O CRM é uma ferramenta que armazena informações importantes de clientes de uma organização, mas que nem sempre tem a qualidade do CRM, ou seja, dos dados levada em consideração pelas empresas.
A falta de gestão de dados faz com que as empresas percam clientes devido a abordagens erradas por causa de informações ruins. Pensando nisso, desenvolvemos um artigo com dicas valiosas para que a sua empresa possa fortalecer a qualidade do seu CRM e por consequência melhorar o desempenho de vendas.
Continue lendo o artigo para saber mais!
O que é um CRM
A sigla CRM é uma abreviação do termo “Customer Relationship Management”, ou em, português Gestão de Relacionamento com o Cliente, que trata-se de um software que ajuda as empresas a realizar a gestão de diversas áreas, como vendas, marketing e atendimento ao clientes, por exemplo.
Devido a transformação digital os clientes estão ficando cada vez mais exigentes, seja na qualidade de produtos e serviços ou no atendimento que são oferecidos por empresas. Por isso, as organizações estão buscando cada vez mais investir na experiência do cliente através de ferramentas como o CRM, que permitem traçar estratégias e processos com muita tecnologia.
Em termos práticos, o CRM é um software que armazena informações de vários clientes, como nome, endereço, número de telefone, contatos das empresas onde essas pessoas trabalham, e-mail, entre outros dados que servem como base para ações de vendas, marketing e atendimento.
Portanto, as principais atividades de um CRM são:
- Rastrear e gerenciar as informações de cada cliente;
- Centralizar as informações para a equipe;
- Capturar de forma inteligente os e-mails dos clientes;
- Otimizar tarefas repetitivas;
- Acompanhamento de leads mais efetivo;
- Insights sobre os dados dos seus clientes;
- Ferramenta personalizável de acordo com as necessidades da empresa.
Tipos de CRM
Para as empresas que querem aproveitar os benefícios de um CRM existem duas possibilidades:
CRM Local
Conhecido como CRM local ou On-Premise, esse é um modelo que é mantido em um servidor físico na empresa, sendo necessário a manutenção de uma equipe de TI própria. Para utilizar é necessário instalar o software de CRM no servidor ou em um computador que deseja utilizar a ferramenta.
CRM na Nuvem
Para quem busca uma versão mais barata o serviço de CRM online é uma excelente opção, pois não é necessário realizar nenhum tipo de instalação e nem requer gastos com a equipe de TI para cuidar da manutenção.
Outra característica do CRM online é a sua natureza de software como serviço (SaaS), devido ao seu funcionamento e gerenciamento acontecerem de forma remota.
Entenda o porquê a qualidade dos dados são importantes
Sabendo da relevância dessa ferramenta e do seu poder em gerenciar os dados dos seus clientes, é importante estar atento à qualidade dessas informações, pois são elas que fazem a diferença no alcance das metas estabelecidas no mês.
Segundo o estudo The State of CRM Data Quality, realizado pela Validity, mesmo sabendo da importância de se ter dados de qualidade, as empresas têm dificuldade em gerenciá-los e usá-los com eficiência.
O estudo revelou que 75% dos entrevistados dizem que uma abordagem inadequada causada por dados ruins resulta em perdas de clientes. Além disso, 44% dos entrevistados acreditam que a sua empresa perde mais de 10% da receita anual devido à má qualidade dos dados nos seus CRMs.
Como fortalecer a qualidade do CRM?
A B2B Stack preparou dicas especiais para que a sua empresa possa fortalecer a qualidade de dados do seu CRM, confira abaixo:
1. Tenha sempre um responsável pela qualidade dos dados de CRM
Hoje com a tecnologia e as estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, é possível obter grande quantidade de dados, o que torna difícil administrar essas informações com assertividade.
Quando se tem várias pessoas utilizando a mesma ferramenta sem que haja um responsável por gerenciar as informações que entram e saem do CRM, esse mecanismo tende a ficar bagunçado e cheio de informações perdidas sem o devido tratamento.
Por isso, a primeira dica é ter sempre uma pessoa responsável pela qualidade dos dados do seu CRM, para que ele consiga verificar e padronizar as informações, facilitando o uso pela equipe de vendas.
2. Tenha uma equipe de gestão de dados de CRM
Como o estudo acima revelou, muitas empresas não possuem estratégias para gerenciar a qualidade de seus dados. Através de uma equipe multifuncional de gestão de dados é possível gerenciar as informações que estão no seu sistema.
Para montar uma equipe focada na gestão dos dados do seu CRM considere profissionais de vendas, marketing e TI, já que o conhecimento de cada profissional poderá direcionar a forma mais adequada para gerenciar os dados.
3. Busque automatizar a gestão de dados
Você deve estar se perguntando como gerenciar um número tão alto de dados? Isso é possível através de ferramentas que automatizam a gestão de dados.
No estudo realizado pela Validity, a maioria dos entrevistados respondeu que realizam a correção de erros manualmente e consideram que essa ação não é eficiente e nem atende as necessidades da empresa.
Através do apoio de equipe multifuncional é possível aproveitar por completo as ferramentas de automação visando manter a qualidade dos dados do CRM da sua empresa.
4. Eduque a alta direção da empresa sobre a qualidade de dados para o negócio
Para implementar uma ferramenta com objetivo de aumentar a qualidade dos dados do seu CRM é necessário que a alta direção saiba exatamente a importância que os dados possuem sobre os resultados alcançados pela equipe de vendas, marketing e atendimento.
Dessa forma, busque que a alta direção entenda que a qualidade dos dados dentro da organização deve ser vista como um investimento, pois quanto mais a gestão de dados for priorizada, mais fácil será para realizar mudanças internas.
Conheça as soluções do mercado
Você já sabe que a B2B Stack é o maior portal de compra e vendas de softwares da América Latina. Vamos te apresentar a melhor solução que realiza a gestão de dados de forma eficiente com ferramentas focada em CRM.
DemandTools
A solução DemandTools é uma plataforma especializada em realizar a gestão de dados de forma segura. Com essa solução é possível manter os dados do seu CRM de forma limpa em menos tempo através dos processos de automatização.
Já são mais de 16.000 orgs do Salesforce que usam a inteligência do DemandTools.
Com essa ferramenta é possível eliminar problemas e aumentar a qualidade dos seus dados, como:
- Deduplicação em massa e prevenção de duplicidades, sob demanda;
- Funções de importações, atualização, upsert, exportação, exclusão e recuperação de exclusão em massa;
- Realize modificações e alterações que são necessárias em massa;
- Realize a avaliação de qualidade de dados sob demanda;
- Tenha verificação de e-mail em massa sob demanda;
- Entre outras possibilidades.
Ao experimentar essa solução você terá a garantia da qualidade Validity, fornecedora líder em soluções de inteligência para e-mail marketing e gestão de dados de CRM.
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4 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments