Dica B2B Stack: as 5 principais ferramentas de E-mail Marketing

Publicado em 23 de junho de 2021

e-mail marketing

Atualmente, as empresas estão se empenhando cada vez mais nas estratégias de marketing digital para atrair e fidelizar clientes, e o e-mail marketing é uma das maneiras mais práticas e com bom custo benefício para conseguir criar um vínculo forte com eles.

Neste texto, trouxemos dados de pesquisas que comprovam que o e-mail ainda é um canal de comunicação eficiente, também reunimos diversas ferramentas que permitem a criação e o disparo de e-mails marketing e te mostraremos cases de sucesso de quem utiliza deste canal para divulgar seu negócio.

Afinal, o E-mail morreu ou não?

Conforme dados divulgados na plataforma Statista, especialista em dados de mercado e consumidores, em 2020, foram computadas cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo que são usuárias de e-mail.

Este número tende a aumentar para 4,6 bilhões de usuários até 2025, ou seja, mais da metade da população mundial continuará utilizando o e-mail como ferramenta de comunicação.

Portanto, com certeza podemos dizer que o e-mail não está morto apesar de terem surgido com o passar dos anos outras maneiras de se comunicar, como as mídias sociais, por exemplo.

Ainda tem dúvidas disso? Te apresentaremos mais estatísticas então:

  • Em 2020, ainda conforme os dados deste estudo da Statista, em todo o mundo, cerca de 306 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos todos os dias;
  • Em 2019, nos EUA, pouco mais da metade dos entrevistados em uma pesquisa da Statista disseram que preferem ser contatados pelas empresas por e-mail;
  • Entre os meses de julho de 2019 e junho de 2020, a taxa de cliques global de abertura de e-mails marketing foi de 19,36% no setor editorial, seguido do setor de esportes e atividades, que teve uma taxa de abertura de 19,36%, e do setor de serviços financeiros, com taxa de abertura de 12,92%.

Por outro lado, é preciso tomar alguns cuidados e ter atenção ao utilizar o e-mail marketing para suas campanhas de marketing digital.

Se utilizado de forma incorreta, seus e-mails acabarão chegando ao consumidor como spam, o que diminui sua eficácia e alcance, e por este motivo, algumas pessoas acabam pensando que o e-mail não é uma boa ferramenta de divulgação.

Outros dados globais da Statista, demonstram os seguintes cenários:

  • Em setembro de 2020, cerca de 47,3% do tráfego de e-mails globais correspondiam a spam;
  • Em 2018, cerca de 9% dos e-mails comerciais globais foram identificados como spam pelos provedores de e-mails;

Isso significa que é preciso ter uma estratégia sólida e utilizar de boas práticas para o direcionamento correto do e-mail marketing. Podemos citar entre essas boas práticas:

  • Não comprar listas de e-mails, pois as campanhas de e-mail marketing devem ser direcionadas para quem solicitou e autorizou seu recebimento;
  • Criar formulários claros e objetivos para inserir em suas plataformas e coletar seus contatos a partir deles, sempre deixando especificada a finalidade desta coleta para que seu lead não tenha dúvidas;
  • Segmentar os leads que foram captados, buscando deixar as etapas do funil de vendas em que se encontram atualizadas, identificar suas dores e seus hábitos, e para isso, é necessário combinar ferramentas que te auxiliem neste monitoramento, para que assim, os e-mails sejam direcionados para as pessoas certas, no momento certo;
  • Fazer vários testes em dias da semana e horários diferentes para identificar quando seus leads estão mais receptivos e conseguir programar estes disparos estrategicamente. 

Para te auxiliar nesses processos, você pode contar com ferramentas CRM, que são capazes de gerenciar todo o relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato, facilitando sua segmentação.

As análises ainda podem ser potencializadas com ferramentas Digital Analytics, que oferecem dados precisos das principais métricas de acompanhamento das campanhas de marketing. 

Qual é a função do E-mail Marketing?

Ao contrário de outras campanhas de marketing digital, como os anúncios pagos, que chegam até nós de forma indireta, hoje, com a vigência da LGPD, as campanhas de e-mail marketing só chegarão a quem realmente deu autorização explícita para recebê-las.

O e-mail é uma ferramenta que utilizamos para acompanhar nossas empresas favoritas, ter acesso à promoções e cupons de descontos, ou seja, ter acesso a conteúdos muito particulares, que chegam até nós a partir de nossos cadastros feitos em plataformas que são relevantes segundo nossas preferências pessoais.

Visto isso, a função do e-mail marketing é nutrir e educar leads e clientes com conteúdos que são relevantes para eles, e assim, criar um vínculo, ganhar confiabilidade, credibilidade e autonomia em seu segmento de negócio, e principalmente despertar o real interesse de seu público-alvo para com seu produto.

Quais os principais resultados que o E-mail Marketing pode oferecer

Como vimos, o alcance do e-mail é imenso. Bilhões de pessoas utilizam suas contas de e-mail todos os dias, portanto, utilizar o e-mail marketing corretamente como ferramenta de divulgação de produtos e serviços, é uma das formas de atingir e engajar um grande número de pessoas.

A Netflix é uma das grandes empresas de sucesso que utiliza o e-mail marketing a seu favor como forma de promoção de seu catálogo. 

A plataforma sempre avisa seus leads e clientes sobre seus lançamentos, bem como sobre o término do período de testes e de contratos, e sempre de forma criativa.

A Amazon é outra gigante que possui o e-mail marketing personalizado para cada etapa de seu funil de vendas como aliado para divulgar produtos e promoções.

Com esses grandes exemplos, podemos concluir que o e-mail marketing é uma fonte rica para atração de leads e obtenção de maiores taxas de conversão de vendas.

Conforme indicado em uma pesquisa da FEP (Faculdade de Economia Universidade do Porto), o e-mail marketing é uma das estratégias de marketing com o mais baixo custo, podendo esperar também com sua utilização um alto retorno sobre o investimento (ROI).

Quais as principais ferramentas de E-mail Marketing

Aqui, listamos 5 das principais ferramentas de e-mail marketing, e utilizamos como critério para inseri-las neste contexto, as notas das avaliações de seus usuários na plataforma da B2B Stack, deixando a melhor avaliada como surpresa no último tópico.

  • Sharpspring

Sua média de avaliação é de 4.8 de 5 estrelas. 

A Sharpspring é uma plataforma que integra diversas ferramentas de automação de marketing, incluindo e-mail marketing, cadência de e-mails, e ainda oferece construtor de landing pages e formulários, chat nativo, gestão de mídias sociais, entre outras funcionalidades.

À qualquer momento você pode acessar o comparador de softwares da B2B Stack para comparar a Sharpspring com outras ferramentas da mesma categoria.

  • LeadLovers

A LeadLovers possui média de avaliação de 4.6 de 5 estrelas.

Oferece ferramentas para e-mail marketing, automação de respostas, gestão de calendário de campanhas, relatórios e análises, integração à outras plataformas via API, rastreamento de palavras-chave, entre outras funcionalidades.

Acesse o comparador para identificar, junto a outras possibilidades, se esta é a melhor ferramenta para seu negócio.

  • E-goi

Possui média de avaliação de 4.2 de 5 estrelas.

A E-goi é uma plataforma de automação de marketing que disponibiliza além do e-mail marketing funcionalidades para segmentação de clientes, comunicação via SMS, teste A/B, gestão de orçamentos de campanhas, gestão de conteúdos, entre outras.

Utilize este link para comparar a E-goi às demais ferramentas de automação de marketing.

  • Mailbiz

Sua média de avaliação é de 4.9 de 5 estrelas.

Mailbiz é uma ferramenta específica para e-mail marketing e criação de landing pages, que ainda disponibiliza recursos para acompanhamento do desempenho das campanhas de marketing, como as métricas de captação de e-mails, taxa de abertura, taxa de clique, sessões para o site, taxa de conversão, ticket médio, vendas e ROI.

  • GetResponse 

A média de avaliação da GetResponse está em 4.8 de 5 estrelas.

É uma plataforma que oferece diversas ferramentas de marketing, inclusive e-mail marketing, permitindo sua automação, disponibilizando também recursos para construção de websites, funil de conversão, análise de ROI, entre outras funcionalidades.

Você pode comparar a GetResponse com outras ferramentas de automação de marketing clicando aqui.

Quanto custa uma ferramenta de E-mail Marketing

Os valores dos planos da LeadLovers são a partir de R$ 154,00 se contratados de forma anual e variam de acordo com a quantidade de leads que o negócio possui e também seu porte.

A E-goi possui um plano grátis vitalício com e-mail marketing ilimitado, mas, caso você precise de mais funcionalidades, os planos pagos são a partir de R$ 44,99/mês sem fidelização.

A Mailbiz possui planos a partir de R$ 329/mês, este contempla até 100 mil e-mails por mês, contando até mesmo com planos que podem ser personalizados conforme as necessidades.

Os planos da GetResponse são a partir de US$ 10,50/mês e variam conforme as ferramentas que o negócio precisa. 

Já os preços dos planos da Sharpspring precisam ser consultados diretamente com a plataforma.

Dica extra B2B Stack: 3 ferramentas de E-mail Marketing Grátis

Três grandes plataformas que oferecem ferramentas de criação, personalização e envio de e-mails marketing com planos gratuitos são:

  • Mailchimp, indicado para pequenas empresas, e que, em seu plano grátis consegue atender a uma lista de até 2.000 contatos, podendo ser enviados até 10.000 e-mails por mês.

Temos um guia completo do Mailchimp que você pode acessar clicando aqui.

  • Hubspot Marketing Hub, indicado para empresas de todos os portes, e o e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing gratuitas oferecidas pela plataforma, permitindo o cadastro e envio de e-mails para até 1.000.000 contatos.

Veja nosso guia completo do Hubspot Marketing Hub para saber tudo sobre a ferramenta.

  • Zoho Campaigns, indicado para pequenas empresas e permite o cadastro de até 2.000 contatos e até 12.000 envios de e-mail marketing por mês gratuitamente. 

O Zoho também possui ferramenta CRM, o Zoho CRM, que você pode conferir todas as funcionalidades e saber todas as características acessando nosso guia completo.

Qual a melhor ferramenta de E-mail Marketing segundo os usuários

No portal B2B Stack, os usuários reais de softwares registram suas avaliações sobre as soluções que utilizam para ajudar outros usuários a encontrarem as melhores ferramentas para seu negócio.

Com base nessas avaliações, a RD Station Marketing, da empresa RD Station, é referência na categoria de automação de marketing, oferecendo as melhores ferramentas para e-mail marketing e outros apetrechos que auxiliam na estruturação e gestão de campanhas de marketing digital, como:

Acesse o Portal B2B Stack para conhecer todas as funcionalidades da RD Station Marketing.

A ferramenta permite testes grátis e os planos estão entre R$ 19/mês e R$ 2.309/mês, variando conforme as necessidades de cada negócio.

Conclusão 

Em 2020, o Brasil alcançou um recorde histórico de abertura de empresas conforme dados divulgados.

Mais de 3 milhões de empresas foram abertas no ano e pouco mais de 1 milhão fecharam suas portas, ficando ainda com um saldo de pouco mais de 2 milhões de empresas abertas e ativas neste período.

Ter uma estratégia de marketing bem definida e estruturada, portanto, é um diferencial para quem quer se destacar em meio à essa concorrência que só aumenta a cada dia.

Diversos métodos podem ser utilizados para criar e disseminar campanhas de marketing de forma criativa e flexível, e ainda podem, e devem, ser potencializadas com a integração de ferramentas tecnológicas que auxiliem na metrificação da eficácia dessas campanhas, gerando insights para se tornarem cada vez mais assertivas.

O e-mail marketing é um dos meios de comunicação utilizados em diversas campanhas de sucesso, pois conseguem ter um grande alcance e podem ser personalizados conforme cada etapa do funil de vendas, diferente de outras campanhas de marketing de conteúdo que são mais abrangentes e servem para todas as etapas.

Portanto, cabe fazer um estudo sobre sua persona e também analisar sua base de clientes para conseguir segmentá-la, e assim, criar as melhores campanhas de e-mail marketing utilizando as melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Dê uma olhada agora no portal B2B Stack para conhecer a categoria completa de automação de marketing para alavancar suas campanhas digitais.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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