Fidelização de clientes: Como a Automação de Marketing pode otimizar a fidelização

Publicado em 23 de março de 2023

Fotografia de uma pessoa tocando em uma tela com sobreposição de simbolos ligados à tecnologia e automação de marketing

A fidelização de clientes é um dos principais objetivos de qualquer estratégia de marketing, em inúmeros negócios. Isso porque a manutenção de um cliente fiel pode ser muito mais rentável do que conquistar novos clientes, já que eles tendem a comprar mais e com maior frequência, além de indicar a empresa para outras pessoas.

E para otimizar essa fidelização, a estratégia de automação de marketing pode se apresentar como um ótimo primeiro passo.

Ao usar ferramentas de automação, é possível personalizar as comunicações com os clientes e segmentá-los a partir de suas especificidades, tornando a estratégia de fidelização mais eficiente e escalável.

Neste artigo, vamos explorar mais a fundo como a automação de marketing pode otimizar a fidelização de clientes, dar exemplos práticos de como implementar essa estratégia e como as soluções da E-goi podem te ajudar nesse processo.

Como funciona a Automação de Marketing?

Antes de explorar como a automação de marketing pode ser utilizada na fidelização de clientes, é importante entendermos rapidamente como ela funciona.

Em poucas palavras, a automação de marketing é um conjunto de técnicas e ferramentas que permitem que empresas automatizem e gerenciem suas atividades de marketing em um processo facilmente escalável e efetivo.

Essas ferramentas podem ajudar a coletar e analisar dados sobre clientes, criar campanhas de marketing personalizadas, segmentar o público-alvo, automatizar processos de acompanhamento e nutrição de leads, entre outras funcionalidades.

Dados da E-goi apontam que empresas que utilizam automação de marketing têm um aumento médio de 80% no número de leads e um crescimento na taxa de conversão de até 53%. Ou seja: se nos objetivos da empresa está o crescimento, é imprescindível contar com a solução na estratégia de negócio.

Ilustração com dois personagens dando estrelas a uma imagem, o tema é fidelização de clientes.

Como a automação de marketing pode otimizar a fidelização de clientes?

A automação de marketing pode ter um impacto expressivo na taxa de fidelização por vários motivos. Dentre eles, nós podemos citar:

  1. Personalização e Engajamento

    Uma das principais vantagens da automação de marketing é a capacidade de personalizar as comunicações e ofertas para cada cliente. 

    Ao coletar e analisar dados sobre o seu histórico de compras, interesses e comportamentos, é possível criar mensagens e ofertas mais relevantes para cada um deles.

    Por exemplo, é possível enviar mensagens em diferentes canais com ofertas específicas para cada cliente, baseadas em seu histórico de compras e comportamento no site. 

    Inclusive, com a E-goi, é possível criar fluxos de automação de maneira rápida e fácil a partir de modelos prontos. Os mais utilizados são os de boas-vindas, recuperação de carrinho abandonado e aniversário, mas existem diversos outros exemplos de automação.

    A ferramenta ajuda muito a manter os clientes da base de contatos engajados e interessados nas comunicações da empresa, aumentando a fidelidade.

  2. Segmentação de clientes

    Outra vantagem da automação de marketing é a capacidade de segmentar os clientes de acordo com determinadas características específicas.

    Isso permite que as empresas criem campanhas de marketing mais direcionadas e eficientes para os propósitos desejados.

    Segmentar os clientes de acordo com sua localização geográfica, histórico de compras, idade, gênero e outros fatores, são ótimos parâmetros para criar campanhas direcionadas para cada grupo de clientes, cumprindo melhor os seus objetivos.

    Com a E-goi, a segmentação pode ser aplicada de maneira rápida e prática, a partir de TAGs na própria base de dados.

  3. Automação do atendimento

    Também é possível criar chatbots e respostas automáticas para as dúvidas e necessidades mais frequentes dos clientes, oferecendo um atendimento ágil e dinâmico, que otimiza o trabalho dos agentes de suporte.

    Assim, a empresa estará sempre disponível aos consumidores, mesmo fora do horário comercial.

    Essa estratégia ainda pode ajudar a reduzir os custos com atendimento ao cliente, já que algumas demandas podem ser resolvidas automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana.

  4. Acompanhamento de dados e resultados

    Por fim, a automação de marketing permite que as empresas acompanhem com facilidade os dados relevantes e os resultados de suas campanhas de forma mais eficiente. 

    Com a coleta de dados e a análise de métricas, é possível entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado em sua estratégia de fidelização de clientes.

    Dentre as ações possíveis podemos citar a análise das taxas de abertura e conversão de suas campanhas de e-mail marketing, e ajustar as mensagens e ofertas para aprimorar os resultados. Ou analisar o comportamento dos clientes em seu site, e ajustar as ofertas e comunicações de acordo com suas preferências e demandas.

Conclusão

A fidelização de clientes, apoiada pela automação de marketing, pode alavancar o sucesso de qualquer negócio. Clientes fiéis tendem a gastar mais e indicar a empresa para outras pessoas, o que pode gerar novos negócios em efeito cadeia, aumentando a receita da empresa a médio e longo prazo.

Ao personalizar as comunicações e ofertas, segmentar os clientes, automatizar campanhas de e-mail marketing, analisar resultados e oferecer um atendimento mais eficiente, as empresas podem criar estratégias assertivas de fidelização.

Uma das soluções mais completas para automação de marketing é a E-goi. Através da ferramenta, é possível criar campanhas de e-mail marketing, SMS marketing, automação de fluxos de trabalho, chatbots, formulários personalizados e muito mais. 

Simbolo da empresa e-goi

Além disso, a E-goi oferece recursos multicanal avançados de segmentação, análise de dados e testes A/B, que ajudam as empresas a obter insights para otimizar suas campanhas e melhorar os resultados.

Por fim, se você está em busca de uma solução completa de automação de marketing para melhorar a fidelização de clientes, a E-goi é a opção ideal para sua empresa. Crie uma conta grátis e entenda porquê a empresa recebe um índice de 99% de satisfação de seus clientes!

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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