clicar no melhor template, ele já será disponibilizado na sua tela, e então, você pode preencher as notas conforme as ideias que vão surgindo;

Imagem com seis colunas e cada coluna possui sete blocos de notas. Os blocos de notas tem as cores amarela, laranja, rosa, rosa escuro, roxo e beje.

Você pode personalizar todas as notas, assim como se você tivesse escolhido um modelo de diagrama, Kanban, ou qualquer outro.

Para isso, é só clicar duas vezes na nota que deseja alterar para conseguir escrever dentro dela e também, abrir a ferramenta de edição.

Neste caso, você não só consegue mudar a cor da nota, como também a fonte da escrita, o tamanho do texto, poderá anexar links à ela para facilitar a busca de um site, por exemplo, adicionar tags, entre muitos outros recursos.

Imagem mostrando como o usuário pode editar uma informação dentro de um quadrado no Miro. Ao clicar na imagem abre um menu que flutua e apresenta diversas informações acerca do que o usuário pode fazer.

Conclusão

Como você pôde ver, com o Miro você tem várias ferramentas capazes de aumentar a produtividade de equipes, bem como para reunir ideias de todos os envolvidos em um projeto.

Isso porque com este tipo de ferramenta é possível:

  • Planejar campanhas e tarefas em equipe, inclusive levando em consideração as metodologias ágeis;
  • Criar fluxogramas e diagramas para basear os fluxos de trabalho;
  • Colaborar em quadros e cards;
  • Mencionar colaboradores em tarefas importantes;

E especialmente, fazer comentários nos quadros em tempo real para que todos fiquem alinhados e na mesma página.

Além disso, o Miro ainda permite que você efetue videochamadas nos planos premium, além de disponibilizar uma gama de templates para que você construa o que precisa rapidamente.

E aí? O que você achou do Miro? Se você quer conhecer mais ferramentas como essa, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack! Você ainda pode avaliar seus softwares favoritos!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados