Discord: uma das ferramentas de comunicação mais usadas no mundo. Saiba como funciona e como você pode aplicá-la no seu dia a dia

0
829
dominando o discord

Com muitas empresas mudando as suas atividades para trabalho remoto, ou híbrido, por causa da pandemia do COVID-19, a busca por plataformas de comunicação cresceu consideravelmente. Os negócios precisaram rapidamente de uma maneira de se manter em contato e o Discord foi uma das principais opções escolhidas.

Focado tanto para gamers, quanto para usuários comuns, a plataforma se tornou um sucesso por diversos motivos. Vamos explicar nesse artigo um pouco mais do que se trata, e como você pode tirar o máximo do Discord para melhorar a comunicação interna da sua empresa.

Patrocinado

O que é o Discord?

discord logo
Logo do Discord.

O Discord é uma plataforma gratuita de comunicação instantânea digital com funções de texto, áudio e vídeo. Competidora direta de outras soluções conhecidas como o Skype e o TeamSpeak, a ferramenta está disponível para Android, iOS, Linux, Mac, Windows e acesso web.

Enquanto inicialmente a plataforma teve seu sucesso com o público gamer, por sua simplicidade e qualidade de ligação, hoje o Discord já é usado por todos os tipos de usuários, desde empresas até grupos de amigos que querem se reunir virtualmente.

O funcionamento da ferramenta gira em torno da criação de servidores, que também podem ser divididos em canais de voz (vídeo) e texto. 

Isso permite que, em um cenário empresarial, por exemplo, exista o servidor principal do negócio, e diversos canais para cada um dos setores, como “Marketing”, “RH”, “Vendas”, “Geral” e etc. Em geral, isso oferece uma alta segmentação e organização que atende diversos públicos.

Outras funções, além das opções de conversa, são o compartilhamento de tela e a possibilidade de adição de bots nos servidores.

Discord e a sua atuação no mercado gamer

Como mencionamos acima, o Discord teve sua grande popularidade inicialmente no mercado gamer. Segundo a HowtoGeek, a plataforma atende mais de 56 milhões de gamers todos os meses e viu sua grande vantagem crescer com cada vez mais jogadores procurando por alternativas ao Skype.

Isso se deve principalmente por sua facilidade de uso e não trazer grandes interferências na performance do computador, uma das grandes críticas sobre o comunicador da Microsoft. Além disso, a sua função de comunidade online se tornou mais uma forma dessas pessoas se reunirem em um só local para discutir interesses em comum.

Para o momento da ‘jogatina’ em si, o Discord se integra facilmente às rotinas e ajuda com a comunicação ‘in-game’ entre os jogadores. Entre as funções disponíveis estão a possibilidade de ver qual jogo cada membro do seu servidor está jogando e atalhos no teclado para desativar o microfone, quando necessário.

Discord para comunicação interna

Avaliado em US$3.5 bilhões, hoje o Discord é muito mais do que uma solução de comunicação só para gamers. Cada vez mais empresas têm selecionado a plataforma para centralizar a comunicação interna no negócio, especialmente com a mudança para trabalho remoto com a pandêmia.

Isso se dá especialmente por suas funções de simples entendimento que se encaixam perfeitamente às demandas empresariais. Por meio da criação do servidor do negócio, o responsável pode facilmente enviar um link de convite para os colaboradores. 

Além disso, o Discord permite a designação de cargos para os membros dos servidores, com diferentes permissões, o que facilita a organização dos canais sem a necessidade de centralizar a responsabilidade. 

Para a organização de setores, a divisão em canais (como salas) permite que assuntos não se misturem e os profissionais de cada área se mantenham em constante comunicação.

3 dicas para usar o Discord como ferramenta de comunicação interna

Para te ajudar a tirar o máximo do Discord na sua empresa, vamos trazer aqui algumas dicas de uso da plataforma:

1 – Discord como ‘coffee break’

Patrocinado

Uma das maiores reclamações dos profissionais que trabalham no formato remoto é a falta de momentos de descontração com a sua equipe. A famosa pausa pro café foi eliminada, mas o Discord pode se tornar uma solução.

Isso pode ser feito com a criação de um canal de voz focado especificamente para “assuntos não sérios”. Ou seja, um local para os profissionais se reunirem e realmente conversarem sobre qualquer tipo de tema que não envolva necessariamente o trabalho. 

Apesar de não ser o mesmo sentimento do contato físico, essa pode ser uma maneira de desestressar e aumentar a moral da equipe.

2 – Comunicação instantânea 

Precisa marcar uma reunião urgente com outra pessoa da sua equipe? Precisa de alguma informação sobre um cliente? Com o Discord esse contato é instantâneo e permite que o trabalho de comunicação interna seja ágil, especialmente com os canais de voz de cada setor.

Isso permite que, apesar de cada profissional não estar perto do outro, a empresa não perca a rapidez necessária para realizar suas demandas diárias.

3 – Comunicação  por voz, sem precisar de reuniões

A mudança do trabalho para home office fez muitas empresas perceberem quanto tempo era gasto com reuniões inúteis no dia a dia. Por isso, com os servidores de voz do Discord, alinhamentos rápidos e objetivos ficam ainda mais ágeis, não precisando necessariamente marcar um horário na agenda para uma reunião.

Patrocinado

Isso significa mais tempo para que todos os envolvidos foquem em suas respectivas tarefas.

Slack x Discord

comparação entre slack e discord

Quando se procura ferramentas de comunicação online, as duas principais opções são o Slack e o Discord. Olhando por cima, as duas plataformas são muito similares, trazendo funcionalidades e interfaces parecidas. A grande diferença se dá na maneira com que se posicionam, e portanto, nos públicos que pretendem atingir.

Isso pode ser percebido pela maneira com que as duas empresas se posicionam: 

  • Discord – Your place to talk (Seu lugar para falar)
  • Slack – Where work happens (Onde o trabalho acontece)
Patrocinado

Por isso, de forma resumida, você pode usar o discord para muitas coisas, como trabalho e jogos. Com o Slack, você provavelmente não terá muito sucesso usando a ferramenta para jogar, mas para trabalho será muito útil.

Isso acontece pois a plataforma recentemente adquirida pela Salesforce, o Slack, traz como foco principal os seus canais de mensagens em texto, enquanto no Discord, os canais de voz. Por isso, vale entender em cada caso qual é a maior necessidade da sua empresa.

Preço

Talvez o grande diferencial do Discord é o fato de ser gratuito e trazer poucas limitações. Em seu plano premium, completamente opcional, os usuários têm acesso a benefícios como novos emojis, mais espaço de armazenamento nas conversas, melhor qualidade de áudio e compartilhamento de tela. Ou seja, nada que irá ‘te obrigar’ a gastar dinheiro.

Já com o Slack, por outro lado, traz um modelo freemium que permite o uso gratuito mas muito limitado com até 10.000 mensagens e 10 integrações. Para desbloquear o real potencial da solução, o custo começa em US$4 para o plano padrão, que traz arquivo de mensagens e apps ilimitados, chamadas em vídeo com compartilhamento de tela e mais.

Conclusão

O Discord é uma das plataformas de comunicação mais famosas do mercado, e não é por nada. Trata-se de uma ótima solução gratuita que atinge diversos tipos de clientes, desde aquele gamer que precisa de um canal para se comunicar com os companheiros de time, até empresas que trabalham de forma remota.

Se quiser conhecer mais soluções que irão melhorar o dia a dia da sua equipe, não deixe de conhecer também a categoria de colaboração em equipes, no Portal B2B Stack.