5 razões para você evitar a má qualidade dos dados de CRM

Publicado em 9 de fevereiro de 2023

Imagem representa a gestão dos dados de crm

Todo mundo é orientado por eles e a qualidade desses componentes é o que nos fornece base para decisões mais informadas. E o cenário não é diferente, quando a pauta envolve o cuidado com os dados de CRM. 

A sigla inglesa CRM significa  “Customer Relationship Management” e no bom português é traduzida para Gestão de Relacionamento com o Cliente, aspecto fundamental nas  jornadas empresariais de sucesso. Afinal, tudo é centrado neles. 

Desde a transformação digital até a chegada das novas tecnologias, o relacionamento com o cliente também mudou e fez com que houvesse a necessidade de promover melhorias na experiência como um todo, entre marcas e pessoas. 

Nesse contexto está o modo como as empresas utilizam os dados dos clientes para transformar leads em oportunidades de vendas reais, além de quais plataformas de CRM contribuem para a realização desse processo. 

A partir desses assuntos, o conteúdo deste artigo foi criado. Logo abaixo, você saberá mais sobre como evitar a má qualidade dos dados e quais ferramentas podem ajudar para que o processo aconteça de forma eficaz. 

Boa leitura! 

Como a má gestão de dados afeta as ações da empresa 

O uso de dados nas empresas é semelhante à construção de um pilar chamado CONFIANÇA. A confiança é algo vital para todos os setores da nossa vida. Ela nos impulsiona, e isso vai muito além do desenvolvimento pessoal. 

Você já parou pra pensar nisso? Com confiança há planejamento e decisões mais assertivas nos negócios. Podemos utilizar esse mesmo racional para falar sobre a importância do gerenciamento dos dados de CRM.

Imagem se refere a importância da qualidade de dados do CRM

Agora, vamos ver o que as estatísticas dizem sobre eles. 

Conhecida mundialmente por oferecer soluções que transformam dados em receita, a Validity realizou o estudo “ The State of CRM Data Health in 2022”. Nele, foram entrevistados mais de 1.200 administradores de CRM de 606 organizações no mundo todo. 

A finalidade do estudo era entender o status da qualidade dos dados do CRM, qual a influência destas informações e se elas são utilizadas da forma certa. Após a realização do estudo, foi observado que 75% dos gestores classificam esse cenário como “bom” ou “muito bom”.

Porém, a grande verdade é que quando os especialistas da Validity se aprofundaram nestes índices, a precisão e integridade do CRM ficou em menos de 80%, ou seja, alerta vermelho!

Para 2023, a ordem é transformar esse cenário e ajudar a sua empresa a crescer ainda mais. Por isso, nós separamos 5 razões para que você passe (e bem longe!) da má qualidade dos dados. 

Confere só:

1. Não aproveitar os dados de CRM implica em perda de tempo

Manter um banco de dados limpo não é tarefa fácil.

Geralmente, eles são preenchidos com dados de contato inválidos e inacionáveis que destroem a reputação do remetente, dificultam o engajamento do e-mail e desperdiçam recursos valiosos. Sem contar que informações falsas ou com erros ortográficos são enviadas pelos seus formulários da web todos os dias. 

Imagem mostra a importância de se manter a qualidade dos dados de CRM

A falta de gerenciamento dos dados de CRM impacta diretamente na produtividade da equipe. Considere a estatística mencionada anteriormente, onde os entrevistados classificaram em menos de 80%, a precisão e integridade das informações. 

Agora, vamos a um exemplo prático: o gerente de vendas acessou 200 registros (entre Leads, contatos, etc.) Se apenas uma parte desses registros forem realizados com precisão, imagine que isso também implica em horas por dia dos vendedores fazendo contatos com prospects que podem nem existir. 

Isso é algo frustrante e, claro, ninguém quer que aconteça. 

2. Investimento sem valor e retorno 

Caso o gerenciamento dos seus dados for realizado de forma eficiente, as informações podem se tornar uma mina de dinheiro. Porém, isso nem sempre é uma realidade para as empresas. 

E para explicar “os porquês” desse cenário, tomamos como base o estudo “The State of CRM Data Health in 2022”, novamente. Ali foi constatado que 44% das empresas estimam a perda de 10% da receita anual por causa da baixa qualidade dos dados de CRM. 

Imagem reforça a importância da qualidade de dados do CRM

Ainda que má gestão de dados não implique em custos diretos, as empresas que fizeram parte do estudo informaram que já perderam oportunidades para conversão de venda em função desta ineficiência, além de atrasarem outras iniciativas, como as campanhas de marketing. 

3. Ineficiência nas ações de vendas e marketing 

Quando o gerenciamento dos dados de CRM é um problema, isso implica no desenvolvimento de relações bem controversas entre os departamentos de vendas e marketing. 

Imagine a seguinte situação: de um lado, a equipe de marketing informa que está entregando todos os dados possíveis entre leads, entre outras possibilidades. Porém, de nada adianta, se a equipe de vendas não faz os follow ups. 

Saiba como aumentar a qualidade de dados no seu CRM

Já a equipe de vendas informa que os leads não possuem validade. E agora?

Aqui, está uma grande oportunidade. O gerenciamento dos dados de CRM entra em cena como uma ponte para unir essas duas equipes que, por muitas vezes, não percebem que a má qualidade dos dados influencia diretamente a performance de ambas. 

Ao trabalhar com bases confiáveis, há sinergia entre as duas áreas, que podem tratar as oportunidades com mais assertividade e produtividade.

>> Confira 4 dicas para aumentar a qualidade do seu CRM.

4. Afasta os colaboradores mais eficientes

O uso de dados imprecisos e ineficientes é desanimador, principalmente para quem depende deles para o desenvolvimento de um bom trabalho. E isso inclui desde o representante de vendas até o profissional de marketing.

O primeiro utiliza as informações atualizadas para fazer contato com um lead que pode ser convertido. Já o segundo precisa dos dados para a criação de listas segmentadas na hora de enviar um material risco por e-mail, por exemplo. 

5. Dados inconsistentes ou fabricados

Sim, você já entendeu que a má qualidade no gerenciamento de dados precisa ser evitada. Mas e quando os colaboradores passam a fabricá-los? Em outras palavras: manipulam os dados de CRM.

Isso é praticamente um filme de terror. E cá entre nós: quando a empresa não coloca os dados de CRM em primeiro lugar, os colaboradores que precisam dessas informações não possuem o entendimento correto sobre como aproveitar todos os benefícios que elas oferecem. 

Qualidade de dados do CRM
businessman pressing button on virtual screens

Se gerenciar dados não faz parte da cultura do negócio e a equipe comercial não vê isso como algo obrigatório, dificilmente, as oportunidades de negócio serão convertidas em venda. Por isso, os gestores precisam estar dispostos a capacitar profissionais para que desenvolvam um novo mindset sobre os dados de CRM. 

Isso agregará valor estratégico, além de abrir novas portas para o crescimento da empresa. 

Gerencie os seus dados de CRM com o DemandTools 

As informações anteriores remetem ao negativo, nós sabemos. Porém, não custa lembrar que elas podem  ser utilizadas para a busca de soluções. E uma delas, você conhecerá agora: o DemandTools é conhecido como o canivete suíço da gestão de dados de CRM. 

Imagem do site da Validity que mostra um pouco da ferramenta que ajuda na qualidade dos dados de CRM

De fusão e prevenção de duplicados, suportando objetos padronizados e personalizados, até modificação de registro em massa, múltiplos utilitários de importação, recursos de atribuição de tarefas, uma robusta ferramenta de ETL – extract, transform, load (extrair, transformar e carregar) e a capacidade de gerenciar dados sob demanda e em um cronograma, DemandTools tem tudo… e mais alguns.

Por meio de soluções como o DemandTools, a Validity reforça a importância de três princípios na construção de autoridade por parte de empresas que buscam a multinacional. São eles: a otimização de processos, melhora na previsão de vendas e aproveitamento de insights. 

Imagem da empresa Validity que possui a solução ideal para o seu CRM e melhorar a sua gestão de dados

Dezenas de milhares de organizações confiam nas soluções desta líder de mercado – incluindo o DemandTools – para atingir, contatar, engajar e manter clientes – usando dados confiáveis como uma vantagem importante.

Por isso, não perca tempo! Confira na prática, o que essa solução pode fazer pela sua empresa. 

Já utilizou a solução ou quer saber a opinião de outros profissionais sobre ela? Então não deixe de conferir a página de avaliações do DemandTools no portal da B2B Stack.


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