Antecipação de Recebíveis: apoie o crescimento da sua empresa 

Publicado em 26 de agosto de 2023

erp-para-micro-e-pequenas-empresas, imagem relacionada a antecipação de recebíveis, Imagem relacionada com a Vindi

Procurando manter a saúde financeira da sua empresa em dia? Com a antecipação de recebíveis, seu negócio conta com capital de giro para honrar compromissos financeiros e investir em novos produtos e tecnologias.

Entenda como funciona a antecipação, seus tipos e quando é interessante usar a modalidade para benefício de sua empresa.

O que é a antecipação de recebíveis para empresas?

Antecipação ou adiantamento de recebíveis é uma transação financeira que permite receber adiantamentos de pagamentos de seus clientes antes da data de vencimento das faturas ou dos contratos de vendas a prazo. 

Muitas vezes, as empresas já têm vendas realizadas mas necessitam do dinheiro adiantado por diferentes motivos, como veremos mais adiante. Essa solução permite realizar um melhor planejamento e desenvolvimento do negócio e é um procedimento simples.

Confira a seguir!

Como funciona a antecipação de recebíveis?

É possível simplificar o processo de antecipação da seguinte forma: a empresa vende seus recebíveis a uma instituição financeira com desconto de uma taxa de juros e recebe na hora aquele valor que teria a receber em uma data futura. 

Essa operação pode ser vantajosa para a empresa, pois permite que ela tenha dinheiro em caixa imediatamente e evite o risco de inadimplência do sacado.

O risco sacado basicamente diz respeito a um comprador de um produto ou serviço não honrar a dívida. Ou seja, a instituição financeira assume esse risco de inadimplência e, em troca, a empresa recebe o valor à vista, sem precisar esperar pelo prazo original do recebível. 

As etapas de realização deste adiantamento são as seguintes:

  1. A empresa faz o contato com uma instituição financeira que ofereça este tipo de serviço;
  2. As condições de antecipação são avaliadas pela instituição financeira e, a partir dessa avaliação, são determinados os juros e prazos de pagamento;
  3. Após aprovada a transação, a instituição financeira paga à empresa ou pessoa física;
  4. Na data de vencimento dos recebíveis, a instituição financeira recebe o pagamento diretamente dos clientes da empresa;

Imagem relacionada a gestão de despesas e ao vexpenses, além da antecipação de recebíveis

Entenda a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis

Você pode estar se perguntando: qual a diferença entre adiantar recebíveis e fazer um empréstimo? Há diferenças entre as duas modalidades financeiras, como: taxa de juros ou prazos de pagamento, entre outros. 

Em relação à garantia, por exemplo: no empréstimo, muitas vezes há exigências adicionais, como bens em troca da liberação do crédito. Na antecipação de recebíveis, a garantia de pagamento são justamente os próprios recebíveis.

Além disso, os juros cobrados também são diferentes, visto que a instituição financeira corre riscos distintos para cada operação.

É muito importante ressaltar que uma das maiores diferenças entre as duas modalidades é que, no empréstimo, o processo pode ser muito mais burocrático e lento.

Quais os tipos de antecipação de recebíveis? 

Boletos bancários: 

Nesta modalidade em que a empresa emite um boleto com o prazo de vencimento para seu cliente, é solicitada a antecipação do valor do boleto junto à instituição financeira.

Então é feita a avaliação do risco da operação, cobrada uma taxa de juros e realizada a antecipação do valor para a empresa. Quando o boleto vencer, a instituição financeira recebe o pagamento diretamente do cliente.

Antecipação de recebíveis de cartão de crédito:

De uma forma geral, as vendas no cartão de crédito podem demorar até 45 dias para cair na conta da empresa. Então, no adiantamento de recebíveis de vendas desta modalidade, a instituição financeira que processa as transações dos cartões oferece a opção de antecipação dos valores a receber.

Também é feita a análise de risco e cobrados os juros pela transação.

Quando as vendas forem efetivamente realizadas, a instituição financeira recebe o valor diretamente dos clientes que utilizaram o cartão de crédito.

Antecipação de depósitos em conta:

Se a empresa tem valores a receber por meio de depósitos em conta corrente, é feita a solicitação de antecipação do valor junto à instituição financeira que, após avaliar o risco da operação, cobra uma taxa de juros e realiza a antecipação do valor para a empresa.

Na data em que os depósitos forem efetivamente realizados, a instituição financeira recebe o valor diretamente dos clientes.

Antecipação de cheques pré-datados

No caso de antecipação de recebíveis de cheques pré-datados, os mesmos procedimentos citados anteriormente são realizados e, ao receber o cheque na data prevista, o banco quita a antecipação.

Imagem relacionada a finanças e antecipação de recebíveis

Quando utilizar a antecipação de recebíveis?

Por ser uma estratégia, o adiantamento de recebíveis deve ser utilizado em momentos específicos, de forma a suprir as necessidades da empresa. Acompanhe, abaixo, as soluções que essa modalidade de crédito oferece ao seu negócio:

Aumento do capital de giro 

A antecipação de recebíveis é uma ótima estratégia para obter capital de giro, já que ajuda a reduzir o tempo de ciclo financeiro da empresa, permitindo que ela receba recursos mais rapidamente e possa reinvesti-los em outras atividades. 

A manobra  também tem como vantagem a redução da necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou outras fontes de financiamento, que podem ter taxas de juros mais elevadas. 

Pagar despesas

Manter os pagamentos em dia é fundamental para  a saúde financeira da empresa. É possível utilizar o dinheiro obtido com  para pagar as suas despesas atuais, sem precisar esperar pelo prazo original dos recebíveis.

Essa opção pode ser especialmente útil em momentos de baixa liquidez, quando a empresa precisa de dinheiro imediato para manter as suas operações em funcionamento.

No entanto, é importante lembrar que a antecipação de recebíveis pode ter um custo, pois o terceiro que adquire os recebíveis paga um valor à vista com um desconto em relação ao valor nominal do recebível. Portanto, a empresa deve avaliar cuidadosamente os custos e benefícios da antecipação de recebíveis antes de decidir utilizá-la como forma de pagar despesas.

Manter o fluxo de caixa positivo

Ao adiantar recebíveis, a empresa consegue acessar a liquidez de forma mais rápida e segura, sem comprometer seu fluxo de caixa, permitindo que a empresa tenha capital disponível para investir em novos projetos, expandir suas operações ou realizar outros investimentos estratégicos sem ter que aguardar pagamentos importantes por parte dos seus clientes.

Agora que entendemos tudo sobre a antecipação de recebíveis, podemos concluir que ela oferece diversas vantagens, ajudando a melhorar sua liquidez, reduzir riscos financeiros, negociar melhores condições de pagamento aos seus fornecedores e reduzir custos e aumentar a capacidade de investimento. Basta definir qual a melhor forma de fazer a gestão dessa estratégia financeira. 

Como trabalhar com uma solução integrada a um ERP pode ajudar na antecipação de recebíveis?

Um software de ERP (Enterprise Resource Planning) tem como objetivo melhorar e unificar as operações, processos e informações de uma empresa. Sendo assim, os sistemas de ERP centralizam todas as bases em um sistema único e integrado.

Um bom sistema ERP pode registrar todas as transações financeiras de forma precisa e em tempo real. Com isso, é possível ter uma visão clara do fluxo de caixa, prevendo quando haverá disponibilidade de recursos para realizar antecipação de recebíveis.

Mas ainda tem mais. 

Vamos conferir as vantagens de antecipar recebíveis através de uma solução integrada a um ERP?

  • Confiança e segurança da informação: O ERP é capaz de integrar informações de contabilidade, recursos humanos, fabricação, vendas e outras áreas da empresa em tempo real. Com isso, não só é possível reduzir erros na inserção de dados, como também garantir que as informações sejam confiáveis, precisas e acessíveis a quem precisa delas para tomar decisões sobre o negócio.

  • Pouca burocracia, muita agilidade: Na busca por antecipação de recebíveis em instituições financeiras tradicionais, encontra-se uma série de burocracias e processos demorados. Dessa forma, é evidente que a velocidade proporcionada pela conexão com o ERP é uma vantagem significativa.

  • Quanto mais informações, melhores taxas: Por ser um sistema que integra informações como contas a pagar e a receber, fluxo bancário e de caixa, o ERP facilita muito a análise mais abrangente e também a calcular a taxa de juros mais adequada para proceder com a antecipação. No entanto, quando essa análise não é realizada de forma integrada com esses dados, as chances de obter uma taxa de juros mais alta devido à falta de garantia no fluxo de recebíveis aumentam consideravelmente.

Imagem relacionada a ERP, gestão financeira e antecipação de recebíveis

Conclusão

Ao optar por antecipar pagamentos futuros, as empresas garantem um influxo imediato de capital, permitindo a liquidação de compromissos financeiros e a exploração de novas oportunidades.

A aplicação criteriosa da antecipação de recebíveis alinha-se a momentos específicos, reforçando o capital de giro, facilitando o pagamento de despesas e mantendo o fluxo de caixa saudável.

A sinergia com sistemas integrados de gestão empresarial (ERP) aprimora ainda mais essa estratégia, já que ao centralizar informações vitais em tempo real, o ERP atribui confiança, segurança e agilidade à análise e execução da antecipação.

Em suma, a antecipação de recebíveis emerge como um recurso fundamental para otimizar a saúde financeira, impulsionar o crescimento e maximizar as oportunidades de investimento das empresas. 

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados