Marketing digital para pequenas empresas: como investir

Publicado em 28 de novembro de 2019

É impossível medir o tamanho da importância do marketing digital para empresas de qualquer tamanho. Se a sua marca não está presente no mundo digital, dificilmente ela terá resultados positivos. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de como investir nesse setor de tamanha relevância. 

Com o perdão da sinceridade, mas discutir a importância do marketing digital para pequenas empresas em 2019, tão próximo de entrarmos no último ano desta década de 20, é como discutir a importância do computador dentro de um escritório.

Ou até mesmo imaginar se você deve trocar os carros por carroças na sua frota. Brincadeiras e metáforas a parte, é de verdade um absurdo nesse nível.

Estar ou não presente por meio de estratégias de marketing digital para pequenas empresas é o que faz a sua marca existir comercialmente, ou ser apenas mais uma empresa de bairro. Simples assim. 

A convergência digital garante que todos estejam conectados. Seja em computadores, smartphones, tablets, vídeo games, e agora também nos relógios. Não dá mais para fugir, a conexão está por todos os setores das nossas vidas.

E as marcas que não estiverem lá, mesmo que seja na forma de marketing digital para pequenas empresas, estarão facilmente fora de um grande jogo.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda porque você também deve investir o quanto antes em marketing digital para pequenas empresas.

Além de conferir algumas soluções que facilitam ainda mais o desenvolvimento e a aplicação de diversas estratégias no dia a dia do seu negócio.

Conheça as vantagens do marketing digital para pequenas empresas

Sabemos que apenas jogar termos no vento não significa nada. Muitas empresas passam o dia falando sobre marketing digital, mas na hora de colocar as palavras em prática, elas se perdem.

Portanto, hoje falaremos das qualidades e mostraremos como aplicar. Você ficará sabendo o que fazer dentro da sua empresa. Como, enfim, colocar o marketing digital para funcionar em nome da sua marca.

Vantagem especial: o marketing digital para pequenas empresas é segmentável

Com ele você poderá separar os leads conforme o interesse deles e promover ações com um foco muito maior para cada segmento. Daí o nome segmentação.

Assim, sua marca irá se relacionar apenas com o público que tem interesse pelo que vocês têm a oferecer. Característica que faz do marketing digital para pequenas empresas uma estratégia certeira e menos intrusiva.

Ainda tem mais, seus clientes podem estar em momentos diferentes da jornada. Por exemplo, quem não conhece o seu serviço receberá uma comunicação introdutória. Já quem está perto da compra poderá receber um teste.

Quem faz essa seleção dos leads e envio das informações corretas, na hora certa e de maneira certeira? Pois é, as ferramentas de automação possibilitam isso, das quais ainda falaremos neste artigo.

Porém já adiantamos, ferramentas de automação são aliados potentes à sua estratégia, sobretudo no marketing digital para pequenas empresas.

O marketing digital para pequenas empresas consolida a sua marca no mercado

Por mais que a sua empresa não se torne conhecida em grande escala, é fundamental que você se consolide no segmento que escolheu atuar ou, pelo menos, na região onde marca presença. 

E é aqui que o marketing digital para pequenas empresas aparece mais uma vez para fazer o serviço.

Ele é responsável por mostrar ao público certo quais são as qualidades e as características da sua empresa. Mais do que obter sucesso puro, em número de seguidores, a empresa estará em destaque no meio em que ela realmente importa. 

Consolidar a marca passa por ser algo fundamental dentro do seu e de qualquer outro setor. Estratégias eficientes de marketing digital conseguem atingir a esse público com muito mais facilidade.

O marketing digital trabalha com a credibilidade da sua empresa

A consolidação da marca é indissociável da credibilidade que ela gera ao longo do tempo. Os requisitos para chegar lá vão além das soluções de qualidade.

Também é preciso demonstrar o que a sua empresa domina no assunto. Com isso, você é capaz de torná-la referência dentro do segmento onde estão presentes os seus clientes.

Uma marca com autoridade sempre será lembrada pelos consumidores, influenciadores, etc. Essa exposição também garante que a marca se mantenha em evidência, aumentando a sua cartela de clientela. 

Você atingindo mais clientes significa que você tem mais dinheiro para investir em novas estratégias de marketing digital para pequenas empresas. É um ciclo virtuoso de grande lucratividade.

Como criar conteúdo de marketing digital para pequenas empresas

Agora é a hora de falarmos de uma parte prática das estratégias e de como fazer para que a sua empresa consiga se posicionar corretamente dentro do seu ramo de atuação.

Estamos falando do conteúdo que será produzido e divulgado, responsável por trazer credibilidade com o seu público através da divulgação da marca que representa o seu negócio.

O que você vai produzir em marketing digital para pequenas empresas

Podemos resumir a sua produção de conteúdo em uma lista até que bem simples. Pois, verdade seja dita, o que precisa ser feito não é mais segredo para ninguém.

A força da estratégia reside em como você e sua equipe trabalham para realizar o que deve ser feito. Vamos explicar mais detalhadamente.

A sua empresa pode produzir, em resumo:

  • E-mails marketing;
  • Artigos para o seu blog;
  • Artigos para enviar como newsletter;
  • Publicações para o Instagram da marca;
  • Publicações para o seu Facebook;
  • Publicações para o LinkedIn da marca e dos colaboradores;
  • Vídeos para o Youtube, site e blog;
  • Propagandas para as mídias sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram);
  • Publicações para outras redes sociais, como o Pinterest, por exemplo;
  • Podcasts para plataformas streaming, site e blog.

A mistura, o teor, o formato e o investimento dedicado a cada um desses conteúdos citados acima dependem exclusivamente da área de atuação da sua empresa.

Um escritório de arquitetura, por exemplo, terá alto investimento em material visual. Com plantas e projetos a serem mostrados. Já uma empresa de contabilidade preza pela troca de informações.

Claro que essa lista de conteúdos não está completa, há muito o que pode ser feito em marketing digital. Porém, o objetivo dela é dar uma ideia central do que está envolvido. 

Descubra quais são os interesses do seu público

Criar conteúdo para estratégias de marketing digital para pequenas empresas te traz grandes insights na hora de descobrir o que o seu público realmente deseja consumir.

Muitas vezes, as marcas caem no erro de apostarem em estratégias que estão “fazendo sucesso” nas redes, mas que não possuem nenhuma ligação com o seu consumidor em si.

Por exemplo, uma loja de eletrodomésticos pode muito bem conseguir aliar suas estratégias com o consumo existente dos serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime).

Por outro lado, essas mesmas lojas não conseguem encontrar grandes espaços de comunicação em eventos que envolvam, por exemplo, atividades como ginástica ao ar livre ou esportes radicais. 

Você precisa saber quem é o seu público, o que ele realmente deseja e o que ele anda consumindo de conteúdo na internet. Assim, você será capaz de produzir a informação certa e no canal apropriado.

Você deve estar se perguntando “Mas como obter essas informações?”, estou errado? Isso é mais fácil do que se imagina.

A resposta é: através de auxiliares de marketing digital, plataformas desenvolvidas especialmente para isso. Tratam-se de serviços de automação, coleta de dados, filtragem das informações e preparação das postagens e envios.

Programas mais usados de automação em marketing digital para pequenas empresas

Uma simples lista de programas são importantes e poderosos auxiliares para as suas estratégias de marketing digital para pequenas empresas.

Pensando nisso, separamos algumas ferramentas que você pode usar no seu planejamento de marketing para cada frente a ser trabalhada.

Quando trata-se de e-mail marketing, algumas opções são: 

  • Mailchimp
  • E goi
  • HelloBar
  • ActiveCampaign
  • GetResponse

Entre tantos outros exemplos, conheça mais sobre ferramentas de automação para e-mail marketing aqui

Para trabalhar com marketing de conteúdo, as melhores ferramentas de automação são:

  • Rock Content
  • Operand
  • VEGAS Movie Studio
  • Adobe Dimension
  • ContentTools
  • DominKnow ONE
  • GuideConnect

Aqui estamos citando uma lista que envolve desde ferramentas para criar artigos de blog, até editores de vídeo. Confira aqui uma lista completa de ferramentas para marketing de conteúdo.

Automação de marketing, o gerenciamento

A automação de marketing só é possível graças a elas que são as responsáveis pela organização dos dados. São poderosas aliadas no marketing de conteúdo para pequenas empresas.

Então, que tal ver uma lista das melhores escolhas? Veja a seguir: 

  • RD Station Marketing (a maior do Brasil)
  • ShapSpring
  • HubSpot Marketing Hub (rivalizando com a RD)

Aqui temos uma lista completa de automação de marketing dos serviços que você pode contratar hoje mesmo para o seu negócio.

Estamos chegando ao final deste artigo, esperamos que o conteúdo apresentado aqui tenha te ajudado a entender melhor a importância do marketing digital para pequenas empresas.

Além de trazer possíveis insights para as novas estratégias que apresentarão a sua marca ao mercado e aos consumidores.

Poderíamos falar muito mais sobre o que é marketing, mas temos certeza de que com essas informações você já vai estar pronto para implementar muitas estratégias.

Quer obter detalhes de como implementar uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas? Entre em contato conosco. A B2B Stack é especialista em soluções para a sua empresa.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


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