Account Based Marketing (ABM): tática de marketing direcionada

Publicado em 22 de março de 2023

Pessoa trabalhando em um notebook com software de marketing abm

O setor de marketing tem passado por uma evolução contínua e com ela surgem novas estratégias para atingir o público-alvo de forma mais eficiente. Uma dessas estratégias é o Account Based Marketing, ou ABM que tem ganhado cada vez mais popularidade entre as empresas. 

O ABM é uma abordagem altamente direcionada que se concentra em contas-alvo específicas para os interesses da empresa, sua aplicação envolve identificar as contas mais valiosas e criar uma estratégia de marketing personalizada.

Nesse artigo, apresentaremos como funciona essa abordagem, como implementá-la e quais os seus benefícios. Por fim, apresentaremos o software Maestro ABM SaaS, uma solução completa e eficiente para implementar o ABM em sua empresa. 

Se você está procurando uma estratégia de marketing mais eficaz e direcionada, o Account-Based Marketing pode ser a solução que sua empresa precisa para crescer e se destacar no mercado.

Entenda como funciona o Account-Based Marketing (ABM)

O Account-Based Marketing, ou ABM, é uma abordagem de marketing que se concentra em contas específicas, ao invés de tentar alcançar um público amplo e generalizado. 

Com o ABM, as equipes de Marketing e Vendas identificam as contas que possuem maior potencial para se tornar clientes, desenvolvem estratégias de contato personalizadas e criam campanhas que falam diretamente às necessidades dessas empresas.

Essa abordagem inclui uma coleta de informações sobre as contas-alvo: seu tamanho, orçamento, objetivos de negócios e outras informações relevantes.

Com esses dados em mãos, as equipes de Marketing e Vendas podem personalizar cada uma das abordagens, criando campanhas que atendem a esses interesses específicos e cativando as contas-alvo da forma certa.

O ABM tem se mostrado como uma estratégia muito eficaz para diversas empresas, especialmente aquelas que têm um público-alvo muito específico e um ciclo longo de vendas. 

E para ajudar as equipes de Marketing e Vendas a implementar essa abordagem de forma mais eficaz, existem softwares de ABM que podem ajudar a automatizar e simplificar o processo.

Confira esse vídeo feito pela Maestro com algumas dicas sobre ‘Por que e para quem utilizar ABM?’

Como implementar o ABM em sua estratégia de marketing?

  1. Identifique suas contas ideais.
    Antes de começar concretizar o ABM, você precisa identificar quais contas são mais valiosas para o seu negócio. Isso inclui contas com alto potencial de receita, clientes que possuem uma grande necessidade do seu produto ou serviço, ou empresas com um perfil semelhante às que já são clientes. Ao ter uma lista clara de suas contas ideais, você pode se concentrar em como atingi-las com eficiência.


  2. Personalize a experiência do cliente.
    Como se trata de uma abordagem altamente direcionada, é importante personalizar a experiência do cliente em cada conta, o que significa personalizar suas mensagens de marketing, de conteúdo e a experiência do site. Certifique-se de que cada conta-alvo tenha acesso às informações e conteúdos que sejam mais relevantes para suas respectivas necessidades. Isso ajudará a aumentar a probabilidade de que eles se envolvam com a sua empresa.


  3. Analise seus resultados e otimize sua abordagem.
    Ao implementar o Account Based Marketing, deve-se monitorar seus resultados e otimizar sua abordagem ao longo do tempo. Observe o desempenho de cada conta e ajuste a sua respectiva estratégia. Isso pode ocasionar em uma mudança nas suas mensagens de marketing, ajuste da sua lista de contas ideais ou alteração da forma como você se comunica com cada cliente em potencial. O importante é ser flexível e ajustar sua abordagem para maximizar o impacto.

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Quais os benefícios em utilizar um software ABM?

O uso de um software de ABM pode trazer muitos benefícios para a sua estratégia de Marketing e Vendas. Com ele, é possível concentrar e analisar dados sobre as contas-alvo de forma mais precisa e eficiente, permitindo que você crie campanhas personalizadas e mais efetivas e orquestradas. 

Esses softwares podem ajudar a automatizar tarefas repetitivas e a integrar as suas ações de Marketing com outras áreas da empresa, como Vendas e CS (atendimento ao cliente). 

Com isso, você otimiza o seu tempo e recursos, e foca no que realmente importa: conquistar e fidelizar clientes de alto valor.

Os softwares ABM ajudam a criar uma visão holística da conta do cliente e identificar os principais tomadores de decisão. Eles permitem que os profissionais de marketing concentrem todas as ações (touchpoints) em um único lugar, tornando mais fácil executar o projeto de ABM. Bem como, permite que o time de vendas tenha uma visão clara de todo o processo de prospecção, principalmente sobre quais contas têm maior potencial de fechamento.

Um software ABM pode fornecer informações valiosas sobre as atividades do cliente em tempo real, permitindo que os profissionais sejam mais proativos e assertivos em suas abordagens.

Conheça a Maestro ABM SaaS

O Maestro ABM SaaS é um software como serviço que auxilia a sua empresa a otimizar as vendas complexas B2B. Focado na metodologia ABM, ele permite realizar o alinhamento de estratégias de Marketing e Vendas para cada conta-alvo, criando pontos de contato personalizados, além do acesso a uma biblioteca de playbooks com plays (campanhas) e touchpoints (pontos de contato para cada pessoa de determinada conta) já validados.

Com métricas precisas, você poderá orquestrar toda a estratégia e encurtar o ciclo de vendas. E ainda, com o ABM Score você tem acesso a informações em tempo real sobre quais contas estão mais quentes e próximas do fechamento, e quais contas estão com baixo potencial. Assim, é possível focar nas contas certas e aumentar o ROI das campanhas. Solicite agora mesmo uma demo do Maestro para levar sua empresa a um novo patamar de vendas.

logo do Software Maestro ABM com as cores branco e laraja, em um fundo roxo.

Conclusão

O Account Based Marketing é uma estratégia que foca nos leads ideais para sua empresa, personalizando a experiência do cliente e analisando os resultados para otimizar a abordagem. 

Com a ajuda de um software ABM, como o Maestro, você poderá alinhar as equipes de Marketing e Vendas de maneira simples para uma abordagem mais eficaz e aumento na taxa de conversão. 

Não perca mais tempo com estratégias genéricas e aposte na personalização para impulsionar os resultados de sua empresa. 

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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