Gestão de Cobrança: Os softwares mais bem avaliados em 2021

Publicado em 27 de agosto de 2021

A gestão de cobrança está diretamente ligada com as finanças de um negócio. Sua má administração pode causar danos irreversíveis.

Conforme notícias divulgadas, o endividamento das famílias brasileiras se elevou a um novo patamar em 2021, sendo o maior índice desde 2010.

São cerca de 71% dos brasileiros com alguma dívida ativa, a maior parte delas vêm de cartões de crédito, carnês e financiamento de carros.

Já o tempo médio de atrasos em pagamentos de dívidas também aumentou para 61,9 dias em julho de 2021, maior período registrado desde fevereiro.

Outros dados revelaram que 73% das empresas do setor de serviços estão com dificuldades em receber 40% dos seus contratos. Realmente, não é fácil gerenciar cobranças.

Muitos fatores precisam ser levados em consideração para ser assertivo e conseguir receber dentro dos prazos.

Acompanhe este texto para compreender como otimizar este processo com o uso de sistemas de gestão de cobrança.

E de quebra, detalhamos 5 dos softwares que são muito bem avaliados no portal B2B Stack!

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O que é gestão de cobrança e suas etapas

Podemos definir gestão de cobrança como um conjunto de técnicas utilizadas para processar e administrar cobranças em aberto de clientes.

É através dessa gestão que se controlam as datas de vencimento de faturas e contratos, e por consequência, as inadimplências.

As inadimplências afetam diretamente o caixa da empresa, de onde estes valores deveriam sair para pagar fornecedores, funcionários, contas de consumo e outras despesas.

As etapas da gestão de cobrança devem passar, primeiramente, pelo acompanhamento dos valores pagos, à vencer e atrasados.

Depois, pela elaboração de propostas que visam favorecer ambas as partes, sem cobranças abusivas, mas sim, cobrando pelo justo.

E por fim, pelo contato com o cliente, que deve ser feito com autoridade, porém, com empatia e respeito.

Como melhorar os processos de cobrança?

O primeiro passo para fazer uma gestão de cobrança eficiente é estabelecer objetivos e metas.

Assim, consegue-se obter informações sobre o desempenho das estratégias que serão utilizadas para cobrar os clientes.

Com isso, é possível mensurar a curto e longo prazo o retorno das práticas adotadas e tomar decisões baseadas em dados.

Também é uma forma de antever dificuldades e uma possível ineficiência da campanha de cobrança que será realizada, permitindo correções antecipadamente.

O segundo passo é estar totalmente alinhado e organizado junto a outros indicadores do negócio, como fluxo de caixa e vendas.

Mas, por quê?

Bom, porque é impossível ter controle sobre os clientes inadimplentes sem saber as condições do contrato, como data de vencimento e acordos vigentes.

Também não há como saber como os valores em atraso estão impactando em seu fluxo de contas a pagar e a receber.

Ou seja, como você pode definir as condições para regularização das dívidas dos clientes sem saber como andam suas próprias contas?

Fazer renegociação de dívidas não significa que qualquer quantia paga vale todos os esforços voltados para essa cobrança.

E o principal, ao qual iremos nos aprofundar mais à frente, é implantar um software de gestão de cobrança.

O fato é que torna-se irreal a possibilidade de administrar todos os dados necessários manualmente ou através de planilhas.

As planilhas já são difíceis de organizar, quando se tem mais de uma pessoa trabalhando nelas então, a catástrofe é certa!

Sem contar que as funcionalidades das planilhas são limitadas para uma boa gestão de cobrança.

Os operadores, por sua vez, levariam muito tempo para atualizar e inserir todos os dados, e tempo é dinheiro!

Como fazer uma cobrança?

Cobrar um cliente não é uma tarefa simples. Requer planejamento e organização para que aumentem as chances de conversão.

Para que não seja constrangedor e acabe rompendo o relacionamento entre empresa e cliente, é preciso ter todos os dados na tela, de forma automatizada e precisa.

Enviar lembretes antes do vencimento é uma boa prática para cobrar um cliente, mas para isso você tem que acompanhar os prazos de perto.

Caso seja necessária uma ligação, os operadores precisam estar atentos às oportunidades e seguros nas informações passadas.

Mas, isso não significa que se deva faltar com o respeito com o cliente. O respeito é a chave de todo o processo de cobrança.

Oferecer boas oportunidades para que o cliente regularize sua dívida é mais uma forma de aumentar as possibilidades de recebê-la.

São muitas métricas para planejar e acompanhar, entenda nos próximos tópicos a essencialidade dos softwares de gestão de cobrança.

A importância dos sistemas de gestão de cobrança

Os sistemas de gestão de cobranças centralizam os dados pessoais e de contrato de todos os seus clientes em um único ambiente.

Essa capacidade permite que informações sejam encontradas e atualizadas facilmente utilizando filtros e outros parâmetros de busca.

Você pode automatizar processos e acompanhar datas de vencimento de faturas com mais eficiência, evitando perda de prazos.

Estes softwares fornecem uma visão mais limpa das informações por meio de dashboards com interfaces amigáveis e gráficos de desempenho.

Também facilitam a atuação preditiva em ocorrências que podem afetar seus resultados porque demonstram dados em tempo real.

O que um software para gestão de cobrança deve ter?

Primeiro, um sistema de gestão de cobrança precisa ser flexível para se adaptar às necessidades do negócio.

Segundo, precisa ter ferramentas para automatizar fluxos de processos, facilitando o controle com apenas alguns cliques.

Também tem que oferecer recursos para realizar cadastros de clientes com o máximo de informações possíveis.

Além disso, meios para emissão de boletos, personalização de lembretes e gestão dos pagamentos recebidos são muito bem vindos.

Ranking B2B Stack: softwares de cobranças mais bem avaliados

O portal B2B Stack é o maior portal de busca e avaliação de softwares b2b da América Latina.

Através do nosso portal você tem acesso a um catálogo de mais de 23 mil sistemas, distribuídos em diversas categorias, como vendas, marketing, atendimento e help desk, recursos humanos, comércio eletrônico e muitas outras.

Além disso, nosso portal reúne avaliações de usuários reais dessas ferramentas, possui um comparador de softwares e descrições detalhadas dessas ferramentas.

Estes recursos permitem que você identifique quais são as melhores soluções para otimizar os processos do seu negócio.

A partir dessas avaliações dos usuários no portal B2B Stack montamos este ranking de softwares de gestão de cobrança.

Portanto, veja agora quais são eles, suas médias de avaliação, e compreenda na prática como funcionam.

E antes de tudo, se você já utiliza algum software no seu dia a dia, corre lá e deixe sua avaliação também!

Desta forma você contribui com o aprimoramento dessas ferramentas e com a busca de outros usuários pelos recursos ideais.

Vindi

Tela do sistema Vindi

Vindi é um software de gestão de cobrança e pagamentos online que possui média de avaliação 4.9 de 5 estrelas na B2B Stack.

Seus produtos englobam gestão de assinaturas, integração com outros sistemas via API, variedades de meios de pagamento e PCI Compliance.

É uma plataforma que te auxilia no recebimento dos seus pagamentos, inclusive recorrentes, funcionando como um gateway de pagamento.

Com a Vindi, você recebe pagamentos por cartão de crédito de diversas bandeiras, débito em conta e consegue emitir boletos.

Sua lista de clientes já existente também pode ser importada para a plataforma Vindi para evitar retrabalho.

Sendo assim, você consegue gerenciar até mesmo os contratos que já estão vigentes.

O certificado da Vindi garante que todas as transações de pagamento online realizadas, bem como seus processamentos, sejam seguros.

Para prevenção e recuperação de inadimplências, a Vindi oferece:

> Retentativas de cobrança para transações não autorizadas ou com falhas, estornos e baixas manuais em boletos;

> Renova Vindi, uma solução para pagamentos recorrentes que ajuda a atualizar cartões expirados ou vencidos, sem necessidade de contato com o cliente;

> Personalização de notificações de cobranças para que você envie por e-mail ou SMS aos clientes próximos ou após o vencimento;

> Dashboards e relatórios para que você acompanhe seus indicadores de cobrança, inclusive em tempo real.

E para pagamentos, a Vindi possui recursos de:

> Página de checkout;

> Serviço de adquirência nativo;

> Multiadquirência.

Os boletos emitidos são cobrados apenas após sua quitação. Já as cobranças por cartões de crédito possuem taxas por transação.

Veja o que os usuários falam sobre a Vindi em suas avaliações:

"O que eu mais gosto na Vindi é o seu suporte. Claro que as facilidades que essa solução traz são de muito valor e realmente funcionam! Mas queria dar destaque ao suporte que eles oferecem e toda a atenção dedicada a resolver nossas questões, pois no fim um atendimento humano faz uma baita diferença!".

"Em poucos dias a plataforma já está integrada com o gateway escolhido para iniciar as vendas recorrentes ou cobrança avulsa.".

Entre os pontos a melhorar da ferramenta, os usuários citaram:

"Recorrência é um tema complexo do mercado e tem pouca gente fazendo bem isso e a Vindi é uma destas empresas. Os pontos que eu colocarei abrange a Vindi e o mercado como um todo já que também não possui soluções para atender. Aumentar a abrangência de meios de pagamento integrados na recorrência é algo que melhoraria muito a vida dos clientes, por exemplo, pagamentos instantâneos, wallets, etc. Além disso a mecânica da recorrência (exemplo: política de re-tentativas) tem bastante espaço para evoluir.".

"O que menos gosto na Vindi é o fato de algumas funcionalidades/recursos só sejam acessíveis através de integração via webhook, como por exemplo a opção de incluir vencimentos diferentes para as faturas.".

Quer saber mais sobre a Vindi? Temos um guia completo com tutorial de uso sobre a plataforma, que você pode conferir clicando aqui!

Superlógica Assinatura

A Superlógica é uma plataforma que oferece sistemas para gestão de assinaturas, de imobiliárias e de condomínios.

Na B2B Stack, a Superlógica Assinaturas possui média de avaliação 4.5 de 5 estrelas.

Seu software para gestão de cobrança, o Superlógica Assinaturas, possui quatro módulos: Gestão de Assinaturas, Gestão Financeira, Gateways e Pagamentos Recorrentes e Métricas e Relatórios.

O módulo de Gestão de Assinaturas oferece funcionalidades como:

  • > Personalização de grades de planos para incorporar em seu site;
  • > Página de checkout transparente;
  • > Emissão de NF-s;
  • > Criação de Área do Cliente também para o seu site;
  • > Gestão dos seus planos disponibilizados, com possibilidade de suspensão caso o cliente fique inadimplente;
  • > Reajuste de contratos.

Na parte de Gestão Financeira, você conta com:

  • > Integração do seu plano de contas com o centro de custos;
  • > Conciliação bancária;
  • > Gestão de despesas em tempo real;
  • > Relatórios gerenciais;
  • > Disparo de relatórios por e-mail;
  • > Envio de arquivos de remessa em lote.

No módulo Gateways e Pagamentos Recorrentes, as seguintes funções estão disponíveis:

  • > Disponibilização de diversos meios de pagamento em sua plataforma;
  • > Notificações automáticas para os clientes sobre vencimento de sua fatura;
  • > Faturamento e processamento automático das cobranças;
  • > Régua de cobrança.

Por fim, suas métricas podem ser acompanhadas através do módulo Métricas e Relatórios.

Este módulo oferece inúmeros dados para suas tomadas de decisão.

Entre os indicadores que podem ser acompanhados por este módulo estão:

  • > MRR;
  • > Lifetime Value;
  • > Taxa de churn;
  • > Ticket médio;
  • > Taxa de receita perdida;
  • > Número de clientes por forma de pagamento;
  • > Previsão orçamentária.

Veja o que os usuários dizem sobre o Superlógica Assinaturas em suas avaliações:

"Agilidade, facilidade em emitir boletos e nota fiscal para minha base de clientes que possuem contratos recorrente.".

"A automação da cobrança. Com esta feature, conseguimos reduzir o custo da empresa e aumentar a produtividade do dep. administrativo.".

Veja também o que os usuários acham que a plataforma pode melhorar:

"A preço, acho muito caro no meu caso, eles tem vários modalidades de cobrança se não me engano mas no meu ramo ele se torna caro, é pelo número de clientes cadastrados na base.".

"Integração por API ainda precisa de mais evolução, alteração de valores liquidados no contas a pagar e visualização de no máximo 50 linhas, trazendo mais demora a gestão do contas a pagar são rotinas que precisam de melhoria".

PayPal

PayPal é uma plataforma de pagamentos online que possui média de avaliação 4.5 de 5 estrelas na B2B Stack.

Atende a empresas de todos os portes e segmentos e pode ser integrada a diversos sistemas via API.

Oferece diversos recursos para enviar e receber pagamentos, inclusive internacionais, gerenciar suas cobranças e riscos e acompanhar o desempenho das suas métricas.

Entre as funcionalidades do sistema Paypal estão a criação de página de checkout para seu site e geração de links de pagamento para cobrar clientes.

Também te auxilia na expansão dos meios de pagamento, na qual você pode criar planos de assinaturas recorrentes e atuar com vendas nas redes sociais.

Você consegue realizar pagamentos por meio da sua carteira digital, e o fluxo de caixa pode ser acompanhado através de relatórios de todas as áreas.

A PayPal utiliza machine learning para identificar e proteger seu negócio e seus clientes contra fraudes em pagamentos.

Veja o que dizem as avaliações dos usuários da PayPal no portal B2B Stack:

"O que mais gosto é a facilidade de fazer compras on-line com cartão de débito, antes tinha muitos problemas em sites que só aceitavam compras com cartão de crédito. O PayPal trouxe muita facilidade aos meus pagamentos on-line.".

"Praticidade de logar e pagar, não cobra taxa, principalmente para qualquer compra internacional o paypal ajuda muito.".

Os pontos a melhorar da PayPal também foram registrados por seus usuários:

"Com essa nova mudança no Paypal, Eu terei a conversão automática do meu dinheiro, mas isso não é bom, Por que não terei o conhecimento de quanto foi a troca e isso prejudica as compras e pagamento em outros países. terei de pagar um valor maior nas comprar e pagamentos para o Exterior.".

"Não gosto do modelo de transferência do Paypal. Para usar o serviço precisa ter crédito no paypal e isso me dá preguiça. Já que administro mais de uma conta bancária e aplicativos de transações. Também o prazo costuma ser longo para o dinheiro ficar disponível".

iugu

A iugu é uma plataforma de automação financeira que possui média de avaliação 4.2 de 5 estrelas na B2B Stack.

Através da iugu é possível efetuar e receber pagamentos online, gerenciar cobranças, inclusive recorrentes, e diminuir os índices de inadimplência do seu negócio.

Entre as funcionalidades da iugu estão:

  • Recebimentos por diversos meios de pagamento: Pix, Boleto, Links de Pagamento e Cartão de Crédito;
  • Checkout transparente;
  • Personalização de regras como de juros e descontos;
  • Conciliação financeira;
  • Criação de planos de assinaturas recorrentes;
  • Split de pagamentos, para dividir comissionamentos entre filiais, fornecedores ou parceiros;
  • Pagamentos e transferências.

Dê uma olhada no que os usuários da iugu dizem em suas avaliações:

"Gosto da integração com o E-notas, da facilidade em gerar novas cobranças por boleto e cartão de crédito, além da consulta do status de cada cobrança.".

"Gosto da tranquilidade que o IUGU me proporciona ao enviar as cobranças automaticamente tanto na véspera quanto n dia do vencimento.".

Veja também os pontos a melhorar que os usuários ressaltaram:

"Eu sou uma Startup e sou cliente Iugu há muitos anos (creio que 4 ou 5). Somos SaaS e não giramos muito. A plataforma Iugu é bem completa, mas os planos aparentemente são voltados para grandes empresas. Creio que tenha sido algo estratégico. Nós somos bem criativos e adoramos “brincar” com o modelo de negócios, mas o Iugu limita a gente nisso, por exemplo na solução de marketplace, só poderíamos começar a brincar com um investimento mensal fixo caro (R$800), aí implementamos essa parte no pagarme, sendo que preferiríamos fazer no Iugu, que já confiamos. Acho que poderiam pensar em planos mais abrangentes, baratos, para que pequenas empresas como a nossa cresçam junto com o Iugu. Sobre a parte técnica, não vejo muito o que poderia melhorar.".

"Acho um pouco complicado a parte de atualização de planos no decorrer do mês e a parte de cancelamento automático da assinatura quando o cliente não paga a fatura.".

Quer saber mais sobre a iugu? Veja nosso guia completo da plataforma clicando aqui!

PagSeguro

PagSeguro é uma plataforma de meios de pagamento e no portal B2B Stack possui média de avaliação 4 de 5 estrelas.

O PagSeguro oferece soluções de cobrança tanto para estabelecimentos físicos quanto para lojas virtuais e possui garantia anti fraude nas transações.

Entre suas funcionalidades estão:

  • Mais de 25 meios de pagamento que podem ser disponibilizados aos seus clientes, como cartão de crédito, boleto, débito online, depósito em conta e saldo do PagSeguro;
  • Personalização de planos de assinatura recorrente;
  • Gestão de inadimplências, com botão de retentativa de pagamento em pagamentos pendentes;
  • Checkout transparente ou Checkout PagSeguro;
  • Emissão de links de pagamento;
  • Dashboards e relatórios de acompanhamento.

Abaixo, estão algumas avaliações dos usuários do PagSeguro no portal B2B Stack:

"O que mais gosto é possibilidade de fazer até 5 transferências para outras instituições bancárias sem custo adicional, e da rapidez que o dinheiro das compras efetuadas pela máquininha de cartão de crédito ou débito, ficam disponíveis na conta. É um excelente software de transações bancárias.".

"Dentro da conta temos diversas funcionalidades como: pagamento recorrente, ferramentas para venda online, possibilidade de cartão pré-pago entre outros.".

Entre os pontos a melhorar, os usuários registraram:

"Acredito que na flexibilização de taxas por produto. Muitas vezes, podemos ser mais arrojados ou menos arrojados em nossas vendas.

"O que não gosto no software, é a demora de respostas do suporte técnico quando alguma coisa, dentro do software não está funcionando, a única melhoria o que eu faria seria a melhoria do suporte.".

Conclusão

Utilizar boas práticas na hora da cobrança é fundamental para receber pagamentos dos clientes inadimplentes.

Manter a boa conduta, não interromper e não discutir com o cliente são algumas dessas práticas.

Mas, além disso, é preciso ter uma gestão de cobrança eficiente para saber exatamente de quem, quando e quanto receber.

Para que você ganhe essa eficiência na gestão, utilizar métodos manuais não é uma opção.

É preciso implementar um sistema de gestão de cobrança em seu negócio para que se consiga automatizar processos e obter análises assertivas sobre todas as estratégias utilizadas.

Com estes softwares, você é capaz de acompanhar datas de vencimento de faturas, automatizar envio de notificações e lembretes para os clientes, emitir boletos e fazer uma gestão completa dos recebíveis.

Os softwares de gestão de cobranças mais bem avaliados na B2B Stack são o Vindi, Superlógica Assinatura, PayPal, iugu e PagSeguro.

No geral, estes sistemas de gestão de cobrança oferecem diversos meios de pagamento para que você disponibilize várias opções de pagamento aos seus clientes.

Outros recursos comuns se tratam da personalização de páginas de checkout, envio de notificações aos clientes e gestão de todos os processos de cobrança e pagamentos em tempo real através de dashboards e relatórios.

Agora que você conhece soluções de gestão de cobrança, veja também a categoria completa de ERP e gestão financeira no portal B2B Stack e potencialize seus resultados.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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