7 ferramentas para agências mais usadas no momento

Publicado em 10 de junho de 2022

A rotina de uma agência conta diariamente com muitos processos. Felizmente, existem ferramentas para agências digitais que otimizam esses processos e a performance do time, além de oferecerem mais eficiência e análises mais completas. 

Com o avanço da tecnologia, o mercado está cada vez mais competitivo. Para acompanhar esse crescimento acelerado, as empresas procuram o apoio desses softwares e ferramentas para as mais diversas áreas.

O mercado de software já é bem amplo, com produtos que podem servir praticamente todas as necessidades operacionais de uma empresa.

Conheça a seguir o que são e quais as principais ferramentas para agências que auxiliam as agências hoje em dia.

O que são ferramentas para agências? 

Os softwares foram criados para gerar mais oportunidades de negócios e organizar a rotina de atividades dessas empresas.

Como qualquer negócio, as agências de publicidade, marketing e comunicação têm um cotidiano atribulado. Em meio a tantas responsabilidades, cada vez mais a tecnologia é indispensável para sua organização.

Com a ajuda de softwares, é possível prospectar novos clientes, ampliar a visibilidade na internet, atribuir e organizar tarefas para a equipe, entre outros.

As ferramentas para agências podem impulsionar o crescimento e o sucesso da maioria das atividades das agências digitais. 

7 pontos que a sua agência deve considerar antes de contratar um software 

ferramentas para agências

Antes de contratar um software ou ferramenta para sua agência, é importante verificar quais soluções se encaixam melhor para seu negócio. Veja a seguir alguns dos aspectos fundamentais que devem ser considerados antes de escolher uma ferramenta.

1. Defina as principais necessidades do seu negócio 

Em primeiro lugar: conheça as principais características da sua agência. Compreender o seu negócio e selecionar ferramentas que colaboram com os seus planos é a prioridade.

Por exemplo, se a sua agência necessita fazer uma verificação constante dos relatórios da concorrência, ela precisa de uma ferramenta que ofereça essa análise em tempo real. Uma ferramenta que verifica diferentes sites e entrega as últimas atualizações seria então a ideal.

2. Busque indicações e referências 

Confiar no serviço contratado é muito importante. Alguém te indicou o software ou você encontrou por meio de pesquisas online? Nesse caso, tente procurar alguma referência. Se a empresa for de confiança, ela não deve ter receio em indicar alguns clientes para você conversar ou fornecer meios para que você a conheça melhor antes de contratá-la.

3. Verifique a qualidade do suporte ao cliente 

Isso também se refere ao suporte ao cliente. Afinal, é normal ter problemas com ferramentas para agências online. Se o seu fornecedor oferece um serviço de apoio ao cliente de confiança 24 horas por dia, 7 dias por semana, no qual você pode contatar sem demora ou problemas, você volta rapidamente ao trabalho com pouco ou nenhum efeito negativo.

Verifique ainda em quais idiomas o suporte é oferecido e em quais fusos horários. 

4. Informe-se sobre a implementação da solução 

É também importante avaliar como a implementação vai impactar a rotina dos seus funcionários e se eles vão se adaptar com facilidade. Verifique se o software demanda algum tipo de treinamento específico, e, caso necessite, se esse treinamento está incluso no valor do seu contrato.

5. Pondere custo x benefício 

É importante sempre ponderar custo e benefício. Se você escolher um software mais barato, mas que não atende suas necessidades por completo, vai precisar substituí-lo ou contratar outro complementar. Trabalhar em um orçamento garante que você permaneça claro em seus objetivos.

6. Faça testes e verifique as opções de personalização 

Os planos ou testes gratuitos são as melhores escolhas para as pequenas empresas e as que testam as funções de ferramentas para agências específicas. Para negócios mais avançados, é melhor optar por ferramentas pagas adaptadas às necessidades específicas do negócio.

Porém, sempre que possível é recomendado experimentar o software antes de se comprometer para ver se ele realmente será útil e se encaixa na estrutura da sua organização. Para que o teste faça sentido, é necessário aproveitar o tempo de uso gratuito de forma estratégica.

7. Lembre-se de ler as linhas miúdas do contrato 

Por fim, entenda o contrato. Mesmo que esteja confiante com relação ao produto, antes de assinar o contrato confira todos os detalhes com bastante atenção. Dê atenção especial para  itens em relação a multas de rescisão caso desista do plano e a questões de segurança, como, por exemplo, proteção dos dados da sua empresa.

Ferramentas essenciais no momento para agências 

Conheça a seguir algumas das principais ferramentas para agências utilizadas por agências no momento, suas maiores vantagens e os planos oferecidos.

Duda 

O Duda é uma plataforma de criação de sites para profissionais e agências de todos os tamanhos. Ele permite gerenciar e atualizar sites em escala com poderosas ferramentas de colaboração de equipe e gerenciamento de clientes.

A plataforma permite criar sites ricos em recursos, que são perfeitamente adequados para desktops, tablets e dispositivos móveis, além de serem automaticamente otimizados para o Google PageSpeed e Core Web Vitals.

Esse construtor de sites possui várias funcionalidades e permite a personalização das experiências dos usuários, tomando como base seu idioma, localização e histórico de navegação, entre outros gatilhos. Além disso, ela permite a criação de uma biblioteca própria de widgets para usar nos sites de outros clientes da agência.

O uso da plataforma é tão facilitado que é recomendado tanto para agências que almejam escalar o desenvolvimento de sites quanto para profissionais que priorizam o trabalho colaborativo com outros especialistas.

Outra vantagem para as agências é ter os sites dos seus clientes hospedados na AWS, serviço mais seguro e robusto de armazenagem. 

A Duda oferece um período de teste gratuito e depois pode ser contratada nas versões basic, team, agência ou personalizado. 

Trello 

O Trello é uma ferramenta baseada em metodologia ágil e é bastante popular entre equipes de marketing e comunicação. Tem como função organizar tarefas e gerir projetos, tarefas e fluxos de trabalho.

Você pode utilizá-lo na versão gratuita, que é mais limitada, ou adquirir um dos planos.

Slack 

O Slack é uma ferramenta que possui versão gratuita e tem foco em facilitar a comunicação da empresa. É uma das ferramentas para agências que ajuda a criar uma linha de comunicação assíncrona.

Possibilita a criação de canais específicos para cada tópico que será discutido pela equipe, para cada time, para eventos, comunicados importantes, entre outros. É possível também criar chats temáticos e grupos e mensagens privadas.

Operand 

O Operand é um sistema de gestão de projetos simplificado. Seu objetivo é integrar pessoas aos processos da empresa de forma colaborativa, buscando tornar a equipe mais organizada e o processo todo mais visível. 

Apesar de ser muito usado para agências e para a área de marketing, o Operand é feito para a maioria dos nichos das empresas. A ferramenta está disponível apenas na versão paga. 

RD Station 

O RD Station permite que você otimize seu site para as ferramentas de busca, gerencie suas publicações em redes sociais, gere mais tráfego, Leads e vendas. Pode ser implantado na Nuvem, SaaS, ou baseado na web.

Seu objetivo é permitir que agências organizem os diferentes processos da sua empresa no CRM e automatizem tarefas repetitivas para poupar tempo dos vendedores. Além disso, é possível acompanhar o desempenho de toda a equipe, fornecendo comparativos e acompanhando resultados de maneira intuitiva. 

O RD Station também está disponível apenas na versão paga.

Mlabs 

O mLabs é uma plataforma brasileira para gerenciamento de redes sociais. Essa ferramenta paga simplifica o monitoramento de perfis de empresas e marcas em diferentes mídias, como Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp. Ao centralizar todos os canais em um único lugar, o usuário conta com diversos recursos, como programar publicações, gerar relatórios de resultados e interagir com o público.

Ele possui várias funcionalidades, a maioria delas é voltada para facilitar os agendamentos em mídias sociais dos clientes da agência. 

ClickSign 

A Clicksign é uma das plataformas mais utilizadas para a assinatura eletrônica de documentos. Ela valida o usuário através de um código enviado por email ou SMS e gera uma versão do documento contendo um registro, sem precisar utilizar um e-CPF ou e-CNPJ.

Na Clicksign, a integridade do documento é assegurada por tranca eletrônica (chamada de hash SHA-256), uma operação que utiliza criptografia e resulta em uma ‘assinatura digital’ vinculada ao documento eletrônico. A verificação baseada em hashing assegura que um arquivo não foi alterado.

Conclusão 

A tecnologia traz simultaneamente benefícios e desafios para as empresas. É necessário manter-se atualizado sobre as novidades que o mercado oferece para obter vantagem competitiva, utilizando a tecnologia como sua aliada.

Vimos também que existem diversos planos mais baratos e versões gratuitas de ferramentas para agências excelentes. Dessa forma, empresas menores ou quem ainda não se sente seguro em investir pode aproveitar suas funcionalidades.

É importante lembrar que é necessário pesquisar sobre as ferramentas antes de contratá-las, verificando se elas se adequam às necessidades da sua agência. Analise qual o seu custo-benefício. Nem sempre escolher a opção mais em conta é o melhor negócio,  mas sim encontrar a opção que melhor atende a sua empresa.

Nossa dica final é: olhe com carinho para as ferramentas para agências criadas especialmente para agências, como a Duda

Cada vez mais o mercado de software busca atender nichos específicos. Então é bem provável que uma solução nichada atenda melhor às suas necessidades do que uma ferramenta que tenta resolver os problemas de todo mundo. 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


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