Confira 4 dicas para fortalecer a qualidade do CRM

Publicado em 18 de janeiro de 2023

Imagem relacionada ao CRM imobiliário

O CRM é uma ferramenta que armazena informações importantes de clientes de uma organização, mas que nem sempre tem a qualidade do CRM, ou seja, dos dados levada em consideração pelas empresas.

A falta de gestão de dados faz com que as empresas percam clientes devido a abordagens erradas por causa de informações ruins. Pensando nisso, desenvolvemos um artigo com dicas valiosas para que a sua empresa possa fortalecer a qualidade do seu CRM e por consequência melhorar o desempenho de vendas.

Continue lendo o artigo para saber mais!

O que é um CRM

A sigla CRM é uma abreviação do termo “Customer Relationship Management”, ou em, português Gestão de Relacionamento com o Cliente, que trata-se de um software que ajuda as empresas a realizar a gestão de diversas áreas, como vendas, marketing e atendimento ao clientes, por exemplo.

Devido a transformação digital os clientes estão ficando cada vez mais exigentes, seja na qualidade de produtos e serviços ou no atendimento que são oferecidos por empresas. Por isso, as organizações estão buscando cada vez mais investir na experiência do cliente através de ferramentas como o CRM, que permitem traçar estratégias e processos com muita tecnologia.

Imagem com a palavra CRM, que facilita a explicação do texto sobre a qualidade do CRM

Em termos práticos, o CRM é um software que armazena informações de vários clientes, como nome, endereço, número de telefone, contatos das empresas onde essas pessoas trabalham, e-mail, entre outros dados que servem como base para ações de vendas, marketing e atendimento.

Portanto, as principais atividades de um CRM são:

  • Rastrear e gerenciar as informações de cada cliente;
  • Centralizar as informações para a equipe;
  • Capturar de forma inteligente os e-mails dos clientes;
  • Otimizar tarefas repetitivas;
  • Acompanhamento de leads mais efetivo;
  • Insights sobre os dados dos seus clientes;
  • Ferramenta personalizável de acordo com as necessidades da empresa.

Tipos de CRM

Para as empresas que querem aproveitar os benefícios de um CRM existem duas possibilidades:

CRM Local

Conhecido como CRM local ou  On-Premise, esse é um modelo que é mantido em um servidor físico na empresa, sendo necessário a manutenção de uma equipe de TI própria. Para utilizar é necessário instalar o software de CRM no servidor ou em um computador que deseja utilizar a ferramenta.

Imagem relacionada ao texto de CRM

CRM na Nuvem

Para quem busca uma versão mais barata o serviço de CRM online é uma excelente opção, pois não é necessário realizar nenhum tipo de instalação e nem requer gastos com a equipe de TI para cuidar da manutenção.

Outra característica do CRM online é a sua natureza de software como serviço (SaaS), devido ao seu funcionamento e gerenciamento acontecerem de forma remota.

Entenda o porquê a qualidade dos dados são importantes

Sabendo da relevância dessa ferramenta e do seu poder em gerenciar os dados dos seus clientes, é importante estar atento à qualidade dessas informações, pois são elas que fazem a diferença no alcance das metas estabelecidas no mês.

Segundo o estudo The State of CRM Data Quality, realizado pela Validity, mesmo sabendo da importância de se ter dados de qualidade, as empresas têm dificuldade em gerenciá-los e usá-los com eficiência. 

Imagem de uma pessoa trabalhando com os dados CRM e pensando na qualidade do CRM

O estudo revelou que 75% dos entrevistados dizem que uma abordagem inadequada causada por dados ruins resulta em perdas de clientes. Além disso, 44% dos entrevistados acreditam que a sua empresa perde mais de 10% da receita anual devido à má qualidade dos dados nos  seus CRMs.

Como fortalecer a qualidade do CRM?

Dica da B2B Stack: Par manter a qualidade de dados

A B2B Stack preparou dicas especiais para que a sua empresa possa fortalecer a qualidade de dados do seu CRM, confira abaixo:

1. Tenha sempre um responsável pela qualidade dos dados de CRM

Hoje com a tecnologia e as estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, é possível obter grande quantidade de dados, o que torna difícil administrar essas informações com assertividade.

Quando se tem várias pessoas utilizando a mesma ferramenta sem que haja um responsável por gerenciar as informações que entram e saem do CRM, esse mecanismo tende a ficar bagunçado e cheio de informações perdidas sem o devido tratamento.

Por isso, a primeira dica é ter sempre uma pessoa responsável pela qualidade dos dados do seu CRM, para que ele consiga verificar e padronizar  as informações, facilitando o uso pela equipe de vendas.

2. Tenha uma equipe de gestão de dados de CRM

Como o estudo acima revelou, muitas empresas não possuem estratégias para gerenciar a qualidade de seus dados. Através de uma equipe multifuncional de gestão de dados é possível gerenciar as informações que estão no seu sistema.

Para montar uma equipe focada na gestão dos dados do seu CRM considere profissionais de vendas, marketing e TI, já que o conhecimento de cada profissional poderá direcionar a forma mais adequada para gerenciar os dados.

3. Busque automatizar a gestão de dados

Você deve estar se perguntando como gerenciar um número tão alto de dados? Isso é possível através de ferramentas que automatizam a gestão de dados.

No estudo realizado pela Validity, a maioria dos entrevistados respondeu que realizam a correção de erros manualmente e consideram que essa ação não é eficiente e nem atende as necessidades da empresa.

Através do apoio de equipe multifuncional é possível aproveitar por completo as ferramentas de automação visando manter a qualidade dos dados do CRM da sua empresa.

4. Eduque a alta direção da empresa sobre a qualidade de dados para o negócio

Para implementar uma ferramenta com objetivo de aumentar a qualidade dos dados do seu CRM é necessário que a alta direção saiba exatamente a importância que os dados possuem sobre os resultados alcançados pela equipe de vendas, marketing e atendimento.

Dessa forma, busque que a alta direção entenda que a qualidade dos dados dentro da organização deve ser vista como um investimento, pois quanto mais a gestão de dados for priorizada, mais fácil será para realizar mudanças internas.

Conheça as soluções do mercado

Você já sabe que a B2B Stack é o maior portal de compra e vendas de softwares da América Latina. Vamos te apresentar a melhor solução que realiza a gestão de dados de forma eficiente com ferramentas focada em CRM.

DemandTools

Imagem da Validity para aumentar a qualidade do CRM

A solução DemandTools é uma plataforma especializada em realizar a gestão de dados de forma segura. Com essa solução é possível manter os dados do seu CRM de forma limpa em menos tempo através dos processos de automatização.

Já são mais de 16.000 orgs do Salesforce que usam a inteligência do DemandTools.

Com essa ferramenta é possível eliminar problemas e aumentar a qualidade dos seus dados, como:

  • Deduplicação em massa e prevenção de duplicidades, sob demanda;
  • Funções de importações, atualização, upsert, exportação, exclusão e recuperação de exclusão em massa;
  • Realize modificações e alterações que são necessárias em massa;
  • Realize a avaliação de qualidade de dados sob demanda;
  • Tenha verificação de e-mail em massa sob demanda;
  • Entre outras possibilidades.

Imagem do site da Validity que mostra a solução que ajuda na qualidade do CRM

Ao experimentar essa solução você terá a garantia da qualidade Validity, fornecedora líder em soluções de inteligência para e-mail marketing e gestão de dados de CRM.

Faça uma avaliação gratuita da solução DemandTools e ateste os resultados para melhorar a qualidade do seu ativo mais valioso.

Caso você utilize ou já tenha utilizado a solução DemandTools deixe uma avaliação no portal da B2B Stack.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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