Landing Page: o que é, como e onde criar a sua

Publicado em 30 de setembro de 2021

A landing page (LP) é uma parte essencial das estratégias de marketing digital, e saber estruturá-la garante ótimas taxas de conversão.

Essas páginas de destino precisam ser claras e objetivas, com uma leitura limpa que facilite a compreensão e guie o visitante instintivamente até a ação desejada.

Alguns erros comuns cometidos nas estruturas das landing pages abrangem:

Falta de otimização para celular, adicionar navegabilidade à página de destino e inserir muitos campos de preenchimento dos formulários.

Outro ponto importantíssimo das LPs é que elas te ajudam a ficar dentro da LGPD na hora de coletar os dados dos seus leads e clientes, uma vez que dão transparência sobre a finalidade do seu uso, assim como contém o pedido de autorização.

Por outro lado, há registro de landing page otimizada que gerou 96% de taxa de conversão orgânica.

E conforme dados divulgados na Semrush, utilizar landing page para direcionar o tráfego das suas campanhas resulta em um aumento médio na taxa de conversão de 25%.

Portanto, vale a pena investir na estratégia para ser mais assertivo no enriquecimento dos seus leads.

Entenda neste texto o que são landing pages, como e onde criar as suas e veja exemplos para se inspirar.

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O que é landing page?

Imagem mostra uma página no estilo 'onePage'. As cores predominantes são o azul, branco e laranja nos botões que a página possui

Landing Page, também conhecida como página de destino, é uma página da web criada para atrair o visitante para um conteúdo de objetivo específico, que geralmente, é resultar em uma ação do lead ou cliente.

As landing pages funcionam de forma distinta do restante das páginas da sua loja virtual, site ou blog, por exemplo, e podem ser impulsionadas à parte.

Isso significa que por serem externas elas são flexíveis e podem ser personalizadas conforme cada campanha do seu negócio.

Podemos exemplificar as LPs com as páginas de ofertas de algumas lojas, que são acessadas ao clicar em um e-mail.

Ou ainda, com as páginas em que você é direcionado ao clicar em um anúncio do Google ou das redes sociais.

A principal característica de uma landing page é a simplicidade.

Ela não contém muitos elementos, descreve o que se deseja mostrar em poucas palavras e foca no Call to Action (CTA), ou seja, na ação do visitante.

Para que serve uma landing page?

Que as landing pages servem para atrair e converter visitantes é um fato.

Mas, o que é essa conversão?

A conversão é a ação que você quer que seu visitante realize na sua página para gerar valor ao seu negócio.

Pode ser, por exemplo, o preenchimento de uma pesquisa ou de um formulário para receber materiais ricos, como e-books e webinars, ou e-mails marketing de ofertas, descontos e outros conteúdos estratégicos para manter seu lead nutrido e sempre próximo.

As páginas de destino são fundamentais para quem quer gerar e segmentar sua base de leads.

Com elas é possível conhecer o perfil do visitante, seus interesses, e assim, estruturar campanhas de acordo com o lead scoring e com temas direcionados para o público certo, conforme as etapas do funil de vendas em que se encontram.

Isso se ramifica em maior produtividade do seu time comercial, pois os dados já ficam organizados, bastando apenas tratá-los.

Sem contar que reduz os custos de aquisição de clientes, uma vez que não é preciso disponibilizar recursos e esforços para adquirir leads através das técnicas de outbound marketing.

As landing pages também servem para quem quer fazer vendas diretas para um público já segmentado ou previamente interessado nos seus produtos ou serviços, sendo uma forma de encurtar o caminho deste processo.

Isso porque em uma única página você consegue reunir as principais informações que o cliente precisa saber antes de fechar a compra, além de poder integrar os meios de pagamento neste mesmo ambiente para agilizar a transação.

Por fim, um detalhe importante sobre as landing pages é que as campanhas feitas através delas são mais fáceis de gerenciar.

O motivo é simples: como a página é única, todas as métricas a serem analisadas ficam centralizadas em apenas um lugar e não formam um “emaranhado de informações” que muitas vezes não são úteis no momento.

É possível acompanhar de perto a taxa de cliques do botão único de call to action, calcular a taxa de conversão da landing page e ainda fazer testes A/B para enviar à uma parte do seu público versões diferentes da mesma página criada, para assim identificar qual é mais aceita pelos leads e clientes antes do disparo em massa.

Como criar uma landing page?

Veja a imagem abaixo, disponibilizada na página da Semrush, para compreender o layout de uma landing page:

Imagem com diversos apontamentos em uma landing page mostrando boas práticas para cada caso.

Para criar uma landing page é preciso saber os principais elementos que ela deve conter e o que não se deve fazer de forma alguma.

Então, separamos estes detalhes em duas listas. Acompanhe.

Elementos e boas práticas para landing pages

Primeiro, você precisa pensar qual é o objetivo da sua landing page: vender ou gerar leads.

A partir disso é que você consegue estipular qual será a oferta da campanha.

O ideal é que você apresente apenas uma oferta por landing page, exceto se estivermos falando sobre assinaturas recorrentes, já que nestes casos, é preciso apresentar todos os tipos de planos que você tem para disponibilizar aos clientes.

Caso contrário, colocar vários produtos diferentes em oferta na mesma landing page pode deixá-la poluída e fazer com que o cliente desista da ação.

No caso da geração de leads, alguns exemplos de ofertas são:

  • Um e-book para coletar como recompensa os dados de contato do visitante em um formulário;
  • Um formulário de autorização para envio de newsletters e promoções;
  • Também pode ser uma pesquisa para saber qual produto os leads mais querem ofertas ou mais se identificam, ou ainda um formulário de inscrição para um curso.

Formulário

Veja acima, que em todos os exemplos o formulário foi citado.

Isso porque eles são essenciais para descobrir dados sobre o seu visitante, e por isso, precisa ser montado de forma estratégica na sua landing page.

Uma boa prática para os formulários é não inserir muitos campos para preenchimento.

Além de tornarem o formulário longo, nem sempre o visitante estará aberto para informar certos dados ou terá tempo de preencher vários campos.

Você pode criar um formulário simples, com solicitação de dados como: nome, e-mail, uma pergunta (por exemplo: quais produtos ou serviços são mais interessantes para o visitante), e o WhatsApp.

Imagem de um formulário com campos 'nome', 'email' e 'celular'. Abaixo temos um botão escrito 'baixar media kit'

Se o seu objetivo é vender diretamente por essa landing page, ela precisa ter tudo o que tem uma página de checkout, como solicitação de dados pessoais e informações de pagamento.

Título, descrição e mídias

O segundo passo para criar sua página de destino é formular a descrição da sua oferta e mostrar como ela pode ser útil para o seu visitante.

Essa descrição precisa ser clara e objetiva, sem dar muitas voltas para não tirar o foco do lead e não gerar nenhum tipo de dúvida.

Mas, o mais importante de tudo isso é o título e o subtítulo da sua oferta!

O motivo? Grande parte das pessoas se interessa, ou não, por uma oferta só de bater o olho no título.

Um título otimizado e transparente faz toda a diferença.

É por ele que seu público vai ser atraído primeiro, e se isso acontecer, há grandes chances dos visitantes permanecerem na landing page para saberem mais detalhes e realizarem a ação desejada.

A dica é fazer o título depois da descrição da oferta, uma vez que eles precisam se correlacionar.

A imagem ou vídeo de demonstração que você vai utilizar também precisa ficar alinhada com o título e a descrição.

Já pensou se o título da página disser uma coisa, a descrição disser outra e a mídia ficar totalmente aleatória entre os dois?

Então, escolha uma imagem, vídeo ou ícones que tenham ligação com o tema da sua oferta, e principalmente, não encha a landing page com mídias.

Isso afeta o tempo de carregamento da página, e por consequência, a experiência do usuário, assim como não permite uma leitura limpa.

Outra boa estratégia é colocar a descrição da oferta em imagens, uma vez que facilita a visualização. Veja este exemplo retirado da RD Station:

Imagem de quatro quadros com informações de planejamento de Landing pages na RD Station

Design, CTA e URL

O design da sua landing page também merece atenção.

Utilizar cores que se identifiquem com o conteúdo, ser simétrico e usar bem os espaços da página, e até mesmo inserir avaliações de outros usuários, são técnicas que ajudam a enriquecer seu material e gerar um ambiente mais agradável durante a estada do seu visitante.

Inserir a sua marca na landing page também é uma boa prática. Desta forma, você aumenta seu reconhecimento e ganha credibilidade.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso deixar o design e layout da sua página responsivo e otimizado para ser visualizado com qualidade em qualquer dispositivo.

Depois de tudo isso, você precisa pensar no seu Call to Action, ou CTA.

É o botão onde seu visitante vai clicar para, de fato, concluir a ação.

Ele precisa conter uma chamada com poucas palavras e bem direta, como: baixe agora, inscreva-se, testar grátis, entre outros exemplos.

Dê uma olhada em um CTA que usamos na B2B Stack:

Botão de cor vermelha com a mensagem 'baixar media kit'

A ação que você espera do cliente precisa aparecer de forma explícita e direta, já que o objetivo final da landing page é a conversão.

Quanto à URL da sua página de destino, vale deixá-la personalizada para agregar valor em SEO e ser bem ranqueada nos mecanismos de busca.

Página de agradecimento

Por fim, você pode criar uma página de agradecimento para direcionar seu visitante assim que ele completa a ação.

Da mesma forma que a landing page principal, essa página não pode ter muitas informações, mas deve conter seu agradecimento para demonstrar ao lead que a ação foi realizada com sucesso e você está agradecido.

Neste momento, você já pode indicar outros conteúdos aos seus visitantes através de backlinks para suas outras páginas.

Veja este exemplo de página de agradecimento da Hotmart:

Imagem de uma landing page do Hotmart

Não cometa estes erros na sua landing page

O primeiro erro comum em landing pages que vamos citar é a navegabilidade da página.

Preferencialmente, a página de destino não deve ser navegável, ou seja, não deve-se inserir links para que o visitante siga para outras páginas, uma vez que isso desvia o foco perante o objetivo principal.

A não ser que estes links se refiram a outras páginas de produto que tenham o mesmo objetivo: a conversão.

Também não é uma boa prática utilizar pop-ups invasivos que obriguem o visitante a realizarem a ação ou que afetem sua experiência.

Não fazer benchmarks é outro erro que não pode ser cometido ao criar uma landing page.

Como criar uma página competitiva se você não sabe o que seu concorrente e outras empresas de sucesso estão oferecendo e como estão o fazendo?

Benchmark, portanto, é essencial.

Não divulgar sua landing page é outro erro. Se você teve todo o trabalho de planejar e criar sua página, por que não divulgar?

A publicidade dessas páginas garante que elas sejam efetivas, então, você pode impulsioná-las por anúncios pagos, e-mail marketing, redes sociais e outros canais de comunicação.

O acompanhamento da sua campanha também não pode, de forma alguma, ser deixado para trás.

A falta de testes A/B, por exemplo, pode acarretar em horas de trabalho perdidas, pois estes testes asseguram que as campanhas enviadas em lote realmente tenham sentido para o público-alvo.

Todas as métricas precisam ser analisadas para que você consiga aperfeiçoar a estratégia e ser mais assertivo das próximas vezes.

E o principal: não enganar o visitante.

Isso significa que você precisa entregar exatamente o que foi descrito na sua landing page. Essa é a expectativa do visitante ao cumprir com sua parte.

Exemplos de landing pages que convertem

Veja agora, na prática, alguns exemplos de landing pages de empresas que obtiveram sucesso com a estratégia.

Vamos começar com uma landing page criada por uma empresa cliente da RD Station, a Silhouette Brasil, que obteve uma taxa de conversão de 96%.

Neste modelo, pode-se verificar que o título é objetivo, assim como o formulário solicita informações relevantes sobre o perfil do visitante, conforme a oferta.

O CTA é chamativo, e na parte inferior, a empresa inseriu conteúdos úteis para que o visitante saiba do que se trata o produto e como utilizá-lo.

Imagem de uma landingpage de padrão de cores em verde e cinza

A Airbnb possui outro modelo de landing page efetivo para conversão.

Trata-se de um formulário muito simples, com algumas opções de escolha já pré-definidas, um título e uma oferta chamativa e um CTA colorido, que atrai o leitor.

imagem de uma página com menu acima, uma foto de duas pessoas se cumprimentando e um formulário a frente

A landing page da Uber também é muito clara e objetiva.

Um título curto e que já demonstra o objetivo da campanha: cadastrar motoristas.

Imagem de uma landing page da Uber com uma pessoa sorrindo a direita e um menu com opções acima.

E a Spotify também é um exemplo de empresa com landing pages que convertem.

O título e subtítulo já deixam a oferta clara, seguidos de um CTA com especificação da ação e da justificativa dos benefícios da oferta.

Imagem de uma landing page do Spotify. A cor predominante é baseada em tons de rosa

Dica B2B Stack: Onde fazer landing pages?

Agora que você já sabe o que são as landing pages e a parte teórica de como criar uma, vamos te dar dicas de ferramentas de criação.

A B2B Stack é uma plataforma que reúne mais de 20 mil softwares que facilitam as rotinas empresariais, distribuídos nas categorias de vendas, marketing, recursos humanos, e muitas outras.

Além disso, você conta com avaliações de usuários reais para saber a reputação dessas ferramentas e encontrar a mais adequada ao seu negócio.

Imagem do site B2B Stack com opções categoria. A página tem tons de azul como cor predominante

Acompanhe as plataformas que você pode utilizar para criar suas landing pages, cadastradas e avaliadas na B2B Stack.

Como criar landing page grátis com o Bitrix24

Na Bitrix24 você consegue criar landing pages grátis, com layouts responsivos, otimizadas para SEO e no modelo de arrastar e soltar objetos.

As landing pages criadas podem ser hospedadas no seu próprio domínio ou no domínio Bitrix24.site, com páginas ilimitadas.

Para criar sua landing page, você precisa se cadastrar na plataforma gratuitamente.

O cadastro pode ser feito com sua conta Google, Apple, Zoom, LiveID, Office 365 ou das redes sociais, como Facebook e Twitter;

Compilado de página do Bitrix24 com informações de como criar landing page. A imagem possui tons de verde e azul.

Ao entrar no seu painel e clicar em "Novo site", você poderá escolher entre os templates de páginas já pré-definidos ou criar uma página do zero;

Imagem com duas páginas da Bitrix24. A de cima mostra um painel para criação de landingpage e a segunda, localizada no canto debaixo da imagem com ícones de acesso

Indicamos que você inicie sua landing page do zero, uma vez que você fica livre para incluir os elementos que você deseja.

Selecione a cor do seu layout, insira um título para a página e clique em "Criar";

Imagem com um campo vazio a esquerda e com opções de inserção de cores na página a direita.

Adicione um bloco para iniciar sua construção;

Imagem com um menu no canto superior e um botão logo abaixo, ainda na parte superior com a informação de adição de blocos. o botão tem a cor preta

Você pode escolher entre várias opções de estilos de templates com diferentes posicionamentos de textos e imagens, de estilos de capa, de botões, entre outras;

imagem com opções de adição de layout. O canto direito tem a cor cinza mostrando que ainda precisa ser inserido algum layout.

Então, seu estilo escolhido será disponibilizado para que você faça as edições.

Ao clicar em cada objeto da página, você conseguirá alterá-los, escrever e editar textos, entre muitas outras ações.

Tudo o que for editado pode ser visualizado previamente, inclusive para ter a percepção de navegação da página em desktops, tablets e celulares.

Ao finalizar, você pode publicar sua página e começar a divulgá-la.

Imagem de uma landing page da bitrix24

Como criar landing page com a RD Station Marketing

A ferramenta para criar landing pages da RD Station também é do modelo de arrastar e soltar objetos.

Porém, esta não é gratuita, mas permite teste grátis por 10 dias.

Você conta com diversos modelos de templates pré-definidos para:

  • Pedido de Orçamento;
  • Lista de Espera;
  • Teste Gratuito;
  • Solicitação de demonstração;
  • Oferta de Ebook;
  • Black Friday;
  • Inscrição em Curso Online e Webinar;
  • Catálogo de Produtos, entre outros.

Este criador de landing pages também oferece teste A/B, configurações de SEO, painel de estatísticas e recursos avançados para customizar as LPs com JavaScript, CSS e HTML.

Para utilizar a RD Station, entre na plataforma na área das landing pages, digite seu e-mail no campo adequado, clique em "Teste grátis" e prossiga com seu cadastro;

Imagem da página inicial da RD Station

Ao finalizar seu cadastro, no seu painel clique em "Landing Pages";

Imagem com o botão de criação de landing page, localizado no canto esquerdo da tela é selecionado

Se precisar de auxílio na criação,na página seguinte clique em "Veja como fazer". Caso contrário, clique em "Criar Landing Page";

Imagem de um desenho em uma pessoa sentada em uma sofa ao centro da tela. O sofa tem a cor roxa e abaixo da imagem temos dois botões para escolher de criação de landing page

Você pode escolher o objetivo da sua landing page e navegar entre os templates disponibilizados pela RD;

Montagem com quatro exemplos de landing page no RD Station

Ao escolher o mais adequado, insira um nome para a página e clique em "Criar Landing Page";

Criar landing page

Então, é só configurar à sua maneira, selecionando e editando os elementos.

Criar landing page

Como criar landing page com a Hubspot

O criador de landing pages da Hubspot também pode ser testado gratuitamente, porém, com agendamento de demonstração.

A ferramenta oferece templates otimizados para dispositivos móveis, visualização da página em diversos dispositivos antes de publicá-la e formulários personalizados para cada visitante.

Para criar uma landing page pela Hubspot, faça seu login na plataforma e no seu painel clique em "Marketing" e depois em "Landing pages";

Imagem do Hubspot

Clique no botão "Criar";

Imagem do Hubspot

Escolha um tema para continuar;

Imagem do Hubspot

Defina um nome para a página;

Imagem do Hubspot

E assim como nas outras ferramentas, você pode arrastar e soltar elementos, editar textos, botões, cabeçalho e rodapé, entre todos os outros objetos.

Conclusão

As landing pages são importantes aliadas do marketing digital.

Através delas você consegue converter visitantes em leads, leads em clientes, e nutrir o interesse do seu público pelo seu negócio.

As campanhas feitas nas landing pages podem ter como objetivo a venda direta dos seus produtos ou serviços a partir de promoções segmentadas, por exemplo, ou a geração de leads.

Em ambos os casos, as landing pages são benéficas porque são páginas flexíveis por serem apartadas do seu site, blog ou e-commerce próprio.

Portanto, a partir de um mesmo modelo é possível criar várias campanhas e acompanhar cada uma detalhadamente, obtendo insights para serem cada vez mais aperfeiçoadas.

Alguns elementos fundamentais para as páginas de destino são os títulos otimizados conforme a oferta que se deseja disponibilizar ao cliente, a inserção da sua marca para ganhar autoridade e reconhecimento, uma imagem chamativa, uma descrição curta, porém, muito explicativa, e uma chamada para a ação irrecusável.

Mais elementos podem deixar a página poluída e confusa, e acabar por desvirtuar a atenção do seu visitante.

Aqui você também viu exemplos de landing pages de cases que deram certo e algumas ferramentas para construir sua própria página de forma prática e intuitiva.

Agora, se você quer ir além das landing pages e expandir a divulgação do seu negócio, navegue pela categoria de marketing na B2B Stack! Maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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