CRM para Varejo: benefícios e aplicações práticas

Publicado em 18 de agosto de 2023

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Nos últimos anos, o varejo tem passado por uma transformação significativa impulsionada pelo crescimento das vendas online e nesse contexto, a utilização do CRM para varejo se tornou indispensável.

Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio, as vendas no setor varejista apresentaram no primeiro trimestre de 2023, um crescimento médio de 2,4% comparado ao mesmo período em 2022.

Grande parte desse avanço se dá pelos canais online e é resultado da conveniência, diversidade de produtos e facilidade de comparação de preços oferecidos. Os consumidores estão cada vez mais confortáveis em fazer compras por meio de aplicativos e sites, o que impulsiona o crescimento do comércio eletrônico.

É nesse contexto que a implementação de um software de CRM voltado para o varejo se torna fundamental, pois permite que as empresas centralizem e gerenciem todas as interações com e aproveitem ao máximo as oportunidades de vendas.

Os 4 principais Benefícios do CRM para varejo

Personalização das interações

Ao utilizar um software de CRM para Varejo, é possível centralizar todas as informações dos clientes em um único lugar – incluindo dados de contato, histórico de compras, preferências, interações anteriores e muito mais.

Com isso, a equipe de vendas e atendimento ao cliente tem acesso rápido e fácil a todas as informações relevantes para fornecer um serviço personalizado.

Aumento da fidelização dos clientes

Com a centralização de dados, é possível acompanhar o ciclo de vida do cliente e desenvolver estratégias para aumentar a fidelização, oferecendo ofertas exclusivas, programas de recompensa e um atendimento personalizado.

Otimização do estoque e gestão de compras

Com o acesso à informações detalhadas sobre o histórico de compras e comportamento dos clientes, também é exequível fazer previsões mais precisas de estoque, evitando a falta de produtos ou o excesso de itens em armazenamento, o que resulta em uma redução de custos operacionais.

Aumento da eficiência das campanhas de marketing

A partir da identificação e segmentação de clientes potenciais, as ações de marketing podem ser direcionadas de maneira assertiva, abordando os clientes no contexto e momento adequados, garantindo uma maior eficiência geral das campanhas. 

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4 Dicas para maximizar o uso do CRM para varejo

Potencializar o uso do CRM para varejo é essencial para criar relacionamentos duradouros com os consumidores, impulsionando significativamente o crescimento do negócio.

Veja a seguir, como a segmentação de clientes, integração com outras ferramentas, acompanhamento pós-venda e valorização o feedback dos clientes, podem ajudar a sua empresa a obter o máximo dos benefícios do CRM:

Segmentação de clientes

Explore ao máximo os recursos de segmentação do CRM para dividir sua base de clientes em grupos com características específicas e estratégicas para o seu negócio.

Dessa forma, o direcionamento de campanhas de marketing e ofertas personalizadas para cada cliente se torna mais relevante e assertivo, melhorando as taxas de conversão.

Integração com outras ferramentas

Utilizando a integração do CRM com outras ferramentas do seu negócio, como a ferramenta de ponto de venda, e-commerce e aplicativos de atendimento ao cliente, obtém-se uma visão completa e atualizada das interações com os clientes em todos os canais, melhorando a experiência geral do cliente e operação dos colaboradores.

Acompanhamento pós-venda

Utilizar o CRM para acompanhar o cliente após a compra, além de fornecer suporte contínuo, são estratégias para garantir a satisfação dos clientes com a empresa.

O acompanhamento pós-venda pode incluir pesquisas, informes de renovação de produtos, novidades ou serviços, ou ainda, oferta de promoções exclusivas para clientes fiéis.

Feedback dos clientes

Aliado ao acompanhamento pós-venda, é importante aproveitar as funcionalidades do CRM para coletar feedback dos clientes de forma sistemática, utilizando formulários de avaliação ou registros de interações.

Essas informações sobre a experiência do cliente são valiosas e podem ser usados para aprimorar produtos, serviços e processos, atendendo melhor às necessidades e expectativas dos clientes atuais e também dos futuros.

Conheça a solução de CRM para Varejo da Salesforce

A Salesforce oferece uma solução de CRM especialmente desenvolvida para o setor varejista.

Através do material The Total Economic Impact™ of Salesforce for Retail, a companhia afirma que seus clientes obtiveram um ROI total de 257% atuando em vendas no varejo, demonstrando que as empresas podem alcançar resultados ainda mais expressivos em suas operações.

Clientes no centro da estratégia de expansão com a Le Biscuit

Fundada há mais de 50 anos por Aristóteles Santanna, a Le Biscuit iniciou sua trajetória em 1968 como um armarinho na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Hoje é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com forte presença digital, 2.400 colaboradores e 146 lojas distribuídas por 14 estados e 74 municípios.

A Le Biscuit adotou as soluções da Salesforce para modernizar sua estratégia digital e se adaptar aos novos hábitos de consumo impulsionados pela pandemia do covid-19. Com o Salesforce Marketing Cloud, o uso do CRM sobre o total de vendas atingiu média de 4,5%, com um crescimento de 88% em novembro de 2020, mês da Black Friday.

Os acessos à página da varejista provenientes de ações de CRM subiram 232%, enquanto a receita das ações cresceu 306%, apenas no primeiro trimestre de 2021.

Além disso, a empresa lançou o programa “Le Consultores”, que já conta com mais de 250 vendedores autônomos e vem registrando crescimento exponencial de vendas.

Mesmo em meio ao trabalho remoto e desafios de implementação, a Le biscuit registrou um aumento significativo na participação do CRM sobre o total de vendas, impulsionando o seu crescimento e fortalecendo sua posição no mercado varejista.

Simbolo da empresa Salesforce em azul com fundo azul claro

Conclusão

A utilização do CRM para varejo tem se mostrado fundamental para impulsionar o crescimento e fortalecer a posição das empresas no mercado.

Com o crescimento das vendas online e a mudança nos hábitos de consumo dos clientes, a adoção de um software de CRM voltado para o varejo permite que as empresas personalizem as interações, aumentem a fidelização dos clientes, otimizem o estoque e a gestão de compras, além de melhorarem a eficiência das campanhas de marketing.

Acesse e saiba como as soluções da Salesforce podem revolucionar suas operações e proporcionar uma experiência de cliente excepcional para o mercado de varejo.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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