Totvs compra a RD Station e irá desembolsar cerca de R$ 1,86 bi.

Publicado em 10 de março de 2021

totvs compra a rd station

Já não é de hoje que se ventila por aí o interesse da Totvs na compra da RD Station. Diversas notícias vinham aparecendo informando que, além da Totvs, a Locaweb também estava no páreo.

“A fusão Totvs e RD une a maior empresa de sistemas de gestão à maior empresa de automação de marketing do Brasil” segundo o presidente da Totvs.

A RD Station, empresa líder no segmento de marketing segundos seus clientes, vinha numa expressiva crescente e até havia adotado o nome “RD Station”, ao invés de Resultados Digitais, visando uma expansão global.

Totvs compra a RD Station, detalhes da negociação

As 18h05, durante o fechamento do mercado, foi divulgada uma nota trazendo detalhes sobre a negociação.

Quanto a Totvs pagou na compra da RD Station?

A Totvs irá desembolsar cerca de R$ 1,86 bi por algo próximo de 92% do capital social da RD Station. Capital que é avaliado em cerca de R$ 2 bi

Quais os primeiros impactos da compra da RD Station feita pela Totvs?

Segundo dados da B3, as ações da Totvs (TOTS3), que estavam em queda de 2,54%, com o valor de R$27,65, ao final do dia alcançaram a casa dos R$ 29,05 e uma crescente de 4,05%.

Ações da crescem mais de 4% após Totvs comprar RD Station

Na nota, a Totvs se pronunciou sobre os impactos que espera gerar com a aquisição:

“um passo definitivo na consolidação da dimensão de Business Performance, que é fundamental na estratégia de construção de um ecossistema de tecnologias B2B, composto ainda pelas dimensões de Gestão e Techfin”.

De onde vem o otimismo da Totvs com a compra da RD Station?

A RD Station, lider de software de automação de marketing, foi fundada em 2011 por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, André Siqueira e Pedro Bachiega, tem um crescimento médio composto de 46% desde 2016.

Tal crescimento muito se deve a onda de PMEs adotando estratégias de Marketing Digital e Inside Sales e buscando ferramentas para automação dos processos das estratégias.

O que significa para o mercado: Totvs + RD Station

Esse foi o maior M&A do mercado de softwares da história do Brasil e deve abrir caminho para outros que virão logo na sequência, conforme antecipamos no painel com os investidores Diego Gomes (também CEO da Rock Content), Manoel Lemos (Redpoint eventures) e Patrick Arippol (Alexia Ventures), durante a 3 edição da premiação do B2B Awards

Portanto, já existe uma expectativa de que as gigantes de softwares como Totvs, Locaweb, Stone e Neogrid adquiram as startups scale-ups. E essa movimentação (que já aconteceu no mercado internacional) é muito importante para o amadurecimento do ecossistema de softwares brasileiro. Afinal, os empreendedores que fecham esse ciclo, devem partir para a criação de outras empresas. 

E, claro, os fundos de investimento latino-americanos e de outras partes do mundo acabam olhando com interesse para o Brasil, atraídos por essa nova camada de produtividade no mercado de tecnologia.

Totvs e RD Station: o que vem pela frente

Uma aposta é que a RD Station deve seguir de forma independente com suas estratégias, mas com uma maior estrutura financeira. Um caminho possível é seguir com as aquisições, como já aconteceu com o Plug CRM, que resultou no CRM da RD Station, e cresceu mais no mercado de pequenas empresas com o RD Station CRM versão lite. 

Seguir com internacionalização também é possível, dando continuidade ao movimento iniciado há dois anos, quando a empresa brasileira instalou escritórios no México e na Colômbia. Também esperamos ansiosos pela volta em grande estilo do RD Summit, assim que os eventos presenciais voltarem à pauta do dia.

Já para a Totvs a operação, sem dúvida, fortalece o portfólio, já que adquiriram uma empresa pioneira e líder do mercado nacional de marketing digital. Essa movimentação agrega know-how e expertises nas quais a RD Station já aplica playbooks como: Advocacy Marketing, Customer Success, Inside Sales e Inbound Marketing

Um grande exemplo desse know-how é a liderança que os produtos RD Station têm no Portal B2B Stack, com uma quantidade record de reviews (avaliações de usuários reais), conforme lembrou Eric Santos, CEO e co-fundador da RD Station, em sua carta aberta postada no blog da empresa

Pronunciamento Ercic Santos sobre fusão RD e Totvs

Essa visão de mercado, que coloca a voz de seus clientes em destaque, já a fez ser premiada com o  selo “Líder de categoria” no B2B Awards, que reconhece as empresas mais engajadas nas relações com os seus clientes dentro do Portal B2B Stack (maior plataforma de avaliações de software da América Latina). 

E esse feito se repetiu nas três edições do prêmio, tanto para o RD Station Marketing, como para o RD Station CRM

Disputa pelo mercado de marketing digital fica acirrada e cada vez melhor! 

A Totvs já vem sendo um player forte na arena de gestão financeira com seus ERPs e de vendas com o seu CRM. Ainda mais depois de ter adquirido a Wealth Systems, empresa de CRM e automação de vendas (SFA), em 2020. Com o produto CRM da RD Station, a Totvs passa a ser um produto de entrada, com uma versão lite gratuita. 

Vale destacar também que a Totvs ganhou proeminência na categoria ERP, se tornou uma gigante em gestão de RH, adquiriu uma fintech e, a partir disso, criou um stack financeiro com a Techfin. E, dessa forma, hoje já segue se desenvolvendo como uma plataforma completa de tecnologia. A empresa também possui produtos para e-commerce, varejo e indústria. 

Já com relação ao mercado de marketing digital, a RD passa a ser um grande trunfo para a Totvs, já que nessa categoria o produto da empresa de Florianópolis foi o responsável por desbravar o mercado aqui no Brasil. 

Outra gigante, a Locaweb, tem adquirido empresas SaaS, como a Vindi, fintechs como a Credisfera e a Etus Social – empresa de solução para gestão de marketing digital. Ter a RD Station no portfólio, certamente, seria um grande ganho. 

Já outro um player de marketing brasileiro adquirido recentemente foi a Leadlovers pela Nuvini

Mesmo que o mercado de marketing digital nacional ainda não se compare ao internacional, vemos evoluções. Com certeza, teremos players brasileiros mais fortes que nunca e isso é muito bom, especialmente considerando que essa categoria tem conquistado massa crítica, principalmente, nos últimos 10 anos. 

O mercado gringo está recheado de empresas que também marcam forte presença por aqui como a líder HubSpot (IPO em 2018), SharpSpring (IPO em 2019) Mailchimp (que começou como ferramenta de envio de e-mail marketing e ampliou para automação de marketing), ActiveCampaign e GetResponse , dentre outros. 

Tudo isso só foi possível graças ao pioneirismo e mérito da RD Station que educou o mercado e criou um pool de agências parceiras que a ajudou a se estabelecer.

Lá fora, também vemos o movimento de empresas de CRM expandindo atividades para a arena do marketing digital, como por exemplo a Nutshell e a Pipedrive que, recentemente, adquiriu a Mailigen. 

Tendo esses players consolidados no Brasil e os players internacionais cada vez mais crescendo presença no Brasil, o inbound marketing é o “hot topic” que vai continuar nos próximos anos e, com certeza, os produtos ficarão cada vez melhores!

Os produtos da RD Station são:

RD Station Marketing

Totvs compra RD Station, empresa detentora do RD Station Marketing, ferramenta líder na categoria de Automação de Markeitng

O RD Station Marketing é a ferramenta para gerenciar e automatizar ações de marketing digital. Com esta ferramenta de automação de marketing, é possível criar landing pages, fazer a gestão de redes sociais, disparar campanhas de e-mail marketing, subir formulários e pop-ups em seu site ou blog e analisar dados através do módulo de BI. Além disso, é possível fazer lead scoring e lead tracking.

O RD Station Marketing oferece também a funcionalidade de jornada, um guia interativo com lista de tarefas, definição de responsáveis e prazos, que conta com apoio de conteúdos educacionais. O produto está integrado com mais de 100 ferramentas de marketing e vendas. Outro destaque é que a empresa oferece o RD Station CRM, para controle do processo comercial.

RD Station CRM

Totvs compra RD Station, empresa detentora do RD Station CRM, ferramenta líder na categoria de CRM de Vendas e CRM Gratuito

O RD Station CRM é uma ferramenta que permite realizar o controle do processo comercial, centralizando todas as informações consideradas mais importantes para a gestão do funil de vendas. Um dos principais objetivos é facilitar a integração entre vendedores e leads, a partir da priorização de tarefas e da organização das etapas a serem percorridas. Também permite o acompanhamento das metas de vendas.

É possível visualizar, em tempo real, o status das negociações, além de verificar o histórico de interações feitas por e-mails, ligações e reuniões agendadas. Também permite criar campanhas personalizadas e ter acesso às taxas de conversão e geração de oportunidades.

O RD Station CRM faz integrações com o RD Station Marketing, entre outras soluções em categorias como e-commerce, EAD, ERP e pagamento.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


Artigos relacionados