A rotina de uma agência conta diariamente com muitos processos. Felizmente, existem ferramentas para agências digitais que otimizam esses processos e a performance do time, além de oferecerem mais eficiência e análises mais completas.
Com o avanço da tecnologia, o mercado está cada vez mais competitivo. Para acompanhar esse crescimento acelerado, as empresas procuram o apoio desses softwares e ferramentas para as mais diversas áreas.
O mercado de software já é bem amplo, com produtos que podem servir praticamente todas as necessidades operacionais de uma empresa.
Conheça a seguir o que são e quais as principais ferramentas para agências que auxiliam as agências hoje em dia.
O que são ferramentas para agências?
Os softwares foram criados para gerar mais oportunidades de negócios e organizar a rotina de atividades dessas empresas.
Como qualquer negócio, as agências de publicidade, marketing e comunicação têm um cotidiano atribulado. Em meio a tantas responsabilidades, cada vez mais a tecnologia é indispensável para sua organização.
Com a ajuda de softwares, é possível prospectar novos clientes, ampliar a visibilidade na internet, atribuir e organizar tarefas para a equipe, entre outros.
As ferramentas para agências podem impulsionar o crescimento e o sucesso da maioria das atividades das agências digitais.
7 pontos que a sua agência deve considerar antes de contratar um software
Antes de contratar um software ou ferramenta para sua agência, é importante verificar quais soluções se encaixam melhor para seu negócio. Veja a seguir alguns dos aspectos fundamentais que devem ser considerados antes de escolher uma ferramenta.
1. Defina as principais necessidades do seu negócio
Em primeiro lugar: conheça as principais características da sua agência. Compreender o seu negócio e selecionar ferramentas que colaboram com os seus planos é a prioridade.
Por exemplo, se a sua agência necessita fazer uma verificação constante dos relatórios da concorrência, ela precisa de uma ferramenta que ofereça essa análise em tempo real. Uma ferramenta que verifica diferentes sites e entrega as últimas atualizações seria então a ideal.
2. Busque indicações e referências
Confiar no serviço contratado é muito importante. Alguém te indicou o software ou você encontrou por meio de pesquisas online? Nesse caso, tente procurar alguma referência. Se a empresa for de confiança, ela não deve ter receio em indicar alguns clientes para você conversar ou fornecer meios para que você a conheça melhor antes de contratá-la.
3. Verifique a qualidade do suporte ao cliente
Isso também se refere ao suporte ao cliente. Afinal, é normal ter problemas com ferramentas para agências online. Se o seu fornecedor oferece um serviço de apoio ao cliente de confiança 24 horas por dia, 7 dias por semana, no qual você pode contatar sem demora ou problemas, você volta rapidamente ao trabalho com pouco ou nenhum efeito negativo.
Verifique ainda em quais idiomas o suporte é oferecido e em quais fusos horários.
4. Informe-se sobre a implementação da solução
É também importante avaliar como a implementação vai impactar a rotina dos seus funcionários e se eles vão se adaptar com facilidade. Verifique se o software demanda algum tipo de treinamento específico, e, caso necessite, se esse treinamento está incluso no valor do seu contrato.
5. Pondere custo x benefício
É importante sempre ponderar custo e benefício. Se você escolher um software mais barato, mas que não atende suas necessidades por completo, vai precisar substituí-lo ou contratar outro complementar. Trabalhar em um orçamento garante que você permaneça claro em seus objetivos.
6. Faça testes e verifique as opções de personalização
Os planos ou testes gratuitos são as melhores escolhas para as pequenas empresas e as que testam as funções de ferramentas para agências específicas. Para negócios mais avançados, é melhor optar por ferramentas pagas adaptadas às necessidades específicas do negócio.
Porém, sempre que possível é recomendado experimentar o software antes de se comprometer para ver se ele realmente será útil e se encaixa na estrutura da sua organização. Para que o teste faça sentido, é necessário aproveitar o tempo de uso gratuito de forma estratégica.
7. Lembre-se de ler as linhas miúdas do contrato
Por fim, entenda o contrato. Mesmo que esteja confiante com relação ao produto, antes de assinar o contrato confira todos os detalhes com bastante atenção. Dê atenção especial para itens em relação a multas de rescisão caso desista do plano e a questões de segurança, como, por exemplo, proteção dos dados da sua empresa.
Ferramentas essenciais no momento para agências
Conheça a seguir algumas das principais ferramentas para agências utilizadas por agências no momento, suas maiores vantagens e os planos oferecidos.
Duda
O Duda é uma plataforma de criação de sites para profissionais e agências de todos os tamanhos. Ele permite gerenciar e atualizar sites em escala com poderosas ferramentas de colaboração de equipe e gerenciamento de clientes.
A plataforma permite criar sites ricos em recursos, que são perfeitamente adequados para desktops, tablets e dispositivos móveis, além de serem automaticamente otimizados para o Google PageSpeed e Core Web Vitals.
Esse construtor de sites possui várias funcionalidades e permite a personalização das experiências dos usuários, tomando como base seu idioma, localização e histórico de navegação, entre outros gatilhos. Além disso, ela permite a criação de uma biblioteca própria de widgets para usar nos sites de outros clientes da agência.
O uso da plataforma é tão facilitado que é recomendado tanto para agências que almejam escalar o desenvolvimento de sites quanto para profissionais que priorizam o trabalho colaborativo com outros especialistas.
Outra vantagem para as agências é ter os sites dos seus clientes hospedados na AWS, serviço mais seguro e robusto de armazenagem.
A Duda oferece um período de teste gratuito e depois pode ser contratada nas versões basic, team, agência ou personalizado.
Trello
O Trello é uma ferramenta baseada em metodologia ágil e é bastante popular entre equipes de marketing e comunicação. Tem como função organizar tarefas e gerir projetos, tarefas e fluxos de trabalho.
Você pode utilizá-lo na versão gratuita, que é mais limitada, ou adquirir um dos planos.
Slack
O Slack é uma ferramenta que possui versão gratuita e tem foco em facilitar a comunicação da empresa. É uma das ferramentas para agências que ajuda a criar uma linha de comunicação assíncrona.
Possibilita a criação de canais específicos para cada tópico que será discutido pela equipe, para cada time, para eventos, comunicados importantes, entre outros. É possível também criar chats temáticos e grupos e mensagens privadas.
Operand
O Operand é um sistema de gestão de projetos simplificado. Seu objetivo é integrar pessoas aos processos da empresa de forma colaborativa, buscando tornar a equipe mais organizada e o processo todo mais visível.
Apesar de ser muito usado para agências e para a área de marketing, o Operand é feito para a maioria dos nichos das empresas. A ferramenta está disponível apenas na versão paga.
RD Station
O RD Station permite que você otimize seu site para as ferramentas de busca, gerencie suas publicações em redes sociais, gere mais tráfego, Leads e vendas. Pode ser implantado na Nuvem, SaaS, ou baseado na web.
Seu objetivo é permitir que agências organizem os diferentes processos da sua empresa no CRM e automatizem tarefas repetitivas para poupar tempo dos vendedores. Além disso, é possível acompanhar o desempenho de toda a equipe, fornecendo comparativos e acompanhando resultados de maneira intuitiva.
O RD Station também está disponível apenas na versão paga.
Mlabs
O mLabs é uma plataforma brasileira para gerenciamento de redes sociais. Essa ferramenta paga simplifica o monitoramento de perfis de empresas e marcas em diferentes mídias, como Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp. Ao centralizar todos os canais em um único lugar, o usuário conta com diversos recursos, como programar publicações, gerar relatórios de resultados e interagir com o público.
Ele possui várias funcionalidades, a maioria delas é voltada para facilitar os agendamentos em mídias sociais dos clientes da agência.
ClickSign
A Clicksign é uma das plataformas mais utilizadas para a assinatura eletrônica de documentos. Ela valida o usuário através de um código enviado por email ou SMS e gera uma versão do documento contendo um registro, sem precisar utilizar um e-CPF ou e-CNPJ.
Na Clicksign, a integridade do documento é assegurada por tranca eletrônica (chamada de hash SHA-256), uma operação que utiliza criptografia e resulta em uma ‘assinatura digital’ vinculada ao documento eletrônico. A verificação baseada em hashing assegura que um arquivo não foi alterado.
Conclusão
A tecnologia traz simultaneamente benefícios e desafios para as empresas. É necessário manter-se atualizado sobre as novidades que o mercado oferece para obter vantagem competitiva, utilizando a tecnologia como sua aliada.
Vimos também que existem diversos planos mais baratos e versões gratuitas de ferramentas para agências excelentes. Dessa forma, empresas menores ou quem ainda não se sente seguro em investir pode aproveitar suas funcionalidades.
É importante lembrar que é necessário pesquisar sobre as ferramentas antes de contratá-las, verificando se elas se adequam às necessidades da sua agência. Analise qual o seu custo-benefício. Nem sempre escolher a opção mais em conta é o melhor negócio, mas sim encontrar a opção que melhor atende a sua empresa.
Nossa dica final é: olhe com carinho para as ferramentas para agências criadas especialmente para agências, como a Duda.
Cada vez mais o mercado de software busca atender nichos específicos. Então é bem provável que uma solução nichada atenda melhor às suas necessidades do que uma ferramenta que tenta resolver os problemas de todo mundo.
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4 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments