Etus vs mLabs: você sabe qual dessas ferramentas pode ser ideal para fazer a gestão de suas redes sociais? Fizemos um comparativo entre essas duas plataformas para que você saiba as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas.
As redes sociais são importantes canais de comunicação com leads e clientes, assim como para divulgação de produtos e serviços. Porém, é preciso saber como utilizá-las para estes fins para que gerem os resultados esperados.
Conforme dados da plataforma Statista, cerca de 4,2 bilhões de usuários estão ativos nas redes sociais em todo o mundo, chegando a uma taxa de penetração social global de 49%, sendo o Facebook a plataforma mais popular com base no tamanho da audiência global.
Ainda conforme pesquisas da Statista realizadas a partir de janeiro de 2021, os profissionais de marketing ao redor do mundo listam os benefícios do marketing nas redes sociais da seguinte forma:
Maior exposição, representando um grau de importância de 88%;
Aumento do tráfego, representando importância de 79%;
Geração de leads, com taxa de 69%;
Fãs leais desenvolvidos, com taxa de 61%;
Vendas melhoradas, com taxa de 60%;
Insights de mercado, com importância de 56%;
Parcerias comerciais em crescimento, considerada uma taxa de 50% de importância.
Essas redes podem atrair e fidelizar clientes os transformando em verdadeiros fãs. Por isso, acompanhe este texto para saber tudo sobre as ferramentas de gestão de mídias sociais.
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A importância de uma ferramenta para redes sociais
As redes sociais são utilizadas por bilhões de pessoas no mundo todo, e tudo o que é postado nessas redes pode viralizar em apenas alguns minutos.
Imagine os transtornos causados a uma empresa se uma avaliação negativa se espalha de uma hora para outra, sem chance de defesa…
Isso é um dos problemas que pode acontecer se você não faz um acompanhamento eficiente das redes sociais.
As ferramentas para gestão de mídias sociais mensuram a popularidade da sua marca na internet, identificam o que estão falando sobre ela nas redes, assim como facilitam a interação entre empresa e seguidores, já que podem integrar em um mesmo painel comentários e mensagens vindas de diversas plataformas.
Também fornecem insights importantes sobre suas postagens, auxiliando na melhoria das estratégias e direcionamentos do marketing digital, como por exemplo:
Na determinação de horários em que seu público está mais engajado;
Quais conteúdos seus seguidores mais gostam;
Saber como está a popularidade dos seus concorrentes;
Região em que sua empresa é mais reconhecida;
Particularidades dos usuários, como idade, gênero e dispositivos mais usados nessas interações.
Tudo isso evita que você desperdice recursos com campanhas de marketing falhas e sem engajamento, e te faz tomar decisões assertivas, baseadas em dados reais, sobre o que se pode aperfeiçoar para atrair mais seguidores.
Etus vs mLabs: funcionalidades
Agendamento de postagens: com a Etus você faz agendamento de postagens no Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business.
Na mLabs, você pode agendar suas postagens do Facebook, Instagram, inclusive no Stories, LinkedIn, Twitter, YouTube, Pinterest e Google My Business.
As duas soluções são indicadas para agências, empresas e pessoas físicas.
Ambas as plataformas permitem que você:
Programe seus posts com imagens ou vídeos;
Programe o mesmo post em múltiplos perfis, ideal para agências que postam para redes de franquias e lojas;
Programe dias e horários diferentes para a mesma postagem;
Faça legendas diferentes para o mesmo post de acordo com a rede onde será postado;
Encurte links para otimizar postagens em redes sociais com limites de caracteres;
Crie e insira link na bio do Instagram para reunir todos os seus canais em uma única página;
Crie e salve localização padrão, hashtags e assinaturas padrão para otimizar tempo ao criar e programar as postagens;
Faça repost de conteúdos rapidamente através de seu painel;
Responda Inbox dos seus seguidores.
Algumas diferenças entre as duas plataformas com relação ao agendamento de postagens são:
Através da Etus você pode desabilitar comentários dos posts do Instagram, e também possui recurso para fazer o primeiro comentário nestes posts;
A timeline da Etus permite que você responda comentários, edite postagens já publicadas e exclua posts;
A Etus faz teste de porcentagem de texto ideal para suas imagens antes de publicá-las;
Seu painel da Etus também consegue monitorar os Tranding Topics, assuntos mais abordados nas redes sociais;
Através da Etus você consegue responder mensagens do Direct, diferente da mLabs que responde somente Inbox do Facebook.
Impulsionamento de postagens: impulsionar uma postagem é um meio de alcançar um público maior levando em consideração a relevância que seus produtos ou serviços podem ter para essas pessoas.
Tanto a Etus quanto a mLabs impulsionam postagens do Instagram e do Facebook de forma que você já faça a criação, programação e impulsionamento dessas postagens no mesmo lugar, estipulando seu limite de orçamento para tal ação.
Os impulsionamentos das postagens das duas soluções são feitos de acordo com parâmetros personalizados por você de acordo com os seus objetivos.
Entre estes parâmetros estão a segmentação de um público-alvo conforme especificações geográficas ou pessoais, por exemplo, como idade, localização que se deseja alcançar e interesses.
Esta funcionalidade funciona de forma bastante semelhante nas suas plataformas.
Relatórios: os relatórios gerados na Etus e na mLabs permitem que você acompanhe as principais métricas de suas campanhas em todas as redes sociais que essas ferramentas abrangem, para que assim, se obtenha dados que oferecem insights nas tomadas de decisão mais estratégicas.
Estes relatórios da mLabs e da Etus te mostram:
Os melhores formatos para suas publicações com base no engajamento que publicações anteriores tiveram;
Melhores dias e horários para postagens;
O alcance e visualização de cada postagem;
O engajamento e tipos de interações de seus usuários nas postagens;
As melhores postagens realizadas, que tiveram maiores interações;
A performance de seus concorrentes nas redes sociais.
Desta forma, você consegue identificar os picos de visualização e engajamento dos seus seguidores, bem como seus hábitos e interesses, para criar estratégias cada vez mais assertivas.
Esta funcionalidade também é bem parecida entre as duas plataformas, e ambas permitem que você personalize seus modelos de relatórios para ter exatamente as informações que precisam ser analisadas.
Um diferencial aqui, é que a mLabs faz integração com a plataforma DashGoo para que você deixe seu dashboard ainda mais aprimorado, incluindo dados do Google Analytics, Facebook Ads, Google Ads, e outras ferramentas.
Gestão de workflow: quando se trabalha em equipe, onde cada um possui responsabilidades sobre suas próprias demandas, mas que impactam diretamente em um objetivo comum, é preciso organizar e estabelecer os fluxos de trabalho para que tudo saia conforme planejado.
Para isso, tanto a Etus quanto a mLabs disponibilizam ferramentas para gestão de workflow, onde você pode criar e atribuir fluxos de trabalho entre os membros da equipe e até mesmo com o cliente, e assim, os fluxos de aprovações de postagens também são otimizados.
Você consegue estabelecer as responsabilidades de cada equipe ou de cada colaborador na campanha de marketing digital, criar regras para aprovação de postagens e acompanhar as alterações realizadas e as dificuldades de cada um.
Com as ferramentas de workflow da Etus e da mLabs você cria tanto fluxos de tarefas quanto de aprovações e consegue monitorar o tempo que cada membro da equipe levou em cada atividade.
Além disso, todos conseguem se comunicar na própria ferramenta através de comentários e marcações para agilizar demandas, e terem um histórico de atividades para verificarem todas as etapas e aprovações do trabalho.
Mais semelhanças Etus vs mLabs
Captação de leads através da criação de formulários que podem ser inseridos na página de link na bio e em landing pages criadas nas próprias plataformas;
Calendário de postagens que demonstra posts agendados, datas livres e datas sazonais para publicações especiais.
Mais funcionalidades Etus
Criação de respostas pré-definidas;
Integração com a RD Station para salvar todo o histórico de leads;
Análises de SEO para otimizar seus conteúdos e ser melhor ranqueado;
Inserção de marcas d’água em publicações;
Possui aplicativo para iOS e Android para gerenciar suas redes de qualquer lugar;
Banco de imagens com mais de 1,7 milhão de arquivos para você utilizar em suas postagens.
Mais funcionalidades mLabs
Personalização de múltiplos painéis para quem gerencia mais de uma marca;
Favoritar comentários e conversas e ter um painel de favoritos para acompanhar estes diálogos;
Criação de artes pela própria mLabs ou pela integração com o Canva.
Como vimos, as diferenças entre as duas plataformas são mínimas e se encontram nos detalhes.
Caso você tenha ficado na dúvida sobre qual escolher, o ideal é aproveitar os testes grátis disponibilizados pela Etus e pela mLabs para que você se familiarize com uma delas.
Por terem poucas diferenças, a escolha é muito particular, e deve ser levado em consideração a facilidade e praticidade no uso, o suporte, e claro, os preços.
Etus vs mLabs: preços e planos
Os valores dos planos tanto da Etus quanto da mLabs variam conforme o período de assinatura e a quantidade de perfis que se deseja gerenciar.
Cada perfil criado na Etus ou na mLabs contempla a gestão de uma conta de cada rede social.
Faremos este comparativo de preços considerando 1 perfil.
A primeira diferença entre a Etus e a mLabs que podemos citar é que a Etus pode ser contratada por um período mensal, semestral ou anual.
Já a mLabs possui planos para assinatura mensal, trimestral ou anual.
A Etus, assim como a mLabs, possuem 2 tipos de planos, sendo que a contratação nos períodos trimestral, semestral ou anual possuem descontos se pagos à vista. Veja as diferenças:
Etus: Plano Agendamento de Post vs mLabs: Plano Básico
O plano Agendamento de Post da Etus custa:
- Na assinatura mensal: R$ 9,90/mês
- Na assinatura semestral equivale a: R$ 8,84/mês
- Na assinatura anual equivale a: R$ 7,80/mês
O plano Básico da mLabs custa:
- Na assinatura mensal: R$ 7,90/mês
- Na assinatura trimestral equivale a: R$ 7,32/mês
- Na assinatura anual equivale a: R$ 5,90/mês
Abaixo, estão identificadas algumas particularidades e semelhanças dos dois planos:
Etus: Plano Completo vs mLabs: Plano Profissional
O plano Completo da Etus custa:
- Na assinatura mensal: R$ 18,90/mês
- Na assinatura semestral equivale a: R$ 16,87/mês
- Na assinatura anual equivale a: R$ 14,88/mês
O plano Profissional da mLabs custa:
- Na assinatura mensal: R$ 29,90/mês
- Na assinatura trimestral equivale a: R$ 25,64/mês
- Na assinatura anual equivale a: R$ 12,90/mês
Possuem as mesmas funcionalidades dos planos anteriores e mais:
Podemos verificar que as funcionalidades de ambas as plataformas são bastante parecidas, com a exceção de que a Etus gerencia uma rede social a mais do que a mLabs, o Tumblr.
Também podemos comparar a resposta nos comentários de seguidores, pois mesmo no plano mais básico da Etus você já possui esta funcionalidade, diferente da mLabs que só a disponibiliza no plano Profissional.
Por fim, os preços do plano mais básico da mLabs são mais em conta comparados aos da Etus, mas, ocorre o inverso nos planos mais completos, sendo que a mLabs acaba ofertando valores um pouco mais altos do que a Etus, exceto na assinatura anual.
Etus vs mLabs: como os usuários avaliam as ferramentas
No portal B2B Stack usuários reais de softwares deixam suas avaliações para estimular essas empresas a aprimorarem seus produtos.
Também são uma forma de agradecimento pelos bons serviços prestados, sendo que boas avaliações geram confiabilidade, e principalmente, ajudam outros usuários a escolherem as melhores soluções para otimizarem seu dia a dia.
Em nosso portal, a Etus possui média de avaliação 4.5 de 5 estrelas, com a maior nota dada ao suporte da solução, seguida da facilidade de uso e funcionalidades, e por fim, custo/benefício.
A mLabs também possui média de avaliação 4.5 de 5 estrelas, sendo a maior nota em funcionalidades, seguida de suporte ao cliente, custo/benefício e facilidade de uso.
O usuário da Etus Gabriel Marcondes disse o que mais gosta na ferramenta:
"A facilidade de uso na versão desktop. É uma ótima plataforma para agendamento de posts em redes sociais. As que eu mais uso são Facebook, Instagram (incluindo stories). Também tem a opção para a LinkedIn entre outros.
É muito fácil gerar relatórios, com períodos de até 3 meses. Os relatórios são bem detalhados. Eu consigo gerar links e divulgá-los para os clientes, o que facilita bastante esse processo de apresentação de resultados. Ou ainda baixar o relatório em PDF, facilitando o arquivamento e consulta.
A Etus fácil é de ser usada, intuitiva e o suporte deles é muito bom também. Eles têm chat para cada departamento e respondem bem rápido tudo o que eu pergunto (inclusive ficando arquivadas todas as conversas, o que facilita a consulta posterior). O pessoal é bem preparado para responder as dúvidas que surgem.".
Os problemas que ele resolveu com a utilização da Etus foram:
"Resolvi minha questão de postagens, consigo programar e ficar tranquilo. Confio bastante na ferramenta, apesar de alguns bugs – mas a ferramenta em si é excelente.".
E o que ele menos gosta é:
"Existem muitos bug na versão mobile ainda, – É muito instável e a usabilidade é péssima. É muito difícil até de pressionar os botões.
Outra coisa que não gosto é o períodos dos relatórios – não consigo gerar os mesmos acima de 3 meses. Se eu precisar puxar um relatório semestral ou anual, eu não consigo. Preciso fazer de 3 em 3 meses.
Há alguns bugs de API também. O Instagram vive desautenticando, portanto preciso fazer toda a autenticação novamente, às vezes pedir pro cliente colocar a senha de novo ou confirmar o login. Isso me atrasa um pouco.".
O usuário da mLabs Chris Fedrizzi disse em sua avaliação o que mais gosta na solução:
"Gosto que posso programar os posts no Instagram sem precisar fazer nada depois, inclusive eles me dão um calendário visual de todos os posts e posso anotar ideias ainda no calendário. Curti muito, resolveu meu problema. Aliás, a área de dados é muito completa, me traz insights muito bons sobre quando é melhor postar os conteúdos. Consigo mapear e acompanhar o crescimento de concorrentes também.".
Os problemas que ele resolveu utilizando mLabs foram:
"Agora consigo programar meus posts no Instagram sem me preocupar, utilizo tudo pela mLabs e pago um preço muito bom por isso.".
E o que ele menos gosta na ferramenta é:
"A única coisa que tenho a dizer é sobre o design de experiência da solução, acho que poderia ser mais minimalista e melhorar um pouco a usabilidade da solução, pois ao olhar parece bem complexo, mesmo sendo simples. Muita coisa na tela.".
O que podemos concluir com essas avaliações é que a Etus parece ser mais intuitiva de ser utilizada do que a mLabs, embora tenha ainda alguns bugs, e ambas são bastante eficientes no agendamento de postagens, sendo que não é necessário um acompanhamento para ter certeza de que ela foi realizada corretamente.
E você? Utiliza algum software em seu negócio? Aproveite e deixe sua avaliação na B2B Stack!
Conclusão
O comparativo Etus vs mLabs trouxe diversas informações importantes sobre as duas ferramentas e demonstrou o quanto elas são robustas para atender às demandas de gestão de campanhas nas redes sociais.
Mesmo sendo muito parecidas em suas funcionalidades, podemos identificar diferenças em seus valores e em uma das redes sociais que apenas a Etus abrange, o Tumblr, portanto, é preciso identificar suas necessidades e testar as duas ferramentas para escolher a mais adequada.
Mas, tanto a Etus quanto a mLabs são eficientes no agendamento e impulsionamento de postagens, no estabelecimento de fluxos de aprovações para trabalhos em equipe, na emissão de relatórios detalhados sobre o desempenho das campanhas e na interação com os seguidores, reunindo mensagens dessas redes em apenas um painel.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments