Saiba quais são os CRMs ideais para quem busca uma solução de vendas para E-commerce

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Quem trabalha com e-commerce sabe que se trata de um tipo de negócio que está sempre dependendo da agilidade e da tecnologia para conseguir atender as demandas do cliente. 

Afinal, trazer uma boa experiência para esse consumidor é o que definirá o sucesso, ou não, da empresa.

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Por isso, muitos desses empreendedores procuram maneiras de eliminar os erros e garantir que todos os problemas e pedidos dos clientes sejam atendidos. E para essa missão, não existem outras soluções mais importantes do que o CRM

Aqui, neste artigo, vamos conhecer a importância destas tecnologias na operação de um e-commerce e algumas das principais opções do mercado para ajudar a sua empresa.

Caso queira saber mais sobre o que são essas ferramentas, confira o nosso guia completo sobre o CRM.

Benefícios de um CRM para E-commerce

CRM para E-commerce

Ainda não se convenceu que um CRM pode fazer toda a diferença na sua operação de e-commerce? Vamos trazer a seguir algumas vantagens desta ferramenta para te ajudar:

Acompanhamento da jornada de compra  

Como já explicamos no artigo sobre jornada de compra, entender em que estágio deste processo está o cliente é essencial para garantir também o melhor atendimento. 

Junto a isso, quando se considera o fato de que esses consumidores estão cada vez mais informados e desconfiados, ter uma maneira de entender a sua maturidade para a compra, e portanto usar de conteúdos personalizados para convencê-lo, é de extrema importância.

E é exatamente isso que um CRM pode fazer! Será por meio das informações adquiridas nesta plataforma que você poderá entender o processo de compras, e adequar suas ações de acordo.

Automação de processos

O centro de toda operação de e-commerce é a agilidade para atender e vender para seus clientes. Isso quer dizer ter todos os processos internos funcionando da forma mais rápida e automática possível. 

Afinal, sempre que você depender de ações manuais para qualquer coisa, você estará dependendo da velocidade do encarregado, além de estar sujeito a erros. 

Por isso, um dos grandes benefícios de uma plataforma de CRM é justamente a possibilidade de automatizar diversos processos que normalmente seriam feitos manualmente. 

Além disso, também oferece uma visão completa de tudo que está acontecendo na empresa, o que também diminui a chance de erros que poderão resultar na perda de clientes.

Tomada mais estratégica de decisões

Não existe uma forma melhor de tomar as melhores decisões do que apoiá-las em dados concretos. Simples assim. E como em qualquer negócio, para o e-commerce isso quer dizer também se prevenir de perder tempo e dinheiro com ações baseadas em hipóteses.

E para essa missão o CRM é um dos seus grandes aliados. Essas soluções permitem uma visão clara sobre as informações dos clientes e da operação, o que permite que a sua equipe seja ainda mais assertiva nas decisões.

Sucesso do Cliente

Outro ponto que se tornou essencial em qualquer segmento do mercado é o sucesso do cliente ou Customer Success. Cada vez mais as empresas buscam tornar a experiência do seus clientes perfeita, para então garantir que cada vez mais vendas sejam fechadas. 

Assim como mencionamos nos dois pontos anteriores, o CRM é essencial nessa missão. Com as informações oferecidas por essas ferramentas, o time encarregado pode focar seus esforços para atender exatamente as dores de cada consumidor.

No fim, isso resultará em clientes mais fiéis, que também terão mais chances de recomendar o seu e-commerce para seus amigos e familiares.

Como um CRM atua em um E-commerce?

Já explicamos aqui alguns dos benefícios de usar um CRM na sua operação de e-commerce, mas além destes pontos, existem algumas maneiras com que essa categoria de ferramenta se integra nos processos, e como resultado, no planejamento.

Pensando nisso, vamos trazer aqui algumas maneiras com que um CRM pode se juntar ao planejamento do seu negócio e fazer a diferença:

Definição de estratégias

Com a quantidade de dados compilados diariamente em um CRM, é possível que a equipe tenha mais segurança na assertividade nas estratégias, especialmente quando se fala em formas de personalizar o atendimento ao cliente.  Para os vendedores, quanto melhores as ferramentas e informações, maior também será a chance de sucesso.

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Isso quer dizer entender o que deu certo (ou não), nas ações passadas e, por meio dos dados, planejar soluções melhores. 

Para isso, é importante reforçar que um CRM não irá te dar o caminho das pedras. Ainda será necessário que os responsáveis tenham uma visão analítica mas, nesse caso, apoiado por fatos.

Suporte ao cliente e resolução de problemas

Quando se fala em e-commerce, um dos mais importantes pontos para o sucesso é oferecer um bom suporte ao cliente, que de fato resolverá os seus problemas RAPIDAMENTE. Hoje, mais do que nunca, existem diversos canais para esse consumidor reclamar e expor sua experiência negativa.

Então, ao invés de entender isso como uma pedra no seu caminho, é importante reconhecer sua importância e focar seus esforços para garantir que o processo de compra do seu produto ou serviço seja positivo. 

Para isso, o CRM é a solução perfeita pois, em grande parte, eles já oferecem opções específicas para te ajudar a manter controle, e não deixar nenhuma questão escapar.

Mas quais são os melhores CRMs para e-commerce?

Com tantas opções no mercado, é natural que você fique com dúvidas sobre o melhor caminho para seguir no seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente. 

Para te ajudar, vamos listar aqui algumas das principais alternativas de CRM para o seu e-commerce. 

Caso queira conhecer outras opções desta, ou de outra categoria, não deixe também de navegar pelo Portal B2B Stack e ler o que usuários como você estão dizendo sobre as principais plataformas.

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Vamos lá!

TOTVS CRM

TOTVS CRM

O TOTVS CRM é uma das principais opções quando se fala de sistemas para gestão de leads e clientes. Dentre as funcionalidades estão um controle avançado das tarefas de todo o time de vendas, com agenda e rotas para seus atendimentos. 

Além disso, a solução permite a criação de formulários de conversão, juntamente com opções de relatórios para a análise de dados profunda e funções de planejamento de vendas.

O TOTVS CRM traz integrações com diversos ERPs do mercado, além das soluções da própria empresa. Em questão de preço, a TOTVS realiza orçamentos sob consulta de acordo com cada empresa.

Pipedrive

Pipedrive

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Vencedor do prêmio “TOP 3 da Categoria” para CRM no B2B Awards de 2019, o Pipedrive é uma das plataformas com melhor avaliação no Portal B2B Stack. A solução atende diversos perfis e segmentos de mercado, podendo ser usada por qualquer tamanho de empresa. 

Dentre suas funcionalidades estão a opção da construção do funil de vendas, com a atribuição de valores que indicam a probabilidade do fechamento de negócio, e a data esperada para tal. Além disso, a solução oferece um banco de dados dos contatos realizados, de forma a permitir o rastreamento das ligações e e-mails enviados.

O Pipedrive ainda traz o acompanhamento de métricas personalizadas e relacionadas ao catálogo de produtos da empresa. Isso inclui desde a eficiência das atividades feitas pela equipe, até o desempenho de cada vendedor.

Hubspot CRM

HubSpot

Outra robusta solução de gestão de relacionamento com os clientes é o Hubspot CRM

Feita para facilitar a organização e o controle do pipeline de vendas, a solução traz funcionalidades que ajudam o controle de negócios ganhos e perdidos, além de uma visão geral sobre os compromissos marcados, dados sobre desempenho das metas e contratos enviados.

A solução ainda organiza todas as interações com um leads por meio de uma linha do tempo, juntamente com informações como chamadas, e-mails, reuniões agendadas e anotações. 

O Hubspot CRM traz uma caixa de entrada para as equipes de marketing, vendas e atendimento ao clientes gerenciarem todas as interações, assim impedindo a perda de qualquer cliente por falta de atendimento. 

Conclusão

Atualmente, para qualquer empresa de e-commerce que queira ter sucesso, é imprescindível a inclusão da tecnologia nas demandas do dia a dia. Para vendas, isso quer dizer adotar um bom CRM que irá garantir a melhor experiência para o seu cliente.

Não deixe de conhecer também os melhores ERPs para e-commerce e melhore a gestão do negócio como um todo.