Um CRM pode ajudar muito em processos chave da empresa sendo possível, a conquista de novos leads, organização de contatos, melhora no relacionamento com os clientes e muito mais. Para isso, selecionamos algumas das principais opções de CRM para a indústria.
Com o advento da indústria 4.0, os processos do setor industrial acabam necessitando de maior eficácia, rapidez e confiabilidade. Parte disso é obtida com técnicas de gerenciamento modernas, que acabam alavancando a produtividade dos times. De resto, softwares mais avançados e desenvolvidos acabam também alavancando todo o processo de estruturação interna, trazendo maior eficiência.
Já listamos aqui os melhores ERPs para o setor e, neste artigo, vamos listar os melhores softwares de CRM para indústria. Dessa maneira, você será capaz de revolucionar e modernizar a sua empresa, trazendo mais dinamismo e qualidade de entrega para os seus clientes.
O processo comercial na Indústria
Em uma indústria, diferente da maioria dos setores, o processo de vendas normalmente se caracteriza como extremamente longo e em escalas bem maiores, tanto em fornecimento quanto no valor dos contratos. Dessa maneira, ele também é bem delicado, já que qualquer erro ou falta de informação pode acabar levando a perda de um negócio.
Existem três grandes tipos de canais de vendas na indústria. Em primeiro lugar vem os vendedores internos, que ficam alocados dentro da empresa e realizam o processo todo a distância, seja por telefone ou contato pela internet. Na sequência, vem os vendedores externos, que visitam clientes e realizam reuniões presenciais. Normalmente, eles estarão mais focados em vendas grandes, que façam valer o investimento no deslocamento. Por fim, vem as empresas terceirizadas, que ganham uma parte do lucro vendendo o seu suprimento.
Cada um deles segue um processo bem definido:
- Verificação do estoque;
- Recebimento do pedido ou procura para fechar a venda;
- Negociação dos valores;
- Confirmação da oferta e da venda;
- Emissão do pedido.
O processo todo é interdependente e ligado. Não é possível realizar uma etapa se a outra não estiver funcionando. Por exemplo: já pensou oferecer para um cliente grande uma demanda imensa se não há estoque disponível para isso? Você ia queimar um prospecto que renderia uma lucratividade grande para a empresa e se manchar no mercado.
O ERP ajuda nesse processo, mas não contempla, normalmente, a parte do gerenciamento de vendas. Aí que entra o CRM.
Aplicação de um CRM para indústria
Se você chegou até esse artigo, já deve ter uma noção do que é CRM, certo? Mas não custa nada recapitular o que é CRM: basicamente, uma filosofia que coloca um cliente em primeiro lugar em seu negócio. Com o advento da indústria 4.0, clientes deixam de buscar serviços ou produtos, procurando sucesso e experiências qualificadas.
Dessa maneira, o software CRM é um dos principais elementos dessa cadeia. Ele acaba facilitando todo o processo, monitorando o funil de vendas e garantindo que todos os dados sejam assertivos e confiáveis.
Sem ele, o processo de vendas em uma indústria se torna completamente baseado no achismo e sem trocas de informação.
Para isso, se torna necessário também o trabalho de todos envolvidos. A filosofia ou o software CRM não funcionam se o time não se dedicar em registrar as vendas, o andamento delas e todo o processo dentro do sistema, já que ele depende da qualidade das informações fornecidas. Dessa maneira, tudo ficará realmente mais assertivo.
Quais os pré-requisitos para escolher o melhor CRM?
O intuito do CRM é tornar dinâmico e facilitado todo o funil de vendas da indústria. Eles podem vir basicamente com a digitalização do funil ou com funções extras que justifiquem esse processo como um todo.
A gestão do funil, apenas, não será o bastante já que se demonstrará como algo pequeno para o vendedor passar por todo o estresse de adotar o CRM. Se for repleto de novas funções, também pode se tornar um empecilho despender um tempo enorme para dominar o software, se tornando impossível de serem utilizados pelo time comercial
Dessa maneira, é necessário focar em um CRM que equilibre esses dois extremos: ofereçam funções que agreguem ao processo de vendas e, ao mesmo tempo, sejam de fácil assimilação para o consultor comercial conseguir utilizar.
É importante também garantir que ele tenha uma boa usabilidade, que seja estável e entregue os dados com confiabilidade e os proteja também.
Leia também o nosso artigo com dicas de como escolher o melhor CRM para sua empresa!
Os melhores CRMs avaliados pela B2B Stack.
Para ajudar você com o processo de escolha do melhor CRM para indústria, decidimos listar, aqui, os CRM mais bem avaliados do portal B2B Stack.
Salesforce Sales Cloud:
O Sales Cloud permite o acesso, em qualquer dispositivo, de todas as informações relevantes como previsão de vendas, interação e desempenho da equipe. Também permite registrar, gerenciar e analisar toda a atividade do cliente, da prospecção de leads, aos tickets de atendimento. O preço varia com a quantidade de usuários e demanda da empresa, podendo ser consultado sob demanda.
Atualmente impulsionada por IA, suas aplicações são bastante diversificadas, podendo atuar nas áreas de:
- Saúde & Ciências da Vida
- Comunicação
- Bens de Consumo
- Setor Público
- Comércio Varejo
- Manufatura
- Mídias
- Tecnologia
Atendare Vendas
O software traz funcionalidades como gestão de oportunidades, gerenciamento de pipeline e agenda de tarefas. Além disso, é possível criar metas e vários funis de venda.
O Atendare Vendas oferece também uma funcionalidade de gestão de propostas e contratos, que permite a criação de contratos e propostas personalizadas. O produto está integrado com diversas plataformas de e-mail. Outro destaque é que a empresa oferece também uma ferramenta de automação de marketing, que complementa a experiência do Atendare Vendas.
A ferramenta possui três planos: Starter, Pro e Enterprise
Ploomes:
O Ploomes oferece um CRM focado no setor da indústria, reunindo a gestão comercial, funil de vendas e automação de documentos (propostas, contratos e pedidos de orçamento). Custa a partir de R$ 225,00 mensais e traz diversos treinamentos.
RD Station CRM:
Produzido pela Resultados Digitais, que tem como carro chefe um software de automação de marketing, o RD Station CRM realiza o controle comercial, centralizando informações importantes para o funil de vendas. Ele tem versão gratuita e oferece e-books de treinamentos.
Pipedrive:
O Pipedrive é um CRM para indústria dinâmico, atendendo vários setores e portes de empresas diversos. As versões mais básicas do sistema custam US$12,50 e oferece treinamento via videoaula, e-book e texto.
Agendor:
O Agendor é um sistema de gestão comercial, que funciona também como um controle pessoa para a equipe de vendas. Esse CRM para indústria possui uma versão gratuita e uma versão pró por R$ 53,00 mensais por usuário, oferecendo treinamento via videoaula, e-book e texto.
PipeRun:
O PipeRun é um CRM para indústria 100% brasileiro que foca no modelo Kanban para oferecer um gerenciamento visual da gestão comercial e de vendas. O preço é mais salgado, saindo por R$ 499,90 mensais. O foco é em equipes B2B com mais de 3 vendedores.
Oracle Netsuite CRM:
O Netsuite CRM da Oracle oferece uma plataforma robusta em nuvem com diferenciais em controle avançado de inventario, informações sobre todo o ciclo de compra do cliente. Ainda permite o controle de comissões, previsões de vendas e integração com e-commerce. O preço é definido sob consulta de acordo com as demandas.
CRM na prática
Na prática, o CRM para indústria vai funcionar nessa maneira:
- Registro de clientes dentro do sistema;
- Definir cada etapa de vendas e o que cada membro da equipe faz (qual o nível de autorização, qual o acesso, etc.);
- Divisão das tarefas;
- Complemento do workflow (as funções extras que os CRMs fazem);
- Acompanhamento das métricas dos vendedores;
- Rearranjo dos gargalos nas equipes de vendas (investir mais em vendedores externos ou internos, mudar membros de funções, etc.);
- Começar o processo novamente.
E você, tem alguma dúvida sobre como utilizar um software de CRM para indústria? Confira as avaliações dos produtos no Portal B2B Stack e colete informações com quem já usou as plataformas de CRM!
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments