Pagamento recorrente: Tendência para o futuro dos negócios

Publicado em 10 de fevereiro de 2022

O pagamento recorrente é uma das tendências de negócio mais promissoras para os próximos anos, e pode se encaixar perfeitamente em empresas de diversos segmentos.

Esse tipo de pagamento traz inúmeros benefícios tanto para empresas quanto para clientes, permitindo que relacionamentos mais duradouros sejam construídos e mantidos.

Embora não seja algo novo, a recorrência ganhou mais importância em 2021, período em que houve um aumento de 18% no número de clubes de assinatura em relação a 2020, e de 32% no número de novos assinantes desta modalidade de vendas apenas no primeiro trimestre do ano.

Em 2019 haviam cerca de 800 clubes de assinatura no Brasil. Em 2021, o país ganhou cerca de 2 mil novos clubes.

Então, o que este modelo de negócio tem de diferente para ter ganho tantos adeptos nos últimos tempos?

Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre planos recorrentes e a importância de usar uma plataforma como a Fatura Simples na gestão dessas assinaturas.

O que é pagamento recorrente?

Pagamento recorrente, ou assinatura recorrente, trata-se de um modelo de consumo onde o cliente paga com uma frequência pré-determinada para receber produtos ou serviços periodicamente de uma empresa.

Estes produtos ou serviços podem ser disponibilizados de forma unitária, ou mais comumente através de kits ou pacotes, como é o caso da plataforma de streaming Netflix, modelo de cobrança recorrente mais conhecido hoje.

A Netflix, por exemplo, oferece planos de pagamentos mensais, com preços variados conforme a quantidade de acessos simultâneos que o usuário vai precisar, e, qualidade e resolução do vídeo desejadas.

O pagamento recorrente não é uma novidade, embora tenha ganho mais relevância com a chegada da pandemia e os hábitos de consumo voltados cada vez mais para ompras online.

As assinaturas recorrentes já eram usadas há muito tempo por jornais e revistas, que recebiam pagamentos de forma semanal, mensal, semestral ou anual para enviar materiais periódicos aos leitores.

Com o advento da internet, este tipo de assinatura acabou caindo em desuso por um tempo, uma vez que estes conteúdos poderiam ser encontrados gratuitamente nos canais digitais.

Entretanto, voltou à tona e está em constante crescimento depois de clientes e empresas perceberem os benefícios deste modelo de negócio, que foi adaptado para ir além dos planos de academias, softwares, escolas, cursos e convênios de saúde.

Como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente começa a partir da assinatura de um plano disponibilizado por uma empresa, que geralmente é acompanhado de um contrato que dispõe de todas as condições para essa assinatura.

Nele deve ser especificado, por exemplo:

  • Os produtos, serviços ou funcionalidades que serão disponibilizados pela sua empresa no plano escolhido pelo cliente, bem como o tempo de vigência da contratação;
  • Se o plano será fidelizado durante o período acordado, ou se permitirá downgrades, upgrades ou cancelamentos antes do seu término;
  • Se o plano será renovado automaticamente, ou, se a renovação será mediante uma nova negociação com o cliente;
  • A frequência que o cliente deverá pagar para receber seus kits de produtos, funcionalidades ou serviços, que pode ser semanal, quinzenal, mensal, semestral ou anual, conforme as necessidades do negócio;
  • Regras para evitar inadimplências, como o tempo máximo para o cliente regularizar o pagamento do plano antes de ter sua entrega bloqueada, bem como o tempo máximo para desbloqueio de suas funções quando houver a regularização.

Com o contrato firmado entre as partes, o pagamento recorrente poderá acontecer, então, de duas formas: automaticamente ou manualmente.

Cobrança recorrente automática

A cobrança recorrente automática se dá quando o cliente opta por pagar seu plano com cartão de crédito ou débito em conta.

Nestes casos, sua empresa pode usar uma plataforma de automação financeira para cobrar na recorrência, lançando automaticamente as cobranças na fatura do cliente ou direto na conta.

Vale ressaltar que, o pagamento recorrente não compromete o limite do cartão de crédito do cliente, pois não se trata de um parcelamento.

Ele só precisa ter o valor referente ao desconto do mês, da semana ou do ano, por exemplo, disponível no cartão nas datas acordadas.

Pagamento recorrente manual

Quando o cliente escolher pagar por um plano no boleto bancário ou PIX, ele deverá realizar esses pagamentos de forma manual, seja por APP, seja em uma agência bancária.

No entanto, com a plataforma de automação financeira escolhida, sua empresa não precisará gerar essas cobranças manualmente, pois o próprio sistema vai automatizar a geração de boletos e/ou códigos PIX nos períodos pré-estabelecidos.

O pagamento recorrente manual não é tão eficiente quanto o automático, pois corre-se o risco do cliente esquecer da cobrança, pagar em duplicidade ou ter algum problema com o próprio banco na hora de pagar.

No entanto, é de extrema importância não deixar os meios de pagamento preferidos dos consumidores de fora das opções de assinatura.

Isso porque, quanto mais opções de pagamento você disponibilizar nos seus planos, mais público você consegue atrair e agradar.

Vantagens do pagamento recorrente para empresas e clientes

Seja no mercado de alimentos e bebidas, tecnologia, pets, livros, produtos geek, cuidados e higiene pessoal, roupas, acessórios e muitos outros, os planos recorrentes têm agradado muita gente.

Eles proporcionam uma experiência de compra diferenciada aos consumidores, que se deram conta que podem conseguir mais benefícios do que apenas ver um produto e comprar.

Do lado das empresas, também há muitas vantagens.

Criar planos de pagamento recorrente pode ser uma opção para estender as atividades do seu negócio, agregar valor à sua receita, atrair mais público e aprimorar a experiência do cliente.

Imagina que legal pagar um valor mensal para uma loja online cheia dos seus produtos preferidos, e receber kits surpresa com vários deles todos os meses?!

É isso que muitos clubes de assinatura fazem para se destacar e atrair públicos de todas as idades.

Ainda mais quando conseguem personalizar ao máximo esses kits, conforme o que cada consumidor mais gosta.

Clubes de vantagens para clientes

O pagamento recorrente traz economia de dinheiro para os clientes, e cada vez mais consumidores estão percebendo isso.

Isso porque, geralmente, quanto maior for o período de contrato do cliente, ou, maior o valor do plano assinado, mais benefícios e vantagens você pode conceder à ele.

Um exemplo disso são os clubes de vantagens, na qual o consumidor paga um valor fixo mensal para obter descontos em estabelecimentos e serviços dos mais variados tipos.

Você pode oferecer diferentes programas de incentivo de forma avulsa ou agregados aos seus planos, para estimular que o cliente permaneça com seu contrato e economizando o dinheiro que espera.

Receita previsível

A maior vantagem do pagamento recorrente para as empresas, sem dúvidas, é a previsibilidade de receita.

Com a concorrência a todo vapor, contar apenas com as vendas avulsas é também contar um pouco com a sorte.

Ao ganhar clientes na recorrência, é possível complementar a receita das vendas tradicionais com uma receita fixa e imutável durante um determinado período, e assim, fazer um planejamento eficiente de recursos a longo prazo.

Fidelização de clientes

É fato que dar para o cliente a opção de adquirir seus produtos ou serviços através de planos recorrentes vai sair mais barato para ele.

Isso porque a estratégia neste modelo de negócio é mais do que vender, e sim, fidelizar clientes, e pelo maior tempo possível.

Então, quanto mais pessoas perceberem que é mais barato comprar um kit de produtos ou um pacote de serviços pagando seu plano anual, do que comprando de forma avulsa na concorrência, por exemplo, mais clientes fiéis você vai ganhar.

E ainda mais, se você proporcionar uma boa experiência para o seu público, como não atrasar entregas, não fazer cobranças indevidas e garantir sempre a qualidade do que você vende, há maior probabilidade de que seus clientes renovarão seus planos no futuro, mesmo se precisarem pagar um valor maior no próximo período de contrato.

Por que usar uma plataforma de gestão de planos recorrentes?

As plataformas de gestão de pagamento recorrente são fundamentais para quem quer implementar o modelo de planos de assinatura.

Elas são capazes de emitir cobranças, automatizar diversas tarefas e dar mais assertividade à gestão das suas vendas recorrentes, eliminando falhas de gerenciamentos manuais.

Você consegue acompanhar todo o ciclo de vida do contrato de recorrência, sabendo exatamente quando eles precisarão ser renovados, os contratos cancelados, entre outras informações importantes para ter previsibilidade de receita a curto e longo prazo.

Outro ponto importante é que esse tipo de plataforma permite monitorar de perto e em tempo real os pagamentos recebidos, para atuar de forma preditiva sobre inadimplências.

• Leia mais: Como escolher um sistema de cobrança recorrente

Como a Fatura Simples atua na gestão de planos recorrentes?

Logo da empresa Fatura simples. A imagem mostra que os nomes que estão no logo possuem cores diferentes. O fatura está escrito na cor preta e o simples na cor  roxa. Do lado direito do nome a um circulo com um desenho de um avião de papel. Fatura simples é sobre pagamento recorrente

A Fatura Simples é uma plataforma de gestão e automação de cobranças recorrentes, com 7 anos de experiência no mercado, e que vem crescendo exponencialmente.

No início de 2021, a Fatura Simples levantou R$ 1,4 mi em sua primeira rodada de investimentos, dobrou seu time e seu faturamento, e expandiu suas operações para São Paulo/SP, integrando parte do hub Distrito Fintech.

O sistema de gestão de assinaturas da Fatura Simples é ideal para clubes de vantagens e clubes de assinatura, empresas de TI, plataformas SaaS, além de planos de assistência de saúde, pet, funeral, entre outros segmentos de mercado.

Com ele, você pode receber pagamentos recorrentes por cartão de crédito, boleto bancário registrado e até mesmo por PIX, e ainda conta com suporte do time de CS para configurar sua conta e meios de pagamento desejados.

Além disso, com a Fatura Simples você consegue gerenciar vendas e parceiros de negócio de forma integrada com as cobranças, ganhando mais eficiência neste processo.

Outros recursos da plataforma abrangem a criação de páginas de vendas, gestão de inadimplências, área do cliente e segurança dos pagamentos recebidos, e você vai acompanhar como esses recursos funcionam a partir de agora.

Criação de planos de assinaturas

Com a Fatura Simples você pode criar sua própria página de checkout, personalizada com as características da sua marca.

O link de pagamento da página criada poderá ser compartilhado nas redes sociais e até integrado à sua plataforma, e seus clientes conseguem fazer a contratação do seu plano rapidamente através dele, sem que precisem ser direcionados a outro ambiente.

A partir da contratação do cliente, a plataforma cadastra automaticamente sua venda e o meio de pagamento utilizado na plataforma, e pode emitir NF-e e boletos, caso necessário.

Gestão de cobranças e inadimplências

Para gestão de cobranças e inadimplências, você conta com uma régua de cobrança personalizada, que enviará notificações automáticas aos clientes por e-mail e SMS quando suas faturas estiverem próximas ao vencimento.

Além disso, a plataforma faz retentativas de cobrança caso ocorra erro no processamento de cobranças por cartão de crédito.

Seu painel de controle fornece uma ampla visão sobre seus planos de assinatura, permitindo que você monitore quanto já recebeu, quanto ainda falta receber, entre outros indicadores de recorrência.

Área do cliente

A Fatura Simples também permite que você crie uma área exclusiva para o cliente, fazendo com que ele tenha a transparência e as ferramentas necessárias para gerenciar sua assinatura.

Na área do cliente, ele poderá ter acesso à segunda via de faturas, histórico de pagamentos e notas fiscais emitidas, alterar seus dados cadastrais, entre outras funcionalidades que você pode disponibilizar para melhorar sua jornada e experiência de compra.

Segurança para os pagamentos recorrentes

O sistema de gestão da Fatura Simples é seguro e está em compliance com a LGPD.

A plataforma utiliza a Amazon RDS para gestão do seu banco de dados, e conta com atualizações regulares em sua infraestrutura de segurança para evitar ataques maliciosos e o comprometimento dos dados dos seus clientes.

• Gostou da Fatura Simples? Clique aqui para conhecer mais sobre a plataforma!

Conclusão

Neste conteúdo você viu como os pagamentos recorrentes podem contribuir com a receita da sua empresa.

Os planos de assinaturas recorrentes são benéficos tanto para os clientes, pois proporcionam uma experiência de compra diferenciada e mais econômica, quanto para as empresas, que têm a oportunidade de prever ganhos, fazer planejamento de recursos mais eficientes e fidelizar clientes por um longo tempo.

No entanto, para que tudo funcione, usar uma plataforma como a Fatura Simples é fundamental.

Em resumo, a Fatura Simples oferece recursos para cobrar por cartão de crédito, boleto bancário e PIX, permitindo emitir e gerenciar de forma automatizada as cobranças recorrentes.

Você também consegue monitorar a vigência dos seus planos e o comportamento de pagamento dos assinantes, e criar uma área exclusiva para os clientes.

Com tantas facilidades e benefícios, vale a pena estudar seu negócio para entender se seus produtos ou serviços se encaixam no modelo de recorrência, que é uma tendência para o futuro das empresas.

Agora que você sabe tudo sobre pagamento recorrente e como gerenciar essas cobranças, veja todas as avaliações da Fatura Simples no portal B2B Stack e descubra se ela é a plataforma ideal para o seu negócio!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados