Saiba tudo sobre o HR Community: Fórum de RH da Factorial

Publicado em 28 de janeiro de 2022

O fórum online HR Community, da plataforma Factorial, chegou ao Brasil para ajudar os profissionais de recursos humanos e departamento pessoal a encontrarem as melhores maneiras de deixar esses setores mais estratégicos em 2022.

Os anos de 2020 e 2021 foram bem desafiadores para o setor de RH de todas as empresas, que há tempos já vinha automatizando alguns processos para atenderem às demandas da indústria 4.0.

No entanto, com a chegada do novo coronavírus, a transformação digital no setor precisou acontecer de forma muito mais acelerada, à medida que a necessidade do distanciamento social foi se instalando globalmente logo nos primeiros meses de pandemia.

A partir disso, os profissionais de RH tiveram de aprender não só a cuidar dos seus colaboradores em home office, mas também pensar em estratégias para minimizar as possibilidades dos trabalhadores se infectarem com a COVID-19, ou, adoecerem psicologicamente, seja por burnout, seja pelos traumas pessoais causados pela doença.

Além disso, outras preocupações neste período foram quanto ao alinhamento da cultura organizacional à distância, os treinamentos para utilização de novas tecnologias e a vontade que os colaboradores têm de permanecer em um modelo de trabalho remoto ou híbrido.

Mas, com tudo o que profissionais de RH e DP já enfrentaram nos últimos tempos, o ano de 2022 pode trazer perspectivas mais otimistas.

Isso porque muitos profissionais já compreenderam que a imersão na tecnologia será crucial para resolverem todos esses desafios, e assim, tomar decisões baseadas em dados.

E ainda mais! A chegada de um fórum como o HR Community contribui possibilitando a troca de experiências entre esses profissionais.

Acompanhe este conteúdo para saber as principais tendências desses setores em 2022, e conhecer mais sobre o HR Community e a Factorial.

Tendências de recursos humanos e departamento pessoal para 2022

Neste novo ano, algumas das tendências de recursos humanos e departamento pessoal irão permanecer, sendo as principais delas:

O foco no bem-estar e experiência dos colaboradores, a continuidade da automação de todos os processos, o investimento na capacitação dos trabalhadores e o People Analytics.

Além disso, neste ano, todos os profissionais de RH das empresas brasileiras já podem contar com o fórum online HR Community, para trocar informações e experiências, e tirar dúvidas sobre os mais diversos processos e estratégias de gestão.

Tudo isso se conecta, mas é importante discutir sobre cada uma das tendências de RH individualmente. Vamos lá!

Foco no bem-estar dos colaboradores

O foco no bem-estar dos colaboradores nunca esteve tão em alta, e não dava para esperar menos.

O capital humano de uma empresa pode ser responsável por alavancar seus resultados, quando há colaboradores felizes e engajados, ou, pode não ser produtivo, quando há trabalhadores doentes e desmotivados.

Percebendo isto e mais o turbilhão de acontecimentos e impactos nas rotinas corporativas ocasionados pela pandemia, os profissionais de RH devem permanecer buscando alternativas para melhorar a saúde dos funcionários, seja no modelo de trabalho remoto, presencial ou híbrido.

Criar um ambiente de trabalho tranquilo, transparente, que preza pela comunicação, fornece suporte psicológico, e com períodos de atividades laborais e de descanso, são algumas das práticas que fazem com que os colaboradores melhorem sua saúde física e mental.

Também é uma forma de atrair os melhores profissionais, que se identificam com esses valores.

Gestão de recursos humanos e DP automatizada

Alcançar um nível de maturidade digital cada vez maior é essencial em uma empresa que quer ter um RH 4.0, mais estratégico, eficiente e produtivo.

A automação da gestão de processos e tarefas rotineiras de recursos humanos e departamento pessoal elimina significativamente as falhas operacionais.

Além disso, reduz o tempo gasto com os cálculos de jornadas e folhas de pagamento, bem como de demissões, com o recrutamento e seleção de novos colaboradores, entre outros processos.

Isso faz com que os profissionais de RH consigam focar em outras atividades que não podem ser realizadas por máquinas.

Investimento em treinamentos e capacitação

Investir em cursos e treinamentos para todos os colaboradores é fundamental para ter (e manter) os profissionais mais capacitados.

E isso não é bom apenas para estimular o trabalhador a estudar, mas também é uma estratégia poderosa para evitar transtornos desnecessários, como uma comunicação errada com o cliente feita pelo colaborador, ou falhas operacionais ao implementar uma nova tecnologia, por exemplo.

Além disso, oferecer treinamentos constantes e nas mais diversas áreas pode estimular a rotatividade interna de funcionários.

Pense só: por que você gastaria tempo e dinheiro com a contratação de um novo colaborador para exercer uma função, se dentro da sua empresa você já tem um profissional que precisa apenas de um empurrãozinho para fazê-la?

A menos que você queira aumentar seu quadro de funcionários, isso não faz sentido, não é verdade?

Adiantando a próxima tendência, de People Analytics, se você acompanhar fortemente seus colaboradores e com as ferramentas certas, você será capaz de identificar talentos valiosos, que só estão esperando uma oportunidade.

People Analytics

People Analytics é um processo utilizado pelo setor de recursos humanos que se baseia na coleta e tratamento de dados dos colaboradores, e na transformação destes dados em insights para basear centenas de estratégias.

Os dados coletados no People Analytics são bastante abrangentes, e suas análises dependem dos objetivos que se deseja alcançar no processo.

Aqui, novamente a tecnologia e a automação de processos vai fazer sentido. Isso porque, através de softwares específicos você será capaz de reunir informações, como:

Nível de engajamento dos funcionários, produtividade, benefícios mais adequados para cada perfil ou vaga, melhores treinamentos para cada colaborador, entre milhares de outros insights.

Tudo isso pode ser aplicado para atração, retenção e fidelização de talentos, fazendo com que o setor de RH ganhe cada vez mais eficiência nas contratações.

Alguns desafios de RH e departamento pessoal em 2022

Depois de entender as tendências de RH para 2022, é hora de pensar também nos desafios para este ano.

No decorrer deste ano muitas empresas vão precisar definir de vez qual será o modelo de trabalho ideal e definitivo, de acordo com seu perfil de negócio, mudar seu mindset para colocar todas as OKRs em prática e com eficiência, e aprimorar a experiência dos colaboradores.

Acompanhe algumas dicas que podem ajudar seu RH durante as mudanças e implementações necessárias.

Voltar ao trabalho presencial ou permanecer no home office?

O modelo de trabalho home office gerou, de fato, bastante discussão nos últimos tempos.

Ao mesmo tempo que o modelo funcionou muito bem para algumas empresas, em outras, as dificuldades de adaptação foram maiores.

No entanto, segundo dados divulgados pela Microsoft, mais de 70% dos trabalhadores globais desejam que as opções flexíveis de trabalho remoto continuem.

Isso vai afetar também a forma como as empresas vão reter e atrair novos, e os melhores, talentos.

Muitos trabalhadores estão dispostos a trocar seu emprego atual por uma oportunidade em home office.

Mas, ainda assim, manter atividades presenciais e escritórios físicos ajuda a manter vínculos entre todo o ecossistema empresarial e no apoio aos funcionários com mais dificuldades.

O ideal é que as empresas escutem o que seus colaboradores preferem para definir o quanto antes o modelo de trabalho ideal: presencial, home office ou híbrido, para assim, basear suas estratégias.

Experiência dos colaboradores

Os benefícios corporativos oferecidos, espaços de lazer, bem como a flexibilidade no ambiente de trabalho são dois fatores que podem ajudar a aprimorar a experiência dos seus colaboradores, e para minimizar faltas e atrasos.

Criar experiências cada vez mais personalizadas conforme o perfil de cada trabalhador pode ser a chave para evitar turnovers e melhorar a atração de talentos.

Afinal, que sentido faz oferecer um vale-transporte para um trabalhador que se locomove até de carro, não é mesmo?

Outra dica é estimular a rotatividade interna dos funcionários, permitindo que eles criem seu próprio plano de carreira, e para que o setor de RH possa criar as estratégias mais apropriadas para essa jornada.

Mudança de mindset dos líderes

Nada do que falamos até agora é possível se o mindset dos líderes da empresa não estiver voltado para realmente tomar decisões estratégicas e orientadas a dados.

Por isso, se você ainda não definiu seu modelo de trabalho, não sabe como vai lidar com os colaboradores durante a volta ao trabalho presencial, por exemplo, ou, se não tiver preparado os líderes para se adaptarem rapidamente a qualquer mudança, nada vai funcionar.

Portanto, os líderes são os primeiros que precisam ser treinados e revigorados da cultura tradicional, que ainda cerca grande parte das empresas.

É preciso que os líderes estejam prontos para encarar vários desafios, e cientes de como funcionam e como usar as mais diversas tecnologias implementadas pela empresa, para assim, apoiar suas equipes no que for preciso.

Como a Factorial pode resolver problemas de RH?

Logo da Empresa Factorial. a imagem mostra um avatar de uma pessoa a esquerda do nome. A cor do logo é um tom de rosa

A Factorial é uma plataforma que oferece soluções para gestão de recursos humanos em pequenas e médias empresas, e está presente em mais de 65 países.

Em setembro de 2021, a empresa iniciou suas atividades no Brasil graças ao aporte que recebeu, no valor de US$ 80 milhões, e pretende tornar seu software uma solução all-in-one para gestão de pessoas.

O software Factorial HR já é utilizado por mais de 60 mil empresas em 5 anos de existência, e fornece ferramentas úteis, além de um APP mobile, para colaboradores e gestores, além de permitir testes grátis por 14 dias.

Entre suas funcionalidades, está um portal do colaborador personalizado para que os funcionários tenham acesso às suas informações pessoais, bem como para que eles mesmos consigam gerenciar suas jornadas de trabalho e fazer solicitações de qualquer lugar.

Para os gestores de RH e DP, o Factorial HR ainda oferece ferramentas para recrutamento e seleção, onboarding de novos colaboradores, gestão de ponto e das folhas de pagamento, organograma organizacional e relatórios personalizados de RH e KPIs.

Além disso, é possível monitorar o desempenho dos colaboradores para criar estratégias de capacitação mais eficientes, conforme cada dificuldade percebida.

E entre outros recursos, o Factorial HR permite que você assine documentos jurídicos online, através de assinatura eletrônica, crie automações para diversos processos, e gerencie de perto as despesas dos funcionários, encontrando e corrigindo gargalos que impactam diretamente na receita da empresa.

• Quer saber mais sobre o Factorial HR? Clique aqui e solicite uma demonstração!

HR Community: Conheça o novo fórum de RH da Factorial

Imagem da página inicial do HR Community

No momento, a grande novidade e o diferencial trazidos pela Factorial é o HR Community, um fórum online totalmente voltado para profissionais de recursos humanos e departamento pessoal.

Segundo Renan Conde, Sales Manager da Factorial “a ideia é criar um espaço específico para gestores, supervisores e responsáveis de Recursos Humanos e Departamento Pessoal e suas subcategorias, onde eles possam tirar dúvidas, falar sobre tendências de nicho e compartilhar experiências. Trabalharemos como uma consultoria online e gratuita, para agilizar e dar mais qualidade ao setor dentro das empresas”.

O HR Community, portanto, é um fórum colaborativo e gratuito, onde os profissionais podem se cadastrar, acompanhar as principais tendências de RH e compartilhar estratégias que deram certo, assim como tirar dúvidas com outras pessoas experientes do mesmo setor.

Com a possibilidade dessas trocas valiosas de informações, os profissionais do setor conseguirão estar cada vez mais ligados no que empresas de sucesso estão fazendo para melhorar suas abordagens em relação a todo seu capital humano, mesmo em meio a tantas dificuldades.

O fórum é dividido em três categorias principais: Cultura e Employer Branding, Gestão de Talentos e Departamento Pessoal.

Cultura e Employer Branding

Nessa categoria do fórum você encontra discussões e dicas sobre como melhorar sua marca empregadora, alinhar a cultura organizacional da empresa com os colaboradores e resolver desafios do home office.

Você pode filtrar as discussões por mais recentes, ou as com mais interações.

Gestão de Talentos

Em gestão de talentos, entre os assuntos comentados estão o recrutamento no LinkedIn, desenvolvimento de jovens aprendiz e como atrair os melhores talentos.

Assim como nas outras categorias, você também pode contribuir na comunidade compartilhando dicas sobre o que faz para gerenciar seu capital humano, ou para tornar a experiência do seu colaborador melhor.

Departamento Pessoal

Na categoria de departamento pessoal você confere tópicos sobre férias, 13°, CLT, afastamentos e licenças, e outros assuntos relacionados aos pagamentos de colaboradores.

Além de publicar suas próprias dicas e perguntas, você também pode responder às dúvidas de outros profissionais e contribuir à sua maneira. E, não se esqueça de ler o FAQ do fórum para ajudar a manter a boa conduta na comunidade.

• Agora que você sabe como funciona o HR Community, clique aqui para acessar e se cadastrar no fórum de RH da comunidade Factorial!

Conclusão

Em 2022, todas as tendências mostram que focar na experiência, bem-estar e capacitação dos colaboradores, assim como evoluir de nível no processo de transformação digital do seu negócio, são práticas que podem fazer com que ele cresça de forma sustentável.

Isso porque, primeiro, ter e atrair os melhores talentos e os mais engajados, além de diminuir sua taxa de turnover ainda aumenta a produtividade da sua empresa, e por consequência, sua receita.

Segundo, usar as ferramentas certas para gerenciar seu capital humano evita que você tenha gastos desnecessários, e faz com que você consiga gerenciar a performance de todos os seus times, bem como suas jornadas de trabalho.

Para resolver os desafios de RH e DP, o software Factorial HR oferece ferramentas de gestão de pessoas e portal do colaborador, para assim, centralizar todos os processos do setor e fornecer transparência aos trabalhadores.

Além do software, a Factorial também lançou o primeiro fórum online de RH do Brasil, o HR Community, que permite a troca de experiências e informações entre a comunidade de profissionais de RH e DP, contribuindo para o aprimoramento constante do setor.

Agora que você conhece o HR Community e o Factorial HR, veja o que os usuários reais falam nas avaliações da Factorial no portal B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados