Use a Inteligência de Vendas para descobrir novos nichos de mercado

Publicado em 27 de janeiro de 2023

Imagem representa a Inteligência de vendas

O conceito de nicho de mercado é extremamente importante, pois é através dele que a empresa consegue traçar novas estratégias de marketing para atingir novos mercados e clientes a partir da inteligência de vendas.

Encontrar ou entender os diferentes nichos de mercado é um processo que pode demandar tempo e capacidade técnica e, quando feito manualmente, corre o risco de apresentar alguns erros devido ao manejo de múltiplos dados para a sua construção.

Felizmente, hoje é possível contar com a inteligência de dados para Vendas, que realiza a captação de diferentes dados em diversos formatos, aumentando a precisão das informações e reduzindo custos.

Se você quer entender mais sobre como encontrar novos nichos, saiba como essa tecnologia  pode ajudar a sua empresas a descobri-los com o uso de software especializado para isso.

O que é nicho de mercado? 

Os nichos de mercado são os diferentes sistemas dentro de um ecossistema, ou seja, é a identificação de um grupo dentro de um setor, com características, desejos, necessidades e interesses distintos.

Dessa forma, é importante sabermos diferenciar os conceitos de nichos e de segmento.

Entende-se que ecossistema é o mercado de negócios em geral.

Segmento refere-se a um conjunto de pessoas que possuem dores e interesse em comum. Sendo essa uma parcela abrangente do mercado, o segmento também pode ser considerado como um sistema.

O nicho de mercado é um grupo menor de pessoas com características e dores semelhantes, porém são um grupo menor do segmento e bem mais definido, sendo este uma população de amplo estudo para que as estratégias de marketing consigam atingir com sucesso. 

Imagem representa nicho de mercado com a inteligência de vendas

Dessa maneira, temos um nicho de mercado e um segmento com ramos diferenciados dentro desse ecossistema empresarial. Vamos ver alguns exemplos:

  • Cervejarias (Bebidas): dentro do ramo de bebidas é possível encontrar diferentes públicos, como os consumidores de refrigerantes, sucos naturais, sucos de determinada marca, pessoas que bebem leite e entre outros. Mas, quando falamos em cervejaria temos um público mais específico, com características em comum. 
  • Home Office (trabalho): nesse temos o segmento de trabalhadores. O nicho específico são aqueles que trabalham em regime home office.
  • Livros de romance (Livros): são pessoas do segmento de livros, que consomem o gênero de romance.
  • Mochileiros (Turismo): Com a especificação do turismo é possível desenvolver ações de marketing voltadas para o turismo e direcionar essas ações para quem realiza mochilões.

Viu como é fácil entender os conceitos de nicho e segmento?

Com esse entendimento é possível criar estratégias de marketing e vendas direcionadas para um segmento específico, entretanto por se tratar de um grupo grande, acaba dificultando as ações de marketing agirem de forma homogênea.  

Por isso, é importante definir nichos para que as suas ações de marketing sejam mais assertivas.

Além disso, é possível definir persona, cliente ideal para segmentar a comunicação, utilizando de forma estratégica e direcionada para um objetivo claro e tangível. 

Vamos a um exemplo prático:

Uma livraria deseja atrair novos clientes com um evento presencial. Eles podem realizá-lo para leitores em geral, mas sabem que a montagem pode ser muito trabalhosa e os gastos muito altos.

Pensando em entregar um evento com maior qualidade, decidem criar uma edição específica para o nicho de leitores que leem romances. Dessa forma, terão palestras de autores da com da área, espaços instagramáveis com o design romântico, momentos de descontração temáticos e lanches.

Imagem explica um pouco o conceito de nicho

Viu como a definição de nichos é importante para o seu negócio? Ela ajuda na redução de prejuízos com ações que não dão grandes resultados, alinhando os esforços da equipe no lugar e na hora certa, ajudando a conquistar novos clientes de nichos específicos e a fidelizar clientes antigos.

Esse conhecimento de novos mercados é fruto de uma grande pesquisa e do mapeamento de novos públicos.

Entenda como a  segmentação de mercado pode te ajuda a encontrar novos nichos de mercado

Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, 81% dos executivos concordam que segmentar o mercado é necessário para aumentar os lucros e expandir as vendas. Além disso, a pesquisa revelou que os segmentos que levam a sério os nichos conseguem aumentar em  até 10% a lucratividade na sua receita.

Fatores como esses deixam as empresas mais competitivas no mercado, obtendo através da segmentação uma visão melhor sobre o seu público-alvo e facilitando a expansão da empresa. 

E como dito anteriormente, as organizações conseguem esses resultados a partir de ações de marketing direcionadas, que reduzem custos operacionais e possuem poder de alto impacto.

Para encontrar os diversos nichos existentes no mercado, o segredo é pesquisar. Comece pesquisando sobre um segmento específico, como lazer, turismo, bebidas e,  depois, encontre o seu público de interesse.

Porém essa pesquisa deve ser orientada para um objetivo claro. É através dele que você conseguirá os dados que devem ser extraídos da pesquisa para entender melhor o nicho desejado.

Através da Inteligência de vendas é possível trabalhar cada nicho do mercado

Durante esse processo é importante se atentar para a concorrência existente nesse novo nicho. Além disso, quando pesquisar um novo mercado é interessante buscar segmentos de atuação que sejam acessíveis e disponham de espaços para desenvolver produtos e o crescimento do negócio.

A sua pesquisa pode se orientar para os seguintes aspectos:

  • Quais as necessidades o seu produto é capaz de suprir?
  • Quais os valores em comum nesse nicho ou segmento?
  • Qual o espaço geográfico que eles estão considerando aspectos de logística?
  • Qual a faixa de preço que esse público está disposto a pagar?

Dessa forma, será mais fácil traçar objetivos e identificar o seu público-alvo. Afinal, no momento da definição de público devem ser levadas em consideração diferentes características sobre o novo mercado, sabendo que as ações de marketing e vendas envolvem dinheiro que é um investimento escasso e precioso para a saúde do negócio.

 A pesquisa deve ser um momento de descobertas, mesmo que algumas vezes essas descobertas sejam negativas ou que o seu negócio ainda não esteja maduro para executá-las. Portanto, perguntas como essas ajudam o seu time definir se vale a pena investir ou não.

Qual a importância de dimensionar o mercado e identificar nichos de atuação

O dimensionamento de mercado é importante para que a sua empresa entenda qual é o tamanho do mercado, qual é a fatia necessária para a sua atuação e quanto desse mercado rende o capital necessário para a sobrevivência da sua empresa.

Alguns conceitos ajudam no dimensionamento do mercado, como:

Mercado total (TAM)

Para uma costureira, o mercado total dela é a costura ou o ramo da moda em geral. Entretanto, existem diferentes nichos no ramo da costura, como vestidos de noiva, roupas masculinas, roupas casuais, uniformes escolares, roupas de cama, mesa e banho, entre outros

Dessa forma é impossível que ela atenda todos esses nichos. Por isso, ela precisa levar em consideração alguns aspectos como: 

  • A sua capacidade de atender e entregar bons resultados;
  • A sua localização e do seu cliente;
  • Demanda que existe nessa região por determinado produto.

Vamos supor que ela more em São Paulo, sabemos que a região da 25 de Março é um comércio que vende muitas roupas, sendo a mais vendida são calças jeans femininas.

Mercado Endereçável (SAM)

Esse é o mercado que o seu negócio realmente consegue atender nos próximos anos, levando em consideração a regionalização, crescimento e o seu produto. Ou seja, a costureira mora na cidade de São Paulo e consegue atender o setor de jeans feminino.

Mercado Acessível (SOM)

O SOM é uma previsão de mercado endereçável, porém ele deve ser realista para aumentar a potencialidade do seu negócio.

Inteligência de vendas e as segmentações do mercado

Para que o SOM seja efetivamente bom é preciso considerar os dados obtidos no TAM, como a região escolhida para trabalhar, canais de distribuição, os movimentos de crescimento do mercado.

Além disso, busque lembrar da sua previsão de aquisição de novos mercados para embasar as suas ações e estratégias.

Como a Inteligência de Vendas facilita o dimensionamento de nichos de mercado 

A inteligência de vendas é um conjunto de estratégias alinhadas à tecnologia para encontrar, monitorar e analisar dados, visando obter insights sobre o mercado e as suas projeções.

Esses insights possibilitam que as equipes de vendas e gestores comerciais entendam as oportunidades que estão abertas e estejam por dentro em tempo real das mudanças do mercado.

Imagem representa como a inteligência de vendas ajuda alcançar maiores resultados

Existem alguns critérios para mapear as informações através da inteligência de dados. 

A inteligência de vendas atua para coletar informações em meio a um grande volume de dados e ajuda a organização a interpretá-los de maneira mais precisa.

Esses dados tratados contribuem para que a equipe de vendas tenha acesso a insumos relevantes para a sua atuação, aumentando a produtividade, pois tudo é analisado de forma automática.

Mas você acha difícil implementar esse sistema na sua empresa? Mesmo sabendo da importância de definir os nichos de forma estratégica, a empresa Cortex desenvolveu a inteligência de vendas B2B depois de entender as dificuldades das empresas para articularem estratégias de segmentação para o ramo B2B.

Dessa forma, desenvolveram uma plataforma completa para solucionar problemas dos setores de Vendas e Mercado, utilizando a inteligência artificial para encontrar e mapear os dados, possibilitando filtrar as informações e demonstrar os dados através de dashboards personalizáveis.

Imagem representa a solução da Cortex para enriquecimento de dados

A plataforma da Cortex ajuda o departamento comercial a atingir as metas estabelecidas e, além de tudo, oferece a ajuda de especialistas para dar qualquer suporte necessário. 

4 benefícios para empresas B2B ao identificar seu nicho de mercado 

O mercado B2B é conhecido por sua complexidade na negociação. Isso porque o consumidor é mais rigoroso com aquisição de novos produtos, além de se tratar de uma compra envolvendo grande capital.

Dessa forma, empresas que identificam os diferentes nichos que conseguem atender, baseado no dimensionamento de mercado, atingem maiores sucessos em novas negociações.

Vamos ver alguns benefícios:

1. Criação de valor 

Ao encontrar um novo nicho de mercado, é possível trabalhar a construção da sua marca e valorização dela, pois agora você sabe para qual público está se comunicando. Isso possibilita construir narrativas que se aproximem do novo consumidor.

Além disso, quando há o estudo de novos nichos ou segmentos é possível obter insights que antecipam tendências e captam as referências dos novos consumidores.

2. Certeza no direcionamento de recursos

Sabemos que os recursos financeiros são escassos e a sua boa administração faz parte da boa saúde do negócio, áreas de marketing, comunicação e vendas demandam bastante recursos para alcançar novos públicos.

Imagem representa a economia ao utlizar o modelo SaaS

Com a identificação de nichos e o mapeamento de segmentos, é possível criar ações que sejam direcionadas especificamente para determinado grupo, que tendem a gerar resultados mais satisfatórios.

Dessa maneira, a sua empresa consegue economizar recursos, evitando desperdícios. Esse investimento é muito válido, pois através dele a sua empresa consegue reaver o dinheiro investido a partir de novos clientes.

3. Melhorias na experiência do cliente

Com a identificação de nichos de atuação, a sua empresa sabe exatamente quais dores e necessidades consegue atender, gerando satisfação para os seus clientes. Afinal, ao conhecer o seu público você sabe exatamente a melhor forma de atendê-lo e proporcionar uma experiência melhor, fator esse que é essencial para a fidelização do mesmo.

4. Aumento da competitividade

Empresas do ramo B2B que buscam identificar novos nichos de mercado conseguem se manter mais competitivas, aumentando o retorno sobre os investimentos aplicados.

Imagem mostra o site da Cortex que possui soluções para a prospecção B2B

Dessa forma, os seus serviços são segmentados, facilitando a interpretação das demandas do mercado, criando ações estratégicas para vender e inovar mais.

Conclusão

Concluímos que as empresas que desejam crescer ou se manter competitivas no mercado devem utilizar a identificação de novos nichos de atuação. Mas isso não precisa ser um trabalho árduo e longo, pois com a inteligência de dados é possível realizar esse processo de forma mais rápida e direcionada.

Para que isso aconteça,  Cortex vem se destacando em seus serviços de inteligência de vendas B2B com uso da tecnologia que possibilita a segmentação de identificação de novos nichos e, consequentemente, impulsiona negócios a terem grandes resultados.

Acompanhe o blog da B2B Stack para ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados