O que é Mercado Shops e como usar para criar lojas virtuais

Publicado em 7 de abril de 2022

Aqui no blog B2B Stack sempre damos dicas de softwares e outras ferramentas que podem ajudar empreendedores nos seus mais inúmeros processos, e hoje falaremos sobre o Mercado Shops, uma das plataformas disponíveis para quem quer ganhar dinheiro na internet.

Desde 2020 as vendas online não param de crescer impulsionadas pela pandemia de COVID-19, que mudou os hábitos de compra dos consumidores.

Mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os dados demonstram que a tendência é que as pessoas continuem comprando online, seja por comodidade, ofertas mais atrativas ou pela boa experiência que as lojas virtuais estão proporcionando aos seus consumidores.

Dê uma olhada em alguns dos números do comércio eletrônico no infográfico abaixo.

Imagem com informações sobre comércio eletrônico. As informações são como tendência

Em janeiro de 2022 no Brasil, também foi registrada uma alta das vendas online de 20,56% quando comparado a janeiro de 2021, conforme um levantamento divulgado.

As vendas omnichannel, portanto, são uma tendência para os próximos anos, isto é, não dá mais para usar apenas um ou outro canal de venda, e principalmente, não há mais a possibilidade de deixar as vendas pela internet para trás.

Hoje, é preciso estabelecer vários pontos de contato com o público para aumentar a receita, ganhar reconhecimento de marca e conquistar consumidores que estão cada vez mais exigentes.

Saiba, então, o que é o Mercado Shops ao longo deste conteúdo, e como a solução pode te ajudar a vender em múltiplas plataformas.

O que é Mercado Shops?

logo do Mercaso Shops. O logo possui um desenho duas mãos se cumprimentando

Mercado Shops é uma plataforma para criar lojas virtuais que faz parte do ecossistema de soluções do Mercado Livre, que abrange o próprio marketplace, além do Mercado Shops, o Mercado Pago, o Mercado Envios, o Mercado Crédito e o Mercado Ads.

No Mercado Shops você consegue ativar e personalizar seu e-commerce com as características da sua marca, que será vinculado à sua conta de vendedor do Mercado Livre. Ou seja, sua loja terá a autorização necessária para vendas no Mercado Livre como uma marca.

O Mercado Shops é uma plataforma que não cobra taxas de manutenção, mensalidades e você não precisa pagar comissão por venda, exceto se você escolher o anúncio Premium, que veremos mais adiante.

Você pagará apenas as taxas de vendas que forem pagas com o Mercado Pago, fretes pelo Mercado Envios ou anúncios pelo Ads.

Você também pode vender produtos ilimitados no Mercado Shops, sendo estes alguns dos diferenciais da plataforma.

Além disso, ao criar sua loja virtual no Mercado Shops, você contará com um domínio próprio, e por ela estar vinculada ao Mercado Livre, não só as vendas realizadas no marketplace, como as concluídas na sua loja virtual contarão pontos para aumentar sua reputação de vendedor.

Como funciona o Mercado Shops?

O Mercado Shops pode ser usado gratuitamente, como foi dito anteriormente. Neste caso, basta apenas ativar sua loja na própria plataforma com telefone, e-mail ou usuário utilizado no Mercado Livre.

Na sua loja virtual do Mercado Shops você pode vender qualquer produto, desde que não seja para envio internacional, ou das categorias “Adulto” e “Veículos, Imóveis e Serviços (VIS)”, ou então, que já esteja no catálogo do Mercado Livre.

Por usar o Mercado Envios para enviar produtos vendidos na sua loja virtual do mercado Shops, você terá até 50% de desconto no custo para o frete grátis em 24 horas, e também pode ter até 90% de desconto no Mercado Ads.

Os estoques da sua loja virtual e do Mercado Livre são compartilhados, então, é necessário gerenciar apenas um estoque.

Veja nos próximos tópicos como funcionam os recursos do Mercado Shops para as lojas virtuais.

Criação e personalização da loja

Sua loja virtual é criada com um domínio do Mercado Shops, no entanto, é possível alterar para o seu próprio domínio nas primeiras configurações da loja, então qualquer pessoa pode acessar seu site para comprar seus produtos.

Já no Mercado Livre, sua loja é exposta conforme o tipo de anúncio escolhido: gratuito ou Premium, na qual os usuários da plataforma podem encontrar seus produtos por destaques promoções, palavras-chave e banners, por exemplo.

Já os recursos de personalização incluem temas, cores, customização de menus, categorias de produtos e adição de produtos com título, foto, preço, descrição e forma de envio.

Meios de pagamento

Os meios de pagamento que você poderá disponibilizar na sua loja são Mercado Pago, débito e crédito à vista ou parcelado, com ou sem juros.

Envio

Você poderá enviar seus produtos pelo Mercado Envios para entregá-los em qualquer lugar do país, com a possibilidade de disponibilizar envios grátis (você tem até 50% de desconto no frete se optar por oferecer essa vantagem ao seu consumidor), e também envios Full, em até 24 horas.

O Mercado Envios também pode ficar responsável pelo armazenamento de produtos, como é o caso de lojas que irão trabalhar com Dropshipping, e pelo serviço de gestão de envios.

Como gerenciar as vendas

Ao criar sua loja virtual no Mercado Shops, você terá acesso ao seu painel de controle, onde poderá gerenciar todas as suas vendas, independente se forem realizadas na própria loja, no Mercado Livre ou nas redes sociais.

Seu painel terá uma série de funções para consultar vendas e faturamento por período, e também permite que você defina preços diferentes para cada canal.

Você também poderá criar promoções e cupons de desconto para sua loja para atrair ainda mais compradores.

Anúncios

Você poderá criar anúncios ilimitados para sua loja virtual, seja no próprio Mercado Shops ou no Mercado Livre.

Você também poderá criar anúncios a partir do Mercado Ads para expandir o alcance das suas campanhas.

Integrações com soluções do Google

Ao criar sua loja no Mercado Shops você conseguirá integrar o Google Ads, ferramenta para criar anúncios pagos, podendo escolher entre 5 tipos de anúncios patrocinados diferentes: Rede de Busca, Rede de Display, Google Shopping, Vídeo e Apps.

Também é possível integrar o Google Analytics e o Google Search Console na sua loja para acompanhar desempenho de tráfego e usuários.

Integrações com redes sociais

Sua loja também poderá se integrar ao Facebook e ao Instagram para anunciar e vender seus produtos nessas redes sociais, assim como para habilitar o pixel do Facebook.

Você só precisa carregar seu catálogo de produtos uma vez na sua loja virtual, e ao vincular as redes sociais eles ficarão disponíveis no Facebook e Instagram Shopping.

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Mercado Shops e Mercado Livre são a mesma coisa?

Não, Mercado Shops e Mercado Livre, embora sejam soluções da mesma empresa, o primeiro se trata de uma plataforma para criar seu próprio e-commerce e o segundo trata-se de um marketplace.

Dica B2B Stack: Como criar uma loja no Mercado Shops

Agora que você sabe o que é e como funciona o Mercado Shops, vamos te dar algumas dicas de uso da plataforma para que você dê os primeiros passos na sua loja virtual.

Vale ressaltar que o Mercado Shops oferece suporte para os usuários, assim como vídeos de apoio e tutoriais para quem tiver mais dificuldades.

Então, vamos ao passo a passo!

Primeiro, entre na plataforma do Mercado Shops, e clique em “Ativar meu Mercado Shops grátis”, caso já tenha uma conta no Mercado Livre, ou clique em “Criar a sua conta” caso não tenha uma;

Página inicial do mercado Shops com um banner na cor rosa

Se você já tiver a conta do Mercado Livre, bastará apenas digitar seu login e senha e validar sua conta por SMS, WhatsApp ou por ligação telefônica;

Imagem com três telas mostrando o preenchimento de formulários para acesso do Mercado shops dentro da página do mercado livre

Mas, se você precisar se cadastrar, será necessário informar e validar seus dados pessoais, como nome, e-mail, telefone e identidade, e criar uma senha para ativar sua conta;

Depois dos passos acima, você já terá acesso ao seu painel de controle para configurar sua loja virtual;

Página do Mercado livre mostrando configurações para criação de página no mercado shops

Você também vai contar com um menu ao lado esquerdo onde poderá gerenciar todos os dados da sua loja, como:

  • Suas próprias compras no Mercado Livre;
  • Resumo das suas vendas por período;
  • Métricas de vendas (faturamento bruto, quantidade de vendas, unidades vendidas, preço médio, e mais);
  • Sua reputação;
  • Anúncios;
  • Mercado Crédito;
  • Faturamento da sua loja;

E entre outras funcionalidades, também há o atalho para o seu perfil, para assinaturas de streamings de vídeo e música e para as configurações da loja.

Imagem de um menu com opções que possuem ícones ao lado esquerdo para representar o que cada uma significa

Como configurar o Mercado Shops

Logo no painel inicial do Mercado Shops, você já terá acesso às ferramentas mais importantes para configuração da sua loja virtual. Acompanhe!

Na imagem do lado esquerdo, você tem o painel de configurações. Neste painel, da esquerda para a direita, você vai contar com as seguintes ferramentas:

  • Alteração do logo da sua loja;
  • A personalização do tema, botões e cores da loja. Aqui, vale ressaltar que a loja será otimizada para desktops e dispositivos móveis;
  • E o botão para pré-visualizar como está ficando sua loja. Ao clicar neste botão, você verá a página da sua loja conforme a imagem do lado direito.

Estes são os primeiros passos básicos para personalizar sua página.

Depois, você pode adicionar à sua loja seus outros pontos de contato em “Dados da minha loja”, onde podem ser inseridas as suas redes sociais, e também poderá configurar seu domínio em “Domínio”.

Ao lado direito do seu painel de configurações, você terá as integrações possíveis para sua loja: Facebook Shops, Instagram Shopping, WhatsApp, Google Ads e Google Shopping.

É nesta área que você também poderá configurar o Mercado Ads;

Imagem com duas telas que mostram as opções de Ads que o usuário pode acessar no Mercado Shops

No Mercado Shops você edita sua loja clicando em áreas pré-definidas, portanto, essa personalização não permite a edição de cada detalhe.

Entre os recursos de edição estão:

  • Edição do banner inicial da loja, assim como do cabeçalho e rodapé;
  • Temas pré-definidos para escolher o que mais se encaixa para sua marca;
  • Combinações de cores;
  • Criação de categorias de produtos para fixar em um menu;
  • Destaques de produtos.

Imagem do editor de estilos onde o usuário pode escolher por paletas de cores pré definidas para criação de sua página no Mercado Shops

Quais são as taxas do Mercado Shops?

O Mercado Shops não cobra taxa de ativação da loja, de manutenção, não possui custos fixos, não cobra taxas por transação e também não possui cobrança se você disponibilizar pagamento parcelado com juros ou pagamento em uma única parcela.

A única taxa praticada pelo Mercado Shops se dá pelo tipo de anúncio que você escolher.

O tipo de anúncio pode ser o Clássico gratuito, ou o Premium, na qual você paga 7,99% por venda para a plataforma. O tipo de anúncio se refere ao tamanho da exposição que sua loja virtual terá no Mercado Livre.

Então, se você optar por um anúncio Clássico, pode vender com juros por sua conta ou por conta do comprador, ou se escolher o Premium, poderá oferecer seus produtos parcelados em até 12 vezes sem juros.

Conclusão

O comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais forma, e força, no Brasil e no mundo, e muitas ideias boas e inovadoras estão surgindo e agradando aos consumidores, não é mesmo?

Quem quer ter multicanais de vendas hoje e expandir o alcance do seu público, encontra muitas soluções diferentes no mercado, e uma delas é o Mercado Shops, do Mercado Livre.

O Mercado Shops é uma plataforma para quem quer criar uma loja virtual simples, mas que se integra a vários desses canais, como redes sociais, Google Shopping, e Google Ads, além de garantir a integração com todas as soluções do Mercado Livre e as vendas no marketplace usando a sua marca.

Neste conteúdo você também conheceu algumas das ferramentas disponibilizadas no Mercado Shops, que funcionam de maneira intuitiva para que pessoas com ou sem familiaridade na criação de lojas virtuais consigam personalizar seu design, e depois gerenciar suas vendas, faturamento, anúncios, destaques de produtos, banners, e mais.

Então, se você está buscando soluções como o Mercado Shops e outras ferramentas que fornecem a automação e eficiência de todos os seus processos, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack para conhecer mais de 23 mil softwares inovadores disponíveis no mercado!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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