Saiba o que é CRO e sua importância no marketing digital

Publicado em 4 de abril de 2022

O CRO é uma estratégia promissora para os negócios que querem aumentar seu ticket médio convertendo mais usuários e transformando o modo como eles enxergam uma marca.

Cada nicho de negócio possui sua taxa de conversão ideal, e conseguir atingi-las e até ultrapassá-las é trabalho de um profissional que tem o CRO como base para suas estratégias.

Hoje, algumas estatísticas demonstram, por exemplo, que a maior taxa de conversão atual de serviços jurídicos é de 6,46%, do comércio eletrônico está na média de 3%, das landing pages está em torno de 2,35%, e a taxa média de conversão de leads B2B através de mídias ou publicações foi de 10% em 2020.

Em todos os setores, as estatísticas demonstram que a taxa média de conversão das estratégias de SEO é de 2,4%, e a taxa média de conversão de anúncios do Facebook de todos os nichos é de cerca de 9,21%.

Diminuir os custos com campanhas e ter maiores conversões é o sonho, e ao mesmo tempo o desafio, de todos os profissionais da área de marketing, por isso as práticas de CRO são tão importantes para o setor.

Elas permitem que você personalize seu marketing de acordo com o que é realmente relevante e ideal para o seu público, e conforme um estudo divulgado, cerca de 93% dos profissionais globais de marketing acreditavam em 2020 que os esforços para personalização dos seus sites ocasionavam o crescimento da sua receita.

Acompanhe este conteúdo para saber o que é CRO e conhecer 5 ferramentas que podem te apoiar nesses processos: MixPanel, Google Analytics, SurveyMonkey, Unbounce e Hotjar.

O que é CRO?

Imagem de uma pessoa com um cartão de crédito em suas mãos. A frente da pessoa a um notebook

CRO é uma sigla para “Conversion Rate Optimization”, ou na tradução para o português “Otimização da Taxa de Conversão”.

O CRO é uma técnica utilizada no marketing que tem como objetivo aumentar a quantidade de usuários que realizam uma ação esperada em um site, blog, loja virtual, aplicativo, ou ainda, a partir de um e-mail marketing.

Entre os exemplos do que pode ser uma conversão estão a finalização de uma compra, a recuperação de um carrinho abandonado, a assinatura de uma newsletter ou a solicitação de um orçamento.

Isto é, as estratégias de CRO são importantes aliadas para atrair e converter um visitante da sua plataforma ou aplicação em um lead ou cliente, ou em qualquer outra forma de conversão que seja interessante para o seu negócio.

Já a taxa de conversão trata-se do percentual de leads ou clientes que foram convertidos a partir de uma campanha de marketing ou de outras ações, como do aprimoramento de um elemento de UX Design, por exemplo, e é obtida através de um cálculo específico.

De forma resumida, podemos exemplificar a taxa de conversão com o disparo de uma newsletter que possui um formulário para conseguir inscritos para um evento.

A fórmula para calcular a taxa de conversão, neste caso, será a quantidade de inscritos obtidos dividida pela quantidade de newsletters enviadas. Por exemplo:

Foram gerados 50 inscritos de 1.000 e-mails enviados. Então, faz-se 50/1.000, multiplicado por 100 para dar o resultado em porcentagem, que é igual a 5%.

Aumentar essa porcentagem da taxa de conversão, portanto, faz parte das estratégias de CRO, que precisam ser planejadas de acordo com o objetivo de cada negócio.

• Veja também a categoria completa de softwares para marketing no portal B2B Stack!

Como funciona o CRO?

As práticas de CRO possuem como base o levantamento de dados, a realização de testes e a comprovação de resultados.

Isso significa que não existe uma receita mágica para que as estratégias de CRO funcionem, no entanto, existe o método científico que dá embasamento para que elas sejam estruturadas, tudo dependendo do objetivo que se deseja alcançar.

Nem sempre as estratégias de CRO precisam começar do zero. Em muitos casos você pode otimizar materiais que já possui para aumentar suas taxas de conversão.

Isso é possível graças às inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, que ajudam a monitorar o comportamento do usuário na internet, assim como na sua plataforma, e-mail, redes sociais ou aplicativo.

Portanto, ao identificar oportunidades em uma página que já está pronta, por exemplo, basta apenas que ela seja melhorada de acordo com o que o usuário quer ver, ou fazer com que ela seja mais rápida e intuitiva para que o visitante consiga navegar de forma fluida.

Exemplificando o CRO

Suponhamos que você fez uma postagem excelente no seu blog, otimizada para SEO, e que está gerando muitas visitas.

Entretanto, o objetivo da postagem é levar o visitante a comprar seu produto, mas isso não está acontecendo, pois conforme análises, de 100 visitas que a página do post recebe, apenas 2 usuários chegam a finalizar um pedido, ou seja, uma taxa de conversão muito baixa.

Ao usar as práticas de CRO neste caso, você vai conseguir entender o porquê disso estar acontecendo:

As pessoas chegam a clicar no seu call to action? Ele precisa ser mais chamativo? O usuário entende a função do seu produto? A adição de uma landing page pode ajudar? Como o visitante chegou até o seu blog? Será que ele está buscando apenas informações ou não se interessou pelo seu preço?

Todas essas respostas podem ser obtidas através das ferramentas de análises de dados, e a partir dessas respostas você pode testar uma possibilidade, como mudar o estilo do botão de call to action.

Após um período de tempo pré-determinado, você pode voltar nessa postagem e identificar se houveram mais conversões a partir da mudança, e caso o impacto do botão tenha sido positivo, ele pode ser aplicado em outras páginas para continuar gerando resultados.

Caso contrário, se a troca do botão não tiver ocasionado o aumento das conversões, é necessário aprender com o erro e testar outra estratégia que faça sentido conforme os dados levantados, e assim sucessivamente até encontrar o modelo ideal para suas conversões de acordo com seu público.

Qual a importância do CRO?

O CRO é uma estratégia que visa melhorar a taxa de conversão com poucos recursos, ou reutilizando e renovando os recursos que você já possui, especialmente o tráfego e páginas já estabelecidas.

Isso significa que o maior benefício de aplicar as práticas de CRO no seu negócio é diminuir os custos com campanhas, por exemplo com anúncios, passando a encontrar caminhos que aumentem as vendas com um baixo orçamento.

Por consequência, a receita da empresa cresce e o ROI (retorno sobre o investimento) também.

Além disso, por reutilizar seus recursos existentes, você diminui os custos com a aquisição de usuários, e pode até mesmo usar estratégias para estimular que eles façam mais do que você espera.

Podemos exemplificar essa técnica com alguns e-commerces, que utilizam a inteligência artificial para recomendar produtos semelhantes ao que um cliente está comprando para que ele aumente o valor da sua compra.

Neste cenário, o e-commerce se esforçou para atrair e converter este cliente, mas a partir de vários estudos, concluiu que se colocasse recomendações de produtos complementares na sua própria página de checkout, sem precisar perder tempo com uma nova página, poderia estimular a obtenção de uma receita maior nesta venda.

E ainda mais, o CRO ajuda as empresas a não perderem oportunidades de vendas, uma vez que conseguem reconhecer o que seus usuários querem e precisam todo o tempo.

Quais são as estratégias de CRO?

As estratégias de CRO não podem ser generalizadas porque vão depender dos objetivos e modelo de trabalho que uma empresa adota, e principalmente, conforme o comportamento do público-alvo.

Entretanto, algumas estratégias já tiveram sua eficácia comprovada, e outras são poderosíssimas para afastar de vez os usuários do seu site.

Brincadeiras à parte, vamos te passar agora algumas dicas de estratégias que você pode implementar, refinando-as de acordo com as suas necessidades, e também alguns erros comuns que podem estar comprometendo sua taxa de conversão. Vamos lá?

Boas práticas de CRO

Vamos começar falando das boas práticas, que podem seguir as seguintes etapas:

  • Coleta de dados sobre o comportamento dos seus visitantes, sobre os seguidores das redes sociais, as páginas mais visitadas do seu site, publicações com mais engajamento, informações sobre a concorrência, enfim, tudo o que você conseguir coletar será crucial para fazer um bom planejamento;
  • Tenha o foco experiência do cliente, portanto, o UX das páginas, sua velocidade de carregamento, o atendimento ao cliente, especialmente com o uso de chatbots para ganhar agilidade nas demandas e os conteúdos disponibilizados são alguns dos pontos que vão conquistar seus usuários;
  • Testes A/B serão fundamentais para entender qual tipo de plano de ação é mais efetivo para converter. Como exemplo podemos citar o disparo de pelo menos 2 versões de landing pages e de e-mails marketing para saber qual é mais efetivo. Mas, não precisa se empolgar! Muitas versões podem te confundir e também aos usuários;
  • A segmentação e qualificação de leads são outras estratégias efetivas para que você aumente suas taxas de conversão, uma vez que você pode personalizar seus conteúdos, materiais, atendimentos e ofertas para cada perfil de usuário;
  • Aposte no remarketing para atingir novamente os usuários que ainda não foram convertidos, e também na automação de marketing para deixar seus fluxos de trabalho organizados;
  • Passe senso de urgência nas suas campanhas, assim como de exclusividade! Os usuários se sentem atraídos e podem ser influenciados por esse tipo de campanha;

Por fim, mas não menos importante, otimize os conteúdos que já estão prontos com base em levantamento de dados, e permita que os usuários enxerguem os vários pontos de contato com o seu negócio, para que eles sejam apoiados durante toda a sua jornada de compra.

• Aproveite para ler o conteúdo: Data Driven: Entenda o que é, e 5 dicas para implementá-lo.

Erros comuns de CRO

Alguns dos erros comuns no CRO podem estar ligados diretamente ao imediatismo, ou seja, a vontade de que dê tudo certo muito rápido.

É preciso entender que as estratégias de CRO podem levar um tempo para surtirem resultados, até porque ao começar a testar uma hipótese, ela pode ou não ter o efeito esperado.

Então, é necessário ter paciência até encontrar a melhor maneira de converter seus usuários.

Outro erro comum é testar muitas hipóteses e variáveis simultaneamente. Além de você não conseguir metrificar exatamente o que está sendo efetivo, os próprios usuários não vão enxergar consistência nas suas campanhas.

Mais uma dica é testar o que realmente faz sentido para o seu negócio.

Muitas empresas acabam pegando ideias de outros negócios que não são efetivas para o seu público, portanto, encontrar dicas é legal, mas fazer suas próprias estratégias baseadas nas análises e feedbacks dos seus usuários é muito mais assertivo.

Dica B2B Stack: 5 Ferramentas de CRO

Visto tudo isso e sabendo que no CRO as ferramentas certas são indispensáveis, vamos te apresentar 5 softwares de diferentes categorias do portal B2B Stack, para que você tenha ideia de como eles funcionam para o CRO na prática.

No B2B Stack você ainda pode encontrar outras milhares de opções de ferramentas, desde ERPs, ferramentas de design até para colaboração e produtividade, para automatizar e dar eficiência para todos os seus processos.

Por agora, saiba mais sobre as seguintes soluções:

  • MixPanel;
  • Google Analytics;
  • SurveyMonkey;
  • Unbounce;
  • Hotjar.

MixPanel

Logo do MixPanel, ferramenta que auxilia o CRO das empresas

Mixpanel é uma plataforma de CRO que oferece produtos para analisar o comportamento dos seus usuários.

Com o Mixpanel é possível criar funis retroativos para encontrar gargalos nas suas conversões, inclusive em tempo real, além de entender seus fluxos de usuários, quem eles são e o perfil de quem fica mais tempo nas suas páginas.

O Mixpanel também oferece ferramentas para obter insights sobre a aquisição e retenção do seu público, permitindo a criação de relatórios, a segmentação ilimitada de usuários, a integração e gestão de dados, tanto para o mercado B2B quanto para B2C.

O Mixpanel oferece um plano gratuito para rastrear até 100 mil usuários mensais, e os planos pagos custam a partir de $ 25/mês, com opção de plano personalizado.

Google Analytics

Logo do Google Analytics. O logo possui três linhas laranjas ao lado do nome. A ferramenta auxilia na verificação de dados para uma boa estratégia de CRO

Google Analytics é um aplicativo gratuito do Google para monitorar várias métricas do tráfego de sites, permitindo obter insights sobre seus usuários e páginas.

Entre as métricas que você consegue monitorar no Analytics estão sua quantidade total de usuários, novos usuários durante um período, tempo médio de engajamento, taxa de rejeição, visualizações dos usuários, taxa de conversão e mais.

No Google Analytics você também pode saber todo o caminho percorrido por seus usuários no seu site, permitindo identificar tendências, o que eles estão buscando e quais caminhos levam para a conversão, assim como em que ponto a navegação foi interrompida por eles.

Além disso, o Google Analytics permite que você entenda em quais dias e horários os usuários são mais engajados, assim como acompanhar em tempo real quantos usuários estão ativos no momento e quais páginas eles estão visitando.

Tudo isso e outros dados do Analytics são essenciais para criar planos de ação de CRO, que garantem a otimização de todo o conteúdo, páginas e o que for mais relevante para manter seu público no site e convertê-los em leads ou clientes.

SurveyMonkey

Logo do SurveyMonkey que possui uma silhueta de uma cabeça de macaco na cor verde

SurveyMonkey é uma plataforma de pesquisas online que permite coletar os feedbacks dos seus usuários e até fazer enquetes para compreender o que se pode fazer para que eles sejam finalmente convertidos.

Para CRO, o SurveyMonkey permite que você crie pesquisas, testes e enquetes estratégicas e acompanhe os resultados até mesmo de perguntas respondidas em textos, para que possa levantar dados suficientes para testar hipóteses visando a obtenção das melhores taxas de conversão.

O SurveyMonkey pode ser usado gratuitamente para até 10 perguntas, ou através dos seus planos pagos, que custam a partir de R$ 68/mês.

Quer saber mais sobre o SurveyMonkey? Acesse nosso conteúdo completo!

Unbounce

Logo do Unbounce, ferramenta que ajuda no CRO

Unbounce é uma ferramenta para criar landing pages focadas em conversão, e utiliza inteligência artificial para fornecer assertividade a essas campanhas.

No Unbounce você pode criar páginas de destino otimizadas para desktops e dispositivos móveis, e com a ferramenta Smart Copy os conteúdos das landing pages também podem ser formatados a partir dos próprios materiais da sua marca.

O Smart Traffic é outro recurso do Unbounce que aprende e direciona seus usuários para as páginas de destinos com maior probabilidade de conversão, a partir da identificação de padrões, sendo uma boa oportunidade para as estratégias de CRO.

O Unbounce também oferece entre suas funcionalidades uma assistente de design para criar suas landing pages de maneira inteligente, permite fazer testes A/B e monitorar os resultados.

O Unbounce não possui opção de plano gratuito, e os planos pagos custam a partir de $ 81/mês considerando o faturamento anual.

Hotjar

Logo do Hotjar, ferramente de HeatMap

Hotjar é uma plataforma que permite o monitoramento dos usuários do seu site através de mapas de calor, pesquisas online, caixa de comentários e reproduções ao vivo do que eles estão fazendo na sua plataforma, bons recursos para utilizar em estratégias de CRO.

O recurso de mapa de calor do Hotjar permite que você saiba em quais lugares das páginas seus usuários mais clicam ou onde eles costumam rolar ou movê-la, ideal para saber se eles chegam ao seu CTA ou os locais mais relevantes para eles.

As gravações servem para que você consiga visualizar todos os movimentos que os usuários fazem em suas páginas, assim como para identificar as falhas que eles encontram no seu site a partir dos seus cliques.

Com o Hotjar você também pode exibir uma caixa de sugestão no seu site e realizar pesquisas direcionadas no momento em que os visitantes acessam suas páginas, para assim, obter insights em tempo real sobre a experiência do seu usuário, garantindo sua otimização rapidamente.

• Quer saber quais foram os softwares mais bem avaliados dos últimos 12 meses? Se inscreva e participe do B2B Awards, maior evento brasileiro de premiação de softwares!

Conclusão

Com a transformação digital acelerada em todos os setores da economia, é indispensável utilizar métodos eficientes para ganhar vantagem competitiva e aprimorar cada vez mais o seu produto ou serviço.

Um desses métodos é o CRO, que consegue aumentar as taxas de conversão de usuários ao mesmo tempo que mantém o produto em constante evolução para atender por completo as exigências do público.

Neste conteúdo você viu algumas dicas para implementar o CRO no seu negócio, que passam pelo levantamento de dados, testes, comprovações e acompanhamento dos resultados, e também viu algumas ferramentas que pode utilizar durante o planejamento e execução das suas estratégias.

São elas: Mixpanel, Google Analytics, SurveyMonkey, Unbounce e Hotjar.

Em resumo, com esses softwares você consegue analisar o comportamento dos seus usuários, coletar feedbacks e entender como você pode otimizar seus pontos de contato para converter cada vez mais visitantes.

Agora que você sabe mais sobre CRO, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack para encontrar o software ideal para o seu negócio! Você ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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