Mobile Marketing para imobiliárias: como funciona?

Publicado em 18 de maio de 2021

Reconhecer as tecnologias existentes, saber integrá-las podem ajudar a evitar que muitas oportunidades de negócios sejam perdidas.

O uso de marketing móvel para agentes imobiliários é a necessidade imediata. Com 80% dos compradores de casas procurando por uma nova casa online, a necessidade de mudar para o marketing móvel é vital para todo negócio imobiliário.

Cada vez mais a Geração Y e os millennials preferem usar seus smartphones em vez de computadores. Então, naturalmente, a incorporação de estratégias de marketing móvel imobiliário pode ajudar os corretores de imóveis a ficarem à frente da curva.

E o setor imobiliário tem buscado se aliar aos recursos tecnológicos para adentrar no mundo das QR Codes, beacons, blockchain, NFC e inteligência artificial, só para citar alguns, e implementá-los no intuito de garantir o diálogo com esse público em expansão – e que usa muito smartphone.

Em contrapartida, esses recursos fornecem a quem atua no mercado imobiliário vários benefícios de gerenciamento e rastreamento de clientes em potencial. 

Se as pessoas não reconhecem as tecnologias existentes e, mais importante, não sabem como integrá-las, muitas oportunidades estão sendo perdidas pelas imobiliárias. Então, nesse post falaremos um pouco sobre essas possibilidades.

Afinal, aderir a essas tecnologias para telefonia móvel (celular) não apenas diminui o tempo de inatividade de um corretor imobiliário, mas também permite canais de comunicação fáceis com os clientes, aumentando assim sua lucratividade! Acompanhe! 

1. Ter dados é essencial

Gerar uma carteira de clientes é uma das ações essenciais para o setor imobiliário. E esse é um problema que a grande maioria dos corretores de imóveis enfrentam hoje em dia.

Mesmo que já exista uma diversidade de vários softwares para gerenciar um banco de dados, saber o que realmente fazer com esses dados, nomes, endereços de e-mail e número de celular para converter um cliente interessado em comprar um apartamento em Pinheiros em um futuro morador do imóvel que você tem para vender tem sido um grande desafio!

Por isso, ter dados bem catalogados e tabulados é essencial para quem deseja se relacionar com seu público – e o primeiro passo para isso! 

2. Invista em marketing de proximidade

Ferramentas de marketing de proximidade também podem ser utilizadas para gerar leads em potencial. Instale um beacon em torno das instalações de sua agência para enviar notificações no aplicativo relevantes para o setor imobiliário.

Por exemplo, coloque códigos QR em calçadas, espaços vazios de propriedades ou mesmo no site da empresa. Esses códigos QR podem ser anexados a um formulário onde os clientes em potencial podem deixar suas informações ou até mesmo deixar que eles liguem para você por mostrar interesse. 

3. Aposte em códigos QR

Use códigos QR de feedback para reunir informações para geração de leads. Use códigos QR dinâmicos para ajustar as campanhas existentes. Com o uso de códigos QR dinâmicos, os corretores imobiliários podem rastrear e analisar o número de acessos ao QR Code para ajustar campanhas e deixá-las devidamente integradas em estratégias articuladas em redes sociais como o Youtube, o Google, o Facebook e o Instagram, por exemplo.

Esses códigos QR podem levar a anúncios mais detalhados, a um formulário para captura de leads ou a uma pesquisa perguntando sobre a experiência de um cliente. Nesse campo, vale a criatividade! 

4. Que tal investir em códigos AR?

Os corretores de imóveis não podem estar presentes em todas as propriedades para fornecer informações aos seus clientes 24 horas por dia. Crie folhetos, brochuras, placas de quintal, calçadas ou anúncios OOH e coloque códigos QR neles que, após a digitalização, redirecionam os compradores interessados ​​a um site com informações completas da propriedade.

Os códigos AR (códigos QR de realidade aumentada) são uma excelente alternativa ​​para um cliente olhar uma propriedade em tempo real. Coloque códigos QR em sites ou campanhas para que os clientes leiam e visualizem a propriedade em tempo real. 

5. Esteja nas redes sociais

Você precisa estar nas redes sociais. Inclua conteúdo no mínimo semanalmente e atraia clientes e o público em geral para suas redes, distribuindo códigos QR ou tags em anúncios junto com anúncios de propriedades em calçadas, placas de quintal e outdoors para redirecionar os clientes aos canais de mídia social durante o uso de seus smartphones.

Assim que os interessados escanearem esses códigos QR, poderão ser redirecionados a ações no Instagram ou no Facebook, por exemplo. 

Para corretores de imóveis que têm seu próprio aplicativo, beacons e cercas geográficas também podem ser usados ​​para enviar notificações no aplicativo e para redirecionamento de mídia social. Diferentes tipos de conteúdo imobiliário, por exemplo, podem ser usados ​​com base na plataforma a ser anunciada – fotos, histórias de sucesso, videoclipes e marcos da empresa. 

6. Aposte em marketing de SMS

O marketing de SMS de imóveis é uma estratégia de marketing imediata, mas acessível, para fornecer informações urgentes. Praticamente 90% dos profissionais do setor imobiliário preferem se comunicar com seus clientes por meio de mensagens de texto.  Isso representa apenas e-mails anteriores em 94% e ligações telefônicas em 91%. 

As mensagens de texto são simples de usar e uma fonte confiável de comunicação com compradores em potencial que têm a maior taxa de abertura, taxa de engajamento e taxa de conversão quando comparada a todos os outros canais de comunicação. 

As mensagens de texto nem dependem da Internet. Uma conexão de rede de torre de celular estável e o trabalho pronto. E nessa realidade, 62% dos clientes preferem receber informações de imóveis de corretores de imóveis por meio de mensagens de texto. 

O marketing de SMS pode parecer uma velhice. Porém, esse tipo de marketing se espalhou por todos os setores verticais da indústria para criar uma maneira eficaz de alcançar leads direcionados. 

Use uma combinação de tecnologias, como códigos QR, beacons e cercas geográficas para enviar mensagens de texto relevantes, mas oportunas, para compradores em potencial. 

7. Por que os corretores devem investir mais em mobile marketing?

O mercado imobiliário é um dos mais antigos, mas também o que mais cresce em todo o mundo. Os corretores de imóveis foram um dos primeiros a adotar tecnologias, especialmente os códigos QR, conectando a experiência externa com o mundo online para gerar compradores mais bem informados.

O setor imobiliário está cambaleando com uma série de questões – mudanças climáticas, mercado volátil e mudanças nas taxas de hipotecas. Ao alavancar a tecnologia, os corretores de imóveis podem testemunhar a diferença quase que imediatamente.

A maioria dos corretores de imóveis enfrenta um problema comum – gerar leads, fornecer informações sobre propriedades e estar disponível para consultas relacionadas a propriedades.

Saltar para o marketing móvel ajudará a resolver esses problemas comumente enfrentados com uma brisa, especialmente após a crise de coronavírus que mudou o cenário de saúde, social, político, educacional e econômico em praticamente todos os países do mundo. 

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Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


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