Pinterest: Aprenda o que é e como usar a rede social

Publicado em 18 de março de 2022

Pinterest é uma plataforma bastante conhecida por suas belas e marcantes imagens, que quase sempre são referenciadas nas pesquisas do Google. Mas, muitos profissionais ainda podem não entender como ela realmente consegue apoiar suas rotinas.

Por isso, neste conteúdo vamos te contar tudo sobre o Pinterest e dar dicas de como você pode usar a plataforma para otimizar suas campanhas de marketing e atrair os olhares dos seus leads e clientes. Vamos lá?

O Pinterest é uma plataforma que, embora não seja tão popular quanto o Facebook e Instagram, é bastante utilizada no Brasil, contando com cerca de 46 milhões de usuários mensais, conforme dados do próprio site, e ficando em segundo lugar no ranking mundial do tamanho deste público.

Hoje, a plataforma possui aproximadamente 431 milhões de usuários globais e foi marcada por ser o site mais rápido da história a atingir 10 milhões de visitantes únicos e altas taxas de engajamento do seu público.

Isso porque na plataforma você não só pode postar milhares de ideias em forma de fotos e vídeos curtos, mas também consegue criar seu próprio catálogo de referências para diversos fins e campanhas. Entenda mais nos próximos tópicos.

O que é Pinterest?

Logo do Pinterest. O logo tem uma letra P ao lado do nome e tudo tem a cor vermelha

Pinterest é uma rede social lançada ao público em 2010, onde as pessoas podem compartilhar e interagir com bilhões de imagens e vídeos, encontrarem sites e produtos para comprar, além de obterem inspiração para os mais diferentes projetos, como campanhas de marketing, projetos residenciais, decoração, moda, artes, culinária e muitos outros.

A palavra Pinterest tem origem do prefixo “pin”, que significa “alfinete”, e do sufixo “terest”, que significa “interesse”.

Este nome se deu porque a rede social permite fixar no seu painel as mídias que você mais gostou para que você possa revê-las e usá-las quando precisar.

No Pinterest você pode compartilhar suas próprias mídias visuais para interagir com o público, os chamados “pins”, ou salvar pins de outros usuários que forem do seu interesse, além de conseguir organizá-los em pastas conforme seus conteúdos.

Além disso, você pode seguir pessoas no Pinterest de acordo com os interesses comuns, curtir, comentar e baixar pins, e para garantir que você não veja nada que não queira, a plataforma permite ocultar ou denunciar imagens ou vídeos inadequados.

Vale ressaltar que os pins podem ser imagens ou vídeos. As imagens podem ser baixadas para serem salvas no seu dispositivo. Entretanto, para baixar vídeos do Pinterest é necessário utilizar uma ferramenta alternativa.

Mais uma funcionalidade do APP Pinterest para dispositivos móveis é o Pinterest Lens, que permite aos usuários tirar fotos de objetos da sua própria câmera para encontrar pins relacionados na plataforma.

Como funciona o Pinterest?

Imagem de uma página do Pinterest. A imagem mostra diversas banners com imagens aleatórias

O Pinterest funciona de forma similar às outras redes sociais comuns, como Facebook, Instagram e TikTok.

Ou seja, você pode criar uma conta, configurar seu perfil com foto e biografia, e começar a compartilhar suas mídias e interagir com outros usuários a partir de conteúdos publicados em forma de linha do tempo, ou “feed”.

Entretanto, o Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento de mídias para inspirar os usuários a desenvolverem projetos com criatividade ou auxiliá-los em sua jornada de compra.

Na conta empresarial, ainda, você pode desbloquear funções como adicionar o link do seu site pessoal, e-commerce e/ou blog aos seus pins, e integrar as redes sociais do seu negócio, permitindo redirecionar tráfego aos seus canais oficiais.

Os usuários do Pinterest também contam com uma barra de pesquisa para encontrar imagens e vídeos relacionados aos assuntos do seu interesse, ou navegar entre categorias mais populares da rede.

Todas as suas buscas e interações mais recentes são consideradas pelo Pinterest para formar seu feed e para que ele forneça sugestões e recomendações de páginas e criadores de conteúdo para seguir, sendo que quanto mais a plataforma for utilizada, mais refinadas serão essas recomendações.

O Pinterest pode ser usado no seu próprio navegador, pelo aplicativo para dispositivos móveis, disponível para iOS e Android, ou ainda, como extensão do Chrome. Em todos os casos ele é gratuito.

Como usar Pinterest para estratégias de marketing?

Os usuários do Pinterest recorrem à plataforma quando precisam de inspiração e ideias inovadoras para qualquer coisa, como para planejar um evento, construir ou reformar uma casa, encontrar a melhor roupa para uma festa, e até mesmo para fazer trabalhos acadêmicos ou profissionais.

Segundo estatísticas da própria plataforma, 80% dos usuários semanais descobrem uma nova marca ou produto pela rede social, e 85% buscam o Pinterest quando vão começar um novo projeto.

A conta Business do Pinterest, portanto, ajuda as marcas a se divulgarem na plataforma, se beneficiando do momento em que os usuários estão mais aptos a tomarem uma decisão, ou seja, quando estão buscando uma referência ou ideias para solucionar uma dor.

Com ela você pode definir o nicho do seu negócio, especificar o objetivo da sua utilização, configurar interesses, e deixar a rede otimizada para suas estratégias de marketing, sendo que a própria plataforma fica responsável por recomendar pins conforme as características e conteúdos da sua marca.

Há 3 formas de usar o Pinterest para vender, criar e divulgar suas campanhas de marketing: como criador de conteúdo, com anúncios pagos ou com a criação de um catálogo online para o Shopping Pinterest.

Em todas elas você terá acesso a um painel de controle para acompanhar o desempenho do seu negócio e o engajamento nas suas postagens.

O Pinterest oferece ferramentas que irão te ajudar a mensurar os resultados de todas as suas campanhas, das estatísticas dos pins postados, aos relatórios dos anúncios veiculados.

Você poderá acompanhar dados como quantidade de cliques nos seus pins, impressões, informações do seu público-alvo, tendências de busca, engajamento, público total e público engajado, e mais. Tudo isso pode ser gerenciado por período.

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Usar o Pinterest como criador de conteúdo

Para usar o Pinterest como criador de conteúdo, você precisará criar uma conta Business na plataforma, sendo recomendado utilizar seu e-mail profissional.

Para isso, ao entrar na plataforma do Pinterest, clique em “Business” e cadastre seu e-mail, uma senha, informe sua idade e clique em “Criar conta”.

Imagem da página inicial do Pinterest. A imagem mostra um menu horizontal na parte de cima e um formulário para acesso na parte debaixo

Se você já tiver uma conta pessoal no Pinterest, você pode convertê-la em conta Business ou vincular os dois perfis para gerenciá-los ao mesmo tempo, alternando entre eles.

Se você quiser transformar uma conta pessoal do Pinterest em corporativa, ao entrar no seu perfil, clique na seta para abrir as funções, e clique em “Converter em conta business”.

Mas, se você quiser vincular sua conta corporativa à pessoal, clique em “Adicionar conta”.

Imagem com foco no menu lateral que aparece na direita da imagem

Como criador de conteúdo em uma conta Business no Pinterest você poderá compartilhar pins criativos gratuitamente, buscando atrair quem está procurando ideias, produtos ou serviços como os seus.

Quanto mais interações seus pins tiverem, mais eles serão recomendados nos feeds dos usuários do Pinterest, gerando reconhecimento para sua marca.

Para criar um pin, ao logar na sua conta você terá acesso ao seu painel Business, onde você deverá clicar em “Criar” e depois em “Criar Pin”;

Imagem com foco no menu superior do Pinterest mais especificamente no botão criar que tem a cor preta

Você poderá, então, fazer o upload de uma mídia do seu dispositivo ou de um site, adicionar um título ao pin, uma descrição, o link para onde você deseja direcionar seu visitante e escolher entre publicar o pin imediatamente ou agendar a postagem para outra data.

Imagem mostra a sessão onde o usuário sobe uma imagem. A esquerda tem um campo com uma seta pra cima e informações para que o usuário saiba como proceder e a direita campos para inserção de título e link de destino

O ideal na hora de criar seu pin é usar palavras-chave de acordo com seu conteúdo, para assim, otimizá-lo para SEO e ser bem ranqueado nos motores de busca, para que seus pins também possam ser encontrados através deles.

Outro ponto fundamental é inserir um texto alternativo para o seu pin, primando pela acessibilidade do seu conteúdo.

Outros recursos para criar conteúdos no Pinterest

Outro recurso que a solução disponibiliza para gerar mais engajamento nos seus pins são os “Idea Pins”.

Com este recurso você pode combinar até 20 imagens e vídeos em um único pin, ideal para quem quer divulgar passo a passo de como usar um produto, por exemplo, criar uma coleção com textos diferentes, divulgar tutoriais, contar uma história, entre muitas outras possibilidades.

Imagem mostrando o resultado do upload da imagem. A esquerda a imagem que foi adicionada e a direita as informações

No seu Idea Pins também é possível adicionar áudio e adesivos personalizados, assim como marcar seus produtos e direcionar os usuários para que onde eles podem efetuar uma compra.

Todos os seus pins podem ser organizados em pastas com títulos otimizados conforme os assuntos. Isso é fundamental para agilizar suas pesquisas pelos pins já publicados ou agendados.

Os criadores de conteúdo também têm seu próprio feed, carregado de sugestões interessantes para os seus trabalhos com mídias e outros projetos.

• Leia também: 5 dicas para cuidar da reputação e branding da sua empresa.

Soluções para compras do Pinterest

O Pinterest é usado muitas vezes por pessoas que ainda não sabem o que realmente estão procurando, mas quando encontram uma boa ideia percebem que aquilo é ideal para elas.

Por exemplo: um usuário entra no Pinterest direcionado por uma pesquisa do Google sobre como ganhar espaço em uma casa.

O que lhe chamou a atenção foi uma imagem de uma casa toda organizada, com tudo no lugar, sendo uma verdadeira beleza para os olhos até dos mais perfeccionistas.

No entanto, todos os móveis desse ambiente fazem parte do catálogo de uma loja de móveis planejados, divulgado no seu perfil do Pinterest através de fotos muito atrativas.

Provavelmente, a primeira coisa que este usuário pensaria é que os móveis planejados realmente poderiam ser as melhores possibilidades para otimizar o espaço que precisa, se interessando em saber mais sobre essa loja.

Isto é, em um primeiro momento, ao realizar sua busca, este usuário poderia estar em busca apenas de uma caixa organizadora, mas, ao se deparar com uma mídia interessante do Pinterest passou a cogitar novas possibilidades e ideias para se organizar.

Neste contexto, outra pesquisa do Pinterest demonstrou que 90% dos seus usuários estão sempre comprando algo que viram nesta rede social. Além disso, estes usuários tendem a gastar 50% mais do que quem encontra produtos em outras plataformas.

Para te auxiliar nas vendas, então, o Pinterest oferece ferramentas de Shopping para que você transforme seu catálogo de produtos ou serviços em pins, e um botão de “comprar” ainda é adicionado ao seu perfil para que os usuários prossigam com sua compra.

Anúncios no Pinterest

O gerenciador de anúncios do Pinterest é a ferramenta que você pode utilizar para expandir o alcance dos seus pins, e apoia desde campanhas simples até mais extensas.

Assim como em outras ferramentas de anúncios, com o Pinterest Ads você poderá configurar seu objetivo, segmentar o público que quer atingir e escolher o orçamento que será disponibilizado para a campanha, assim como a frequência e o período em que ela será exibida.

Depois, você pode gerar relatórios personalizados para acompanhar o desempenho dos seus anúncios dentro e fora da plataforma, permitindo que você entenda todas as métricas das campanhas.

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Conclusão

Se você chegou até aqui buscando novas oportunidades para se promover na internet, saiba que o Pinterest está entre as tendências de plataformas para este objetivo, sendo utilizada por milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

Mais do que divulgar ideias, produtos ou serviços através de imagens realmente inspiradoras, a rede social também permite que você direcione o tráfego dos seus pins para seus outros pontos de contato com o público, além de gerar engajamento dos usuários por meio de curtidas, comentários, compartilhamento e download de pins.

Além disso, você pode divulgar seu catálogo no Pinterest, criar anúncios para atingir seu público e conquistar novos leads e clientes e acompanhar todas as métricas de desempenho das suas campanhas para criar pins cada vez mais interessantes para seus seguidores e usuários da rede social.

Assim, você será encontrado pelo máximo de pessoas e ganhará visibilidade e reconhecimento de marca.

No Pinterest você consegue obter insights sobre os mais diferentes tipos de artes para campanhas de marketing e outros projetos do seu interesse, e pode salvar pins de outros criadores de conteúdo na sua área de trabalho, porque afinal, você também precisa de inspiração e não só inspirar, não é mesmo?

Agora, se você gostou de saber mais sobre o Pinterest, no nosso portal B2B Stack, maior plataforma de busca e avaliação de softwares da América Latina, você pode conhecer outras mais de 23 mil ferramentas inovadoras para automatizar e otimizar todos os seus processos corporativos. Mude sua forma de contratar softwares com a B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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