Tráfego pago: 3 ferramentas essenciais

Publicado em 25 de agosto de 2022

As ferramentas de tráfego pago são recursos que as empresas usam para criar anúncios online e maximizar seus resultados. 

Uma boa estratégia, muitas vezes, utiliza-se de diversos canais, e fazer o planejamento estratégico e a análise dos resultados pode não ser a tarefa mais simples se for tudo feito manualmente. 

O tráfego pago é uma das principais formas de aumentar a visibilidade do seu negócio. Isso porque, ao gerenciar uma marca, um dos seus principais objetivos deve ser ter um alto volume de tráfego – traduzido como um grande fluxo de usuários acessando o seu site.

A definição de tráfego pago nada mais é do que a audiência que chega no seu site após clicar em anúncios feitos em plataformas diversas – podendo ser desde o Google até alguma rede social, como o Instagram

Como explicamos, para poder gerar resultados com anúncios, uma série de ferramentas de tráfego pago são necessárias. Separamos algumas que consideramos essenciais para você começar a performar!

 

O que são ferramentas de tráfego pago?

Existem ferramentas de tráfego pago de algumas categorias diferentes, usadas em conjunto para que os seus anúncios tragam o máximo de resultados possíveis!

A três categorias são essas que, em uma estratégia e planejamento ideais, trabalham em conjunto:

  • Ferramentas de anúncio;
  • Ferramentas de análise;
  • Ferramentas de gestão.
Ferramentas de anúncioFerramentas de análiseFerramentas de gestão
São onde os anúncios são criados. Algumas das mais populares são o Google Ads, o Instagram Ads, o Bing Ads, os Native Ads etc.Funcionam em conjunto com as ferramentas para você analisar os resultados e para facilitar seu planejamentoIntegram e unificam os processos de criação de diversas campanhas simultâneas em canais diferentes

Ferramentas de anúncio

As ferramentas de anúncio tem o propósito básico de… criar anúncios. Porém, existe uma grande diversidade de canais que servem para diferentes propósitos e para falar com públicos diferentes também.

Por isso, é necessário entender quem está a procura dos produtos que você oferece e por quais canais, para que as tentativas de aproximação com o público sejam efetivas e para que você consiga leads – e clientes em potencial – com mais facilidade e assertividade.

Google Ads

A mais famosa de todas. O Google Ads permite que você crie anúncios em diferentes locais, como o YouTube, o Gmail e a Play Store, bem como os anúncios de pesquisa.

Na prática, o Google consegue gerar valor para a sua marca, além de impulsionar e divulgar em sites – que podem ser afiliados da rede da plataforma de busca.

O recurso mais famoso do Google: os anúncios de pesquisa, que aparecem diretamente quando o usuário busca pelo assunto.

O Google auxilia no aumento do tráfego do seu site e, se o número de visitantes aumenta, a chance de você gerar mais vendas aumenta junto. 

De acordo com pesquisas, o Google foi visitado 89,3 bilhões de vezes somente em dezembro de 2021, além de ter 91,9% de participação de mercado. 

Não basta, contudo, criar os anúncios apenas. É necessário acompanhar de perto os resultados que eles estão gerando. O próprio Google possui ferramentas de análise, que exploraremos mais adiante no texto.

Instagram Ads

Segundo o relatório da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram possui uma base de 122 milhões de usuários ativos, o que o torna a terceira rede social mais usada no Brasil. 

A publicação de anúncios no feed é um dos formatos que o Instagram disponibiliza para divulgação de marcas, produtos e serviços

Isso torna o Instagram Ads uma ótima plataforma para veicular anúncios e fazer a divulgação de produtos e serviços online, além de impulsionar as vendas. Os formatos de anúncios incluem as clássicas publicações no feed, stories, reels, a aba “explorar” e vídeos.

Ferramentas de análise

Pensando em performance de tráfego pago, a análise dos resultados conquistados – sejam eles positivos ou negativos – é capaz de te dar diversos insights sobre campanhas futuras para replicar ações ou definir, de vez, o que não pode se repetir.

Coletar, medir, analisar e tomar decisões. O processo deve seguir um fluxo para que você consiga aumentar a eficácia de uma ação, anúncio ou campanha. Algumas ferramentas fornecem gráficos de forma automatizada para facilitar a análise.

Google Analytics

O Google Analytics usa dados e inteligência artificial para analisar informações e tomar decisões eficientes. Isso torna a ferramenta de tráfego pago um Business Intelligence, possibilitando sua aplicação em diversas áreas.

O estudo dos dados de anúncios dá ao usuário a chance de otimizar páginas de sites, administrar testes e tomadas de decisões de marketing e vendas. 

O Google Analytics disponibiliza diversas métricas para que você possa entender a performance dos anúncios, como número de visitantes, sessões, taxas de rejeição, tempo na página, qual a origem do tráfego etc. 

 

A métrica “visitantes” é determinada pelos usuários que acessam o site, plataforma ou rede social
A “sessão” acontece quando um visitante faz algumas ações, como ficar mais de 30 minutos na página, navegar entre diferentes subdomínios, entre outras
A “taxa de rejeição” significa que em uma sessão o usuário navegou em apenas uma página e saiu sem interagir com nenhuma outra interface do site
O “tempo de página” informa a duração média de uma visita no site
“Origem mídia” informa de onde vem os acessos do website

 

Google Tag Manager

GOOGLE TAG MANAGER: O QUE É E COMO INSTALAR?

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita que permite que você insira um código único em um site para, depois, instalar diversos outros recursos sem precisar mexer no código. 

Essa ferramenta de tráfego pago é capaz de centralizar a gestão de códigos para que o marketing ganhe autonomia dentro da empresa, melhorando a produtividade e reduzindo os custos com um profissional de TI.

O Google Tag Manager é muito útil para integrar as ferramentas de anúncio com o Google Analytics, por exemplo. Para o utilizar, a ferramenta é necessário criar tags, ou seja, trechos de código que fazem a conexão entre plataformas.

A principal vantagem é que a ferramenta reúne todas as tags em um único espaço, facilitando a instalação de novos recursos. 

Ferramentas de gestão

Com a popularização dos anúncios na internet, diversas ferramentas de tráfego pago foram criadas para ajudar a impulsionar as campanhas. Esses recursos conseguem direcionar a marca ao seu objetivo de forma muito mais rápida.

Hackr Ads

O Hackr Ads faz a análise das informações dos anúncios e campanhas para apresentar sugestões ao usuário. Ele permite criar anúncios rapidamente, faz a análise de números e também o acompanhamento de leads.

A função dessa ferramenta de tráfego pago é automatizar e gerenciar anúncios online com recursos de design próprios da plataforma e monitoramento de resultados, além da exposição em formato de gráfico.


Artigos relacionados