Saiba como usar o Sympla para organizar eventos

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Sympla

Nestes tempos de pandemia, em que é preciso manter o distanciamento social, produzir eventos online tem sido uma saída para chamar a atenção do público e divulgar negócios, e a Sympla pode te ajudar em todas as etapas que seu evento irá passar.

Estes eventos podem ser realizados para lançar um novo produto, educar seus clientes, demonstrar serviços, enfim, os motivos de se criar um evento podem ser muitos, mas os objetivos finais são sempre os mesmos: prospectar leads, aumentar a base de clientes e trazer autonomia para a marca.

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Os eventos online têm como benefício o gasto mais enxuto em sua produção. Não é necessário alugar espaços, contratar muitas pessoas para organização, sem contar os gastos reduzidos com mobilidade, o alcance dessa estratégia de marketing, e a possibilidade dos participantes conseguirem acessar o evento de qualquer lugar.

Um dos setores que mais sofreu prejuízos durante a crise sanitária global de COVID-19 foi o de eventos, que precisa se reinventar a cada dia para manter as portas abertas.

Segundo dados da ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), em março de 2021, cerca de 97% das empresas de eventos estavam totalmente paralisadas há 1 ano.

Estamos vivendo em um “novo normal” na qual a tecnologia é parte fundamental tanto para quem vende produtos, serviços ou eventos, quanto para quem os consome. 

Conheça então a plataforma Sympla e como ela pode te ajudar desde o planejamento até a venda e gestão de ingressos de seus eventos.

O que é a Sympla?

Sympla

Sympla é uma plataforma de eventos online, presenciais e de conteúdos digitais, que conecta organizadores e participantes e oferece uma série de benefícios tanto para quem produz quanto para quem consome os eventos.

A Sympla já realizou mais de 950 mil eventos, entre eles, mais de 150 mil de forma remota, mais de 2.500 conteúdos digitais e mais de 55 milhões de ingressos vendidos.

Para quem é produtor, a plataforma permite a criação, organização, gestão, divulgação através de uma página personalizável, e venda dos ingressos de seus eventos.

Para quem quer participar, a plataforma disponibiliza formas de pagamento flexíveis, check-in no aplicativo Sympla, e uma gama de eventos de diferentes tipos para escolher.

Além disso, a plataforma pode ser acessada por desktops ou dispositivos móveis, contando com aplicativos tanto para produtores quanto para participantes.

A Sympla faz integração com diversas soluções de marketing, como Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads, RD Station, entre outras, para que você divulgue seu evento e acompanhe o comportamento de seus consumidores em plataformas que você já conhece.

Na plataforma Sympla você pode criar eventos das seguintes categorias:

  • Sympla Play;
  • Eventos online;
  • Teatros e espetáculos;
  • Arte, cultura e lazer
  • Games e Geek;
  • Passeios e tours;
  • Moda e beleza;
  • Cursos e Workshops;
  • Infantil;
  • Esportes;
  • Saúde e bem-estar;
  • Congressos e palestras;
  • Festas e shows;
  • Tecnologia;
  • Pride;
  • Grátis;
  • Religião e espiritualidade;
  • Gastronomia;

Na Sympla você tem total autonomia para cadastrar e gerenciar seus eventos, em uma plataforma self-service, além de manter todas as informações necessárias sobre eles atualizadas em tempo real. 

  • Conheça também a Yazo, outra plataforma para gestão de eventos.

As plataformas Sympla

  • Sympla Play

O Sympla Play é uma solução da Sympla para produção, gestão e venda de conteúdos digitais em formatos de vídeos, arquivos, textos ou link, inseridos na plataforma por upload.

Para isso, você precisará ativar sua Carteira Sympla, uma funcionalidade para gerenciar os valores que você têm a receber de vendas de seus ingressos, que ainda disponibiliza extrato das movimentações, de reembolsos solicitados, de resgate de valores, entre outras questões financeiras.

No Sympla Play você consegue criar listas de exercícios de múltipla escolha, certificados de conclusão para disponibilizar aos participantes, gerenciar seus conteúdos, configurar seus formulários de inscrição, sendo uma ferramenta bastante útil para prospecção de clientes.

Você poderá contar também com as seguintes funcionalidades:

  • Armazenamento de arquivos;
  • Ferramentas para divulgação de seu evento;
  • Resgates de até 2 vendas gratuitas por mês (a partir do terceiro resgate, é cobrada uma taxa de R$ 2,00 por saque)
  • Análise de pagamentos;
  • Suporte para produtor e compradores;
  • Workshops semanais com especialistas; 
  • Seguros para o produtor;

O comprador de seu conteúdo digital poderá acessá-lo diretamente na plataforma, sem a necessidade de baixá-lo ou instalar outros sistemas para visualizá-lo.

Após estruturar seu conteúdo na plataforma Sympla Play, você deverá enviá-lo para análise, que pode levar até 3 dias, e o retorno da aprovação chegará em seu e-mail.

No caso do Sympla Play, não é possível repassar as taxas administrativas para os compradores.

  • Veja nosso post sobre marketing de conteúdo e saiba como utilizar essa técnica para educar seus clientes e ganhar autoridade no mercado.
  • Sympla Streaming

Sympla Streaming é uma solução desenvolvida pela Sympla para produção e gestão de eventos online, sejam cursos, webinars, palestras ou workshops. 

Os eventos no Sympla Streaming funcionam a partir da integração com o Zoom, solução de videoconferências onde a transmissão será exibida. 

Utilizando o Sympla Streaming para realizar seus eventos, você contará com:

  • Compartilhamento de tela;
  • Criação de salas simultâneas;
  • Gravação do evento;
  • Chat;
  • Configurações de co-anfitrião;
  • Planos de fundo personalizados;

Estes eventos poderão ser realizados para até 300 pessoas, sendo que há possibilidade de aumentar este limite para até 1000 participantes, incluindo todo o pessoal da organização, staff e palestrantes, e cada sessão pode ter até 8 horas de duração. 

No Sympla Streaming você poderá criar seu evento conforme as necessidades, escolhendo datas e horários, adicionando palestrantes, e ainda pode interagir com os participantes na sala virtual criada.

Cada participante irá entrar no evento com um link particular, o que aumenta a segurança e privacidade da transmissão.

Para eventos que precisam de mais de um dia para serem concluídos, você conseguirá criar mais de uma sessão de transmissão em diferentes dias e/ou horários.

Como a Sympla funciona para eventos?

Sympla

Para realizar qualquer tipo de evento na plataforma Sympla, será necessário criar uma conta gratuita na plataforma.

Você poderá entrar com login do Facebook ou se cadastrar manualmente.

Após realizar seu cadastro e ativar sua conta, você terá acesso ao seu painel de produtor, onde realizará as devidas configurações para lançar seu evento.

Você terá acesso também a um painel do organizador, onde poderá inserir as informações do seu negócio para que seu participante te conheça melhor.

Todos os seus eventos criados aparecerão em lista para facilitar sua visualização e gestão de cada um.

  • Dashboard Sympla

Em seu dashboard você poderá acompanhar dados relevantes relacionados às vendas de seus ingressos.

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É possível acompanhar como estão as vendas por horário, por dispositivos utilizados para a compra, por canal e período, comparar as vendas online por horário e acompanhar o ranking de vendas de seus últimos eventos.

Estes dados ainda podem ser potencializados caso você integre sua plataforma Sympla a outras soluções como o Google Analytics.

  • Eventos presenciais pela Sympla

Para realizar eventos presenciais, em seu painel você deverá adicionar um novo evento, inserir um nome, uma imagem bem chamativa para seu banner e cadastrar o endereço onde ele irá ocorrer.

Sympla

Em seguida, você irá configurar outros dados, como data e horário da realização do evento, descrição do evento e do organizador, escolher a categoria em que seu evento se encaixa e definir o tipo de ingresso.

Você pode optar por um ingresso pago ou gratuito, e selecionando “Absorver taxa de serviço”, você repassará a porcentagem de “comissão” da plataforma para seu comprador incluindo no valor do ingresso, sem ficar visível para ele.

Sympla

Caso opte pelo ingresso pago, você preencherá algumas preferências para a venda destes ingressos, como:

  • Nome do ingresso;
  • Quantidade de ingressos que será disponibilizada;
  • Preço;
  • Se serão disponibilizadas meia-entradas;
  • Período de vendas;
  • Se todo o público poderá comprá-los ou se serão restritos à convidados;

E a quantidade máxima de ingressos permitida por CPF.

Quando você finalizar as configurações do evento, poderá publicá-lo na plataforma, onde ficará visível para todos que buscam por eventos, e também poderá compartilhar a página de seu evento em suas redes sociais, por meio de anúncios pagos, ou como achar melhor.

  • Eventos online pela Sympla

Para realizar seus eventos online, você deverá selecionar esta opção em seu painel de produtor e optar pelos meios de transmissão: pela própria plataforma da Sympla, ou outras plataformas como Facebook, Instagram ou Youtube.

Agora, a Sympla também disponibiliza a opção de “Desafio virtual”, na qual você poderá transmitir seu conteúdo pela Adidas Running, WhatsApp, Strava, entre outras plataformas.

Assim como nos eventos presenciais, você irá configurar as preferências de vendas, a data e horário da realização do evento, a categoria do evento, configurar os dados do organizador e publicá-lo para iniciar as vendas dos ingressos.

Como funciona a venda de ingressos da Sympla?

A partir do momento em que você publica seu evento, seus ingressos serão vendidos através da própria plataforma e aplicativo Sympla, que disponibiliza os seguintes meios de pagamento aos compradores:  cartão de crédito, boleto bancário e Apple Pay.

Os interessados em seu evento poderão localizá-lo através da própria Sympla ou a partir do link de sua página compartilhado por você.

Você poderá abrir a pré-venda de ingressos e também separá-los por lote. 

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Você poderá acompanhar todo o progresso do evento e do desempenho das vendas dos ingressos em seu desktop ou através do aplicativo Sympla Organizador, este último também permite o check-in dos participantes por meio de QR Code.

Qual a taxa dos ingressos na Sympla?

Nos eventos presenciais ou via Sympla Streaming, o valor cobrado é de 10% por ingresso ou inscrição vendida. O valor mínimo de taxa que será descontado da venda é de R$ 2,50 por ingresso ou inscrição. 

Os eventos gratuitos que você produzir não terão taxas a serem pagas para a plataforma. Você poderá utilizar todos os recursos gratuitamente.

Os eventos realizados pelo Sympla Play terão uma taxa de 10% em cima do valor da inscrição vendida + R$ 2,00, ou o valor mínimo de R$ 2,50 por venda. 

Na taxa cobrada pela Sympla já estão inclusos os custos das administradoras de cartões de crédito, e pode ser repassada ao participante.

Como receber o dinheiro da Sympla?

O pagamento dos ingressos e inscrições vendidas pela Sympla serão repassados à você via transferência bancária, que ocorrerá no 3° dia útil após o término de seu evento, até às 18 horas.

Em casos em que a data para recebimento do valor cai em um feriado, o repasse pode ter esta data alterada.

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Ao criar cada evento, você precisará informar os dados bancários na qual deseja receber seus valores, sendo que para os bancos Itaú, Banco do Brasil e Santander, essas transferências serão gratuitas.

Já para outros bancos, haverá um desconto de R$ 7,50 em seu valor total de recebimento, custo da transferência.

Somente serão aceitas contas bancárias vinculadas ao CPF ou CNPJ do titular da conta na Sympla.

Dicas extras sobre como fazer um bom evento

Faça pesquisas de eventos através de formulários e questionários para descobrir quantos participantes aproximadamente seus eventos podem reunir.

A partir destes dados coletados, também será possível identificar as preferências dos participantes para facilitar o planejamento e organização dos conteúdos.

Os formulários também são fontes ricas para geração de leads dentro da LGPD, pois permitem a coleta de dados com a permissão de seus usuários.

Aproveite esta técnica para fazer pesquisas pós-eventos também. Assim, você coleta os feedbacks dos participantes, identifica o que precisa ser melhorado e mensura o sucesso de sua campanha.

Utilizar estes feedbacks também é uma boa estratégia para seu marketing de defensores, que vem sendo utilizado para fortalecer o relacionamento entre clientes e empresa, e aumentar a confiabilidade do negócio.

Conclusão 

Com a necessidade de adaptação às regras de distanciamento social, muitas pessoas estão conhecendo os benefícios dos eventos online.

Os gastos com mobilidade e aluguel de salões são cessados, e por consequência, é possível repassar este benefício aos participantes, diminuindo os valores dos ingressos ou oferecendo vantagens em futuros eventos.

Mas, seja nos eventos presenciais, online, ou ainda na venda de conteúdos digitais, a Sympla está aí para auxiliar os produtores de eventos a planejar, organizar, criar e vender seus ingressos para seu público-alvo, contando com a popularidade da plataforma para divulgar seus eventos.

Na plataforma Sympla você encontra diversas funcionalidades para gerenciar seus eventos do início ao fim, conhecer o comportamento de seus consumidores e realizar o evento com segurança e privacidade.

Você ainda recebe os valores de suas vendas de forma prática e com bom custo-benefício. Vale a pena experimentar.

Agora que você já conhece tudo sobre a Sympla, veja também a categoria completa de plataformas para gestão de eventos no portal B2B Stack, e compare ferramentas para escolher a mais adequada ao seu evento.