Transformação digital no setor imobiliário: conheça as melhores práticas e ferramentas

Publicado em 15 de junho de 2020

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A transformação digital é um processo que todas as empresas devem ter em mente quando pensam em se manter atualizadas com as novas tendências do mercado. Com as imobiliárias, temos visto cada vez mais grandes cases de sucesso de empresas que estavam um passo à frente e hoje colhem os frutos. Pensando nisso, trouxemos aqui um guia com as melhores práticas e ferramentas para incluir sua imobiliária nesse processo.

Pandemia e a transformação digital: é agora ou nunca

Já citamos aqui que todos os segmentos da economia estão experimentando hoje um processo de reinvenção de seus negócios. No cenário atual, mudar é questão de vida ou morte.

Se reinventar não significa, necessariamente, começar uma ideia do zero. Tem muito mais a ver com inovar a forma de se relacionar com um mercado

A prova disso é que 2020 está sendo marcado como o ano da digitalização dos negócios. Afinal, o distanciamento social obrigou empresas a acelerar a implementação de projetos digitais.

A transformação digital deixou de ser um projeto para os próximos 5 ou 10 anos e ganhou prioridade a ser resolvida em poucas semanas.

Estima-se que, desde março de 2020, milhões de empresas de todos os segmentos e portes, do setor privado e público, tenham tomado a decisão de implementar ferramentas e soluções que serão responsáveis pela sobrevivência de seus negócios.

Essa verdadeira revolução atingiu todas as áreas econômicas, das mais inovadoras às tradicionais. E, claro, o mercado imobiliário não ficou de fora.

Mas como um negócio imobiliário pode surfar essa onda da digitalização?

Quais são as ferramentas capazes de evitar a perda de relevância e, consequentemente, o lugar das imobiliárias no mercado?

Entenda também os impactos da pandemia do Coronavírus no setor imobiliário.

O que é a transformação digital e o que sua imobiliária tem a ver com isso

O mercado imobiliário é um dos que mais sentem os impactos quando algo na economia não vai bem. Em um ambiente de incerteza, o segmento é um dos primeiros a ter retração no volume de negócios e um dos últimos a dar sinais de recuperação.

Há pouco mais de 10 anos, o mercado de imóveis, inflado pela concessão de empréstimos baratos, foi o epicentro de uma crise financeira surgida nos Estados Unidos.

Na ocasião, grandes bancos que não dispunham de capital suficiente para resistir ao choque tremeram em suas bases, trazendo à tona a fragilidade do sistema.

Com impactos no mundo todo, o colapso econômico foi inevitável. O que se viu na sequência foi a perda de milhões de vagas de trabalho e uma brutal restrição no consumo global.

Os anos que se seguiram foram de aprendizados e de fortalecimento das instituições financeiras, com o objetivo de garantir que tal evento não voltasse a se repetir. Pelo menos, não provocado pelos mesmos fatores.

Desde então, a crise do mercado imobiliário de 2008 vinha sendo considerada pelos especialistas financeiros como o evento mais doloroso desde o crash da bolsa de Wall Street, em 1929.

Mais do que desengavetar projetos digitais a toque de caixa, a transformação que está acontecendo hoje no setor imobiliário é muito mais profunda. E não se engane – ela já começou há muitos anos.

A transformação digital representa a construção de uma nova mentalidade expandida a todas as esferas da sociedade. Ela causa impactos diretos no modo como nos relacionamos, muda a forma como trabalhamos e amplia nosso poder enquanto clientes.

Portanto, se transformar digitalmente não é apenas adotar ferramentas digitais.

A transformação digital aborda aspectos mais amplos como: 

  • A melhora da experiência do cliente;
  • Novas formas de comercializar produtos e prestar serviços;
  • Otimização de processos e gestão de pessoas;
  • Tomada de decisões mais estratégicas.

Será que sua imobiliária está pronta para todas essa mudanças que já estão acontecendo?

Conheça também as principais ferramentas (marketing, vendas, atendimento ao clientegestão financeira, crédito e seguro imobiliário)para ajudar a sua imobiliária a otimizar as demandas e se manter atualizada com os novos tempos.

Inovar é preciso. Mas por quê? 

Sim, é verdade que a pandemia acelerou o processo de transformação do mindset digital. Contudo, a sociedade está se transformando há muito tempo.

A era dos smartphones e a grande disponibilidade de informações encontradas na internet remodelaram a relação entre clientes e empresas na última década. Como mais autonomia, o consumidor passou a ser mais consciente de suas escolhas, assim como porta-voz implacável quando algo sai errado.

Os dispositivos móveis e a disseminação da conexão com a internet tornaram as relações interpessoais mais dinâmicas e rápidas. Ser eficiente e ágil passou a ser questão de vida ou morte corporativa.

Já há muitos anos que comprar e vender imóveis não se faz mais da forma tradicional, com a ajuda da página nos antigos classificados no jornal. Graças à internet, hoje é possível que uma imobiliária, mesmo que com atuação local, feche negócio com um cliente que esteja em qualquer lugar do mundo.

Por isso, leia também o nosso artigo abordando as imobiliárias digitais.

Nativos digitais: novas formas de interação 

A geração Millennial (ou geração Y) é formada por pessoas que nasceram entre o início da década de 1980 e 2000.

Esses jovens possuem algumas particularidades em seus hábitos de consumo, pois já nasceram em mundo conectado ou, pelo menos, acompanharam essa transformação ainda muito jovens.

Segundo uma pesquisa realizada pela Today, os Millennials já representam mais da metade dos consumidores do mercado imobiliário digital no Brasil. O levantamento mostrou ainda que 82% dos entrevistados dizem possuir um smartphone.

Outro dado da pesquisa revela que 80% dos que hoje têm entre 25 e 39 anos preferem alugar imóveis em vez de comprá-los, deixando para trás – ou adiando – o velho sonho da casa própria. 

Para essas pessoas, já tão acostumadas às soluções tecnológicas, os processos precisam ser simples e os serviços, personalizados. Burocracias e entraves em uma negociação imobiliária são considerados imperdoáveis.

Imobi Conference: transformação digital para o setor imobiliário

O Imobi Conference é o maior evento online focado em transformação digital para o setor imobiliário, com grandes nomes do setor de inovação imobiliária para 5 dias de muito conteúdo e experiência. O evento acontece de forma completamente online e gratuita. Clique aqui para se inscrever e ter acesso ao conteúdo do evento.

Os principais nomes do setor discutirão grandes desafios do setor imobiliário como:

  • Como se adaptar às mudanças cada vez mais rápidas?
  • Como migrar do offline pro digital?
  • Como reduzir ineficiências na gestão?

Entre os palestrantes estão Ladmir Carvalho (CEO da Alterdata), Alexandre Frankel (CEO da Vitacon), Aaron Ross (uma das maiores autoridades mundiais em vendas), Lucas Madalosso (CEO da Terraz), Rafael Nader (OLX), Pedro Henrique Nhimi (Universal Software), Bruno Loreto (Terracotta), Eduardo Barbosa (CEO da Brognoli), Gisele Paula (Reclame Aqui), Vitor Peçanha (Rock Content), entre outros.

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