Os Principais Softwares Gratuitos para Empreendedores

0
682

Existem diversos softwares gratuitos para empreendedores que tornam o dia a dia muito mais prático, simples e ágil. Freelancers, profissionais autônomos ou mesmo empreendedores no início de um projeto precisam de boas ferramentas que contribuam para a organização. Caso contrário, fica difícil gerenciar qualquer negócio.

Conheça abaixo algumas dessas ferramentas que proporcionam mais flexibilidade e liberdade para empreendedores solo. Vale a pena conferir!

Trello

 

O Trello é um gerenciador de projetos e ideias. Baseado em um método de administração da produção chamado Kanban, a ferramenta permite que o usuário crie diversos quadros para projetos ou clientes, com as respectivas tarefas que devem ser executadas.

Além de ajudar na organização, o Trello permite que o usuário visualize a execução das tarefas, facilitando assim o monitoramento do desenvolvimento de projetos.

Outra vantagem do Trello é que ele pode ser usado por mais de um usuário. Para empreendedores que atuam em grandes projetos com clientes, por exemplo, é possível usar a plataforma como meio de interação. Da mesma forma, quem terceiriza atividades, pode usar a plataforma para gerenciar o trabalho em equipe.

Canva

O Canva é um dos softwares gratuitos para empreendedores que resolve praticamente todas as questões de design que um pequeno negócio pode ter. Criou uma FanPage para o seu projeto e não tem como incrementar o layout com um designer profissional? O Canva oferece modelos prontos. Da mesma forma você pode utilizá-lo para fazer posts nas redes sociais, infográficos, apresentações, e-books, entre outros materiais.

Slack

Empreender solo não significa necessariamente trabalhar sozinho. É muito comum observar no mercado empreendedores que optam terceirizar serviços como o marketing por exemplo. E nesses casos, uma equipe de freelancers também passa a fazer parte do dia a dia do seu negócio.

Para empreendedores que atuam nesse cenário e precisam se comunicar com eficiência, o Slack é uma ótima ferramenta. Além de ser um dos  softwares gratuitos para empreendedores, ele é bastante intuitivo e funciona em qualquer plataforma. Costuma ser mais eficiente do que grupos no WhatsApp ou mesmo e-mails na hora de se comunicar.

Agendor

O Agendor é um CRM online que foi criado para a organizar e gerenciar a área comercial de diferentes negócios. Muitos empreendedores que atuam sozinhos precisam realizar suas vendas por etapas, fazendo mais de um contato com o cliente.

O Agendor é um software com versão gratuita para empreendedores, que possibilita não apenas administrar esses contatos, como também avaliar o aproveitamento das vendas. Suas funcionalidades envolvem a gestão de tarefas, criação de histórico de contato com clientes e a comunicação com a equipe. Trata-se de uma boa ferramenta para acompanhar as negociações e medir o desempenho das vendas.

[Quer saber como escolher o melhor CRM para a sua empresa? Não deixe de conferir!]

Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de e-mail marketing. Através dela, o usuário pode criar campanhas facilmente, além de customizar seus e-mails com layouts que a própria plataforma disponibiliza. O Mailchimp é gratuito para até 2 mil assinantes e possibilita o disparo de até 12 mil mensagens, sem custos ao empreendedor.

Além da facilidade na criação e no disparo dos e-mails, a ferramenta também oferece testes A/B, relatórios de desempenho, integração com as redes sociais, monitoramentos através do Google Analytics, agendamento de envios, entre outras.

Queira ou não queira, o e-mail marketing continua sendo uma excelente ferramenta de comunicação. Por isso, empreendedores não devem deixar esse recurso de fora em suas respectivas estratégias de comunicação.

Controlle

O Controlle é uma ferramenta de gerenciamento financeiro que permite que o empreendedor organize o seu fluxo de caixa. Com a ferramenta, é possível organizar informações financeira tanto de clientes quanto de fornecedores e gerenciar todas as contas a pagar e a receber.

Além da organização, a ferramenta ajuda o empreendedor com as análises do seu financeiro. Por meio de relatórios que são criados de forma automática, o empreendedor consegue avaliar a saúde financeira do seu negócio de forma bastante simples.

Por fim, a ferramenta também permite a emissão de notas fiscais. No entanto, na versão gratuita, essa funcionalidade não é disponibilizada ao empreendedor.

Essas são apenas algumas das ferramentas que facilitam a vida do empreendedor solo garantindo mais flexibilidade e liberdade no dia a dia. Para quem opta por esse caminho, escolher algumas delas pode significar mais tempo na agenda!

Quais outros softwares gratuitos você utiliza no seu negócio? Comente abaixo! Tem um software que ainda não está no B2B Stack? Clique aqui e faça o cadastro.