Conheça a NuvemShop e entenda como criar sua loja virtual

Publicado em 2 de setembro de 2021

A NuvemShop é uma plataforma desenvolvida para que empreendedores de todos os setores consigam realizar suas vendas online.

Segundo dados divulgados pela plataforma Statista, até o fim de 2021, mais de 2,14 bilhões de pessoas devem realizar compras online.

À critério de comparação, em 2016 este número foi de 1,66 bilhão.

Conforme outra pesquisa, em junho de 2020 o número de visitas nas plataformas de comércio eletrônico chegou a 22 bilhões, contra 16,07 bilhões em janeiro do mesmo ano.

Em meio à tanta concorrência, é preciso se diferenciar no mercado. Mas, como fazer isso?

Oferecendo uma plataforma otimizada para ser acessada com velocidade em qualquer dispositivo, proporcionando uma boa experiência ao usuário, além de condições flexíveis de frete, preços, formas de pagamento, atendimento dedicado, fazendo um bom marketing digital, e o principal:

Para ganhar a tão sonhada relevância, é necessário ter processos muito bem estruturados e tomar decisões baseadas em dados.

Para isso, ao criar seu site pela NuvemShop, diversos sistemas de gestão podem ser integrados à sua loja virtual com a intenção de coletar, organizar e dar sentido a dados de diversos indicadores, como de vendas, financeiro, estoque, envios, entre outros.

Conheça então a NuvemShop e saiba como a plataforma pode te auxiliar na criação e gestão de processos da sua loja virtual.

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O que é NuvemShop?

A imgem mostra um notebook em cima de uma mesa com uma xicará ao lado esquerdo e um vazo com plantas ao lado direito.

NuvemShop é uma plataforma que oferece ferramentas para criar e hospedar lojas virtuais de todos os portes e segmentos.

Com a NuvemShop você começa a criar seu site de vendas a partir de temas pré-definidos, de carregamentos rápidos e otimizados para dispositivos móveis e desktops, ganhando agilidade neste processo.

Entre as customizações permitidas estão banners rotativos, destaques de produtos em sua página inicial, apresentação do seu logo e ativação de "página em construção".

Não é preciso saber programar com códigos para utilizar a NuvemShop.

Porém, caso você tenha familiaridade com programação, pode-se fazer integrações por API aberta e customizar seu layout via FTP.

Caso queira, você também tem flexibilidade para criar seu e-commerce do zero, sem utilizar os temas disponibilizados pela plataforma.

Não há limitação de produtos que podem ser cadastrados em sua loja virtual, nem mesmo limite de visitas em seu site.

Além disso, seu e-commerce criado a partir da NuvemShop já terá Certificado SSL grátis configurado para fornecer segurança aos seus visitantes.

Quanto aos domínios, você pode utilizar o ".minhanuvemshop.com.br" ou domínios que você já possua.

Como funciona a NuvemShop?

Para utilizar a NuvemShop, você precisa adquirir um dos planos disponibilizados pela plataforma, mas a princípio, você pode testá-la gratuitamente por 30 dias.

Não é preciso instalar nenhum programa para utilizá-la, pois é totalmente baseada em nuvem, o que permite ser acessada de qualquer dispositivo com internet.

Além de criar sua loja virtual, diversas integrações com outros sistemas podem ser realizadas para melhorar os processos de gestão do seu e-commerce, potencializar estratégias de marketing, bem como para acompanhar métricas e resultados.

Sua loja também pode ser integrada às suas redes sociais e a marketplaces, desta forma, você expande o alcance das suas vendas.

A NuvemShop possui um programa de parcerias com designers, programadores, fotógrafos e consultores, portanto, caso você precise de ajuda para montar seu e-commerce, é possível entrar em contato com estes profissionais diretamente pela plataforma.

Além disso, você conta com o suporte da NuvemShop em todo o processo e com materiais e conteúdos informativos para usufruir de todas as ferramentas corretamente.

Lojas Virtuais

Para criar sua loja virtual, a NuvemShop disponibiliza mais de 30 layouts gratuitos e pagos, e permite o cadastro ilimitado de produtos.

Estes produtos podem ser cadastrados com especificações como cor, tamanho, materiais, e outros parâmetros, o que possibilita aos seus visitantes identificarem se o seu produto é realmente viável para ele, evitando pedidos de estornos e devoluções.

Caso você já tenha um catálogo de produtos pronto, ele pode ser exportado diretamente para sua loja virtual para otimizar tempo.

A plataforma é flexível para permitir que você crie preços diferenciados em promoções e até mesmo para atualizar valores em massa.

Seu estoque pode ser gerenciado de forma eficiente, e automações podem ser criadas para que sua loja pare de vender um produto automaticamente ao finalizar o estoque do mesmo.

O próximo passo é configurar e integrar gateways de pagamentos à sua loja virtual para disponibilizar o máximo de opções para os clientes pagarem por suas compras.

Para isso, diversas ferramentas são disponibilizadas nesta integração, como Mercado Pago, WireCard, PagSeguro, entre outras, que intermediam transações por cartão de crédito, boleto bancário, carteiras digitais e débito online.

Se for de sua preferência, você ainda pode disponibilizar outros meios de pagamento personalizados, como transferências bancárias, cartão de débito e pagamento na entrega.

O Checkout da NuvemShop é transparente, ou seja, toda a transação de pagamento é realizada dentro da sua própria loja, sem redirecionar o cliente para outras páginas externas.

Agora vamos falar sobre os envios das suas mercadorias.

Primeiro, pela NuvemShop você pode inserir em sua loja virtual uma calculadora de frete para que seu visitante saiba quanto vai pagar de entrega para seu CEP e o prazo médio para receber sua mercadoria.

Segundo, você pode integrar diversas ferramentas de envio como Correios, Melhor Envio, Frenet, Mandaê, entre outras, expandindo suas opções de frete, reduzindo prazos de entrega e com isso, ganhando mais clientes.

Essas soluções também oferecem impressão de etiquetas com os dados do pedido a ser enviado para dar mais agilidade ao processo.

Você e seus clientes ainda podem rastrear os pedidos através de uma página exclusiva de checkout, e também há maior facilidade ao tratar devoluções e trocas.

A loja de aplicativos da NuvemShop possui entre suas soluções o JivoChat, Tiny ERP, Kangu, Primeira Compra, Recuperador de Carrinhos, AliExpress e PayPal.

Tudo isso permite que você tenha recursos adicionais, como gerenciar seu fluxo de caixa e vendas, adicionar chat e chatbot à sua loja online, oferecer brindes no carrinho do seu usuário, avisá-lo quando determinado produto chegar ao seu estoque, criar promoções, analisar o comportamento dos visitantes da sua loja, entre muitos outros.

Lojas Físicas

Com a NuvemShop você pode sincronizar sua loja física com a virtual.

Para isto, após criar sua loja virtual, você deverá integrar seu ponto de venda ou carregar seus pedidos da loja física na plataforma.

Com esta funcionalidade, seu catálogo, estoque, pedidos e gestão financeira ficam sempre atualizados conforme as vendas realizadas em ambos os estabelecimentos.

Vender pelo Instagram

Imagem de um foto no aplicativo instagram e uma curtida

As redes sociais são utilizadas por bilhões de pessoas. Portanto, não se pode perder oportunidades de vendas por essas plataformas.

O catálogo de produtos que você criou pela NuvemShop pode ser conectado ao Instagram Shopping, para que assim, você consiga ter um alcance ainda maior de vendas.

Este catálogo, por sua vez, estará sempre sincronizado com seu estoque, preços e vendas da loja virtual.

Para chamar a atenção de seus seguidores, você consegue utilizar hashtags e coleções, e permitir que eles comprem seus produtos diretamente no Instagram, evitando que eles acabem perdendo o interesse por ter que navegar em outra plataforma.

Vender pelo Facebook

a imagem mostra um anúncio dentro da plataforma Facebook

Outra integração disponível pela Loja de Aplicativos da NuvemShop é com o Facebook Shopping.

Essa disponibilidade de inserir seu catálogo na ferramenta permite que seus seguidores consigam comprar seus produtos sem sair da rede social.

Além disso, eles podem deixar comentários nestes produtos, reagir ao catálogo, e entrar em sua loja virtual com a conta do Facebook, o que garante mais praticidade a estes usuários.

Vender pelo WhatsApp

a imagem mostra uma mensagem de vendas de um sapato dentro da plataforma WhastApp

A NuvemShop permite que você insira um botão de WhatsApp em sua loja virtual para que seus visitantes consigam se comunicar com você a qualquer momento.

O teclado nuvem é outra funcionalidade que te faz compartilhar seu catálogo pelo WhatsApp sem precisar sair da conversa.

Além disso, você consegue compartilhar com seus clientes links de rastreio atualizados sobre as compras realizadas, passar orçamentos, criar pedidos manualmente e enviar um único link para que ele finalize a compra em sua loja, e inserir um botão de WhatsApp nas ordens de pedido dos clientes para chamá-los rapidamente.

Vender nos Marketplaces

Expandir suas vendas online utilizando os marketplaces é mais uma estratégia para alavancar seus resultados, já que muitos deles já são reconhecidos e consolidados nacional e até mundialmente.

A Amazon, por exemplo, é o marketplace mais utilizado em todo o mundo.

Então, para conseguir vender seus produtos na Amazon, Americanas, Submarino, Saraiva, Magazine Luiza, entre outros marketplaces famosos no país, basta fazer a integração da sua loja virtual com essas plataformas pela Loja de Aplicativos da NuvemShop.

Seu catálogo de produtos, preços, estoque e vendas também ficarão sempre sincronizados.

Primeiros passos na NuvemShop

Para começar a criar seu site na NuvemShop você pode acessar a plataforma e clicar em "Criar NuvemShop", logo na página inicial;

A Imagem mostra a página inicial do site NuvemShop. A esquerda temos um título 'POTENCIALIZE SUA LOJA VIRTUAL' e a direita temos três imagens mostrando um celular, uma mulher e uma pintura

Faça seu cadastro inicial inserindo dados como nome da sua marca, e-mail e senha, e se estiver de acordo com os termos de uso e política de privacidade, marque a caixa de diálogo e clique em "Criar NuvemShop";

A imagem mostra um formulário para cadastro no NuvemShop

Siga os primeiros passos da plataforma clicando em "Continuar".

Na próxima tela, você poderá optar por inserir mais dados pessoais, como seu nome, telefone, Facebook e Instagram da sua loja;

a imagem tem um texto a esquerda: 'Você já deu o primeiro passo rumo ao sucesso' e a direita tem um desenho de diversos objetos como vaso, mochila, óculos, bicicleta e camiseta

Logo, você já terá acesso ao seu painel de controle, onde encontrará um menu com opções para gerenciar:

  • Estatísticas da sua loja virtual;
  • Vendas, com listas de vendas, pedidos manuais e carrinhos abandonados;
  • Produtos, com o catálogo criado e as categorias;
  • Clientes, onde você encontra seus contatos e listas de clientes;
  • Cupons, para criar promoções.

Neste menu também há opções para personalizar sua loja, integrar os aplicativos da Loja de Aplicativos NuvemShop e realizar outras configurações;

Imagem do painel inicial do Nuvemshop. Ele possui um menu no canto esquerdo e a cor predominante é  a branca com detalhes em azul

Para iniciar a criação do seu site, em seu painel inicial, clique em "Escolher um layout";

Imagem do NuvemShop mostrando temas para que o usuário possa escolher

Escolha seu layout para personalizá-lo;

Imagem com opções de escolhe para ações no NuvemShop

Você terá acesso a uma página de rascunho para personalizar seu template escolhido.

Na parte superior da tela, você consegue visualizar como está ficando seu layout em celulares e no desktop.

Entre as customizações que você pode realizar, estão:

  • Alteração de cores e tipo de letra;
  • Mudanças no cabeçalho e no rodapé;
  • Criação de listas de produtos e descrição de detalhes;
  • Integração das redes sociais;
  • Personalização do carrinho de compras;

Entre muitas outras.

Então, basta deixar sua loja com a cara da sua marca, adicionar os meios de pagamento e as formas de envio em seu painel de controle e, por fim, publicá-lo.

Quanto custa a NuvemShop?

A NuvemShop possui 4 planos: Impulso, Influência, Escala e Empresarial, que podem ser assinados de forma mensal, trimestral ou anual.

Veja abaixo os preços e particularidades de cada plano.

Plano Impulso

  • Assinatura mensal:R$ 49,90/mês + R$ 1,99 por venda concluída;
  • Assinatura trimestral:R$ 42,42/mês + R$ 1,99 por venda concluída;
  • Assinatura anual:R$ 37,43/mês + R$ 1,99 por venda concluída.

Este plano contempla as seguintes funcionalidades:

  • Usuários administradores ilimitados;
  • Produtos, vendas e visitas ilimitados;
  • Carrinhos abandonados;
  • Integrações de logística e frete;
  • Integração com meios de pagamento;
  • Integração com WhatsApp;
  • Integração com marketplaces;
  • Conexão com sistema antifraude;
  • Checkout transparente;
  • Suporte por e-mail;
  • App iOS/Android para gestão do negócio;
  • Promoções;
  • Teclado Nuvem (compartilhamento de produtos no Direct, Messenger e WhatsApp).

Plano Influência

  • Assinatura mensal:R$ 99,90/mês + R$ 0,99 por venda concluída;
  • Assinatura trimestral:R$ 84,92/mês + R$ 0,99 por venda concluída;
  • Assinatura anual:R$ 74,93/mês + R$ 0,99 por venda concluída.

Possui todas as funcionalidades do plano Impulso e mais:

  • Integração com Instagram Shopping e Facebook Store;
  • Google Shopping;
  • Acesso ao código-fonte (HTML/CSS/JS);
  • Suporte por WhatsApp após o primeiro pagamento.

Plano Escala

  • Assinatura mensal: R$ 199,90/mês + R$ 0,49 por venda concluída;
  • Assinatura trimestral: R$ 169,92/mês + R$ 0,49 por venda concluída;
  • Assinatura anual: R$ 149,93/mês + R$ 0,49 por venda concluída.

Este plano possui todas as funcionalidades dos planos anteriores, diferenciando-se na disponibilidade de adicionar múltiplos idiomas e moedas para vendas internacionais em sua loja criada.

Plano Empresarial

Este plano custa R$ 999/mês + 0,5% por venda concluída, independente se assinado mensal, trimestral ou anualmente.

Diferencia-se dos demais pois oferece soluções para grandes volumes de transações, além de gerente dedicado, mais de 1000 integrações e aplicativos, contando com ainda mais transportadoras e checkout transparente com os principais meios de pagamento.

A NuvemShop também possui um plano Básico, que pode ser adquirido por R$14/mês + R$ 2,00 por venda concluída, para apenas 1 usuário administrador.

Conclusão

Hoje, um comércio que não marca presença na internet tem grandes chances de ficar para trás e não se adaptar às demandas, por exemplo, em épocas de pandemia ou de crises econômicas.

Porém, nada adianta colocar um e-commerce no ar sem planejamento, gestão e sem deixá-lo otimizado para ser acessado de qualquer dispositivo e também para SEO.

Mais do que importante, também é extremamente necessário conhecer os hábitos e interesses dos visitantes de sua loja online e dos seus seguidores nas redes sociais.

A partir dessa investigação, você consegue obter insights sobre como melhorar seus processos para atender às dores destes leads e clientes.

Portanto, recorrer a plataformas como a NuvemShop é uma estratégia que pode dar mais agilidade no momento em que você decide criar uma loja virtual.

A NuvemShop já fornece hospedagem e domínio, umas das maiores preocupações de quem quer ter um site, além de templates pré-definidos para que você não precise mexer em códigos.

Ao criar sua loja pela NuvemShop você ainda pode integrar diversas outras ferramentas de gestão, logística, de meios de pagamento, marketing e de acompanhamento de métricas e desempenho, para dar mais assertividade em suas tomadas de decisão.

E se você já possui uma loja virtual por outra plataforma, saiba que pode realizar sua migração para a NuvemShop, se assim o quiser, de forma prática e rápida.

Agora que você conhece a NuvemShop, veja também a categoria completa de comércio eletrônico no portal B2B Stack e potencialize sua loja virtual!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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