Como o movimento empresa júnior impacta o futuro de jovens profissionais?

Publicado em 28 de novembro de 2022

Imagem ilustrativa que fala sobre empresa júnior

Você já ouviu falar em empresa júnior? Essas são empresas administradas por estudantes universitários e o seu principal objetivo é fomentar o desenvolvimento prático do conhecimento aprendido em sala de aula.

No Brasil, existem mais de 1.500 empresas ativas que prestam serviços em diferentes áreas do conhecimento, essa atuação permite que as empresas juniores impactam e transformam a realidade profissional de vários jovens e a sociedade, a partir dos seus projetos, juntas elas já movimentaram mais de R$70 milhões.

Ficou curioso para saber mais? Continue lendo o artigo!

O que é empresa júnior?

Empresa júnior ou como são popularmente chamadas de EJ, possuem responsabilidades legais como outras organizações do mercado, o seu grande diferencial é que são administradas exclusivamente por estudantes universitários.

Normalmente os estudantes que participam da empresa júnior buscam desenvolver habilidades práticas que o mercado de trabalho exige. Para o seu funcionamento as empresas precisam de  possuir CNPJ, estatuto, registro em cartório e todos os documentos que são exigidos de uma empresa comum.

Imagem para entender o que é empresa júnior

A diferença entre o mercado de trabalho comum e uma empresa júnior está em seu objetivo, por se tratar de uma empresa feita de estudantes para estudantes essas empresas buscam promover o máximo de desenvolvimento profissional para que os conhecimentos adquiridos em sala de aula sejam colocados em prática.

Portanto, o princípio de existência de uma empresa júnior se baseia no fortalecimento profissional de cada um dos seus membros. Os estudantes que compõem uma EJ são considerados empresários juniores, pois visam o crescimento da empresa sem visar o lucro. 

Os serviços prestados por uma empresa júnior podem ser variados de acordo com área de estudos dos estudantes, para complementar a formação acadêmica o estudante tem a oportunidade de executar diferentes projetos diretamente para clientes.

Essa experiência permite que o aluno desenvolva habilidades que são essenciais para o mercado de trabalho, como o espírito de liderança,  trabalho em equipe, habilidades empresariais e analíticas, além disso, ele estará mais preparado para lidar com conflitos e desafios da sua profissão. 

Além disso, essa é uma excelente oportunidade para jovens que querem se descobrir enquanto profissionais, aprender na prática o que é passado em sala de aula para saber se realmente gostam daquela área de atuação.

Os valores arrecadados através dos serviços prestados são revertidos em capacitações de diferentes tipos, como palestras, eventos importantes para empresa júnior, cursos para aprofundar o conhecimento, para que assim os membros possam aperfeiçoar as suas habilidades intelectuais e entregar os melhores resultados para os clientes da empresa.

Para que a empresa júnior exerça as suas atividades é necessário que os alunos escolham um professor orientador, ele será o responsável por auxiliar os estudantes em demandas complexas, tirar dúvidas e dar conselhos, ensinar e acompanhar alguns projetos da empresa.

Imagem ilustrativa sobre o que é o movimento empresa Júnior

Para regulamentar e acompanhar todas empresas juniores espalhadas pelo Brasil interior criou-se o Movimento Empresa Júnior, que é conhecido como MEJ, esse movimento chegou no Brasil por volta de 1990, sendo iniciado primeiramente no curso de Administração da Fundação Getúlio Vargas.

Além disso, temos a Brasil Júnior que é a responsável por potencializar o empreendedorismo júnior no brasil, ela oferece diversos produtos como o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), Comunidade Pós Júnior, Mej Carreiras, Encontro de Líderes do MEJ, Selo EJ, Universidades Empreendedoras, Suporte Federações.

Como surgiu o movimento empresa júnior?

A origem desse movimento aconteceu na Europa, sendo criado em 1967, a sua criação aconteceu a partir do desejo de diversos estudantes da Europa em colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Por sua vez o mercado brasileiro tem se mostrado aberto para o movimento empresa júnior, atualmente diversas áreas do conhecimento estão inseridas no movimento empresarial, hoje é possível encontrar empresas de comunicação, administração, engenharias, economia, ciências biológicas, entre outras.

Qual o diferencial da empresa júnior para jovens universitários?

Normalmente os cursos de graduação duram em média 4 anos, no início da faculdade muitos estudantes encontram grande dificuldade em conquistar o primeiro estágio, por justamente o mercado cobrar uma certa experiência profissional.

Por isso, a empresa júnior acolhe estudantes de diversos períodos da graduação, desde o primeiro ano até o último, para que o jovem consiga ter uma experiência profissional, realizar networking e ainda se qualificar.

Para o jovem universitário os benefícios são vários, tendo em vista, que os horários são flexíveis para não prejudicar os seus estudos, permitindo que ele exerça outras atividades, como projetos de pesquisa e extensão.

Por que contratar o serviço de empresa júnior?

Os diversos benefícios de uma empresa júnior são tanto para o jovem empreendedor quanto para a sociedade, pois terão o retorno de jovens profissionais cada vez mais qualificados e preparados para lidar com problemas práticos do mercado. 

Por se tratar de uma empresa onde os empreendedores estão em constante aprendizado e desenvolvendo as suas habilidades, os preços cobrados pelos serviços são sempre menores do que os praticados pelo mercado tradicional. 

Mas, não pense que a qualidade ou empenho será menor por se tratar de uma empresa júnior, geralmente os membros que participam desse movimento passam por um processo seletivo que visa analisar as habilidades de cada membro e verificar o seu interesse em participar da empresa.

Além disso, muitas empresas juniores realizam o processo trainee para que os seus membros tenham a experiência de atuar em todos os setores da empresa, colaborando para que ele tenha visão global do negócio e ainda encontre a sua área de maior destaque.

Devido aos grandes benefícios para os jovens e a sociedade, o movimento empresa júnior cresce a cada dia mais, segundo dados do portal da Brasil Júnior, em 2022, foram registradas 1.500 empresas juniores, em mais de 300 instituições de ensino superior em todos os estados brasileiros.

Imagem mostra os dados das empresa júnior em 2022

Os empresários juniores já são mais de 22 Mil estudantes envolvidos diretamente no movimento, sendo mais de 70 mil ex-empresários juniores e cerca de 40 mil projetos realizados com sucesso. As empresas juniores conseguiram movimentar mais de R$70 milhões na economia brasileira.

Além disso, a Brasil Júnior conta com diversos parceiros como a cervejaria Ambev, o banco Bradesco e Sicoob, Movile que fomentam e apoiam todo esse movimento. 

Impactos da empresa júnior no Brasil

As empresa júnior realizam ações em conjunto que impactam diretamente o desenvolvimento social do país, como exemplos temos o case de sucesso da Enetec Consultoria,  empresa júnior de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Brasília (UNB), que firmou uma parceria com a ONG Um Litro de Luz,  para o desenvolvimento em conjunto de vários postes de luz autossustentável que foram instalados em comunidades carentes.

Além disso, a empresa realizou projetos em conjunto com o programa do Governo Federal Minha casa, minha vida com instalações elétricas e cabeamento, em 2018, foram reconhecidos como “projeto de Alto Impacto”.

Outro caso de sucesso, é o da empresa júnior Porte Jr que prestou serviços de arquitetura e engenharia para o desenvolvimento de um galpão, esse projeto permitiu que a população quilombola utilize em atividades econômicas, lazer e aprendizado. Esse projeto tende a impactar mais de 800 pessoas e atingir os 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

Como vimos, além do retorno financeiro para o mercado como um todo, essas empresas possuem grande potencial para promover o desenvolvimento do mercado profissional de forma sustentável e ainda contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Conheça algumas empresas júnior

Agora, vamos conhecer algumas empresas juniores que se destacam em suas atividades:

IBMEC Jr

Logo da empresa júnior

A IBMEC é uma empresa júnior que fornece consultoria empresarial de gestão de negócios do Centro Universitário Ibmec. A empresa possui mais de 27 anos de mercado, foi pensada e desenvolvida por estudantes que compartilham o sonho de transformar a realidade empresarial do Rio de Janeiro.

A empresa oferece serviços para pequenas, médias e grandes empresas, atendem diferentes ramos de atuação, em seu catálogo eles oferecem soluções de análise mercadológica, mapeamento de processos, pesquisa de clientes, elaboração de plano financeiro, plano de marketing.

Devido a sua atuação brilhante, a empresa Ibmec Jr conquistou diversos prêmios como Empresa Júnior protagonista, Empresa de Alta Performance e Alto Impacto.

Já atendeu diversos clientes como, Bondinho Pão de Açúcar, Cervejaria Ambev, Sebrae, Michelin, B2W Digital, entre outras.

i9 CONSULTORIA 

Logo da empresa júnior

A i9 Consultoria foi uma das pioneiras empresa júnior do Brasil, sendo fundada em 29 de setembro de 1995, na Universidade Federal de Santa Catarina. Ao longo dos 26 anos de experiência a empresa já forneceu serviços em todas as regiões do Brasil, com grande atuação na região de Florianópolis.

A empresa fornece serviços de desenvolvimento de máquinas e produtos, desenho técnico e modelagem em 3D, revisão de projeto e prototipação. Além disso, conta com produtos para o setor da saúde e alimentício.

A i9 Consultoria já atendeu grandes empresas como Unimed, Petrobrás, John Deere, Hospital de Base, Centro de Excelência em Recuperação Neurológica.

AeroJr

Foi fundada em 2014, se tornou a primeira empresa júnior do Brasil a oferecer serviços de consultoria aeronáutica em engenharia e capacitação profissional voltada para o setor aeroespacial. 

Para o funcionamento da empresa a AeroJr conta com a infraestrutura da sua Universidade Federal de Minas Gerais, o que permite trabalhar com novas tecnologias e cobrar um valor abaixo do mercado, sem perder a qualidade.

A empresa oferece diversos serviços em engenharia aeronáutica, acústica para tratamento e isolamento de ambientes residenciais e comerciais, pilotagem de drone, projeto de gravidade, modelagem em 2D e 3D, produção de manual de qualidade de acordo com a ISO/IEC 17025:2017, entre outros.

Os seus parceiros são a Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Exactus metrologia e qualidade, Menos Barulho e Localiza.

Conclusão

Como vimos, a empresa júnior possui a capacidade de transformar a realidade de diferentes jovens espalhados pelo Brasil inteiro, além de colaborar com o networking e a troca de conhecimento entre os profissionais experientes do mercado.

A redatora que escreve este texto também já participou de uma empresa júnior durante a graduação e conta como foi a sua experiência.

“Tive a grande oportunidade de participar da Empresa Júnior de Relações Públicas (MUTARE) da Universidade Federal de Goiás, estive presente no setor financeiro, como Gerente de Planejamento Financeiro da empresa, de setembro 2021 a novembro de 2022. 

Foram mais de um ano em que pude me descobrir como profissional e entender os meus gostos e anseios, ser uma empresária júnior abriu os meus horizontes para desenvolver habilidades empresariais, hoje entendo o quanto o recurso financeiro de uma empresa é importante e precisa ser tratado com cautela.

Aprendi que o planejamento das ações e financeiros da empresa devem fazer parte da sua rotina. Dentro da empresa júnior pude conhecer e me aproximar de novos colegas e descobrir um mundo cheio de oportunidades e desafios”. – Depoimento por Aline Segurado, pós-juniore da Empresa Júnior- Mutare.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da B2B Stack, temos o maior portal de buscas e avaliações de softwares da América Latina.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados